Weidman e Silva frente a frente. Foto: UFC/Divulgação

Weidman e Silva frente a frente. Foto: UFC/Divulgação

Faltam dois dias para que Anderson Silva entre no octógono para tentar recuperar o cinturão dos médios na revanche contra o norte-americano Chris Weidman, pelo Ultimate Fighting Championship (UFC), em Las Vegas. Na 39ª luta da carreira, o brasileiro tem o desafio de vencer um adversário mais confiante, jovem e obstinado.

A primeira vez de Anderson no ringue do UFC foi em 28 de junho de 2006.

Na estreia, “Spider” dominou Chris Leben – que vinha de cinco triunfos consecutivos – e terminou o combate com um nocaute por joelhadas em apenas 49 segundos, garantindo ainda o prêmio por nocaute da noite.

Quatro meses após a luta, Anderson voltou a atuar, agora contra Rich Franklin, então campeão dos médios. O brasileiro foi superior e nocauteou o adversário ainda no primeiro round, conquistando o cinturão. Um ano depois, os dois fizeram um tira-teima. Deu Anderson novamente.

Unificação

Anderson também fez história ao triunfar no combate que unificou os cinturões do UFC e Pride, em março de 2008. Ele enfrentou Dan Henderson em excelente duelo, com trocação e quedas. Spider finalizou seu oponente no segundo round com um “mata leão”.

Uma das lutas mais difíceis do brasileiro foi contra Chael Sonnen. Depois de sofrer por cinco rounds, Anderson finalizou Sonnen com um triângulo de perna, garantindo a vitória. Era agosto de 2010. Após dois anos provocando o campeão, Sonnen ganhou o direito da revanche. Foi derrotado no segundo round.

Outro lutador que será lembrado por Anderson é o próprio Chris Weidman. O atual campeão dos médios foi o responsável pela primeira derrota do brasileiro no UFC. No próximo sábado, Spider pretende devolver a derrota, recuperar o cinturão dos médios e somar mais uma vitória no currículo.

Melhores

Disputa de cinturão dos pesos médios do UFC: Anderson x Rich Franklin – 14/10/2006

Revanche contra o ex-campeão: Anderson x Franklin – 20/10/2007

Unificação dos títulos de UFC e Pride: Anderson x Dan Henderson – 1º/3/2008

Anderson x Chael Sonnen -7/8/2010

A derrota: Anderson x Weidman – 6/7/2013

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles