Cartaz oficial do UFC 172: Jones x Teixeira. Foto: UFC/Divulgação

Cartaz oficial do UFC 172: Jones x Teixeira. Foto: UFC/Divulgação

O mineiro de Sobrália, Glover Teixeira, vai representar o Brasil neste sábado, 26, no octógono do Ultimate Fighting Championship (UFC). O brasileiro enfrenta Jon Jones pelo título do peso meio-pesado. O Blog Clube da Luta levantou alguns dados sobre esse duelo de gigantes e chegou a seguinte conclusão: a luta deve acabar em nocaute ou finalização.

[ENQUETE] UFC 172: quem vence o combate entre Jon Jones e Glover Teixeira? Vote!

Glover possui 22 vitórias na carreira, sendo 13 nocautes, seis finalizações e apenas três por decisão. As duas derrotas do mineiro ocorreram por nocaute e decisão. Já Jones tem 19 vitórias, nas quais nove são nocautes, seis finalizações e quatros decisões.

O brasileiro possui o jogo de trocação como seu ponto forte. Jones sabe diversificar mais seu jogo que o mineiro. O norte-americano ainda não mostrou seu ponto fraco, mas também nunca foi testado contra um adversário com punhos tão potentes.

Com características de strikers e histórico de lutas rápidas, Jones x Teixeira tem tudo para não acabar nas mãos dos juízes. Jon deve trocar alguns jabs e levar para baixo, onde se sente seguro com suas cotoveladas cortantes. Mas, se engana quem pensa que será uma tarefa fácil a de colocar o brasileiro de costas ao solo. Teixeira desenvolveu suas técnicas nos Estados Unidos, entre elas o wrestling, principal arma de lutadores norte-americanos.

Caso Jones leve Glover para o chão, fica a pergunta: ele dominará o mineiro no solo e terá contundência? Não esqueçam da faixa-preta de jiu-jitsu do brasileiro.

Fazendo uma análise do trajeto do campeão no UFC, percebi que ele foi tirando o pé do acelerador a cada defesa de cinturão. Contra Maurício Shogun, em março de 2011, o norte-americano atropelou. Atualmente, Jones vem fazendo lutas mais categóricas, sem se expor tanto. Talvez, se Jon tivesse sido mais agressivo, Alexander Gustafsson teria ficado pelo caminho com mais facilidade.

Porém, Jones declarou recentemente que dominará o mineiro. O norte-americano virá com sede de vitória e vontade de dar show. Ele foi muito questionado pelo triunfo diante de Gustafsson. O campeão quer dar uma resposta contra Glover.

Jones x Teixeira vai ser uma das melhores lutas do ano. Alguém vai cair antes do último minuto do quinto round. Será Glover? Será o campeão? Façam suas apostas!

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles