Barão foi dominado por Dillashaw e perdeu o cinturão dos pesos-galos. Foto: UFC/Divulgação

Barão foi dominado por Dillashaw e perdeu o cinturão dos pesos-galos. Foto: UFC/Divulgação

Após nove anos de invencibilidade, Renan Barão voltou a conhecer o sabor da derrota da forma mais amarga possível. Num combate em que figurava com amplo favorito, o lutador potiguar sofreu um devastador revés por nocaute para o americano TJ Dillashaw e perdeu o cinturão do peso-galo do UFC.

Irreconhecível, Barão acabou dominado pelo americano – em noite para lá de inspirada e impecável – e sofreu duros golpes, sendo bastante castigado pelo ao longo de cinco rounds. Fim de uma era que durou três defesas de título, sendo duas delas quando ele ainda era campeão interino.

Mais que isso, a derrota de Barão coloca o Brasil com apenas um cinturão (do manauara José Aldo, que segue campeão do peso-pena do Ultimate), em nove categorias no UFC. As outras divisões de peso são dominadas por lutadores norte-americanos. A marca mais negativa dos brasileiros nos últimos anos na organização. Ainda mais se levado em conta que, até dezembro de 2012, quatro lutadores brazucas ostentavam títulos no UFC.

A derrocada começou com a perda do cinturão de Júnior Cigano, para Cain Velasquez, nos pesos-pesados, na última edição do Ultimate do ano de 2012.

Velasquez  venceu Cigano e tirou o cinturão do brasileiro em 2012 . Foto: UFC/Divulgação

Velasquez venceu Cigano e tirou o cinturão do brasileiro em 2012 . Foto: UFC/Divulgação

Em julho do ano passado, a derrota que chocou o mundo do MMA: Anderson Silva foi nocauteado por Chris Weidman e foi destronado da categoria dos pesos médios, após longo período de hegemonia. E agora, Barão caiu diante Dillashaw que, apesar de promissor, aparentava não ser problema para o brasileiro, que vinha de uma sequência de grandes exibições.

Lyoto brigará pelo título dos médios em julho. Fotos: Divulgação/UFC

Lyoto brigará pelo título dos médios em julho. Fotos: Divulgação/UFC

Como horizonte na busca por dias melhores, fica a certeza de que mais brasileiros têm luta marcada por cinturões em 2014. No dia 5 de julho, Lyoto Machida enfrenta Chris Weimand pelo título dos médios. No dia 15 de novembro, o gaúcho Fabrício Werdum vai em busca do cinturão dos pesos-pesados contra Cain Velasquez.

Há ainda uma possibilidade de o lutador pernambucano Raphael Assunção ser o próximo desafiante ao título de TJ Dillashaw nos peso-galos. Em coletiva após o UFC 173, o presidente do Ultimate, Dana White, ainda analisa o futuro da divisão e não descarta que Renan Barão ganhe o direito de ter uma revanche.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles