Rafael Dos Anjos tem difícil missão de parar Ben Henderson | Foto: UFC

Rafael Dos Anjos tem difícil missão de parar Ben Henderson | Foto: UFC

Neste sábado, 23, o UFC terá jornada dupla. Se por um lado, o Ultimate organizará o fraco duelo entre Michael Bisping x Cung Le, do outro, os fãs estão mais animados. Ben Henderson e Rafael Dos Anjos fazem a luta principal do UFC Fight Night 49. O vencedor deve ganhar a oportunidade de enfrentar o campeão do peso-leve – atualmente, Anthony Pettis é dono do título, mas lutará contra Gilbert Melendez em janeiro de 2015.

O “Menino Lobo” está a todo vapor depois que perdeu o cinturão para Pettis. Ele não vê a hora de disputar a cinta e tomá-la de volta. Antes do duelo contra Rafael, Bendo prega respeito e diz que não existe favorito. Mas mesmo conhecendo o potencial do brasileiro, Ben sabe do seu favoritismo e, nem nos seus piores pesadelos, o americano projeta uma nova derrota na carreira.

Mais uma luta e mais uma vitória do campeão dos leves (Foto: Josh Hedges/UFC)

Ben Henderson quer cinturão de volta (Foto: Josh Hedges/UFC)

O brasileiro tem mais uma vez a chance de ouro. Na primeira oportunidade, contra Khabib Nurmagomedov, ele desperdiçou. Uma vitória poderia ter dado o posto de desafiante para o brasileiro. O desfecho do encontro terminou com uma derrota do pupilo de Rafael Cordeiro, líder da Kings MMA. Quem acompanha Dos Anjos espera que o carioca tenha aprendido a lição contra o russo. Rafa foi presa fácil para o grappler de Makhachkala.

O desfecho do combate entre o brasileiro e o americano pode ser o mesmo ocorrido contra o russo. Bendo tem um preparo físico invejável e curte cozinhar a peleja no agarra-agarra. E deve ser por aí que Henderson vai procurar mais uma vitória por pontos. Se o final for outro ficarei surpreso.

Não sei como Dos Anjos pode surpreender o “Menino Lobo”. Estou na torcida para que uma ótima estratégia tenha sido desenhada por Rafael Cordeiro. Apesar de ter bons lutadores na divisão, o Brasil nunca teve um campeão dos leves. Apenas um brasileiro disputou o cinturão: o cearense Hermes França, e perdeu.

Retrospecto

Depois de sete vitórias seguidas e o título do peso-leve, Ben Henderson perdeu o cinturão para Anthony Pettis no UFC 164, em agosto de 2013. O atual campeão é o grande carrasco do “Menino Lobo”, que foi derrotado duas vezes por ele. Após o revés, Bendo voltou ao cage do Ultimate por duas vezes: o ex-campeão venceu Josh Thomson por decisão dividida em janeiro de 2014 e Rustam Khabilov por finalização em junho deste ano.

Rafael Dos Anjos também vivia sua melhor fase até se esbarrar contra o russo Nurmagomedov. Após a derrota em abril deste ano, o carioca retornou contra Jason High e nocauteou o adversário no segundo round, em junho, no mesmo card que Henderson enfrentou Khabilov.

UFC: Henderson x Dos Anjos
23 de agosto, em Tulsa (EUA)
Horário: 23h
CARD PRINCIPAL
Peso-leve: Benson Henderson x Rafael dos Anjos
Peso-meio-médio: Jordan Mein x Mike Pyle
Peso-médio: Francis Carmont x Thales Leites
Peso-pena: Max Holloway x Clay Collard
Peso-leve: James Vick x Valmir Lázaro
Peso-leve: Chas Skelly x Tom Niinimaki
CARD PRELIMINAR
Peso-meio-médio: Neil Magny x Alex Garcia
Peso-leve: Beneil Dariush x Tony Martin
Peso-galo: Aaron Phillips x Matt Hobar
Peso-meio-médio: Ben Saunders x Chris Heatherly
Peso-mosca: Wilson Reis x Joby Sanchez

UFC

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles