Wanderlei Silva é um dos brasileiros de maior projeção e influência no MMA mundial. Foto: UFC/Divulgação

Wanderlei Silva é um dos brasileiros de maior projeção e influência no MMA mundial. Foto: UFC/Divulgação

Um dos maiores lutadores da história do MMA, Wanderlei Silva, o “Cachorro Louco”, anunciou sua aposentadoria nesta sexta-feira, 19, através de rede social. Consagrado no Japão, onde se tornou uma lenda no país, após se tornar campeão do extinto evento nipônico, Pride. Após 18 anos de carreira nas artes marciais mistas, Wand deixa o esporte depois de um ano polêmico: passagem conturbada pelo TUF Brasil 3, briga com Chael Sonnen e falta em exame antidoping.

Sem dúvidas, Wanderlei Silva divide opiniões dos fãs do esporte. Uns amam, outros odeiam. Mas de fato, o “Cachorro Louco” fez lutas épicas e agressivas que cravaram seu nome na história do MMA. No UFC, Wand não conseguiu repetir o desempenho dos anos áureos do Pride e, em 12 lutas, amargou oito derrotas.

Apesar de anunciar a aposentadoria, Wand ainda deixou a dúvida no ar de um possível retorno. No vídeo publicado no Youtube, o curitibano comenta a saída do esporte e declara guerra ao UFC.  O “Cachorro Louco” conta que perdeu a vontade de lutar e que será um representante dos atletas do Ultimate, além de afirmar que vai denunciar todas as polêmicas que souber sobre a organização. “Essa organização me tirou a vontade de lutar. Não consigo mais ser tratado dessa maneira por vocês (UFC). Venho aqui decretar minha retirada dos ringues. A partir de hoje, o Wanderlei Silva não luta mais. Acabou minha carreira. Não tenho um palco digno, onde o atleta seja respeitado”.

[youtube]http://youtu.be/7HvZPUewM68[/youtube]

No Pride, o carequinha agressivo virou lenda com 21 vitórias em 28 lutas pela organização. O brasileiro perdeu apenas quatro combates e empatou dois. Desempenho impressionante que rendeu duelos lembrados até hoje. Relembre confrontos épicos do curitibano:

Wanderlei Silva x Kazushi Sakuraba

Maior nome do MMA no Japão, Kazushi Sakuraba ganhou fama no esporte por ser carrasco da família Gracie. Mas quando o japonês enfrentava o “Cachorro Louco”, o resultado sempre era o mesmo: derrota. Wand enfrentou o nipônico em três ocasiões e o nocauteou em todas. Veja abaixo o vídeo do duelo no Pride, em agosto de 2003:

[youtube]http://youtu.be/GfRDE_asnMo[/youtube]

Wanderlei Silva x Quinton Rampage

Os dois protagonizaram uma das maiores rivalidades da história do MMA. No Pride, Wand conseguiu duas vitórias impressionantes contra Rampage, em 2003 e 2004. Eles voltaram a se encontrar em 2008, no UFC, quando, finalmente, o americano venceu o curitibano. Confira a trilogia no vídeo abaixo:

[youtube]http://youtu.be/CpvplLeR7X8[/youtube]

Polêmicas em 2014

O ano de 2014 não foi dos melhores para o brasileiro. Ele participou do TUF Brasil 3 e, ao lado de Chael Sonnen, foi treinador do programa. Com status de ídolo, que sempre carregou, Wand tinha como oponente o americano – até então – mais odiado pelos fãs brasileiros de MMA, já que o ‘falastrão’ falou muitas besteiras sobre o Brasil e Anderson Silva. Porém, ao fim do reality, o “Cachorro Louco” teve a imagem ‘arranhada’, enquanto Sonnen saiu por cima.

Durante as gravações do programa, Wand e Sonnen brigaram, gerando várias críticas à dupla, principalmente ao curitibano. Além disso, o combate entre eles foi cancelado, pois Wanderlei não entregou os exames pedidos pela Comissão Atlética de Nevada – que servem para dar a licença de luta no estado. Na ocasião, a direção do Ultimate foi taxativa, cortando o atleta do duelo.

Blog Clube da Luta entrevista Wanderlei

Em 2013, Wanderlei Silva foi um dos entrevistados do Blog Clube da Luta. O curitibano, que estava de passagem na Capital cearense para um evento promocional, concedeu entrevista ao blogueiro Bruno Balacó. Confira o bate-papo abaixo:

[youtube]http://youtu.be/cQbOMyUHz68[/youtube]

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles