Foto: Reprodução

Você sabia que há mais de mil variedades de vinho a serem escolhidas e que, em média, 600 novos rótulos são lançados todos os dias? E a diferença entre Cabernet Souvignon e Pinot Noir? Essas e outras curiosidades são bem elucidadas no livro Wine Folly – O Guia essencial do vinho, escrito pelos criadores do site que leva o mesmo nome do livro, Madeline Puckette e Justin Hammack. Vale ressaltar que o site é uma das maiores referências mundiais quando o assunto é vinho.

O Wine Folly é um guia de linguagem simples e objetiva, nada de escrita pedante e exaustivamente técnica. As páginas mostram várias explicações visuais (fotos e gráficos) bem didáticas, que facilitam a vida dos leitores que ainda estão no começo do mergulho na enologia. Outro ponto bem interessante é a derrubada de alguns tabus sobre a bebida.

Sem dúvida alguma, uma ótimo caminho para se aventurar – e aprender – no mundo dos vinhos, sem se intimidar com o excesso de sofisticação ainda relacionada ao assunto. O livro explica em detalhes as diferenças entre as uvas cultivadas em todo o mundo, ensina como servir e harmonizar todos os tipos de vinho. O Wine Folly diferencia-se sobre outros livros que também abordam o tema pela preocupação em fornecer dados geográficos e históricos.

Autores:
Madeline Puckette: Um dos nomes mais respeitados no cenário da enologia, em 2013 foi a blogueira de vinhos do Ano pela International Wine & Spirit Competition. Sommelière e autora e fundadora do site Wine Folly.

Justin Hammack: co-fundador do Wine Folly e responsável tecnologias da internet e estratégias de negócios do site.

“O guia essencial do vinho: Wine Folly”
Autores: Madeline Puckette e Justin Hammack
Editora: Intrínseca
Páginas: 240

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles