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Fortaleza recebeu, no dia 21 de setembro, em parceria com a faculdade Maurício de Nassau, a competição culinária do projeto Yocuta (“Young Culinary Talents), da Nestle Professional. O Programa Jovens Talentos Culinários foi criado em 2015 para revelar talentos da culinária nacional, além de estar presente em diversos países da América Latina.

O Yocuta é um projeto pertencente a Nestlé Professional e tem por objetivo promover a formação e o desenvolvimento em gastronomia para jovens com recursos financeiros limitados. Para participar, é preciso ter entre 18 e 31 anos.

A iniciativa reforça o compromisso da Nestlé em apoiar novas gerações em diversas áreas de atuação, na transição entre a fase de estudos para o primeiro emprego. Desde sua criação, 1.770 jovens já foram impactados pela iniciativa.
Na ocasião, 21 jovens disputaram provas de preparação de menu com ingredientes selecionados e apresentação de pratos aos jurados convidados.

Antes, ser técnico em cozinha/gastronomia ou ter graduação em gastronomia eram pré-requisitos. Este ano, a Nestlé mudou os critérios de seleção para oportunizar ainda mais jovens em situação de vulnerabilidade financeira. “Pela primeira vez, mudamos o critério de inscrição: pensando naqueles que estão em situação de maior vulnerabilidade, os jovens não precisavam estar matriculados em um curso universitário ou técnico de gastronomia, mas deviam ter algum tipo de experiência na área. Criamos uma oportunidade para aqueles que ajudam os pais em um negócio de família, como vendendo doces ou salgados para ajudar nas despesas de casa”, explica Lucianne Fraga, Gerente de Chef 2 Chef da Nestlé Professional.

Antes da competição, os participantes têm acesso gratuito a 10 aulas totalmente on-lines durante o período de 5 semanas. Dentre os conteúdos abordados estão: plant-based, sustentabilidade, chocolates, culinários, RH e empreendedorismo. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado do World Chefs Academy, passam a fazer parte da Comunidade Yo Soy Yocuta e da vitrine da comunidade Yocuta na TAQE para empregabilidade.

O Yocuta é baseado em três pilares fundamentais: Inspirar, Capacitar e Conectar. Assim, a Nestlé busca, por meio de redes de contatos, oportunidades de trabalho aos jovens participantes para que iniciem a carreira no nicho da gastronomia.
O programa, que teve início em junho, realizou etapa presencial em Fortaleza, que aconteceu na Uninassau. Os participantes passaram por provas de preparo de pratos salgados e doces com ingredientes selecionados pelos chefs e vistos somente no momento em que chegaram em suas bancadas.

Para os critérios de avaliação criatividade, organização da bancada, sabor, textura, apresentação e gestão de equipe. Ao final, três participantes se destacaram e foram eleitos os vencedores do desafio. Além de utensílios profissionais de cozinha, ganharam um curso presencial na prestigiada e renomada Le Cordon Bleu, em São Paulo.

Os jurados da competição Yocuta 2023 foram: Lucianne Fraga, Gerente de Chef 2 Chef Nestlé Professional; Eduardo Amorim, chef de Nestlé Professional regional Norte Nordeste; Marie França, chef de Nestlé Professional; Manoel Neto, gerente de vendas de Nestlé Professional; Felipe Souza, professor de gastronomia da Uninassau; Lianna Cavalcante, coordenadora de gastronomia e nutrição da Uninassau; e a jornalista especializada em gastronomia, Renata Maia.

O frango com especiarias e creme de milho, acompanhado por arroz vermelho com oleaginosas e a sobremesa verrine de especiarias deram a Wivinny Jonathan, 21 anos, formado em gastronomia, o lugar de primeiro colocado na competição. “Para mim é a realização de um sonho. Ano passado também participei da etapa virtual do Yocuta, mas não passei para as etapas finais. Estou muito feliz com essa conquista e vejo isso como um primeiro passo, pois continuarei me dedicando e evoluindo constantemente na gastronomia”, comemora Wivinny.

Em segundo lugar, Aline Pereira, 29 anos, aluna do 3º período de gastronomia da Uninassau, que preparou salmão ao molho rústico de tangerina com cardamomo, e torta desconstruída de Negresco com geleia de pitaya como sobremesa. “Enxergo o Yocuta como uma oportunidade para minha carreira. Fiz questão de estar aqui todos os dias. É uma alegria imensa vencer e tenho certeza de que vou levar todo esse conhecimento para vida inteira”, conta Aline.

Claryce Victoria, 22 anos, também estudante de gastronomia, apresentou aos jurados carne suína acompanhada de purê de macaxeira e molho de tamarindo, e cheesecake de macaxeira com manga como sobremesa e conquistou o terceiro lugar da competição. “Estar aqui é algo muito grande. Participar e ainda estar entre os primeiros é a realização de um sonho. Vou levar essa experiência para sempre”, diz Claryce.

Há 10 anos, a Nestlé segue comprometida com o futuro dos jovens

O Programa Jovens Talentos Culinários foi criado em 2015 para revelar talentos da culinária nacional, além de estar presente em diversos países da América Latina. A iniciativa reforça o compromisso da Nestlé em apoiar novas gerações em diversas áreas de atuação, na transição entre a fase de estudos para o primeiro emprego. Desde de criação, 1.770 jovens já foram impactados pela iniciativa.

O programa é uma das frentes da Iniciativa pelos Jovens da Nestlé (Youth), que completa 10 anos em 2023. Refere-se a um compromisso firmado pela companhia em âmbito global para ajudar 10 milhões de jovens a terem acesso a oportunidades no mercado de trabalho até 2030.

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de oito centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

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