Fotos: Chico Alencar

Fotos: Chico Alencar

O POVO – Seu Acústico MTV mostra bem isso, com vários parceiros internacionais.

Lenine – Tem sim. Por você acaba se esbarrando. Esses festivais, principalmente na Europa, acontecem ou no verão e, depois, se você tem uma resposta bacana, você migra e vai pra outros festivais que acontecem no outono, no inverno. Aí, são mais específicos, menos celebrativos, digamos assim. Por que, no verão os caras têm três meses. Então, o músico que toca importa, mas importa mais ou menos. O cara ta ali celebrando sol, velho. Os festivais de outono e inverno não, que geralmente são em teatros. Você tem um público que é diferenciado. Então, eu fui, ao longo dos anos, de alguma maneira, pulverizando o que eu faço em vários nichos diferentes. Não só na música popular e no rock, ou na world music, mas também na música acadêmica, com orquestras. Isso abre um leque de possibilidades e eu adoro. A gente está lançando agora o Carbono, mas eu já sei que, até o final do ano, já vai ter umas duas ou três experiências que envolvem outras coisas completamente diferentes. Com núcleos completamente diferentes. Isso eu faço sempre e gosto. Me sinto mais vivo sabendo disso. Sabe aquele jogo War? Eu tenho a tabela do War e só falta conquistar a Oceania. É muito bacana, fazendo o que eu faço, gostando imensamente do que faço a ponto de continuar me divertindo e tendo essa certeza de que é um passaporte poderoso. Só Pantico (Rocha, baterista), que tá comigo há mais de duas décadas, pergunta em que países ele já esteve. E é bacana por que, na maioria, esses festivais são hippies, digamos assim. Todo mundo come junto. É uma outra cultura. Você, realmente, troca. Tocamos juntos Asian Dub Fundation, Massive Atack. Aí você come junto, janta junto. Isso também é uma puta experiência, uma qualificação. E tem essa coisa bacana de você não estar sozinho, de não ter muito essa distância, que você acha que tem. As coisas são muito menores do que a gente imagina. Tem sido uma constante na minha vida.

O POVO – E com a internet, o mundo diminuiu. O público do mundo inteiro pode ter acesso à música do Lenine.

Lenine – É, mas, quando eu comecei não tinha isso e não tinha o euro. Aí, nas turnês que eu fazia, eu saía com o “xequerê local”, como a gente chamava. Eu saía com uns saquinhos (de dinheiro), chegava e dizia, “qual é a grana daqui?” “Aqui é a libra”. Opa! Era uma complicação. Na mesma semana, você cruzava por três ou quatro países.

O POVO – O que mudou na visão do exterior em relação à cultura brasileira?

Lenine – Ah, já mudou bastante. A gente sofre também dessa expectativa generalizante de “o país tropical das bundas”. Existe isso, mas no futebol a gente já se fudeu (gargalha). Já teve um sete a um (na final da Copa do Mundo) que ninguém vai esquecer mais. Em compensação, a gente está há vinte anos numa hegemonia no vôlei e ninguém celebra isso como deveria celebrar. Acho que tem essa coisa. O Brasil começa a ser descoberto, mas o próprio brasileiro começa a descobrir o Brasil, que eu acho que é mais importante. É essa parte do próprio brasileiro médio ter a dimensão real do que é este continente chamado Brasil. Nós que somos felizardos e que viajamos, mesmo assim, a gente não conhece.

O POVO – Há alguns anos, um grupo de compositores se organizou no Procure saber e a pauta que acabou chamando mais a atenção foi a questão das biografias. Você está na foto da Associação, no perfil do facebook. Qual sua opinião sobre toda a discussão que girou em torno do grupo?

Lenine – Você vê como são as coisas. O Procure Saber não surgiu por conta da biografia. A biografia é por causa de Roberto (Carlos) e todo mundo bateu de uma forma insana. Pela primeira vez, um grupo de criadores se reuniu em torno de uma coisa pra tentar entender. Todo mundo bateu o pau. É benéfico pra muito que estejamos isolados. O Procure Saber, que a gente pode chamar agora de “saiba procurar”, é a tentativa da classe de trocar informação. De entender e questionar o que é isso de nuvem. Que negócio é esse de digital. Por que as leis anacrônicas no analógico migraram para o digital dessa maneira? Você vê a incongruência. A gente só quer transparência e entender o que a gente faz. O Procure Saber é essa procura do que é comum a todos e, sob essa égide, transformar transparente o que é obtuso, escuro e oculto. No Brasil, as rádios ainda são por amostragem. Hoje, qualquer nerdizinho tem um software pra identificar a música quando ela toca dois compassos. Ainda hoje, ficam anotando num papelzinho. Escolhem, no meio de 30 rádios, cinco pra fazer uma audição e uma projeção de estimativa. A gente está em 2015, gente! Então, existe um anacronismo muito grande que, associado à falta de interesse de nós criadores, se perpetuou. E ta na hora da gente tomar pé da situação e entender o que foi feito em nosso nome, e o que está se perpetuando em nosso nome, nós criadores.

O POVO – Você é um conhecedor e criador de orquídeas. Como começou essa história?

Lenine – As minhas orquídeas estão a uma hora e pouco da Urca, num sitiozinho que eu tenho na região serrana do Rio. Eu sempre fui um ser litorâneo e não tinha essa descoberta. Por conta dos filhos terem começado a crescer, eu e minha parceira pensamos “a gente podia ter um lugarzinho onde pudesse ver os meninos crescerem, plantar um pomar, fazer um negócio”. Compramos um sítio e a primeira coisa que eu fiz, como ele estava há muito tempo fechado, foi ver o que tinha ali. Aí fui vendo as espécies botânicas que tinham ali. Pra minha sorte, tinha uma planta estranhíssima agarrada numa árvore. O que é aquilo? O caseiro da época disse “há! isso é um parasita, tem muito aqui”. Como tava começando o negócio do São Google, aí foi uma paixão fulminante. Descobri esse universo, a especificidade dessa planta, o endemismo associado às minhas turnês, então passei a catalogar associados aos shows que faço.

O POVO – E como está esse catálogo?

Lenine – Virou um banco de memória. Eu parei de contar depois das cinco mil plantas. Cada uma tem uma etiqueta dizendo que espécie é, onde ocorre – eu preciso saber a altitude e a umidade necessária –, quem me deu, quando eu ganhei, portanto relacionado ao show que fiz. Então, qualquer época do ano, quando eu vou no orquidário, eu tenho ali entre 40 e 80 flores diferentes, por que elas são de tempos diferentes, lugares diferentes e florem em tempos diferentes. Eu não sei tudo de cór, então eu vou lá e vejo. “Essa aqui quem me deu foi Dona Beatriz, em Belém, quando eu fiz o Falange canibal”. Então tem esse banco de memória afetiva, que está associado a esse cultivo de plantas. Não sei… Essa paixão foi reverberando de tal maneira que ela não apazigua. Sempre aumenta.

CONTINUA NO PRÓXIMO POST…

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles