A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que torna obrigatório que todos os professores do ensino básico tenham diploma universitário e licenciatura.

De acordo com a proposta, a exigência de formação superior valerá para creches e escolas de ensino fundamental, tanto na rede pública quanto na privada. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que estabelece as regras para a educação no país.

Pre_escolarA proposta vai agora para o Senado. Hoje, não há exigência de curso superior para quem trabalha na educação infantil ou nos anos iniciais do fundamental (1ª a 4ª séries). Esses docentes precisam ter apenas concluído o ensino médio ou o magistério.

De acordo com o deputado Iran Barbosa (PT-SE), autor do substitutivo, o projeto não traz prazo para adaptação e caso seja aprovada no Senado e sancionada pelo presidente Lula, a regra passará a valer assim que for publicada no Diário Oficial da União.

O Ministério da Educação (MEC) elogiou o projeto e prometeu ampliar investimentos para cumpri-lo, mas criticou a exigência do diploma e licenciatura na pré-escola.

O MEC parece esquecer que é na pré-escola que as crianças precisam de mais atenção. O cuidado deveria ser específico, planejado. É nessa fase que as crianças começam a descobrir o coletivo, o grupo, aquilo que os cerca fora da casa materna. Por isso a escola precisa de profissionais especializados sim. Os professores passarão de cuidadores, tias, babás, para profissionais com orientações corretas ajudar na construção dos cidadãos.

 

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles