retrospectiva11Levantamento do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) Nielsen mostrou que 28,5 milhões de brasileiros navegaram na internet em dezembro. Desses, quatro milhões eram crianças de dois a onze anos. Há dez anos, elas representavam apenas 6% do total de internet residencial.

Segundo levantamento populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2008, havia 33,5 milhões de crianças nessa faixa etária.

O analista de mídia do Ibope, José Calazans, diz que o computador tem se transformado em uma ferramenta de socialização para as crianças. Nas redes sociais, elas representam 10% das visitas. Um em cada dez usuários do sistema de troca de mensagens tem até onze anos.

Valor: Valor Econômico (SP)

Até que ponto isso é positivo? Será que os pais acompanham essa navegação? E a escola, como trabalha com as novas mídias sociais? São tantas questões a se pensar sobre esse crescente número de crianças na rede…

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles