Proposta de emenda à Constituição (PEC) aprovada em 2009 traz um novo desafio educacional para o País: incluir na escola, até 2016, todas as crianças a partir dos 4 anos de idade.

Mas, além da matrícula, será preciso um esforço ainda maior para garantir educação de qualidade a essa faixa etária.

Pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério da Educação (MEC) mostra que as creches e pré-escolas ainda contam com estrutura e projeto pedagógico insuficientes para garantir o pleno desenvolvimento desses alunos.

A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, avalia que os resultados preocupam, mas já eram esperados.

Ela ressalta que somente na última década a pré-escola e a creche deixaram de ser administradas pelas secretarias de assistência social e passaram a ser vistas como um serviço da área de educação.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles