As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), fase única para o acesso aos cursos de graduação da UFC em 2011, estão abertas até o dia 9 de julho.

As provas acontecerão nos dias 6 e 7 de novembro. O consórcio formado pelas organizadoras de concursos Cespe e Cesgranrio está encarregado da elaboração da prova.

O exame inclui 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Este ano será incluída língua estrangeira.

No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.

No primeiro dia do exame (6 de novembro, um sábado), as provas serão de Ciências da Natureza e Humanas, cada uma com 45 questões.

No domingo (7 de novembro), os candidatos serão avaliados em Matemática e Linguagens, cada uma com 45 questões, e também farão uma Redação.

No primeiro dia, o exame começará às 13h e acabará às 17h30min. No segundo dia, os estudantes terão uma hora a mais e a prova terminará às 18h30min, sempre conforme o horário de Brasília.

A taxa de inscrição do ENEM é a mesma das edições passadas, R$ 35,00. Os alunos de escolas públicas são isentos.

A nota do ENEM pode ser usada pelos estudantes para ingressar em universidades públicas e particulares.

A expectativa é de que a edição deste ano tenha 6 milhões de estudantes inscritos.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o estudante tem de informar o número de CPF próprio, pois não será aceito o documento dos pais ou responsáveis, mesmo que o participante seja menor de idade.

Mais informações podem ser obtidas no Portal do ENEM: www.enem.inep.gov.br.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – (fone: 0800 61 61 61)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles