O Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) nem bem nasceu e já encontra inúmeros desafios pela frente.

Entre eles, o de evitar a reprodução de problemas do Programa Universidade para Todos (ProUni), no qual se espelha.

Com lançamento previsto para março, o Pronatec tem como principal objetivo ampliar o acesso de jovens do ensino médio e de trabalhadores à educação profissional.

Para isso, contará com a concessão de bolsas e o financiamento estudantil.

Para Juca Gil, pesquisador na área de financiamento da educação, o sucesso do Pronatec pode esbarrar na dificuldade de controle da qualidade dos cursos, assim como ocorreu com o ProUni O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, avalia que o governo deveria investir prioritariamente no fortalecimento da educação pública.

Fonte: Gazeta do Povo (PR)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles