O Brasil já tem uma taxa de natalidade mais baixa que a dos países escandinavos e outras nações ricas do mundo. A constatação é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que alerta para um rápido envelhecimento da população brasileira.

Pelos dados da entidade, cada mulher brasileira tem em média 1,8 filho. Entre os maiores países emergentes, apenas a China tem uma taxa inferior, mas graças a um controle de natalidade rígido que permite apenas 1,5 filho por mulher.

Em comparação a outros países emergentes, o cenário brasileiro é radicalmente diferente. Na Índia, por exemplo, ainda são 2,7 filhos. Entre 1984 e 2009, o Brasil foi o segundo país que sofreu a maior queda na taxa de natalidade entre as 30 principais economias do mundo.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles