Por decreto federal, desde 2007 todas as escolas devem ser acessíveis a pessoas com necessidades especiais.
O espaço da escola deve permitir não apenas o acesso, mas a circulação com autonomia e uma utilização adequada a todas as dependências – da sala de aula, à biblioteca, banheiros, refeitórios e quadras esportivas.
A política trouxe mudanças e avanços, mas a universalização do ensino, preconizada como a segunda grande diretriz do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, ainda esbarra em desafios.
De acordo com o Censo Escolar 2010, do Ministério da Educação (MEC), apenas 17,5% das escolas brasileiras têm banheiros e dependências acessíveis (contando salas, corredores e auditórios) adequados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Fonte: Tribuna do Norte Online (RN)
É UMA VERGONHA TERMOS DO BRASIL UMA SEDE DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL E UMA ” DECEPÇÃO ” NO QUE TANGE A EDUCAÇÃO , PRINCIPALMENTE DAQUELAS PESSOAS QUE SERÃO O FUTURO DO PAIS : OS ALUNOS ( QUER SEJAM ESPECIAIS OU NÃO ).