Por decreto federal, desde 2007 todas as escolas devem ser acessíveis a pessoas com necessidades especiais.

O espaço da escola deve permitir não apenas o acesso, mas a circulação com autonomia e uma utilização adequada a todas as dependências – da sala de aula, à biblioteca, banheiros, refeitórios e quadras esportivas.

A política trouxe mudanças e avanços, mas a universalização do ensino, preconizada como a segunda grande diretriz do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, ainda esbarra em desafios.

De acordo com o Censo Escolar 2010, do Ministério da Educação (MEC), apenas 17,5% das escolas brasileiras têm banheiros e dependências acessíveis (contando salas, corredores e auditórios) adequados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Fonte: Tribuna do Norte Online (RN)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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