Dificuldades para aprender a falar, vontade de ficar sozinho e problemas de socialização são algumas das características do autismo, alteração genética desconhecida pela maioria da sociedade, que só no Brasil afeta cerca de dois milhões de pessoas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Autismo e a Síndrome de Asperger serão os temas da 9ª Edição do Encontro Café com Prosa, evento aberto ao público, promovido pelo Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR). Para discutir o assunto com os participantes foram convidados o neurologista infantil, do Hospital Infantil Albert Sabin, André Luiz Santos Pessoa, e a psicóloga e professora, Ana Paula Cabral Bellaguarda, do CIAR. O encontro também vai mostrar como a Psicomotricidade Relacional, área da Psicologia que estimula o desenvolvimento do Ser recorrendo à leitura e decodificação dos comportamentos por meio dos sinais corporais, tem contribuído para o desenvolvimento de pessoas que têm essas síndromes.

A Síndrome de Asperger é um transtorno que se apresenta como uma forma mais leve do Autismo. Nela, a criança consegue socializar-se, mas com dificuldades de comunicação. É mais comum em meninos e os reflexos podem ser percebidos a partir dos 3 anos. Um estudo divulgado em março de 2013 pelo National Health Statistics Report mostra que nos Estados Unidos, existe uma criança afetada com autismo para cada 50 nascidos.

O neurologista infantil, André Luiz Santos Pessoa, explica que levar o conhecimento desse transtorno para a população é o mais importante. “O autismo ainda é um tabu na sociedade e muitas pessoas desconhecem seus sintomas. Nesta edição do Café com Prosa vamos esclarecer melhor sobre esses transtornos genéticos, falar sobre os direitos dos autistas, da legislação e das novas diretrizes aprovadas este ano. Quando a sociedade conhece mais a doença, ela vai saber lidar melhor com a deficiência”, pontuou.

O reconhecimento das bases genéticas e os novos tratamentos para o Autismo e a Síndrome de Asperger vem avançando . Em março de 2013, o Ministério da Saúde lançou uma cartilha com as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Autismo. O documento é destinado a familiares e profissionais de saúde e tem o objetivo de facilitar o diagnóstico precoce do autismo em crianças de até três anos.

O Encontro Café com Prosa é um evento gratuito. O público alvo é formado por pais, professores, profissionais de saúde, estudantes, entre demais interessados. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (85) 3244.1779

Serviço: 9ª Edição do Encontro Café com Prosa

Data: 27 de abril de 2013, às 9h.

Inscrições: na sede do CIAR – Rua Monsenhor Catão, 1179, Aldeota Fortaleza – CE ou pelo telefone: (85) 3244.1779

Fonte: Inove Comunicação – Rodrigo Neto

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles