A produção legislativa para a criança e o adolescente é intensa. Afinal, eles representam um quarto da população brasileira. É sobre o cotidiano dos 56,2 milhões de meninos e meninas com menos de 18 anos que tratam cerca de 1,5 mil projetos de lei atualmente ativos no Legislativo nacional.

Desse total, 376 foram considerados importantes por entidades ligadas ao tema da infância e da adolescência, dos quais 96 fazem parte de uma lista prioritária que será acompanhada com toda a atenção este ano pela sociedade civil.

estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-300x402

O mapeamento -realizado pela Fundação Abrinq SavetheChildren e pelo Inesc com o apoio do Unicef Brasil e do Fundo Canadá para Iniciativas Locais – considerou os 96 projetos que, caso aprovados, têm repercussão direta na vida de crianças e adolescentes.

Há 53 propostas em estágio avançado, já na casa revisora. Um terço deles muda leis no que se refere ao adolescente em conflito com a lei. A redução da maioridade penal aparece como tema frequente no Congresso Nacional. Qual sua opinião sobre o assunto? Você concorda ou discorda?

Fonte: Diário de Pernambuco

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles