O investimento em educação consome boa parte da renda familiar.

De acordo com o estudo do banco HSBC, 83% dos pais que utilizam a escola particular financiam a educação sozinhos e utilizam principalmente a renda própria (90%).

A pesquisa também mostra que há pouco planejamento para o investimento educacional: 67% dos entrevistados afirmaram que deveriam ter começado a poupar ou planejar os gastos com os filhos mais cedo.

Nos últimos anos, o planejamento financeiro com os gastos na educação se tornou essencial no País por causa do aumento dos custos.

untitled

Em 12 meses encerrados em fevereiro, a inflação do item educação aumentou 8,72%, segundo o índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No mesmo período, a inflação oficial foi de 6,15%. “Educação é um dos itens mais caros do orçamento familiar”, diz Mauro Calil, fundador da Academia do Dinheiro.

Na sua avaliação, o ideal é que o planejamento para esse tipo de gasto comece antes do nascimento da criança.

“Mas essa não costuma ser a regra, e as pessoas acabam tirando o dinheiro de outros lugares, como do lazer”, completa.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles