Um estudo inédito da Fundação Lemann mostra alguns possíveis caminhos para melhorar o aprendizado de português e matemática em colégios que atendem a alunos de baixa renda familiar.

Baseada no cruzamento de dados da Prova Brasil, a pesquisa lista 215 escolaspúblicas que tiveram evolução no nível de proficiência das duas disciplinas entre 2007 e 2011.

Denominadas de “grupo tratamento”, essas 215 unidades escolares tiveram seus resultados comparados aos do grupo controle de até outros 3 mil colégios com características similares (Ideb semelhante em 2007, mesmo nível socieconômico, localização e número de matriculados próximos), mas que não atingiram alto desempenho em 2011.

O estudo é complementar à pesquisa “Excelência com Equidade” centrada em seis escolas em 2012, alvo de reportagens especiais do GLOBO no mesmo ano.

Segundo a pesquisa, alguns fatores explicam a evolução no nível de proficiência, como ambiente e clima escolares favoráveis, condições de funcionamento de equipamentos e instalações, oportunidades de aprendizado, condições de trabalho dos professores e coesão intraescolar.

Fonte: O Globo

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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