Educação

Português e matemática: caminhos do aprendizado

Um estudo inédito da Fundação Lemann mostra alguns possíveis caminhos para melhorar o aprendizado de português e matemática em colégios que atendem a alunos de baixa renda familiar.

Baseada no cruzamento de dados da Prova Brasil, a pesquisa lista 215 escolaspúblicas que tiveram evolução no nível de proficiência das duas disciplinas entre 2007 e 2011.

Denominadas de “grupo tratamento”, essas 215 unidades escolares tiveram seus resultados comparados aos do grupo controle de até outros 3 mil colégios com características similares (Ideb semelhante em 2007, mesmo nível socieconômico, localização e número de matriculados próximos), mas que não atingiram alto desempenho em 2011.

O estudo é complementar à pesquisa “Excelência com Equidade” centrada em seis escolas em 2012, alvo de reportagens especiais do GLOBO no mesmo ano.

Segundo a pesquisa, alguns fatores explicam a evolução no nível de proficiência, como ambiente e clima escolares favoráveis, condições de funcionamento de equipamentos e instalações, oportunidades de aprendizado, condições de trabalho dos professores e coesão intraescolar.

Fonte: O Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − um =