Gente, quero convidar a todos para o Seminário “Juntos Somos Um”, que vai acontecer no próximo sábado, dia 05, lá no Cuca Jangurussu, às 9 da manhã. Abrindo a programação, uma palestra com lideranças e jovens artistas de Fortaleza, além de inúmeros convidados. Vamos prestigiar e aprender os significados de comunidade, liderança, emponderamento, protagonismo, educação e cultura de paz. Vamos lá?

convite_FALA_FAVELA

O Seminário dá início às atividades ampliadas da rede em 2016. Com a proposta de discutir e promover a Cultura de Paz e Tolerância na periferia de Fortaleza e promover o empoderamento feminino, o evento possibilitará, através de especialistas na realidade da favela, apontar formas inovadoras de lidar com a violência na capital.

A rede de jovens está produzindo um livro e um documentário sobre as experiências de vida da juventude e que tipo de cidade ela quer. As escritoras, poetisas, rappers, terão destaque. O grupo vai falar de ecologia, arte, cultura e comunicação. O Hip Hop (expressão do grafite, raps e dj), a poesia, a música, o cinema e vídeo, as novas mídias são instrumentos utilizados por eles para impactar a juventude e aprofundar a reflexão sobre o que esses jovens podem oferecer para sua própria comunidade, em um exercício explícito de cidadania.

O Fala Favela é uma iniciativa genuína e criativa. Esse movimento diverso, de jovem para jovem, quer que a juventude tome a palavra e passe a ter vez e voz produzindo cultura, arte e consciência ecológica através de atividades nas ruas, primordialmente, e também nos espaços institucionais.

A orientação para o desenvolvimento das conexões socais e culturais são a ecologia social e a cultura de tolerância, referências para a construção de novos conceitos de estética, onde o povo e a juventude da periferia tenham a imagem e a história respeitadas.

As inscrições para o Seminário podem ser feitas online através do endereço: https://docs.google.com/forms/d/125dDT8bZktI9F8dSssmpAayeZdwryu_3zjhBIT5XM00/viewform?c=0&w=1.

As vagas são limitadas e prioritárias para jovens na faixa etária entre 12 e 29 anos.

Quem quiser conhecer um pouco sobre a primeira fase do projeto, entra no site http://www.fundacaocepema.org.br/projetos_falafavela.htm

Fan Page: https://www.facebook.com/falafavelace/

Email: redefalafavela@gmail.com

 O evento tem a promoção da Fundação Cepema e Rede Fala Favela, com o apoio da Rede Cuca, Prefeitura de Fortaleza, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares de Autogestão do Ceará e Universidade Federal do Ceará.

Cartaz_Seminario_Fala_Favela

Programação:

8h-9h -Café da manhã | Credenciamento | Música (DJ)

9h-9h30min– Abertura

9:30h-11:30h – Apresentações Juventude Rede Fala Favela (15 min por palestrantes)

11h30min-12h30min– Debate | Participação do Público

12h30min- 13h30min – Almoço | música (DJ)

13h30min -14h30min – Trabalhos de grupo/Apresentação/Abordagem – Salas Multiuso 1 e 2

14h30min -15h30min – Conclusão/Avaliação – Salas Multiuso 1 e 2

15h30min -18h – Apresentações musicais (DJ Doido, Rappers, MCs)
Grafite Fala Favela, Coletivo Socioambiental do Jangurussu e Projeto Mais Cor Mais Amor.

Fonte: Janice Monteiro

 

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles