Cartaz do curso

Seguem abertas, até 3 de maio, as inscrições para o Curso Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio, uma iniciativa da Fundação Demócrito Rocha que conta com apoio da Universidade Federal do Ceará, através do Grupo de Estudo e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM), do Curso de História. Ofertado na modalidade EaD e com carga horária de 160 horas, a atividade é gratuita, tem como objetivo discutir de forma ampla o conceito de patrimônio cultural e fomentar a atuação dos cursistas como mediadores patrimoniais em suas comunidades.

No total são 12 módulos, com os temas: “Afinal, o que é patrimônio? Conceitos e suas trajetórias”; “Design, cidades e patrimônio”; “É Pau, é pedra…: o patrimônio natural; “Arte e patrimônio”; “Saberes e formas de expressão: patrimônios de todos nós”; “A diversidade das ‘celebrações’: nosso patrimônio imaterial”; “Os ‘lugares’ e sua dimensão imaterial”; “Museus e patrimônio”; “Políticas públicas: preservação do patrimônio brasileiro”; “Turismo e patrimônio”; “Instrumentos possíveis para uma intervenção nas cidades (parte I)” e “Instrumentos possíveis para uma intervenção nas cidades (parte II)”.

Na formação, o aluno tem acesso a textos, webconferências, vídeos, radioaulas, exercícios e a uma biblioteca virtual com material complementar. Os módulos são distribuídos, gratuitamente, no jornal O Povo, às segundas-feiras, e disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) do curso. O certificado será emitido pela UFC.

Também são realizadores do curso a Universidade Aberta do Nordeste e a TV O Povo, com apoio da Prefeitura de Fortaleza, através da SECULTFOR. Inscrições e mais informações no site da Fundação Demócrito Rocha.

Fonte: Fundação Demócrito Rocha – www.fdr.org.br/

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles