Imagem: foto de uma mulher de touca mexendo uma panela em laboratório

Preocupada com a situação de pessoas que estão em abrigos, a Farmácia-Escola da Universidade Federal do Ceará produziu um lote de álcool em gel para doar a instituições sociais localizadas em Fortaleza. Ao todo, foram doados 56 litros de álcool em gel a 18 instituições que abrigam crianças, idosos, pessoas doentes e em situação de rua.

De acordo com a diretora da Farmácia-Escola, Profª Cristiani de Oliveira, o álcool em gel levou dois dias para ser produzido e foi dividido em 56 frascos de um litro cada. Ela conta que a iniciativa partiu de uma sugestão do Prof. Paulo Arrais, do Curso de Farmácia, e foi prontamente aceita pela Farmácia-Escola.

“A partir de uma busca ativa, verifiquei que estas instituições estão muito carentes de álcool em gel. Esses abrigos têm muita gente, então, são locais propícios para a disseminação da COVID-19, principalmente lares com idosos e pessoas doentes”, comenta.

Imagem: foto de um senhor de máscara segurando embalagens de álcoolAs instituições que receberam doação foram: Lar Três Irmãs, Recanto do Sagrado Coração de Jesus, Toca de Assis, Flor de Lótus, Lar Santa Bárbara, Casa do Idoso Recanto Bom Viver, Casa de Apoio Lar Nossa Senhora de Fátima, Casa de Apoio Sol Nascente, Abrigo Nova Vida, Abrigo Nossa Casa, Abrigo Casa da Criança, Abrigo Tia Júlia, Casa Abrigo I e II, Lar São Francisco, Casa Nazaré, Lar Eusébio e Centro Pop do Benfica.

Os abrigos receberam a quantidade de frascos proporcional ao número de pessoas atendidas e de funcionários. A Profª Cristiani de Oliveira explica que, enquanto o lote de embalagens não chega, o produto está sendo distribuído em frascos de álcool comercial, para não atrasar a entrega às instituições.

Para produzir o álcool em gel, a Farmácia-Escola contou com a participação de toda a equipe do setor e com a doação de carbopol do Centro de Estudos Farmacêuticos e Cosméticos (CEFAC) da UFC. O Departamento de Química Orgânica e Inorgânica também cedeu insumos que deverão ser utilizados na fabricação de um próximo lote, previsto para a próxima semana.

Fonte: Profª Cristiani de Oliveira, diretora da Farmácia-Escola da UFC – e-mail: f.escola@ufc.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles