Depois do Boletim de Ocorrência feito pelo árbitro Pericles Bassols ainda no Castelão, no domingo, a súmula da final do estadual cearense divulgada na tarde desta segunda também tem o relato da acusação.

Repito: é uma acusação grave e relevante, como tal precisa ser investigada. Não há condenação anterior ao fato apurado e julgado. É assim que a coisa precisa ser tratada com responsabilidade, sem certezas e verdades absolutas.

Líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado legitimamente eleito, ex-secretário do trabalho do governo Cid Gomes e presidente do Ceará faz seis anos, Evandro não se manifestou oficialmente ainda, mas seu silêncio é o pior caminho neste momento. Ele não é obrigado a falar nada, evidente – inclusive tem evitado contato com a imprensa – mas deve satisfação aos seus eleitores e aos torcedores do clube o quanto antes.

O texto da súmula de Ceará 2×2 Fortaleza:

Após término da partida, quando a equipe de arbitragem se dirigia ao vestiário, escoltada e protegida pelos policiais militares designados, o árbitro da partida, Sr. Pericles Bassols, foi agredido por trás com um soco na cabeça pelo agressor reconhecido, sendo o sr. Evandro Sá Barreto Leitão, presidente do Ceará S.C”,

Ceará divulga nota:

Mais de uma hora após a publicação deste post, o Ceará divulgou uma nota negando que o presidente Evandro Leitão tenha agredido o árbitro.  A íntegra:

Diante dos fatos ocorridos no último domingo (03), o Ceará Sporting Club, por meio de sua diretoria executiva e de seu conselho deliberativo, esclarece:

Após o término da partida final do campeonato cearense, quando o campo da Arena Castelão foi invadido, instaurou-se um tumulto generalizado com repercussão na zona mista do estádio, onde teria ocorrido suposta agressão contra o árbitro Péricles Bassols (FIFA/RJ). Contudo, são infundadas as acusações de que essa agressão partiu do presidente do Ceará, Evandro Leitão.
O Ceará Sporting Club, ao longo de seu histórico, em especial na atual gestão, encampou diversas campanhas em defesa de uma cultura de paz em nossas praças esportivas.

Diretoria executiva e conselho deliberativo do clube lamentam a violência que sucedeu o Clássico Rei, e parabenizam atletas e comissão técnica pelo empenho e pelos resultados obtidos nas três competições disputadas, até então, em 2015.

 

 

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles