Futebol do Povo

Como a CBF pode tirar o Ceará da Sul-Americana caso o time avance na Copa do Brasil

2157 49

Sem previsão  neste momento em qualquer regulamento para obrigar o Ceará a “escolher” entre disputar a Copa Sul-Americana de 2015 e seguir na Copa do Brasil caso passe pelo Tupi, adversário do alvinegro pela terceira fase da competição nacional, a CBF tem duas alternativas.

A primeira é não se manifestar e permitir que o alvinegro participe das duas competições, algo que vai contrariar a sua própria lógica. Neste caso a missão seria encontrar datas para o clube jogar a fase nacional da Sul-Americana e as oitavas de final da Copa do Brasil, geralmente disputadas nos mesmos dias.

A segunda alternativa é invocar o mais rápido possível – antes do confronto Ceará x Tupi-MG, o previsto no artigo 26 do Regulamento Específico da Copa do Nordeste 2015:  Art. 26 – A DCO expedirá normas e instruções complementares que se fizerem necessárias à execução do presente regulamento e os casos omissos serão resolvidos pela DCO. (DCO é a Diretoria de Competições da CBF)

Caso faça essa opção, a CBF vai mudar o regulamento da Copa do Nordeste após o fim da competição justamente para tirar o Ceará do torneio internacional, algo que seria uma aberração sem precedentes, ferindo diretamente os interesses principais do clube.

E como a entidade faria isso? Simples. Em 2014 a CBF modificou o regulamento da Copa do Nordeste ainda em janeiro para incluir o seguinte texto ao artigo 4o. do capítulo II:  Parágrafo Único – Na hipótese do clube campeão da Copa do Nordeste vier a classificar-se para a 4ª fase da Copa do Brasil, esse clube estará automaticamente impedido de participar da Copa Sul-Americana de 2014, à exemplo do que ocorre com os demais clubes que tenham obtido classificação para a 4ª fase da Copa do Brasil.

Em 2015, entretanto, a entidade esqueceu. Muito provavelmente, na hora de copiar e colar, os dirigentes não se lembraram do parágrafo único que tinha sido acrescentado posteriormente, texto fundamental para dirimir qualquer dúvida. Outro ponto: os dirigentes dos clubes também, de forma absurda, não leram o regulamento, afinal, tivessem lido, teriam levantado a dúvida para a entidade máxima do futebol brasileiro.

O fato é claro: caso faça a opção de acrescentar o tal parágrafo único ao regulamento da Copa do Nordeste 2015, depois do campeonato ter acabado, na canetada, o escárnio será sacramentado. Alguém tem dúvida?

Em tempo: caso seja eliminado pelo Tupi-MG o Ceará resolve de uma vez só todos os problemas e dúvidas, mas vale a pena cogitar tal situação por iniciativa do clube, escalando reservas e facilitando a vida do adversário? Eu penso que não.

 

Recomendado para você

49 Comentários

  • Celso disse:

    Mais uma pra vasta gama de pixotadas da CBF, muita vergonha alheia!!

    Ano passado ficamos quase 3 meses parados por causa da copa do mundo, mas mesmo assim apertando o calendário jogamos todas as competições, será que realmente não temos datas??

    Lembrando que ano passado jogando ao mesmo tempo a Copa do Brasil e a série B, o alvinegro sofreu com contusões e cansaço, imagina jogando 3 competições ao mesmo tempo…

    Mas eu deixava correr só pra ver a cbf tendo que trabalhar, bando de preguiçoso!!

    Ctrl C, ctrl V!!! eu ri!!! kkkkkk

  • Ricardo Sena disse:

    Não pode jogar para perder. É ganhar, avançar de fase e deixar o abacaxi para a CBF descascar. Uma solução? O Vozão fica com o dinheiro da 5ª fase e o Tupi fica com a vaga.

  • Antonio disse:

    Milton, Ramon, Alberto T..Vocês já fizeram o sócio-torcedor do Vozão? pois toda discussão será inócua se não ajudarem ao Vozão financeiramente. Abraços.

  • Célio disse:

    CBF ocupadíssima em recortar-copiar-colar sem ler o regulamentozinho do próximo rega-bofe. Em caso de problema cartolas fazem biquinho, punem alguém da várzea. Eis a mãe daquele 7 X 1.

  • Henrique disse:

    Não há nada que impeça a participação do clube em ambos os torneios. A dúvida, considerando a desorganização e a desonestidade pertinente no futebol nacional, é se vão INVENTAR alguma coisa pra puxar o tapete do Ceará.

  • Henrique Hurbano disse:

    Solução: joga as duas e prioriza a sul-americana. Se houver conflito de datas, põe dois times do Vozão para jogar, o reserva na Copa do Brasil!

    • Henrique Hurbano disse:

      Seus dois times jogarem em casa no mesmo dia, coloca o da Sul-americana no Castelão, o da Copa do Brasil no PV. O torcedor escolhe qual jogo quer ver e vamos em frente!

  • Bruno disse:

    Graziani,

    vale a pena perguntar ao Ceará o que ele fez ou pretende fazer em relação a isso, pois ao contrário só nos resta especular o que pode acontecer.abc

    Bruno, a diretoria do Ceará está neutra ao dizer, de forma correta, que tem como objetivo ganhar todos os jogos. E tem sido diplomática em relação ao contato com a CBF, evidente.
    FG

  • francisco disse:

    Se aconteceu a canetada em 2014, vai ocorrer em 2015. O Nordeste ainda não tem essa força toda para exigir benefícios igual aos tipos do Sul – Sudeste.

    • Bosco disse:

      Grande ALVINEGRO Francisco do qual eu leio todos os comentários:
      O Nordeste tem nove votos nas eleições da CBF e se considerarmos o número de público nos estádios temos a maior torcida desse país a anos.

      Além do mais não cometemos nenhum erro, foi a CBF quem cometeu. É só seguir a sugestão do HENRIQUE URBANO.

      Com nove votos sem falar nos votos do Pará e Amazonas da região Norte que também não andam muito satisfeitos com a CBF somos uma força polític sim.

      O fato da gente nunca ter medido forças com a madrasta não significa que não temos força. Podemos não ter a coragem de mostrar a nossa força.
      Saudações MAIS QUERIDAS

      • Celso disse:

        É exatamente isso, temos medo de possíveis represálias…
        Porém, algumas dessas federações só existem graças aos repasses de verbas da cbf e consequentemente aos clubes sem expressão.
        Hoje o Ceará só depende dele, mas não podemos dizer o mesmo dos times do PI, MA e AL por exemplo.
        Tenho ctz que a federação daqui iria ficar contra o Ceará num possível enfrentamento com a CBF, lembram do que ela fez com o Icasa.
        Os times do nordeste já mostraram a sua fora, é preciso união para acabar com os desmandos dessa entidade mais do que comprovadamente corrupta.

  • Davi Lima disse:

    Eu penso que o Ceará, a bem da verdade, não tem nada a ver com essa lambança.

    Em não tendo nada a ver com isso e conquistando o direito de jogar as partidas (1a fase da sulamericana e 4a fase da copa do brasil), o Ceará deveria pedir para a CBF, e talvez para a Commebol (não sei se o clube tem esse acesso), que marque datas dos jogos compatíveis e passíveis de serem cumpridas.

    Não é de hoje que datas de partidas são remarcadas, adiadas e antecipadas por diversos motivos. Tem clube que adia jogos do brasileirão até para fazer amistoso.

    O time não vai fazer isso – mas deveria -, se fosse eu que mandasse no Ceará e o time fosse desclassificado por alguma canetada dessa cogitada no post, entraria fácil na justiça para fazer valer o direito conquistado.

    Outra hipótese, se a CBF quiser indenizar o time com o pagamento de cota correspondente à 4a fase da copa do brasil – eu escolheria jogar a sulamericana – E MAIS ALGUM DINHEIRO relativo à possibilidade de avançar das oitavas, quartas e etc, eu poderia negociar.

    Fica a dica. kk
    Abs.

  • Paulo Carneiro disse:

    Todas as temporadas na Premier League Inglesa, a federação adia alguns jogos do campeonato, para ser possível jogar 3 ou até 4 competições ao mesmo tempo, fica a critério do time priorizar a competição. O grande problema é o calendário. Mesmo os times que entram pela série A, são prejudicados, pois ao meu ver, um time que chegou em 16º não tem o direito de disputar uma competição internacional, só porque o 7º ou 8º estão bem na copa do Brasil.

  • Guimarães disse:

    Isso demonstra o amadorismo dos dirigentes dos times do estado. Isso demonstra que a CBF é desorganizada e mais ainda o clube que recebe um documento e não lê. Se essa diretoria se achava acima do bem e do mal, agora está provado que ela é igual as outras, ou seja, INCOMPETENTE.

    • luiz eduardo disse:

      vc ta se referindo a diretoria do 3 time do estado? se vc for realmente alvinegro deve estar por fora da realidade atual do Ceará.

      • Guimarães disse:

        Eu estou me referindo a diretoria do vice-campeão, vulgo ‘não vai ter penta’. Agora se você também recebe um documento tão importante e não lê, mostra que está seguindo o mesmo caminho da diretoria desse time, ou seja, INCOMPETÊNCIA. E quanto a diretoria do 3º time do estado que é Campeão Cearense 2015, passando por cima da FCF, TJD-CE e dos péssimos árbitros do estado, é incompetente do mesmo jeito, até porque deixaram o time chegar na situação que está.

    • Bosco disse:

      Perdeu uma ótima oportunidade de não cometer uma injustiça Gimarães. O regulamento não traz nada que prejudique o mais querido, pelo contrário, nos beneficia a partir do momento em que a CBF não nos impede de participar das duas competições. Leia de novo o pôster do Graziani e entenda o caso. Por favor.

      • Celso disse:

        Pois é, ele queria que o clube avisasse a cbf que tava errado e que tinha que impedir o campeão do nordeste de participar da 4º fase da CP???
        Meu Deus!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Leandro Gonçalves disse:

    Essa é a prova de que realmente a liga do NE está abaixo da CBF em poder de decisão e não é uma liga independente,como alguns preconizam. Se é a liga do NE que toma as rédias de boa parte dos acontecimentos e atos que envolvem a copa do NE,então acho no minimo estranho,ao término do campeonato,a CBF alterar à próprio gosto e conveniência o regulamento do certame. Quanto a essa alteração esdrúxula, você acha que a liga do NE poderia interferir de alguma forma,Graziani?

    Liga do Nordeste e CBF são parceiras, Leandro. A Liga existe mais para situações comerciais, captação de patrocínio.
    FG

  • jose iraldo disse:

    O Ceará com 3 ou quatro jogos por semana, e o terceiro time de estado(de terceira) com um jogo por mês. Uns com tantos outros com tão pouco.

  • zé alvinegro - opinião disse:

    Prezado Graziani, esta é a primeira vez que escrevo sobre sua opinião e, com todo respeito, permita-me discordar dela. Em 2014, a CBF alterou o Regulamento em janeiro. A alteração não feriu direito adquirido de ninguém, pois o campeonato ainda estava no início e, portanto, ainda não existia campeão. Agora é diferente. O Ceará, por ter sido campeão, adquiriu o direito de disputar a Sulamericana. Jamais, agora, a CBF poderia alterar o Regulamento e extinguir o direito adquirido do Ceará. Essa é minha opinião. Abraço a todos!

    Eu concordo contigo, acho que ficou bem claro no meu texto o tamanho do escárnio caso isso ocorra. Meu objetivo aqui foi mostrar o que a CBF poderá fazer caso o Ceará não seja eliminado pelo Tupi.
    FG

  • Copa do Brasil o Ceará joga todo ano, jogou os últimos anos e jogará os próximos anos.
    Mas Copa Sulamericana é muito raro, tanto que seria apenas a terceira vez que um time cearense joga uma competição internacional (o Ceará jogou a COMEBOL de 1994 e a Sulamericana de 2011).

    Então, já que é tão difícil ter a oportunidade de jogar a Sulamericana (apenas sendo campeão do NE ou com boa colocação na série A), é dela que a diretoria deve escolher participar.

    Próximo ano tem Copa do Brasil novamente. Já a Sulamericana, ninguém sabe quando…

  • Azuri Nojosa disse:

    Graziane, perfeito.
    O tem que ir berm nas duas competições e deixar o “abacaxi” para a Madastra CBF.
    Em tempo, você está sensacional nos “Debates d’Opovo”, às 11 da manhã. Profissional multifacetado.

    Parabéns!!

  • alencar disse:

    Eu queria saber, se realmente a diretoria não leu, ou aceitou, pois queria a possibilidade de jogar as duas. Pode ser a segunda hipótese, não dá para crucificar sem ter certeza.

  • delmax disse:

    penso eu ,que a cbf vai compensar o ceara de alguma forma podendo ser ate a cota por passar de fase, acho que no atual momento que o foco e serie B deixaria de lado copa do brasil ,e ficaria com sul americana,veja anos passados o ceara jogando copa do brasil e serie b,maratonas de jogos.pra mim foi sim um dos motivos do ceara nao ter subido pra serie A.

  • aldair maia disse:

    O Ceará não disputaria a Sul Americana deste ano.
    Ano que vem disputaria a Sul Americana e não a Copa do Brasil
    A CBF indenizaria o Ceará pela não participação nas duas copas.
    o problema é da CBF e não do Ceará.

  • rocha disse:

    a organização do calendário do futebol brasileiro, que se não é perfeito, já foi muito pior. Em 21 de fevereiro de 2003, o Vovô disputou duas partidas no mesmo dia e horário: boa viagem pelo cearense e fluminense de feira pelo nordestao
    hoje poderia acontecer isso graziani

  • J Carvalho disse:

    Caro Graziani, não existe no Regulamento Geral das Competições, algo que proíbe que uma equipe dispute 3 competições patrocinadas pela CBF simultaneamente? Não foi baseado nisso que foi alterados o calendário do futebol brasileiro? ou eu estou enganado?

  • Raul disse:

    Como o Zé Alvinegro falou, o CSC adquiriu o direito de jogar pelas duas competições, sendo absurda uma alteração no regulamento após o término da competição.

    Caso a CBF não queira adiar alguns jogos, deve entrar em acordo com o CSC para este desistir da competição mediante compensação financeira.

    Na minha opinião, o CSC deve continuar simultaneamente nas duas decisões, pelo menos por enquanto. Explico:

    Já existem times disputando a terceira fase da Copa do Brasil e os jogos dos Ceará x Tupi-MG poderiam ser marcados para as datas mais próximas disponíveis, a exemplo do intervalo entre a 4ª e 5ª rodada da série b (26/05 a 02/06) e intervalo entre a 6ª e 7ª rodada (06/06 a 13/06).

    A quarta fase da Copa do Brasil (Oitavas de Final) começa em 15 de Julho, enquanto a Copa Sul-Americana tem início somente em 19 de Agosto.

    Ou seja, o CSC deveria preocupar-se com a eliminação ou desistência somente se passar às Oitavas de Final da Copa do Brasil e após ter embolsado a cota de participação por chegar na quarta fase.

    Sds.

  • Pitú CEARÁ disse:

    À exemplo da política o futebol também tá “esculhambado“! Esse é o nosso BRASIL! Que falta de organização e respeito para com o torcedor!!!!

  • João Ricardo disse:

    Uma coisa deve ficar clara, de mãos vazias o Ceará não pode sair dessa.

  • Vovozão10 disse:

    Obrigado CBF, como torcedor do time de mais títulos do estado, o de maior torcida, o atual campeão do Nordeste, agradeço a esta confederação por mesmo sem querer, evitar que o nosso glorioso Vozão venha a disputar 3 competições ao mesmo tempo. Time nenhum se deu bem, disputando tanto campeonato assim ao mesmo tempo, todo ano tem Copa do Brasil, Sulamericana (subiria tbm no ranking da Comebol) bem mais difícil e o nosso time iria chegar nas últimas e decisivas rodadas da Série B arrasado fisicamente e cairia de produção de forma impressionante, é só perguntar a um fisiologista do futebol que ele explica tecnicamente o resultado final de excesso de jogos, dando adeus assim aos 26 milhões de reais que nos espera no próximo ano na Série A. Nossa diretoria já esta ciente desse meu comentário e disputará apenas B e Sulamericana no segundo semestre. Fique atento vc verdadeiro torcedor alvinegro, quando vc ver alguém escrevendo ou falando que o Ceará deve disputar 3 competições ao mesmo tempo esse é um torcedor do Fortaleza, pois jamais um torcedor alvinegro que entende de futebol e um mínimo de fisiologia do esporte iria querer ver seu time ser massacrado disputando 3 competições paralelas. Na Europa o Real Madrid dentre outros, tem times “B” e por isso disputam 3 ao mesmo tempo, aqui AINDA não chegamos a esse nível. AJUDE A IDENTIFICAR TORCEDORES DO FORTALEZA INFILTRADOS NA TORCIDA DO VOZÃO. É FAVORÁVEL A DISPUTAR 3 COMPETIÇÕES SIMULTÂNEAS É UM FALSO TORCEDOR ALVINEGRO. Passe essa idéia a diante. AVANCEMOS!!!

    • Celso disse:

      Concordo que 3 competições não dá, mas o que impede o Vozão de nas oitavas colocar o sub 20 pra jogar e mesmo assim ganhar a cota que deve ser mais 800 mil???

  • Bosco disse:

    O mais querido está certo em não mecher em nada agora.
    Quem não cometeu erros não pode se extessar hora nehuma.

    A CBF não pode mais mudar o regulamento nessa altura do campeonato porue o Ceará pode ir a justiça esportiva e depois a justiça comum atrás de uma reparação de dano.

    Não seria mais sensato para a CBF conversar com o Ceará e pedir ao clube que opite escolhendo uma competição? Tudo amigavelmente?

    Faltar a um jogo e perder por WO pode terminar em suspensão e exclusão do campeonato, multa alta etc. Ou disputar as duas competições usando na copa do Brasil um time misto.
    Saudações MAIS QUERIDAS.

  • alberto t disse:

    Eu também queria as duas, mas acho q ñ vai dar, jogos em mesmas datas, já dei meu palpite, mas o clube é quem vai escolher se é q temos q jogar apenas uma competição, vamos em frente; o rádio de pilha dos anos 50 já tem um segundo (2º nome) viram Ramon, Milton, José.

  • Ronaldo Lemos disse:

    Caro Grazianni, e amigos do blog.

    E “SE”, eu falei “se” fosse o Clube de Regatas Flamengo? Vocês acham que haveria a canetada?

    Minha opinião: N-U-N-C-A.

    Saudações Alvinegras.

  • matheus fernando disse:

    esse negócio de ter que sair de uma competição para participar de outra é algo que não tem lógica se o time conseguir participar dessas competições simultaneamente é por que está preparado.

  • Bosco disse:

    Soube agora pelo EI que o DJ do mais querido vai entrar com um documento na CBF para evitar um jeitinho da CBF para tomar a nossa vaga e dar para o Vitória caso o mais querido vença o Tupy. A diretoria do Ceará não dorme de toca como a de um timezinho ali de terceira linha.

  • Hermes Antonio disse:

    Assunto resolvido: CBF define que os clubes que tenham obtido vaga para a Copa Sul-Americana de 2015 só disputarão a referida competição caso não estejam classificados para disputar as oitavas de final da Copa do Brasil de 2015, conforme estabelece o REC da Série A, no seu artigo 6º. E que o critério se aplica aos clubes da Série A/15 como também aos clubes oriundos de conquista das copas regionais – Ceará pela Copa do Nordeste e Brasília/DF pela Copa Verde. Portanto o csc perdeu a oportunidade de repetir o feito de perder duas vezes em uma só data…

    Essa justificativa é absurda. O artigo a que vc se refere mostra critérios para Sulamericana de 2016 e times de Série A. Não trata de Sulamericana de 2015 ou times da Série B, onde está o Ceará. Não faz o menor sentido. Basta ler o artigo. Se a CBF for usar isso vai precisar de uma justificativa bem melhor.
    FG

  • Heraldo Andrade disse:

    Fora as dores de cotovelo de alguns “órfãos da copa do Brasil” que têm de engolir o choro, ainda temos que assistir à novela daquela que ainda está sobre efeito do seteaumnozol (remédio alemão, que causa alguns efeitos colaterais, como: dor de cabeça, tontura, desordenamento mental e total descontrole).

  • Fco. Ananias - Ceará disse:

    Ao meu entender, o nosso Vozão deveria por enqto se preocupar em jogar e ganhar as partidas, depois a Diretoria resolveria esse problema junto a quem de direito OK !

  • Danilo silva disse:

    Isto se chama,vergonha e vergonha um time que ganha o direito de disputar um campeonato e os manda chuvas querem tirar esses direito, que porra de CBF ! eles que aprendam a organizar o calendario do futebol brasileiro, pois o Ceará exerceu o direito de disputar as duas competiçoes e nada pode contrariar esse direitoo a CBF que se foda e faça juris ao direito do time…. Aki é Ceará tem que respeitaaarr

  • Cristiano Alves disse:

    A CBF estrou em saia justa!

  • Olá Fernando?! A informação que tenho sobre a possível entrega do Ceará Sporting Club no jogo da 3º fase da Copa do Brasil contra o Tupi-mg é que isso está possível entrega está fora dos planos do Alvinegro cearense. Pois tenho informações de dentro da diretoria do Ceará e isso tudo passa de uma tremenda mentira. O objetivo do Ceará é avançar na Copa do Brasil e garantir a vaga nas oitavas da Copa do Brasil e com garantir receita e deixar o problema para a CBF resolver. Agradeço!

  • joão disse:

    Gostaria de mostrar minha solidariedade aos torcedores do CEARÁ com muito respeito.
    Todo e qualquer torcedor de qualquer time gostaria de ver não só seu time em três competições mas como também, ganha-las.
    Raça para isto o Ceará tem. O que é conhecido em todo território nacional, já comprovado!
    Entretanto se o time corre o risco de morrer na praia, uma vez que falta um bom numero de atletas prontos no elenco, não seria o caso de ser melhor um pássaro na mão do que três voando? Concentrando todos seus esforços na competição mas importante? Que tal jogar só para se manter no brasileirão e no S. Americano ganhar uma vaga para Libertadores? E de lá, quem sabe onde poderia o Ceará chegar com seu próprio mérito? Cabeça no lugar!
    E ao mesmo tempo fara o Tupi, o verdadeiro galo carijó mineiro[ porque o outro veio depois portanto é copia] ficar numa sinuca de bico, pensando, se o Ceará não se retirasse da copa do brasil, será que o tupi o venceria? Em fim seria um belo presente e ficaria para o ano seguinte no brasileirão 2016 ou copa do brasil 2016. Em suma JUIZ DE FORA está com vocês e torce a favor de vocês contra estes regulamentos que ninguém concorda.
    Parabéns por terem esta bela dor de cabeça. Que outro time a tem?

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *