Futebol do Povo

CBF inventa portaria, muda regulamento após competições terminadas e obriga o Ceará a escolher entre Copa do Brasil e Sul-Americana

5575 81

ricardinho

O que era esperado ocorreu. Em ofício publicado nesta quinta-feira, a CBF determina, usando a prerrogativa de fazer o que quiser na hora que bem entender para defender os seus interesses e sem contestação dos clubes, que o Ceará perde a vaga na Copa Sul-Americana caso elimine o Tupi-MG e avance até a quarta fase da Copa do Brasil.

O artifício usado pela entidade máxima do futebol brasileiro foi negar todos os regulamentos até então publicados da Copa do Nordeste, Séries A e B 2015 e 2014, que não determinavam em momento algum a proibição do campeão da Copa do Nordeste 2015 disputar também a Copa Sul-Americana 2015.

Numa atitude autoritária, a CBF criou um texto novo para modificar tardiamente regulamentos que ela própria escreveu meses atrás, atingindo diretamente interesses do Ceará que, publicamente, já avisou que tem o desejo de disputar a competição internacional. Para tanto o alvinegro agora terá que perder de propósito para o Tupi-MG e abrir mão da cota da quarta fase da Copa do Brasil porque  na hipótese de superar o time mineiro, o Ceará estará fora da Copa Sul-Americana.

A situação é mais embaraçosa porque no texto do ofício da CBF é citado o artigo  6º do Regulamento Específico da Série A 2015, que prevê critérios para times da primeira divisão se classificarem para a Sul-Americana de 2016 e não a de 2015, situações que não fazem o menor sentido para o Ceará, que está na Série B e ganhou a vaga para a Sul-Americana deste ano via Copa do Nordeste.

É relevante lembrar que em 2014 a CBF modificou o regulamento da Copa do Nordeste ainda em janeiro para incluir o seguinte texto ao artigo 4o. do capítulo II:  Parágrafo Único – Na hipótese do clube campeão da Copa do Nordeste vier a classificar-se para a 4ª fase da Copa do Brasil, esse clube estará automaticamente impedido de participar da Copa Sul-Americana de 2014, à exemplo do que ocorre com os demais clubes que tenham obtido classificação para a 4ª fase da Copa do Brasil.

Em 2015, entretanto, a entidade esqueceu. Muito provavelmente, na hora de copiar e colar, os dirigentes não se lembraram do parágrafo único que tinha sido acrescentado posteriormente, texto fundamental para dirimir qualquer dúvida.  Assim, para evitar que o Ceará dispute as duas competições, a CBF optou por criar um texto novo, depois dos campeonatos terminados e disputados sob a antiga égide.

Caso o Ceará passe pelo Tupi-MG a vaga na Sul-Americana fica com o Bahia, vice da Copa do Nordeste mas, desde que, o time de Salvador não passe pelo Paysandu na terceira fase da Copa do Brasil. Caso Bahia e Ceará avancem na competição nacional, quem herda a vaga na Copa Sul-Americana via Copa do Nordeste é o Vitória, terceiro colocado da competição.

Perderá o Ceará para o Tupi-MG de propósito? Tenta passar pelo Tupi-MG e briga para disputar as duas competições, enfrentando a CBF? Tenta passar pelo Tupi-MG e, caso consiga, se contenta com a Copa do Brasil, deixando de lado a Sul-Americana?

A situação é um escárnio.

O texto do ofício da CBF (obtido pelo globoesporte.com):

“Informamos que os clubes que tenham obtido vaga para a copa Sul-Americana de 2015 só disputarão a referida competição caso não estejam classificados para disputar as oitavas de final da Copa do Brasil de 2015, conforme estabelece o REC da Série A, no seu artigo 6º. O critério se aplica aos clubes da série A/15 como também aos clubes oriundos de conquista das copas regionais – Ceará/CE pela Copa do Nordeste e Brasília/DF pela Copa Verde.

Neste caso específico das competições regionais (Copa do Nordeste e Copa Verde), se um clube avançar às oitavas da Copa do Brasil cederá seu lugar ao clube imediatamente abaixo na classificação final da competição que originou a vaga. Se a situação se repetir, classifica-se o clube imediatamente abaixo, e assim sucessivamente, até que as vagas sejam preenchidas.”

Recomendado para você

81 Comentários

  • delmax disse:

    entao manda a cbf cumprir ao pe da letra todo o regulamento das competicoes serie a,b,c copa do brasil,duvido que se fosse um time do sul sudeste eles nao achariam uma brecha ou nao mudariam o regulamento,cabe ao ceara pedir uma compensacao pois as vagas foram conseguidos por meritos em campo.nao por vias canetadas,ou por politica.

  • Francisco J disse:

    Essa CBF só me faz ter vergonha do futebol brasileiro a cada dia que passa, uma instituição que só pensa no lucro e que não está nem ai para jogadores e clubes. É realmente muito justo os times disputarem a Libertadores e a Copa do Brasil do mesmo ano, mas eles não tem essa de escolher competição, poderão jogar as duas competições normalmente.

    CBF VOCÊ É UMA VERGONHA!

  • João Paulo disse:

    O Ceará pode simplesmente abdicar da CB sem sofrer sanções da CBF? perder por W x O (rsrs ainda existe essa regra?)

    • Celso disse:

      WO corre o risco de ser punido, no cearense de 2004 se não me engano o F3C arregou e não jogou uma partida, o fares lopes deixou e depois marcou o jogo em outra data, ai o Ceará não quis mais jogar, o que aconteceu?
      Foi punido deram o titulo ao F3C e ainda excluíram o Vozão do campeonato seguinte.

      E perder de propósito também é passível de punição!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Essa é a CBF!!!!

      • Seca pacotinho disse:

        Está muito desinformado. Não foi por isso que o Ceará foi punido, foi por ter ido à justiça comum antes de esgotar as instancias da justiça desportiva. e como EXCLUÍDO do campeonato, deveria disputar a segundona do cearense no ano seguinte, mas usando de subterfúgios, a FCF conseguiu a sua manutenção na 1º. ¬¬

        • Celso disse:

          Procure vc se informar melhor. O ceará foi julgado no tjd local e no stjd e não foi o Ceará que entrou na justiça comum e sim um torcedor de nome Rogério Nogueira Gurgel que conseguiu uma liminar impedindo a partida marcada para o final de dezembro, sendo q o Ceará só contava no momento com 3 profissionais.

          Como naquela época vcs tinham força não só na federação como nos tribunais superiores conseguiram fazer bem a maracutaia e mesmo correndo das partidas marcadas inicialmente foram declarados campeões sem ter jogado!!!

          Não conheço um torcedor tricolor que se vanglorie desse título conseguido depois de terem arregado.

          “A verdade é que os jogadores, comissão técnica e dirigentes do Fortaleza não almejam esta partida”, Ribamar Bezerra.

          Vai ver é por essas e outras que estão pagando os seus pecados na série C!!!

        • Ricardo Sena disse:

          Tá enganado. Em 2004 a FCF marcou o jogo da final na 2ª quinzena de OUT, quando o Ceará já tinha sido eliminado da Série B (naquela época não era de pontos corridos, os oito melhores colocados é que disputavam mata-mata para depois, num quadrangular, os dois primeiros subirem à Série A) e dado férias a seus jogadores. Ceará perdeu aquele título na mão grande para FCF e FEC.

      • marcelo maia disse:

        Para te informar, o Fortaleza não foi a campo por que no regulamento dizia que o campeonato terminava dia 20 de maio, por exemplo, e a final estava marcada para 27 de maio. O fortaleza não foi a campo por que o campeonato já tinha acabado pelo regulamento. O ceará foi a campo pra fazer graça, mas sabia que não haveria jogo. A FCF declarou os dois campeões, mas o Ceará peitou a CBF e exigia a marcação da final. Em novembro, depois dos campeonatos brasileiros acabarem, a CBF marcou a partida, mas o CSC tinha dispensado 2/3 do elenco e não foi a campo. Assim o Fortaleza foi declarado campeao daquele ano.

        • Celso disse:

          Nada a ver, o fares lopes marcou os 2 jogos finais 2 dias após a final do segundo turno e vcs aceitaram achando que seriam campeões arrastão, não foram e arregaram todo mundo sabe.
          Esse negócio que o campeonato já tinha acabado, foi só uma desculpa esfarrapada e não lembro e nem vi em canto algum que a fcf tenha declarado os 2 campeões.
          O Ceará só entrou na justiça desportiva.

    • Amaury disse:

      O seu clube tem tradição João Paulo, jamais deveria sequer pensar em perder seja de que forma for, sua torcida não merece este vexame e o problema não é do clube.

  • Hermes Antonio disse:

    Questão de isonomia. Alguns times da série A terão (ou tiveram) que optar entre uma competição e outra. Por quê somente o csc poderia participar das duas? O espírito da lei estava consagrado no artigo 6º do REC da série A e, se por um lapso, não estava no REC da CN nada impede que se conserte agora para ser justo com todos os outros que não tem essa possibilidade. Fazer “justiça” ao csc seria injustiçar vários outros clubes. O espírito da lei foi preservado tratando TODOS com igualdade. Atitude sensata da CBF.

    Oi Hermes. Entendo teu ponto, mas discordo demais. Invocar o espírito da lei para tapar buraco de incompetência, maculando regulamentos escritos com antecedência, para usar como casuísmo é justamente violar o espírito da lei. As competições todas tinham seus regulamentos, gerais e específicos, os clubes jogaram baseados no que estava escrito. Criar uma nova regra depois que os campeonatos terminaram é uma aberração sem tamanho. Abraço
    FG

    • Celso disse:

      É claro que é justo, mas não como a cbf quer impor, pois tbm está errado.
      Ela errou na hora de fazer o regulamento e está errando na hora de corrigi-lo.
      É só isso que o Graziani está dizendo!!!

    • Bruno disse:

      O problema, amigo, é a total falta de esportividade disso tudo. É você falar pro time perder, deixar o outro passar.. porque óbvio que time brasileiro nenhum iria abrir mão de disputar uma competição internacional, a 2a mais importante das américas.

    • Xavier Neto disse:

      Mudar regulamento no meio da competição e para prejudicar uma equipe é assumir a incompetência e desorganização. O Ceará começou as duas competições seguindo rigorosamente as normas. A CBF, agora, obriga o Ceará a entregar um jogo e isto é crime que pode e deve ser punido pelos tribunais. A diretoria não pode permitir esta patifaria. O Ceará tem história!

    • Hermes Antonio disse:

      Graziane realmente sabemos da incompetência dos dirigentes de futebol do Brasil, é fato. Quando falo em isonomia quero dizer que não acho justo possibilitar que um time que porventura seja campão da Copa do Nordeste (ou Copa Verde) dispute a Sulamericana e a Copa do Brasil ao mesmo tempo quando isso é negado a todos os demais clubes do país. As tabelas de ambas as competições marcam jogos nas mesmas datas justamente por isso.

      É esdrúxulo ter que renunciar uma das competições? Mas isso não é privilégio só do Ceará não…

    • Hermes Antonio disse:

      Em tempo: um abraço para você também.

  • francisco disse:

    O Ceará deveria escalar o sub13 e ser goleado. Para mostrar a insatisifação e vergonha que é o futebol Brasileiro. Por isso o 7 x1 . O Sport por estar na série A, teve que escalar o sub 20 para perder a vaga para o Paysandu em 2014. Uma vaga justa ganha em campo pelo Ceará deve ser entregue, muita vergonha esta CBF. Poderia fazer logo 4 gol contra no 1o. jogo no Castelão e 6 jogadores simulem contusão para o jogo acabar o jogo por inferioridade mínima de jogadores na partida. E nem viaja para Minas .

  • Célio disse:

    São os mesmos vermes que pariram aquele 7 X 1 e tornaram perdedor o futebol brasileiro: arrogância, despreparo, autoritarismo, descaso, peroba na cara de madeira .

  • josé disse:

    graziani, o campeao da copa verde nao foi o cuiaba?

    Sim, mas na Copa Verde a vaga na Sul-Americana é para a temporada seguinte.
    FG

  • Carlos Alberto Pinheiro disse:

    Graziani, o time do Ceará,hoje, tem plenas condições de passar da fase nacional para a internacional e assim aproveitar para melhorar sua posição no cenário esportivo.

  • João Ximenes disse:

    TENHO NADA A VER COM ISSO, MAS…

    Tava bem claro, ontém ainda, quando publicaram aqui mesmo no Blog o conteúdo de um dos muitos artigos dessas competições “maus” GERENCIADAS por quem de direito(CBF):

    Artigo 4o. do capítulo II: Parágrafo Único – Na hipótese do clube campeão da Copa do Nordeste vier a classificar-se para a 4ª fase da Copa do Brasil, esse clube estará automaticamente impedido de participar da Copa Sul-Americana de 2014, à exemplo do que ocorre com os demais clubes que tenham obtido classificação para a 4ª fase da Copa do Brasil.

    “Num” entrei no mérito da questão ontém mesmo, pra evitar qualquer tipo de: torce isso, torce aquilo.
    Acho que o que estavam fazendo(imprensa em geral que tem os microfones), era uma “baita média” com o torcedor – como sempre -, quando estava claro o escrito, e perderam um tempo precioso, para tentarem fazer trabalhos mais úteis para o futebol.

    Mai claro que isso: “classificar-se para a 4ª fase da Copa do Brasil, esse clube estará automaticamente impedido de participar da Copa Sul-Americana”, só se tivessem previsto que seria o Clube CEARÁ que chegaria, e tinham de fazer isso.

    Fosse EU, disputaria a Copa do Brasil até onde desse, pois a cada passagem de fase é mais grana que vai entrando, e dá o mesmo direito a Libertadores ao campeão no final.

    LENGA-LENGA, chorar o LEITE DERRAMADO, só vai deixar vocês “tudin” + P…(s) !

    Como EU disse, TENHO NADA A VER COM ISSO ! mas tô de olho.

  • João Ximenes disse:

    Desculpa, mas só pra ILUSTRAR mais um pouco a minha participação no TENHO NADA A VER COM ISSO aí acima, até o CABEÇALHO do Blog ontém tava CLARO:

    “COMO A CBF PODE TIRAR O CEARÁ DA SUL-AMERICANA CASO O TIME AVANCE NA COPA DO BRASIL”.

    “PODE TIRAR”.
    É ou não é, tentativa de uma “baita média” com o coitado do TORCEDOR ?

    Que façam a escolha certa.
    Lembrando que antes de “ESPERNIAR”, primeiro tem de passar pelo Tupi.
    O que não é IMPOSSÍVEL.

    Um abraço !

    É isso, João. Vc está certíssimo. Vc entra e comenta todos os dias aqui no blog, gastando seu tempo, para ler a média que eu faço com todos os torcedores diariamente. Parabéns pela sua brilhante conclusão.
    FG

  • Régis Brasileira disse:

    Ainda tem gente ainda se perguntando, quase 1 ano depois, como foi possível o Brasil levar de 07 numa copa dentro de casa… A CBF toda enrolada, não consegue nem resolver as tarefas mais simples, é Incompetência pura. E como a corda sempre se quebra do lado mais fraco… Piada sim, uma federação nacional obrigar um time afiliado a perder publicamente… Os europeus devem bolar de rir com essas marmotas desse lado do Atlântico. E os 7X1, heim? há, tá explicado.

  • Davi Lima disse:

    Vou dar outra dica ao Ceará.

    Mas antes, amigo Hermes Antonio, não é questão de isonomia. É questão de regulamento.

    A dica para o Ceará é – já que não o imagino comprando briga alguma: joga para valer o primeiro jogo contra o Tupi. Joga para valer o segundo jogo contra o Tupi. Se estiver na eminência de se classificar, faltando 10 minutos para acabar o jogo, faz os gols contra ou deixa o Tupi fazer os gols que precisar.

    Expõe a incompetência da CBF para o mundo. Garanto que sai em matéria de todos os esportivos mundiais “time entrega o jogo porque, se ganhasse, seria desclassificado”.

    Fica mais essa dica.
    Abs.

  • BRUNO ROCHA disse:

    E o Campeão da copa Verde, foi o Brasilia? Não foi o Cuiabá?

    Brasilia em 2014, vaga para Sula de 2015. Cuiabá 2015, vaga para a Sula de 2016.
    A Copa do Nordeste dá vaga para a Sula do mesmo ano.
    FG

    • Patrício disse:

      “Dá vaga” agora bem entre aspas, diante do SE o campeão não avançar na Copa do Brasil. Indiretamente, e infelizmente, a “decisão” da CBF diminui a importância da Copa do Nordeste, bem anunciada como “campeão com vaga da Sul-americana”.

  • CLÁUDIO CEARÁ disse:

    Caro Hermes, questão de isonomia? em se tratando de cbf!
    Que tal tratar isonomicamente as quotas que a cbf repassa para os clubes?
    Na minha opinião, caberia à cbf reconhecer a falha cometida na confecção do regulamento e propor uma solução que não fosse prejudicial ao clube e não simplesmente, com uma canetada, suprimir um direito adquirido dentro de campo.
    Sugestão: que tal a cbf repassar as quotas que o Ceará ganharia caso chegasse á final da competição, em compensação pela eliminação precoce e à revelia do clube?

    Saudações alvinegras!

  • Erivaldo Barbosa disse:

    Coloca o Romário para defender o futebol brasileiro e acabar com a incompetência secular da CBF, duvido se eles mudariam as regras se fosse com time de São Paulo ou do Rio de Janeiro, mas com os times do Nordeste, podem e mais ainda com o Ceará. Onde está a FIFA.

  • Raphael Felipe disse:

    Se eu fizesse parte da direção do Siará, determinaria que os jogadores entrassem em campo e ficassem parados, assistindo a tudo, tocando a bola sem correr, marcando à distância, etc. Isso geraria uma enorme repercussão negativa para a CBF, acredito que mundialmente. Mais uma palhaçada da CBF!

  • Francisco disse:

    Eu faria o seguinte, tentaria empatar ou ganhar a partida aqui, na partida de volta eu tentaria segurar o tupy até os minutos finais, depois pediria meu jogadores para fazer gol contra para desmoralizar ainda mais a CBF, para todos verem que fomos obrigados a perder, fazendo gol contra.
    Por incompetência e desorganização dessa confederação(medíocre) e para todo o Brasil, como eles fazem com times do Brasil.

    • Amaury disse:

      Não protestem assim, lutem por seus direitos, ninguém tem o direito de manchar a história de um clube dad magnitude do Ceará, tricolor estou com eles nesta.

  • Carlos Antonio disse:

    Bom dia! Por essa e por outras o futebol está fadado a acabar em alguns anos… esporte esse que serve apenas para lavar dinheiro! Quem viver, verá!

  • Robson disse:

    É a lei do retorno.

    Quem não lembra do julgamento bizarro que tentou tirar o Fortaleza EC do estadual desse ano ?

    Taí, não podem reclamar.

    Saudações Tricolores.

    • sergio disse:

      Vão morrer da série “C” !!!!!

    • Felipe disse:

      Como se esse julgamento tivesse sido “encomendado” pelo CSC…

    • Roberto Newton disse:

      “Time avança de fase mas é desclassificado.” vergonhoso para uma confederação para o peso que o futebol brasileiro tem/teve para o mundo.

      E ao Robson, eu não acredito que ainda existe pessoas que acreditam que o julgamento da exclusão partiu de denúncia do csc. Não sei se isso é muita falta informação ou clubismo ao extremo.

      • Robson disse:

        Claro que não, deve ter partido da chapeuzinho vermelho.

        Ainda mais que os 3 “julgadores” e o promotor que excluíram o FEC são alvinegros declarados.

        Também é coincidência que dois tenham comemorado nas redes sociais a exclusão do fortaleza EC.

        E sim, estamos na 3ª mas não precisamos subir de divisão pra tirar um penta do time falastrão se vocês.

        E ainda dizem que não tem mais ingênuo no futebol.

        🙂

        Saudações Tricolores.

        • Felipe disse:

          “E sim, estamos na 3ª mas não precisamos subir de divisão pra tirar um penta do time falastrão se vocês.”

          Só não esqueça dos seguintes fatos: A carniça teve 10 dias para descansar e treinar para o primeiro jogo da final e mais 7 dias para o segundo. Enquanto isso, o CSC estava ocupado demais ganhando uma Copa do Nordeste.

          Mesmo assim, com um jogador a menos, nós encurralamos a carniça no campo de defesa e viramos o jogo. Mas futebol é apaixonante justamente por isso, por ter muitas reviravoltas. No lance seguinte o Cassiano ACHA aquele gol e pronto, salva a autoestima de vocês.

          Comemorar a tirada do nosso PENTA é a mesma coisa de comemorar a permanência na série C, como ocorreu em 2012, quando venceram o CRB naquele polêmico jogo. Ou seja, comemoraram terem conseguido evitar o pior. Por mim, vocês podiam tirar o nosso penta a cada 5 anos. Não me incomodo em ser TETRA várias vezes consecutivas.

          Continuem comemorando o campeonato cearense. Nós vamos tentar subir para a série A e decidir se jogamos a Copa do Brasil ou Sul-Americana. Enquanto isso, vocês jogam uma vez por semana, quando muito. Se não subir esse ano, é muita ruindade mesmo!

          Saudações alvinegras!

    • Ricardo Sena disse:

      Pirou de vez!

    • Waldir Jr disse:

      Vai morrer na série C
      Vai morrer na série C
      Vai morrer na série C
      Vai morrer na série C
      Vai morrer na série C

    • Celso disse:

      O inteligência rara ai acha que o Ceará está sendo punido!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Só se for punido pela competência de ter sido campeão do nordeste e ter se classificado para a 3º fase da copa do Brasil.

      Enquanto isso ele comemora o grande manjadinho.

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Se pudesse trocaria todo ano!!!!!

  • Beto disse:

    Bota o sub-20 e ver o quê que dá.

  • Vovozão10 disse:

    Como legítimo torcedor do Ceará, venho mais uma vez de público agradecer a CBF por esta portaria. Obrigado CBF! Meu time não tem ainda estrutura suficiente para disputar 3 competições simultaneamente. Times da Europa com grandes estruturas e com time B sim, o Vozão AINDA não. Essa disputa de 3 competições arrasaria fisicamente o time ao final da temporada e os profissionais da fisiologia sabem disso. Vejo que a grande maioria de torcedores do Ceará aqui são leigos em fisiologia do esporte, em preparação física, até entendo os mesmos, que agem com a emoção e não com a razão. Não sabem que nas últimas rodadas da Série B os jogadores estariam com algumas taxas de nível do sangue abaixo do que é fisiologicamente considerado normal na medicina esportiva. É um absurdo o que torcedores leigos e o próprio F. Graziani estão tentando impor a atletas profissionais a jogarem um número maior de partida no ano do que o corpo clinicamente suporta. A torcida eu até entendo, pois são leigos, agora o nobre blogueiro não pode emitir parecer favorável a disputa do Ceará em 3 competições ao mesmo tempo. Gostaria que vc fisiologicamente falando Grazini, explicasse como será possível disputar todas essas competições, eu falei fisiologicamente, mostrando a carga total de jogos com o time chegando as finais de todas, o número de jogos total e o estudo que mostra onde com todos estes jogos os jogadores estarão plenamente capacitados e em sua total forma física ao final da temporada. Caso o nobre blogueiro não saiba, aceito a solicitação por sua parte de um profissional de fisiologia escrevendo um estudo aqui que demonstre que esse número em excesso de partidas não vá afetar o time no final da temporada futebolística de 2015 do alvinegro cearense. quanto ao time que jogará contra o Tupi, pode escalar o sub-23, será uma ótima oportunidade para revelar, observar e dar experiência as nossas joias da base. Fico no aguardo Graziani do post com o estudo provando que um time de futebol que não tenha um elenco B suporte 3 competições ao mesmo tempo. AVANCEMOS!!!

    • Preto e Branco disse:

      Vovozão10 eu até entende que não temos estrutura para disputar 3 competições e almejamos o título em todas elas. Fisiologicamente como você diz, hoje, para o CSC é impossível.
      Porém, financeiramente seria maravilhoso, concorda?
      O CSC passando do Tupi embolsaria $450 mil por passar de fase e após isso jogava com o sub-20. Seria ou não vantajoso? Daria rodagem a base e embolsaria grana.
      Paralelo a isso, com o time titular, jogaria a Sulamericana e receberia $560 mil na primeira fase e caso passasse $900 mil na segunda rodada.
      Resumindo: só com a 1 fase da Sula e a passagem de fase na CB o CSC embolsaria mais de $1 milhão. Pra clubes patrocinados pela mídia Nacional é merreca, mas pra os em ascensão como o CSC $1 milhão faz muita diferença. Concorda?

      SA

  • Rodrigo Alvinegro disse:

    Graziani,

    Através da justica desportiva, existe alguma alternativa para o CSC? Ou você que pode ser um murro em ponta de faca e estar comprando uma briga com retaliações futuras?

  • João Ximenes disse:

    NEGATIVO meu caro Graziane.
    Entrei hoje, porque se confirmou o que você mesmo disse no POST anterior, e EU nem estive por lá, justamente pra evitar esse tipo de comentário.

    Leio e acompanho JORNAIS diariamente, principalmente no que se refere a FUTEBOL.
    Leio o seu Blog TODOS OS DIAS porque trata de futebol especificamente – e até acompanho o seu programa pelo Interativo Nordeste -, mas participo somente nas matérias que diz respeito ao time que torço(Fortaleza Esporte Clube).
    Quando entro é pra opinar sem ofensas e dá o meu ponto de vista sobre o assunto.
    Você escreve e a gente debate, quando conveniente.
    Se interpretei mau a sua resposta a minha participação me desculpe.
    Mas não vai ser por isso que vou deixar de acompanhar o seu Blog diariamente.
    Digo que: pra mim, não é uma perda de tempo.

    Que o Ceará, que é quem tá lá, faça a melhor escolha e continue a jornada.

    Tamos aí !

    Um abraço.

  • JUNIOR disse:

    O QUE O VOZÃO TEM QUE FAZER E COLOCAR O SUB 20 PRA JOGAR CONTRA O TUPI E PRONTO COPA DO BRASIL TEM TODO ANO.VAMOS COM TUDO NA SA.DA-LHE VOZÃOOOO

  • João Ricardo disse:

    Graziani,
    Caso o Ceará escolha a Sul-Americana, quem vai ser seu adversário. O Brasília campeão da Copa Verde do ano passado?

    • Amaury disse:

      Quem sabe o adversário seja o Blackfoot do Suriname, esta Sulamericana é um torneizinho ridículo que só serve para atrapalhar calendários.

  • Rodrigo s silva disse:

    O futebol brasileiro tem sido motivo de vergonha, a CBF é a grande culpada, time q é rebaixado vai à justiça e anula o rebaixamento. Competição mau planejadas, estádios sem públicos e dezenas de outros problemas. CBF =lixo 7×1 foi pouco.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Onde tem CBF,tem confusão,regras confusas e dúbias.Não existe dois pesos duas medidas com essa entidade. As ações são efetuadas de acordo com a origem do seu time,sem o mínimo pudor, critério e bom senso na tomada de decisões.
    E o pior que tudo que é feito no sentido de tornar cbf um orgão mais justo é em vão.Esse Bom senso futebol clube é lindo no papel,mas na prática não trouxe nada de benefico ao futebol.Não por falta de ideias do movimento,mas porque simplesmente a CBF ignora tudo que diz respeito à organização,bom senso e imparcialidade.
    Mas bola pra frente,vozão….Focar no nosso acesso,o maior objetivo é este,o que vier é lucro.

  • Célio disse:

    Cumpre à crônica esportiva local, sobretudo, repudiar com veemência esta ilegalidade, descaso, canalhice da CBF.

  • Xavier Neto disse:

    Entregar jogo é crime e deve ser punido pelos Tribunais de Justiça! Mudar regulamento no meio da competição é uma demonstração explícita da desorganização de uma entidade! Acho que essa gente ainda não percebeu a gravidade desta decisão.

  • José Pontes disse:

    Se o tupi-mg não conseguir fazer um gol no Ceará, o Ceará vai ter q fazer um gol contra?

  • Preto no Branco disse:

    Eu não acredito que esteja acontecendo isto em pleno século XXI. A CBF declara publicamente que o Ceará Sporting Clube(“Dono do Nordestre” em 2015) tem que jogar com o Tupi-MG (que faz parte da 3ª Divisão Nacional), jogo “válido” pela 3ª fase da Copa do Brasil 2015, para ser obrigatoriamente eliminado, se quiser participar de uma competição internacional(Copa Sulamericana)? É isto mesmo senhores representantes do futebol nacional?
    Onde estão a imprensa e o ministério público que não agem para acabar com mais esta imoralidade no futebol brasileiro?

  • Amaury disse:

    Tricolor de quatro costados não posso calar ante tamanha agressão, não se pode mexer no regulamento de uma competição com ela em curso, mas isto é o que faz a corrupta CBF que desmoralizou de vez o futebol brasileiro. O Ceará ganhou em campo o direito de participar da Sulamericana e Copa do Brasil, se somente agora perceberam o que seria um erro pou omissão não pode prejudicar o clube o que é ilegal, imoral e estúpido. Mas o que o clube vai fazer? Se entrar nos tribunais esportivos ninguém ousa ir contra a dona da bola e dá em nada, se for à justiça comum como seria totalmente éwtico, justo e legal que o fizesse seria excluído das competições que participa, bom a não ser que isto só valha para alguns, claro. Sua fiel e amantíssima torcida tem toda razão em gritar e mais que isto lutar para que se cumpra o escrito e estou solidário a eles. Depois ainda perguntam como levamos de sete numa copa do mundo, algo inédito na história das copas. Simples, chegamos ao fundo do poço da dignidade e da decência. Pau neles moçada alvinegra.

  • Alexandre disse:

    Fato consumado, Resta uma reflexão: Vale a pana o Ceará manchar sua história”abrindo” o jgo do Tupi para disputar a sulamericana. Eu acho que não! vamos seguir na CB tentando alcançar as fases finais e mostrar que o Ceará é um clube honrado!

    SDS

  • CALANGUIM DO NORDESTE disse:

    Uma idéia para resolver esse “impasse”. Não sei se é possível mas se a CBF quer mesmo que se abra mão de uma das competições então que fizesse o seguinte: (volto a dizer, não sei se é possível)… marcava os dois jogos para o mesmo dia e horário. Um em casa, outro fora. Então deixaria para o Ceará a opção de usar a sua força principal no jogo que mais lhe interessasse. O diabo seria se o time de menor poder de fogo engrossasse o cangote e vencesse também. Aí o rolo estaria feito, né mermo???

  • CALANGUIM DO NORDESTE disse:

    Aos que sugerem o CEARÁ amolecer o jogo ou perder de propósito até que para isso tenha de fazer gols contra aviso que é uma temeridade, uma faca de dois gumes. Por que? Falta de combatividade pode parecer aos olhos dos iminentes doutores da madrasta que o time “estaria” favorecendo a terceiros, no caso, o Tupy, (mesmo ele sendo o adversário) e então “poderia” punir o alvinegro com a perda do direito de disputar a SA, sabe-se lá do que esses caras são capazes. A recente história do futebol brasileiro nos tem mostrado que casos de autoritarismo nesse campo já foram perpetrados por essa vetusta senhora. Vejam uma competição de artes marciais (judô por exemplo) e saibam do que estou falando. Caso o juiz da luta perceba que um lutador não está combatendo como deveria ele imediatamente o pune com uma falta qualquer, pequena, mas pune. É isso aí.

  • BOCA disse:

    Eu ficaria com a copa do brasil, pois a cota é bem maior. Agora se a diretoria optar pela sul americana eu faria igual falaram o davi e o francisco. Tenta ganhar os jogos, e com vantagem, faz gols contra para esculhambar com a CBF.

  • OLiveira disse:

    PORQUE É QUE O POVO DAQUI EM TUDO QUER SER DIFERENTE?
    SE JÁ SE SABIA QUE ISSO IA ACONTECER PRÁ QUE FICAR RECLAMANDO DE UMA COISA QUE NÃO TEM JEITO.O INTER PERDEU POR QUE QUIZ PARA IR À SULAMERICANA E NINGUÉM DISSE NADA,O SPORT TB PERDEU,TODO MUNDO SABE QUE ISSO NÃO É DE AGORA E FICA ESSE LENGA LENGA .
    DIGO ISTO É COM CEARÁ,FORTALEZA,É COM QUEM QUER QUE SEJA,FICAM TEIMANDO COM UMA COISA QUE SABE QUE QUEM MANDA É A CBF E PRONTO,E NÃO OBEDEÇA NÃO PRÁ VER!
    NÃO ESTOU ME REFERINDO AO GRAZIANE QUE É UM GRANDE JORNALISTA,MAS AO BOCADO DE GENTE DESPREPARADA DO RÁDIO(NÃO SÃO TODOS)QUE FICA ABRINDO A BOCA PRÁ FALAR DO QUE NÃO ENTENDE E O POBRE DO TORCEDOR QUE AMA O SEU TIME ,FICA ILUDIDO ACREDITANDO.

  • Carlos Alberto Teixeira disse:

    Graziani, não seria mais fácil a CBF escrever: “O Campeão da Copa do Nordeste estará automaticamente eliminado da Copa do Brasil do mesmo ano, podendo disputar a Copa Sulamericana”??

    Oi Carlos. Não, porque a Copa do Brasil começa antes da final da Copa do Nordeste. Valeu.
    FG

  • Bfontenele disse:

    Caros, o mais digno é tentar seguir em frente na Copa do Brasil, uma equipe não pode entrar em um jogo pensando em perder, isso não é ético, o CSC não precisa se assemelhar ao Brasil nesse quesito.

  • alberto t disse:

    É vovozão10, disputar 03 competições com a conta do chá q temos hoje, pq conta do chá? pq do meio campo prá frente só temos a conta do chá e olhe lá, William e Asssinho(apenas esses 02 e nada mais, Robinho? não), então 03 competições com o nosso elenco q temos hoje(falo de time titular)pq mais jogadores temos, mas ñ são titulares, apenas prá compor elenco, tipo aquele q enfrentou o paraná, aí ñ dar, assim sendo, eu também acho q o vozão deverá comer a grana dessa fase q virá aí e depois optar por qual seguirá, analisa direitinho, olha as possibilidades de ir mais longe, se na CB ou SA, é + ou – assim q penso, mas o pensamento é livre, fiquem a vontade galera, o problema é q o ideal maior pro nosso clube é mesmo a série B, essa tô de olho, a CB e SA é bom pela grana pq ser campeão eles ñ deixam, então vamos entrar mesmo de cabeça na Bzona e no final a vaga na A, nosso maior propósito no momento, seria legal a gente participar das 03, mas como ñ temos data e se for prá ficar no sufoco pro restante das competições até o final do ano, vamos ficar com a CB ou SA e mandar ver na B rumo a série A 2016.

  • Levy Mendes disse:

    Aí pra quem se acha entendido sobre 1987 e abre a boca pra falar ‘que o título é do Sport’, basta ler um pouco sobre o assunto pra ver o que a CBF fez naquele ano, alterando o regulamento com o campeonato (que era organizado pelo Clube dos 13) já em andamento, inventando um ‘cruzamento’ entre módulos Verde e Amarelo (Séries A e B, respectivamente), alteração prontamente não aceita por TODOS do clube dos 13 (e não só por Flamengo e Inter). E não cumprida, como não deveria ser.

    • Francisco disse:

      Para mim o campeão é os dois.
      O Sport cumpriu o regulamento e o Flamengo correu da raia, mas para não fazer pirraça com os rubrosnegros eu aceito os dois. Sport oficial e Fla oficioso.

    • Fredson Flima disse:

      Ainda isso? Por obséquio, vão pesquisar o que foi a competição de 87 para depois externar um ponto de vista! Na verdade, até hj os clubes do RJ e alguns de SP, estão em vertiginoso declínio; são mantidos pela “tradição” da camisa e o peso do dinheiro da Globo e das benesses da CBF e Conselho arbitral. .

  • marcelo maia disse:

    Que tal fazer como as outras equipes que também estarão na mesma situação. Todos os que tem vagas na sulamericana já sairam da copa do brasil? Ou todos serão também injustiçados, e impedidos de disputar a outra competição, se passarem para a quarta fase? Acho que estão vitimizando muito as coisas. Se tem que fazer a opção, como as outras equipes farão, que façam, e não queiram ser melhores que os outros participantes das duas competições.

  • Valdemir Marques disse:

    Isso é uma vegonha internacional, sabendo que se trata de um clube nordestino, os cara de pau do futebol brasileiro faz e defazem, pensando que a casa da mãe Joana, mais se tratando de Brasil, tudo acontece, isso por que o Ceará é um clube nordestino, agora eu pergunto, se fosse um clube do sul ou sudeste eles estavam com essas lorotas, caro presidente Evandro Leitão, seja homem macho, defenda as cores alvinegra até o fim e não aceita as razuras feitas em regulamento depois que tenha encerrada a competição, entre na justiça contra esse canalhas que administram o futebol brasileiro.

  • Celio de Sousa disse:

    Ainda lembro do ano passado quando o time se arrebentou disputando a série B e CB e acabou não conseguindo o objetivo que era o acesso, concordo que tres competições simultâneas seria absurdo, porem se a CBF não permite que o CSC participe de um dos torneios que publique que o mesmo está eliminado de um deles para que não haja punições.

  • Célio Miranda Albuquerque(Capital alencarina) disse:

    Prezado Graziani, bom dia!

    RESUMINDO A POLÊMICA, COM DUAS PERGUNTINHAS INGÊNUAS(como diria o Alan Neto) AO GRAZIANI: 01. Não é caso , Graziani, para o MPF(Ministério Público Federal) entrar com uma ação junto à CBF, por estimular a prática da antiética esportiva, uma vez que os clubes que terão que optar entre uma e outra competição, forçosamente terão que perder seus jogos na Copa do Brasil, para serem alijados, e, se credenciarem à Sul-Americana? 02. Não está na cara que esta prática imoral vem acontecendo por parte de alguns clubes, de abrirem jogos pra perderem, sub-repticiamente aos olhos do MPF, e este, por que não age?

  • Célio Miranda Albuquerque(Capital alencarina) disse:

    Prezado Graziani, bom dia!

    RESUMINDO A POLÊMICA, COM DUAS PERGUNTINHAS INGÊNUAS(como diria o Alan Neto) AO GRAZIANI: 01. Não é caso , Graziani, para o MPF(Ministério Público Federal) entrar com uma ação junto à CBF, por estimular a prática da antiética esportiva, uma vez que os clubes que terão que optar entre uma e outra competição, forçosamente terão que perder seus jogos na Copa do Brasil, para serem alijados, e, se credenciarem à Sul-Americana? 02. Não está na cara que esta prática imoral vem acontecendo por parte de alguns clubes, de abrirem jogos pra perderem, sub-repticiamente , aos olhos do MPF, e este, por que não age?

  • João Nogueira disse:

    Ninguém, até agora, perguntou o que fez a federação cearense pelo CSC.
    Acredito que fique quietinha. Cabeça de calango. Não vai perder as viagens por conta da CBF.
    Enquanto as federações nordestinas não procurarem se impor, seremos apenas coadjuvantes
    nesse futebol desorganizado e desrespeitado.
    Acho que o CSC não deve perder para o Tupy, de propósito, apesar de saber que, mesmo que ele avance e dispute a final com um time do sul ou do sudeste, será garfado e perderá.

    Mas João, as Federações são os braços da CBF, elegem os presidentes da CBF, recebem mensalidade, mesada…como seriam contra alguma coisa? A estrutura é montada justamente para a permanência do poder e os clubes são coniventes porque elegem os presidentes de Federação.
    FG

  • alberto t disse:

    Tão fazendo uma tempestade no comentário do GRAZIANI do post anterior qto a esse assunto, aliás, ñ é só por aqui não, são em quase todos os blogs da cidade, arre égua, qual o problema o pitaco do cara, sou torcedor do vozão tanto qto os outros e ñ vi nada demais, falei eu, respeito as opiniões dos outros sim, mas é exagero o tão falando por aí afora; também acompanho o vozão 10, o vozão ñ tem condições prá disputar 03 competições no momento, vamos focar a série B e chegar junto na A, já esqueceram o ano passado? foçamos a barra na CB e no final foi uma vergonha, tá bom assim e acho q a CB seria melhor pro vozão, grana aí na porta e podemos ir até mais longe; uma pergunta q ñ quer me calar, o ínter ano passado abriu o jogo pro vozão prá não participar da CB e assim participar da s.americana? e nem por isso a torcida deles enterrou o time, vozão CB e zona prá abocanhar no final a Azona, prá frente vozão.

  • Paulo Edisio disse:

    Graziani, seria possível o Ceará jogar as partidas contra o Tupi e, caso consiga a classificação, ficar com o dinheiro da passagem de fase e seguir para a sulamericana, sedendo a vaga para o Tupi mesmo após a sua eliminação? Porque, como ficaria tudo isso? W.O é passível de punição e jogar e perder de propósito também… Como se resolveria isso, caso o Ceará realmente tivesse que escolher?
    Abraço!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =