Futebol do Povo

Fortaleza: a promessa é de uma revolução na base do clube

1648 8

lucianoLuciano Reis, novo contratado do Fortaleza para coordenar as categorias de base do clube, tem planos ambiciosos. Com mais de 30 anos de carreira comandando Vitória, Bahia e no futebol de base dos Estados Unidos, indicado por Dudu Cearense e mais do que aprovado pela diretoria e por Marcelo Chamusca, que foi seu jogador no Bahia, ele chega ao tricolor para implementar do zero suas ideias e quer, em dois anos, transformar o Fortaleza no maior celeiro de jogadores do Nordeste e um dos principais do Brasil. “Será um trabalho totalmente novo, vamos começar do zero, nada vai ser igual. Vou usar uma filosofia que aprendi em décadas de experiência na prática no Brasil e estudo nos EUA, situações que me ajudaram a participar da revelação de dezenas de jogadores (Alex Alves, Dudu Cearense, Bobô, Vampeta, Dida, Paulo Isidoro, Hulk, Zanata e Davi Luiz são os que ele mais cita) “.

A conversa que tive com ele foi no programa Futebol do POVO, exibido de segunda a sexta, às 18h, sempre ao vivo, na TV O POVO e no Esporte Interativo Nordeste, disponível também no EI Plus e no YouTube da TV O POVO.

Luciano, sem hipocrisia, deixou claro que tem dois objetivos principais: melhora na transição da base para o aproveitamento dos jogadores na equipe profissional e venda dos direitos econômicos de atletas para o exterior. “Os clubes precisam vender atletas para terem fôlego financeiro, não adianta tapar o sol com a peneira”.

Para tanto, ele deseja colocar o Fortaleza, que já tem tradição em revelar jogadores, na rota de torneios internacionais contra as melhores equipes do mundo; fazer um trabalho conjunto com sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20 para que exista uma estrutura tática e técnica uniforme; passar a aproveitar os meninos do sub-17 e sub-20 em treinos constantes com os profissionais; dar vida ao CT Ribamar Bezerra, aproveitando o que ele chama de uma estrutura melhor do que a de Vitória e Bahia; acompanhamento psicológico e escolar dos atletas; contratação de um observador para rodar o estado em busca de novos jogadores e muitas “peneiras” para selecionar os meninos.

Na semana que vem o coordenador começa também um trabalho no campo. Vai passar uma semana com cada treinador das diversas categorias de base do clube. A única coisa que ele pede é paciência: “não teremos jogadores prontos em dois dias ou um mês. O trabalho é de médio e longo prazo e vamos fazer acontecer” .

 

Recomendado para você

8 Comentários

  • Robson disse:

    A contratação deste profissional com foco no trabalho de base parece ser mais um acerto administrativo da atual diretoria do Fortaleza EC.

    É fato que o Fortaleza EC já tem a melhor categoria de base do estado, basta ver o longo histórico de campeonatos conquistados ao longo dos últimos anos, agora é preciso avançar neste sentido.

    O Fortaleza EC pode ter nas categorias de base muito retorno esportivo e financeiro que ajudem o clube a voltar aos seus dias de maior glória.

    Outro grande acerto da atual diretoria foi a reformulação do programa de sócio torcedores do clube, um pleito antigo da torcida e que em seus primeiros dias já encabeça a lista de adesões no país e que já desperta a preocupação dos nossos rívais.

    Um quadro social forte e com uma categoria de base forte o nosso Tricolor de Aço continuará sendo o maior clube de futebol do estado por muitos anos.

    Saudações Tricolores.

    • joao paulo de oliveira disse:

      Reforçando: parabéns à Diretoria, pelo que vem implantando no FEC. Uma Direção séria, responsável, transparente; a torcida chegando junto e com paciência; uma ótima base, é a razão de tudo num clube. O resto é consequência.

  • Jason Voltere disse:

    Parabéns pela excelente iniciativa de contratar um profissional sem sombra de dúvidas que entende do assunto! e em se falando de FEC é unânime entre todos que fazem o esporte no estado, é o clube que mais descobriu talentos no futebol. Creio que com este trabalho a tendência será a descoberta de muitos mais, pois é visível o surgimento desses meninos talentosos mesmo não sendo ainda a estrutura que nós torcedores sonhamos. Avante tricolores, pois em breve veremos muitos nomes descobertos ali no PICI estampados na mídia nacional e internacional, além do ótimo retorno financeiro para o clube se agigantar cada vez mais! Bola Branca para a iniciativa!!

  • João Ximenes disse:

    Ví o programa, e acho que se fosse simples assim, FORTALEZA já estaria na rota internacional a muito tempo.
    INVESTIR na base requer muita grana.
    E segundo a própria diretoria: GRANA É EXATAMENTE O QUE FORTALEZA NÃO TEM.
    Começo a achar que tá escasso mesmo grana pelo Picí, pois se tivesse, já teriam trazido pelo menos um CENTRO AVANTE pro time principal, que não custaria mais que R$ 20 mil conto mês. “UNZIN” SÓ !
    Receita que poderíamos ter garantido, nossa equipe não foi capaz(Nordestão e Copa do Brasil).
    Só aí foi-se pelo menos R$ 1 milha por baixo, e Czona(que ninguém merece) só sai($).

    Se pudesse, EU mesmo ajudaria nessa empreitada.
    Mas lugar de LISO é nas arquibancadas.

    Tomara que o nosso amigo aí(Luciano Reis) consiga o que está no seus planos, que de momento, na nossa realidade: NÃO PASSA DE UM SONHO.

    VAMOS FAZER DE CONTA QUE JÁ COMEÇOU A GUINADA TRICOLOR ?!

    Sabemos que com pensamento positivo, vontade, e querer no futebol, quase tudo é possível.

    Boa Sorte LUCIANO REIS.
    Você conseguindo, ganhamos todos nós.

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!

  • Rubens lima disse:

    Kkkkkkkkķķkkkkkkkkkkkkkk tem que combinar com ribamar bezerra que o ct e dele estar no nome dos filhos dele.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Amaury disse:

    Não vai adiantar muito, neste time ruim quantos jopgadores da base temos? Agora só Erivélton e assim mesmo na marra e já buscando um goleiro velho.

  • Nivardo disse:

    O Dudu cearense não foi formado na base do Vitória, ele já foi pronto do futebol cearense, onde não teve oportunidade, porque aqui os clubes têm medo de lançar novos valores…

  • eduardo alves de melo disse:

    o fortaleza precisa resgatar o clube da garotada, acho que nos proximos anos teremos
    surpresa, começa devagarinho, o ponta pé inicial foi dado, excelente a idéia, se fizer um
    projeto bom, pode conseguir recursos até dos impostos de rende, sendo revertido para
    essa area, quanto a alimentação com um outro projeto junto aos frigorificos, conseguin
    do mocotó e outros derividados da carne, para alimentação dos jovens, tudo vai dar certo.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 17 =