bernardo

Acertado para vestir a camisa do Ceará após brigar mais uma vez com a diretoria do Vasco, Bernardo tem um relação invejável de confusões, polêmicas e processos dentro e fora do campo.

No meu papel atual de jornalista esportivo, pouco me importa o que qualquer jogador faz longe dos gramados. Não me cabe qualquer análise. Jornalistas fofoqueiros e do ramo policial, são muitos, podem se ocupar com isso. Entretanto, quando determinados episódios acontecem durante treinos ou jogos ou ainda têm reflexo direto no desempenho do atleta é preciso ponderar e analisar.

No caso de Bernardo, ele já xingou torcedores, ao vivo e pelas redes sociais; já chorou em campo pedindo substituição por não aguentar vaias; se atrasou em diversos treinos, foi multado e suspenso e viu a torcida do Vasco criar um serviço “Disque-Bernardo” para denunciar asa saídas do jogador pelas favelas – o episódio quando foi torturado por um traficante é dramático – e pelas noites cariocas. Há muitos outros acontecimentos, mas aí a situação é extra-campo, onde o atleta tem uma vida conturbada demais. A partir daí quem tem que fazer essa análise e assumir a bronca é a comissão técnica e a diretoria que, certamente, farão um contrato de risco já conhecedores da vida do atleta.

Tecnicamente Bernardo não joga bem efetivamente desde 2011, quando marcou 14 gols na temporada pelo Vasco. A produtividade do ainda jovem jogador, tem 25 anos, é colocada em dúvida e com razão, afinal, ter potencial e não colocá-lo em prática não dá qualquer resultado.

Na atual situação do Ceará, que tem atacantes muito abaixo tecnicamente do necessário e está na zona de rebaixamento com uma campanha horrorosa, é uma contratação que se não ajudar em campo, não vai atrapalhar o clube. Claro que se o clube estivesse bem, Bernardo nem seria cogitado. Assim, os deslizes que o jogador eventualmente cometa só trarão prejuízo para ele, como sempre ocorreu. Por fim, sempre há alguma chance de fazer a diferença, especialmente na Série B.

Meio-campista, podendo ser escalado pelos lados do campo, Bernardo foi revelado pelo Cruzeiro e disputou em 2009 sua primeira partida como profissional. Já atuou também no Goiás, no Santos e no Palmeiras, além do Vasco, dono de seus direitos federativos adquiridos por quatro milhões de reais. Tem 47 gols em mais de 210 partidas oficiais na carreira. Chega emprestado para o Ceará.

Tagged in:

, ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles