Futebol do Povo

Bernardo no Ceará: se não ajudar, não vai atrapalhar

1296 25

bernardo

Acertado para vestir a camisa do Ceará após brigar mais uma vez com a diretoria do Vasco, Bernardo tem um relação invejável de confusões, polêmicas e processos dentro e fora do campo.

No meu papel atual de jornalista esportivo, pouco me importa o que qualquer jogador faz longe dos gramados. Não me cabe qualquer análise. Jornalistas fofoqueiros e do ramo policial, são muitos, podem se ocupar com isso. Entretanto, quando determinados episódios acontecem durante treinos ou jogos ou ainda têm reflexo direto no desempenho do atleta é preciso ponderar e analisar.

No caso de Bernardo, ele já xingou torcedores, ao vivo e pelas redes sociais; já chorou em campo pedindo substituição por não aguentar vaias; se atrasou em diversos treinos, foi multado e suspenso e viu a torcida do Vasco criar um serviço “Disque-Bernardo” para denunciar asa saídas do jogador pelas favelas – o episódio quando foi torturado por um traficante é dramático – e pelas noites cariocas. Há muitos outros acontecimentos, mas aí a situação é extra-campo, onde o atleta tem uma vida conturbada demais. A partir daí quem tem que fazer essa análise e assumir a bronca é a comissão técnica e a diretoria que, certamente, farão um contrato de risco já conhecedores da vida do atleta.

Tecnicamente Bernardo não joga bem efetivamente desde 2011, quando marcou 14 gols na temporada pelo Vasco. A produtividade do ainda jovem jogador, tem 25 anos, é colocada em dúvida e com razão, afinal, ter potencial e não colocá-lo em prática não dá qualquer resultado.

Na atual situação do Ceará, que tem atacantes muito abaixo tecnicamente do necessário e está na zona de rebaixamento com uma campanha horrorosa, é uma contratação que se não ajudar em campo, não vai atrapalhar o clube. Claro que se o clube estivesse bem, Bernardo nem seria cogitado. Assim, os deslizes que o jogador eventualmente cometa só trarão prejuízo para ele, como sempre ocorreu. Por fim, sempre há alguma chance de fazer a diferença, especialmente na Série B.

Meio-campista, podendo ser escalado pelos lados do campo, Bernardo foi revelado pelo Cruzeiro e disputou em 2009 sua primeira partida como profissional. Já atuou também no Goiás, no Santos e no Palmeiras, além do Vasco, dono de seus direitos federativos adquiridos por quatro milhões de reais. Tem 47 gols em mais de 210 partidas oficiais na carreira. Chega emprestado para o Ceará.

Recomendado para você

25 Comentários

  • Alvaro Martins disse:

    É verdade que em porangabussu estão fazendo bambulim de ingresso?

  • Matheus disse:

    Para mim só não atrapalharia ou não traria prejuízo ao clube se viesse sem ônus, ou seja, com os salários pagos integralmente pelo Vasco, como isso não irá ocorrer e caso o jogador volte aos problemas extra-campos é claro que o clube terá prejuízo também.

    Matheus, faz parte do risco natural, assim como o Ceará contratou vários jogadores que não têm problema extra-campo mas são bem ruins tecnicamente, ou seja, prejuízo total na sua análise.
    FG

    • Ademir Oliveira disse:

      Graziani, não perca tempo, são torcedores do rival, se passando por torcedores alvinegros, inutilmente tentando conturbar o ambiente.

    • Matheus disse:

      Como disse é prejuízo financeiro e como está descrito no texto, o jogador é tecnicamente ruim desde 2011 que, aliando ao fator extra campo, não precisa dizer mais nada. Ou seja, trouxeram um jogador ruim tecnicamente (desde 2011) e com o fator extra campo com manchetes em páginas policiais.

      Não é questão de erro na interpretação em análise, as palavras estão ditas no texto.

      Agora quem acredita que ele vai mudar da água para o vinho, tanto dentro como fora de campo, é o mesmo que acredita que estamos aqui só pra “conturbar” o ambiente.

      Como se esse ambiente precisasse disso.

  • João Paulo disse:

    Se resolver jogar o que sabe tem retorno garantido à elite do futebol, se não, vai só descer a ladeira. A incógnita aqui é: Por que Geninho mudou de ideia e respaldou a contratação? (ele havia afirmado que Bernado era mais problema do que solução).

  • Robson disse:

    O talento do rapaz é indiscutível, mas o risco inerente à sua contratação é altíssimo.

    Guardadas as devidas proporções e diferenças lembra o caso de Adriano, o imperador: muito talento pra jogar bola e um talento ainda maior pra confusão.

    O episódio em que saiu se campo aos prantos por não suportar a pressão das arquibancadas deixou claro que o problema do rapaz requer ajuda especializada, tempo e tranquilidade.

    Será que terá isso jogando num time que é vice lanterna do campeonato ?

    Veremos.

    Saudações Tricolores.

  • Wagner disse:

    FG, o mais coerente no meu ponto de vista, seria um contrato de produtividade e multa em caso de indisciplina com opção de rescisão sem ônus para o clube. Se não meu amigo a diretoria está brincando de ROLETA RUSSA! Concorda? Abç…

  • Thomas disse:

    Meu único problema é se essa contratação teve aval do técnico.

  • Max Brito disse:

    E pensar que o mais alvinegro dos jogadores está louco por uma chance de recomeçar também com a camisa do vazão e a diretoria não dar-lhe oportunidade…. Me deixa muito triste. Evandro, você também erra na vida, com bem recentemente e ocasionou no atual momento do vice lanterna da série B… O Mota joga mais que este Bernardo com uma perna amarrada nas costas… Imagine se lhe derem a oportunidade!

  • Célio Teixeira disse:

    Graziani, o Marinho também não era o contratado dos sonhos do CSC.. Como você ver esta contratação já que o Ceará precisa de jogadores rápidos pra dar maior mobilidade ao ataque alvinegro…

  • Leandro Gonçalves disse:

    Pior não pode ficar,tenho certeza…Estamos apenas com o Ricardinho na criação,e o mesmo está em queda de produção de forma notável…
    Se for bem orientado taticamente,pode render bons frutos…Além de ser um desafogo pro Ricardinho,que parece que não joga sexta por contusão…
    Agora é torcer para que o futebol dele,nessa série B,seja diretamente proporcional à marra,que isso ele tem de sobra…
    Bora Ceara! #nãoadiantasecar #naovamoscair #HEXATERCEIRAOJAMAIS

  • alberto t disse:

    Mas na situação q estamos ñ podemos deixar de arriscar, sabemos sim do risco do Bernardo melar mais uma vez a vara, mas com certeza será um grande reforço, espero q pelo menos ele der um tempo nas bunecadas dele, Geninho é muito bom de papo e talvez o convensa Bernardo a dar uma parada pelo aqui no vozão, vamos torcer q der certo, é útil sim pro vozão, eu pelo menos quero q ele cumpra seu papel em campo, qto ao resto deixa com ele.

  • sofredordovozao disse:

    É um jogador com a cara e jeito do Vozao !!! Grande contratacao !!!

  • Alexandre disse:

    Caro Graziani,

    Acredito que o Geninho será o primeiro a isolá-lo se ele vier aqui pra criar confusão. Se tivermos a sorte de que o jovem atleta tenha vindo para o Vozão para tentar um recomeço, ele será de grande valor, pois futebol, no nível que está a serie B, ele tem de sobra.
    Resta-nos torcer para que o rapaz tenha boas intenções em mente.

    SDS

  • Júlio Rocha disse:

    Acho um grande risco essa contratação. O clima no time ainda tá tão instável, sinceramente eu quis dizer que o time já tá tão lascado, que ter um cara desequilibrado que nem ele, pende mais p um prejuízo.
    O Ceará ta meio que recebendo jogador que ninguém quer. Cuidado que pode ser um outro Deola.

  • CALANGUIM DO NORDESTE disse:

    GALERA ALVINEGRA!!!

    Vamos dar um crédito ao jogador. Vai que realmente ele quer recomeçar (de novo) e aqui vai ter a chance ideal, pois no meio desse bando de pernas de pau que o EL trouxe, ele vai ser rei, se quiser.

    MAX BRITO!!!

    Meu filho, faz um time de futebol só seu e contrata o “instável ídolo de barro” MOTA pra jogar nele. Um cara que fez o que fez em 2013 junto com o frangueiro Henrique e depois melou a vara quando afirmou que jogaria até de graça no VOZÃO depois deu às costas para um contrato de risco que lhe foi oferecido, não merece mais vestir o manto sagrado alvnegro.

    E AOS TRICOLORES QUE AQUI SE METEM!!!

    Só um aviso… Cuidado com o mata-morre. O TOMBENSE OU OUTRO QUALQUER, VÊM AÍ. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Júlio Rocha disse:

      Meu vi, aqui é aberto a todos. O assunto é sobre o teu time, mas o blog é para quem quiser se manifestar, desde que de forma apresentável.

  • AIRTON FILHO disse:

    Agora vaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiii, mais um krake! estádio lotado, de graça todos vão.

  • MILTON disse:

    NEM UMA NOVIDADE , POIS ESSA DIRETORIA PALNTOU PEREBA , COLHE PEREBA, POXA
    O QUE ESSE SANDRO MANOEL ERROU DE PASSES, O QUE ESSA DEFESA LEVA DE GOL
    DE BOLAS ALÇADAS , UM TIME TOTAL MENTE DEPENDENTE DO RIRCADINHO e DE UM
    ATAQUE CARDIACO, O CAMINHO DA SERIE C , NÃO É NENEHUMA NOVIDADE, TANTO EU
    COMO ALGUNS ALVINEGROS , VINHAMOS ALERTANDO QUE ESSA DIREORIA NUNCA TEVE
    INTENÇÃO AO ACESSO , SÓ QUE DESSA VEZ EXAGERARAM NA DOSE DE CONTRATAREM
    UM BANDO DE JOGADORES PEREBENTOS., MESMO COM A PERDA DE JOGADORES
    IMPORTANTES NÃO FIZERAM O SIMPLES, LARGARAM O PAU A CONTRATAR , JOGADRES
    ESCANTEADOS, OU POR ESTAREM FORA DE FORMAS POR POBREMAS DE CONTUSÃO OU
    POR FALTA DE CONDIÇÕES TECNICAS , O IMPORTANTE ERA QUE VIESEM SEM CUSTO,
    e AGORA QUEM ESTÁ PAGANDO UM CUSTO ALTO, É A GRANDE NAÇÃO ALVINEGRA,
    POR CULPA TÃO SOMENTE DESSA DIRETORIA PIRULITO, SE POR ACASO CONSEGUIRMOS
    SAIRMOS DESSE ATOLEIRO e DA VERGONHA QUE ESTAMOS PASSANDO , OUVINDO ATÉ
    PIADINHAS DE UMA TORCIDINDA DE TERCEIRA, PARECE ATÉ MENTIRA , POIS É SUJO
    FALANDO DO MAU LAVADO, MAIS ESSA É A NOSSA REAIDADE TUDO POR CONTA DE
    UMA DIRETORIA QUE VEM ADMINISTRANDO NA BASE DO MIMI, AI VÃO DIZER MAIS
    CUIDARAM DAS DIVIDAS e REALISARAM ESTRUTURA, e AI CARA PALIDA , SOMOS É
    UM CLUB DE FUTEBOL , A NOSSA PARTE MAIS IMPORTANTE É O TIME , O QUE ADIANTA
    SE FOMOS PARA A C ZONA, CORREREMOS SERIOS RISCOS DE PERDERMOS TUDO QUE
    FOI INVESTIDO, POIS A PARTE FINANCEIRA VAI SER MUITA AFETADA.TUDO POR
    CONTA DE ECONOMIA DE PALITOS e INCOPENTECIA ou SEI LA MAIS O QUE , POIS
    CONTRATARAM JOGADOR PARADO A AMIS DE DOIS ANOS, MUITO SINISTRO ESSE
    TIPO DE COISA.

  • SERGIO disse:

    COMENTÁRIOS GRANDE NINGUÉM, LÊ.

  • SERGIO disse:

    MILTON, COMENTÁRIOS GRANDE NINGUÉM, LÊ.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + quatro =