Futebol do Povo

Aviso geral: Pio não é volante no Fortaleza

1170 8

pio

Em 2014, quando jogava pelo Botafogo-PB, Pio marcou 13 gols. Nenhum jogador no Brasil atuando como volante marcou tantos gols. De olho no mercado, o Fortaleza foi muito bem ao conseguir contratar o jogador cearense.

Com Nedo Xavier, no começo da temporada, Pio jogou na lateral direita e também como volante de origem, sua posição, mas taticamente sua função mudou completamente com a chegada de Marcelo Chamusca.

O atual técnico da equipe já conhecia o atleta e seu potencial de chutar de fora da área e ajudar o ataque, assim, desenhou um esquema em que Pio joga como meio-campista ofensivo quando o time tem a bola, ocupando o lado direito do ataque. Com a perda da bola e a consequente reposição, o jogador volta para marcar, mas está longe de ter as obrigações de um volante, como têm hoje na equipe Correa, Auremir, Dudu Cearense ou Vinicius Hess.

O texto se fez necessário até com missão educativa. Suspenso, Pio não estará em campo contra o Confiança e o que eu mais ouço e leio é a dúvida de qual jogador será o substituto do “volante” Pio na partida. Quem jogará será Thiago Azulão, que também não é volante, óbvio. É meio-campista com boa chegada na frente.

Em tempo: com oito gols e cinco assistências, Pio é o artilheiro da equipe em 2015 e jogador com melhor desempenho do Fortaleza somando justamente os dois pontos: balançar as redes e dar passe para gols.

PIO

Recomendado para você

8 Comentários

  • João Ximenes disse:

    AVISO GERAL II – O retorno:

    No FORTALEZA hoje, qualquer jogador que joga na frente da defesa é um VOLANTE !
    Podem até não quererem chamar LÚCIO MARANHÃO também de tal(volante), pela sua suposta posição em campo(atacante). LÚCIO passa mais tempo marcando que atacando. Já vi por várias vezes ele brigando na nossa intermediária defensiva e quase todo tempo marcando nas laterais, no que poderia-se muito bem, se quisessem, chama-lo de VOLANTE.

    Sou do tempo que um time jogava com: 1 goleiro; 1 lateral direito; 1 zagueiro central; 1 quarto zagueiro; 1 lateral direito; 1 volante; 1 meia direita; 1 meia esquerda e 3 atacantes.
    DAI, a única posição que não mudaram o nome foi a de GOLEIRO, porque não dá.

    Problema é que com esse negócio de chamar o futebol de “FUTEBOL MODERNO”, batizaram os LATERAIS de alas; o MEIA DIREITA de segundo volante e o MEIA ESQUERDA de terceiro volante.
    RESULTADO: encheram o MEIO CAMPO de jogadores, ficou uma coisa HORROROSA de se ver, e no caso do FORTALEZA, deu que, menos o GOLEIRO marcou gol ainda. E olha que o DEOLA teve a chance quando perdeu aquele penalte.
    Pior ainda, chamam 1, e as vezes até os 2 atacantes de MEIA ATACANTE.

    Fiz esse “ARRUDEIO” todo pra dizer que :

    PIO É UM MEIA DIREITA.

    Volante, volante mesmo no LEÃO DE AÇO – dos que ví jogando até agora – só existe 1:

    HESS !
    Aqui acolá AUREMIR dá um lampejo, mas não aguenta e se manda também.

    Até CORREA e DUDU, antes volantes de ofício, a muito jogam de MEIAS.
    Tão lá mas…

  • João Ximenes disse:

    Onde lê-se o segundo, 1 LATERAL DIREITO, leia-se LATERAL ESQUERDO.

    Sei que nem precisava voltar pra informar isso, MAS, não custa nada.

    Um abraço.

  • joao paulo de oliveira disse:

    Assim como pela direita, o esquema do FEC, do treinador Chamusca, é fazer o 1, 2 dos 2 lados: antes eram Wanderson e Everton, pela esquerda; Tinga e Pio pela direita. Tanto defendendo como atacando.

    Continua da mesma forma, na ausência de alguns: Radar e Maranhão (ou Thallyson, contra o América); Auremir e Pio. Agora, Radar e Maranhão; Auremir e Azulão.

    A dúvida do Chamusca é entre Thallyson e Azulão. Se entrar com o primeiro, Maranhão seria deslocado para a direita, que ele não gosta. Joga melhor pela esqeurda. Eu deixaria-o para o segundo tempo, que rende mais e pega o adversário cansado.

    Por isso que insisto que os “goleadores” do FEC (Lúcio Maranhão e João Pedro), ou outro, se vier, morrerão de fome de gol, nesse esquema do Chamusca, que está dando certo. Eles se deslocam para armar, receber a bola, além de ajudar na marcação, não ficando na área para uma possível bola lançada.

    Se olharem os gols do Lúcio, a maioria foi em jogada individual.

    • Júlio Rocha disse:

      Ótima observação!!

      Não há que esculhambar o Lúcio Maranhão e dizer que não presta para nada. Assim, tudo bem que perde uns gols que por favor, mas o Robert também perdia e disputou a artilharia do Brasil.

  • Edilson Abreu disse:

    Gostaria de pedir ao Graziani se poderia dar um curso a alguns dos pseudos jornalista esportivos do nosso estado. Dizem-se entendidos de futebol, mas em nenhum momento sabem fazer uma análise tática ou técnica dos jogos e jogadores. Alguns só fazem comentários tipo: “o time é de fritar bolinho e beber banha”, ainda é chamado de melhor repórter esportivo do Brasil. Não sabem nada sobre futebol, só estão lá por apadrinhamento.
    Não estou dizendo que concordo com tudo que o Graziani fala ou escreve, mas com certeza é um dos poucos jornalistas esportivos do nosso estado que realmente analisa os aspectos importantes de futebol. Outros por aí vivem de fofoca e polêmicas, que tal aposentarem esses dinossauros da imprensa esportiva cearense?

  • Wandiney Timbó disse:

    Alguém tem direito a discordar da opinião do editor? Por que no Twitter ele não aceita.

    Discordar, sempre, desde que sem xingamento ou cometimento de crimes virtuais previstos no Código Penal. Basta ver aqui quantos comentários discordam, estão todos abertos. Aliás, prefiro discordância do que elogio. Aprendo muito mais com gente inteligente que consegue dialogar com argumentos contrários aos meus sem ofender o emissor. Sobre o twitter, é meu, particular, não é profissional, ao contrário do Blog. No twitter não tolero falta de educação, xingamento, acusações, escrevo sobre outros assunto e bloqueio um monte de gente.
    FG

    • Júlio Rocha disse:

      Pois aproveito o espaço aqui e discorde, vai que a gente concorde com vc e argumente também.

      Mas assim, quanto a esse post, concordo plenamente com ele.

  • Fernando Alves disse:

    Tombense

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =