Futebol do Povo

Fortaleza: derrota e rodada ruim diminuem vantagem para o quinto lugar

670 11

Há quem defenda que a derrota pode ser boa desde que ocorra na hora certa. No caso do Fortaleza o time pode sim tirar lições do 1×0 que sofreu contra o Confiança, mas elas são as mesmas se comparadas com as vitórias que o time conquistou na Série C até agora: falta poder ofensivo dos atacantes do elenco e é algo que precisa efetivamente ser corrigido o quanto antes. Bastou um jogo sem Pio, meio-campista artilheiro, para a equipe ter problemas de aproximação na área adversária, em que pese as chances criadas e perdidas nos 15 minutos derradeiros.

Sobre o gol sofrido no começo da partida, entendo que Ricardo Berna não falhou. Nenhum goleiro pode atuar em cima da linha do gol e ao apontar falha no tento anotado pelo time azul, automaticamente se tira o mérito do chute, belíssimo, de Almir Dias.

No mais, a derrota equilibra mais o grupo e liga o sinal de alerta no clube. Sigo com o pensamento de que a classificação do Fortaleza para o mata-mata deve ocorrer, mas não será tão fácil como defendem inclusive colegas meus do Futebol do Povo. Com os resultados da rodada, a diferença do time de Marcelo Chamusca para o quinto colocado agora é de cinco pontos. O Fortaleza tem 16 pontos, Vila Nova e ASA somam 13, o Sagueiro tem 12 e o América-RN possui 11 pontos.

A diferença não é grande como já foi e em duas rodadas com eventuais tropeços pode ser tirada. Assim, em vez de pensar no mata-mata que ainda nem veio, nada será melhor ao Fortaleza do que pensar jogo a jogo. Não há fase decisiva garantida se a equipe deixar de passar pela primeira fase. É óbvio, mas por vezes o que está na cara fica esquecido.

Recomendado para você

11 Comentários

  • Robson disse:

    Elementar caro Graziani, uma hora ou outra a incompetência ofensiva do campeão cearense cobraria seu preço.

    Porém, concordo que essa derrota pode colocar as coisas em perspectiva: não há espaço para acomodação, excesso de otimismo ou “já ganhou”.

    O mata-mata só precisa de um jogo ruim pra acabar com o maior objetivo do ano para nós tricolores.

    Saudações Tricolores.

  • Jair disse:

    Será que não tem um centroavante no sub 20 do Fortaleza?
    Lúcio Maranhão está passando uma fase ruim. Perde muitos gols.
    Acorda Diretoria senão vai se repetir os vexames de épocas passadas e haja gozação da Torcida Rival.
    Já faço a minha parte. Sou sócio Torcedor e vou aos jogos.
    Ficar esperando que o Lúcio Maranhão acerte um chute é brincadeira.
    Os times do Grupo B são mais forte que os do Grupo A.
    A hora é esta de contratar um centroavante ou colocar alguém do sub 20.
    Saudações Tricolores.

  • ItaloPiccinini disse:

    Não tem ninguém, Jair…
    O Chamusca já se pronunciou sobre isso.
    Ele leva muita fé na galera que está no sub-16/17.
    Por enquanto temos que buscar no mercado e já
    tem um jogador acertado vindo do exterior.
    Já jogou na Ponte e faz gol, realmente.

  • João Ximenes disse:

    DIMINUIR VANTAGEM NÉ NADA !
    Ruin é perder um jogo da forma que foi.

    Sabe do que EU não gosto também ? é disso(tá matéria do Jornal):

    “Caiu a invencibilidade do Fortaleza.”(sem problema)
    “A ausência do volante Pio, suspenso por tomar o terceiro cartão amarelo na rodada anterior mostrou quanto o Fortaleza depende do jogador.”(dependência ? vira o disco.)
    “Segundo tempo começou com o Fortaleza tentando atacar, mas sem efetividade. As poucas chances criadas no segundo tempo foram desperdiçadas pelo atacante Lúcio Maranhão. Na melhor delas, aos 21 minutos, Lúcio cabeceou, o goleiro do Confiança defendeu e na volta o centro-avante mandou a bola por cima.”(COLETIVO PERDE JOGO)
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    Só sabem fazer uma matéria se for DEDURANDO… achando um Cristo.
    FORTALEZA foi superior, principalmente quando precisou correr atrás do prejuízo(que é uma pressão normal no futebol). Levou um gol numa felicidade do jogador deles naquele chute de longe, que pra mim, foi mais uma falha dos nossos volantes que não estavam alí, e que já tinha sido mostrada no jogo anterior(a falta de um volante fixo a frente da zaga). E de um dia ruin COLETIVO.
    Mas, o que mais agravou a situação foi a NÃO LEITURA DO JOGO por parte do CHAMUSCA.

    Ou seja: CHAMUSCA PERDEU O JOGO PRA ELE MESMO.

    Já vi várias vezes, treinadores mexerem na sua equipe, independente do tempo de jogo(seja no início no meio ou nos finalmentes pra ganhar algum tempo).
    O time levou um gol em um chute da INTERMEDIÁRIA DEFENSIVA, posição esta que já tínhamos sofridos vários chutes daquela distância no jogo anterior.
    Ali(do primeiro chute), já era pra CHAMUSCA ter se ligado e ter visto o BURACO no nosso SISTEMA DEFENSIVO(ponto forte do seu trabalho), causado pelo deslocamento do AUREMIR pra lateral e a não entrada do HESS como titular.
    Sei que vai aparecer um “Zé doidin” de algum setor, seja da arquibancada ou da imprensa, pra dizer que BERNA falhou no gol. Respeito, mas tenho também a minha opinião: NÃO ACHEI !
    A falha foi do SISTEMA DEFENSIVO fixo que é formado por CORREA e DUDU, que não jogaram como tal(volantes de contenção), e ficaram o jogo todo tentando resolver um problema que era pra ser do SOBRALENSE(armar o jogo), que mais uma vez ficou a DESFILAR em campo, até sendo pego em IMPEDIMENTOS infantis, e ainda EMPURRANDO o coitado do LÚCIO MARANHÃO pra meia armador(tá de brincadeira).

    CHAMUSCA parecia tá desligado do jogo. Ele não viu que AZULÃO(talvez por não pegar na bola), não tava servindo de nada, e que RADAR foi o RADAR de sempre(limitadíssimo).
    CHAMUSCA tava tão “vacilão” que não percebeu que quem tava batendo os nossos ESCANTEIOS, era CORREA ou DUDU, jogadores que deveriam está posicionado para defender no caso de rebaterem a bola.
    Parece até que estou a APONTAR um Cristo, me CONTRADIZENDO sobre os comentários dos “expert’s” no assunto(imprensa), mas não estou.
    Quem perdeu o jogo, não foi a bola do LÚCIO MARANHÃO que o goleiro defendeu. Quem perdeu, foi o COLETIVO que não funcionou no retorno(ataque começa a marcar).
    SOBRALENSE, MARANHÃO, AZULÃO, RADAR qualquer um que saísse do jogo, sairia sem CULPA por parte do treinador.
    PROBLEMA é que CHAMUSCA demorou a mudar, e quando mudou parecia que estava DIRIGINDO UMA CARRETA(fazia uma manobra danada pra fazer uma curva).

    “Praque” dá uma volta dessa: primeiro sai AZULÃO(meia) e entra THALLISON(lateral); depois ELIAS(meia, que foi uma M…), no RADAR(lateral, que foi mais uma M…), pra empurrar THALLISSON pra dele(lateral), quando deveria ter sido a primeira substituição; depois tira o SOBRALENSE(meia que tava outra M…) pra entrada do JOÃO PEDRO que passou foi longe da bola.
    CHAMUSCA perdeu o jogo PRA ELE MESMO quando não conseguiu ler o jogo e tardou nas mexidas LÓGICAS.

    COLETIVO !
    FUTEBOL é COLETIVO. Não é LÚCIO MARANHÃO ou BERNA.

    Muitos – e são muitos mesmos -, teem de aprender isso, e deixar de “BUTAR” na conta de 1 jogador individualmente, pois fazendo isso, máximo que conseguem é jogar o mesmo pros LEÕES literalmente.
    TORCEDOR paga ingresso ou o sócio torcedor, enxerga o jogo, esculhamba, porque também entende e sabe o que tá acontecendo.
    IMPRENSA deve agir de forma RESPONSÁVEL e esquecer a velha e surrada MÉDIA que insistem em tá fazendo com o TORCEDOR que a muito já está INDEPENDENTE em suas opiniões.

    Ficou parecido com um EDITORIAL, mas né não.
    É SÓ UM DESABAFO DE TORCEDOR QUE JÁ TÁ SURRADO DE OUVIR E LER TENTATIVAS DE FAZER A SUA CABEÇA.

    PRECISAMOS DE ATACANTES !!!!!

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO !!!!!

  • J Carvalho disse:

    Comentei aqui em um poste anterior que a invencibilidade do Fortaleza iria cair e por culpa exclusiva do nosso treinador Chamusca, não por culpa do elenco, já que todo mundo já estava conhecendo a maneira do time jogar e o treinador mesmo tendo uma boa folga na tabela não mudava a maneira da equipe jogar, quando perdia um jogador improvisava para que não tivesse mudança na sua forma de jogo. Vou por parte o Radar não acertou uma boa partida até aqui e ele nem dar chance ao Bruno que é melhor e pega Thalisson e improvisa no meio. Tem o Hudson que é lateral de origem, mas não escala e improvisa o Auremir, tirando um dos pegadores do meio campo do time. O Elias, que sempre jogou bem por onde andou, não tem uma chance, quando entra ainda é deslocado, fica com o Daniel Sobralense passeando em campo, jogando enfiado e fazendo com que o Lúcio que deveria ser referência venha armar jogada. O Maranhão é só correria e individualismo, acha que a bola é só tua, esquece que futebol é coletivo. Os 2 volantes Correa e Dudu ficam só cercando ou tentando serem os meias de armação, moral deixam a entrada da área sem proteção e os adversários ficam livres para tentar os chutes da intermediária e uma hora ela teria de entrar, foi o que aconteceu.
    Procurem na memória quantas vezes vocês viram jogadas de linhas de fundo com cruzamentos na área adversária? Não lembro, pois o L. Esquerdo não chaga uma vez na linha de fundo e o direito está improvisado, desse jeito podem trazer o melhor atacante do mundo que irá morrer de fome no time.
    Vou mais além, se não mudar o esquema de jogo do Leão, vamos ter cada vez mais dificuldade e a tendência é sofrer novas derrotas, pois todos os adversários já conhecem nossa maneira de jogar e não temos uma outra alternativa, apesar de ter vários jogadores que poderia terem sido testado em esquemas diversos. Cuidado senhor CHAMUSCA!

  • joao paulo de oliveira disse:

    Todo treinador conhece o time adversário. Já havia notado no jogo contra o Vila Nova, ele matando a nossa ala esquerda, ainda tendo o Wanderson titular.

    Dudu não jogou nada. Não marca, só cerca. Não cria, não chuta. Talvez pelo gramado ruim, elogiado por alguns.

    O gol foi um frango, sim. Do meio da rua. O nosso goleiro é baixo. Se fosse o deola…

    Chamusca mudou tarde: radar era pra ter saído. Colocou o João Pedro faltando 7 minutos. Quem era pra sair seria o Dudu, já que o Confiança estava segurando o resultado.

    Azulão não jogou nada.

    Até o VSJ, do Esporte Interativo, observou o Lúcio jogando fora da área. Quando jogou na área, e recebeu a bola, mostrou serviço.

    Maranhão é jogador de segundo tempo. O FEC, como já colocado, tem que ter novas opções de jogadas. Não se restringir aos 1, 2, dos laterais com os meias. Às vezes, 3 jogadores: Auremir, Azulão, Correia. Dudu não foi nenhuma vez pela esquerda. Desfilou em campo.

    Pra que vieram Thallyson e Elias? Temos que ter mais jogadas pelo meio.

    • joao paulo de oliveira disse:

      Não esquecer que, além de não termos banco, sem posições repostas (a direção é de uma lentidão irritante, nas contratações) jogamos sem vários jogadores titulares absolutos: Pio, Wanderson, Tinga, Everton, Hess…

      Que o goleiro não leve um gol do meio da rua, no jogo da subida. Já virou trauma.

      Talvez os marcadores confiem muito neles, goleiros (deola, Berna…), por isso deixam chutar de longe (Ricardinho…).

      Mas o Wanderson nao pode ser considerado desfalque na medida em que ele não faz mais parte do elenco.
      FG

      • joao paulo de oliveira disse:

        Claro! Citei ele porque era uma das principais peças do elenco. Trazem o Thallyson, bem avaliado, pra ser reserva do Radar.

        E há um certo exagero de sua parte, achar que o FEC corre riscos. Claro que no futebol pode se esperar tudo, mas os outros é que têm obrigação de não deixá-los se distanciar tanto.

        E realmente não pode acomodar, nem ficar restrito a esse estilo de jogo do Chamusca.

        ps: Quanto ao doidinho aí, que torce o adversário, acho que ele deveria se preocupar com o time dele. O papa penta dever incomodar, realmente. Aliás, depois que perderam o penta em 2 minutos, não são mais o mesmo.

  • MILTON disse:

    UMA DERROTINHA VEIA DE NADA, JÁ ESTÃO CHORANDO , IMAGINEM NO MATA MATA,
    AI TOME CHORO e CHUPANÇA DE MANGA.

  • João Ximenes disse:

    ÔÔÔ… MILTON:

    João Ximenes – 3 de julho de 2015 às 09:31

    Ih! rapaz !
    ENTÃO VAMOS PRAS PROBABILIDADES ?!

    Botafogo(pêia); Criciuma(1 pontin); Boa(Pêia); Mogi(3 pontin).

    Já tão no lucro porque conseguiram 1 pontin com o Botafogo.

    “PRESTENÇÃO” O UMBIGO MEU !!!!!!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =