Há quem defenda que a derrota pode ser boa desde que ocorra na hora certa. No caso do Fortaleza o time pode sim tirar lições do 1×0 que sofreu contra o Confiança, mas elas são as mesmas se comparadas com as vitórias que o time conquistou na Série C até agora: falta poder ofensivo dos atacantes do elenco e é algo que precisa efetivamente ser corrigido o quanto antes. Bastou um jogo sem Pio, meio-campista artilheiro, para a equipe ter problemas de aproximação na área adversária, em que pese as chances criadas e perdidas nos 15 minutos derradeiros.

Sobre o gol sofrido no começo da partida, entendo que Ricardo Berna não falhou. Nenhum goleiro pode atuar em cima da linha do gol e ao apontar falha no tento anotado pelo time azul, automaticamente se tira o mérito do chute, belíssimo, de Almir Dias.

No mais, a derrota equilibra mais o grupo e liga o sinal de alerta no clube. Sigo com o pensamento de que a classificação do Fortaleza para o mata-mata deve ocorrer, mas não será tão fácil como defendem inclusive colegas meus do Futebol do Povo. Com os resultados da rodada, a diferença do time de Marcelo Chamusca para o quinto colocado agora é de cinco pontos. O Fortaleza tem 16 pontos, Vila Nova e ASA somam 13, o Sagueiro tem 12 e o América-RN possui 11 pontos.

A diferença não é grande como já foi e em duas rodadas com eventuais tropeços pode ser tirada. Assim, em vez de pensar no mata-mata que ainda nem veio, nada será melhor ao Fortaleza do que pensar jogo a jogo. Não há fase decisiva garantida se a equipe deixar de passar pela primeira fase. É óbvio, mas por vezes o que está na cara fica esquecido.

Tagged in:

,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles