Futebol do Povo

A dignidade do Ceará é maior do que uma Copa Sul-Americana

1461 12

cearaO assunto volta nesta semana porque o Ceará encara o Tupi na próxima quarta-feira, no PV, jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Muito já escrevi e falei sobre ele no mês de maio. Para relembrar rapidamente a situação:  em ofício publicado no dia 22 de maio, a CBF determinou, usando a prerrogativa de fazer o que quiser na hora que bem entender para defender os seus interesses e sem contestação dos clubes, que o Ceará perderá a vaga na Copa Sul-Americana conquistada como campeão da Copa do Nordeste 2015 caso elimine o Tupi-MG e avance até a quarta fase da Copa do Brasil. O artifício usado pela entidade máxima do futebol brasileiro foi negar todos os regulamentos até então publicados da Copa do Nordeste, Séries A e B 2015 e 2014, que não determinavam em momento algum a proibição do campeão da Copa do Nordeste 2015 disputar também a Copa Sul-Americana 2015.

Relembre mais aqui: CBF inventa portaria, muda regulamento após competições terminadas e obriga o Ceará a escolher entre Copa do Brasil e Sul-Americana

A situação atual, portanto, obriga o Ceará a perder de propósito para o Tupi caso queira garantir a participação no torneio internacional.  Os dirigentes do clube, na oportunidade, deixaram claro que, se fosse da preferência deles, disputariam a Copa Sul-Americana, mas tentariam acordo para disputar as duas competições como os regulamentos permitiam.

Minha visão é clara sobre o assunto: apesar do absurdo promovido pela CBF e da improvável negociação que permita ao clube disputar as duas competições – que seria o justo – e de outras equipes já terem usado tal expediente, se o Ceará for derrotado propositalmente pelo Tupi visando a disputa da Copa Sul-Americana estará ferindo diretamente o que tem de mais importante: a dignidade do clube, da camisa, dos jogadores, dos torcedores, da sua história  e do esporte.

A equipe comandada por Geninho não vai bem. A prioridade no segundo semestre é escapar da Série C já que são sete pontos em 36 disputados até agora. É possível que a comissão técnica poupe atletas nas duas partidas contra o Tupi, líder do grupo B da terceira divisão, e qualquer resultado após os dois confrontos, com time titular ou não, é de prognóstico difícil, mas que a diretoria, que jamais cogitou a derrota proposital, mantenha a postura digna e peça aos seus atletas e comissão técnica empenho máximo, mesmo que isso custe a perda da vaga na Copa Sul-Americana. Nada é mais importante para um clube do que a sua dignidade e o torcedor de verdade sabe disso.

Recomendado para você

12 Comentários

  • Hermes Antonio disse:

    Continuo achando absolutamente coerente a atitude da CBF. Tanto que as datas reservadas para a Sulamericana são coincidentes às da Copa do Brasil. Por quê aos vencedores da Copa do Nordeste e da Copa Verde, se fosse o caso, seria dada a possibilidade de participar simultaneamente das duas competições se a todos os demais clubes do Brasil essa possibilidade é negada? Isso é que seria injusto. Se ao menos todos o clubes do país participassem pelo menos de uma dessas competições, vá lá… O time que, por exemplo, não disputa nenhuma dessas competições jamais terá essa chance. Isso é isonomia: tratar todos igualmente.

    Nos regulamentos gerais de competições essa falha foi sanada para ano que vem. E, se não estava explicitamente no regulamento deste ano, estava no espírito da lei e foi em boa hora corrigido. E, para encerrar, o ceará não tem sequer elenco para disputar dignamente uma competição vai querer disputar mais uma que tem jogo marcado para o mesmo dia que outra? Essa é a maior possibilidade de se perder a dignidade…

  • alberto t disse:

    Parabéns prá mais um puxa q já anunciou sua aposentadoria nos outros blogs, pq em todos os comentários dele tem sempre gente reprovando os seus argumentos como fizeram qdo ele falou em uns 200 políticos q passou pelo vozão e agora mais vai levar o clube direto prá Czona, pq fona já somos, parabéns aos puxas, é um orgulho muito grande mesmo prá vocês, pq pro torcedor alvinegros é uma decepção inigualável, me compre um bode e muito velho seus nocivos do vozão.

  • OLIVEIRA disse:

    Vou dar mais um pitaco no rival.
    Eu acho que se realmente eles querem a Sul americana, estão com um prato cheio para isso, pois como ultimamente só vem perdendo e empatando,pode perder que ninguém irá desconfiar que foi de propósito,mesmo porque o Tupi,que é da Série C ,é muito melhor que Oeste e Luverdense,times que o ceará perdeu.
    Por falar nesse assunto,saiu um boato por aí,que o Ceará vai mandar os seus jogos da serie B lá no Espírito Santo,porque só assim ele conhece Vitória.

  • ItaloPiccinini disse:

    Pronto !!!!
    A DERROTA certa para o Tupy já tem desculpa !!!!
    Disputando somente a segundona o desempenho é
    um terror, imaginem em duas competições simultâneas…
    Como torço contra, tudo que for feito para afundar de
    vez, tem o meu apoio !!!!
    Saudações tricolores !!!!

  • Bosco disse:

    Efeito Heisenberg e a decadência técnica do futebol brasileiro. – Depois de um ano do histórico vexame de 7 X 1 contra a Alemanha na Copa do Mundo o cenário do futebol brasileiro é de decadência técnica e financeira com um ex-presidente da CBF preso pelo FBI, estádios vazios em um campeonato longo e desinteressante sob o rígido controle do monopólio midiático de uma só emissora de TV. A imposição de datas, horários dos jogos, fórmulas de campeonatos de acordo com os interesses comerciais da emissora é apenas a superfície da questão. Mais do que isso, a própria transformação do futebol brasileiro à imagem e semelhança da linguagem do telejornalismo dessa TV está destruindo a qualidade do próprio produto que ela pretende vender. É o chamado “Efeito Heisenberg”, efeito midiático das coberturas extensivas onde as mídias não retratam mais realidades, mas a si mesmas e o impacto delas sobre os fatos. Entenda o problema lendo o link: http://www.revistaforum.com.br/cinegnose/2015/07/13/efeito-heisenberg-da-midia-destroi-futebol-brasileiro/

  • CALANGUIM DO NORDESTE disse:

    Caros Despeitados Tricolores!!!

    OLIVEIRA e ITALOPICCININI. Vergonha mesmo foi o homem do dedinho levantado pedindo mais um golzinho (e sendo atendido) para vcs escaparem da D. É porque da Czona vcs não vão escapar é nunca. A não ser que venha outra canetada por aí. Quanto ao VOZÃO, a situação está preta sim, mas vai clarear. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • francisco disse:

    acho que o ceará vai perder e digo mais é capaz do ceará cair para a terceira divisão

  • alberto t disse:

    Calanguim do Nordeste, você nos entende sim, eu como o restante da galera(99%), ñ estamos de encontro ao nosso clube não, o nosso protesto é contra quem fez e tá fazendo esse desmantelo com nosso clube, isso é uma vergonha, uma humilhação prá nós torcedores de verdade, ñ torço por macho nenhum, seja do presidente ao roupeiro, eu torço pela instituição CSC e pronto, diferente de no máximo 3 melas cuecas q ainda com nomes fictícios defendem essa fula diretoria, já jogeui também a toalha qto a nossa permanência na B, mas de coração torço desordenadamente pela nossa permanência q seria uma dádiva de Deus.

  • OLiveira disse:

    Vendo PILHAS para lanterna.

  • Pimentel disse:

    Sou torcedor do Fortaleza, mas permitam-me opinar.Acho que o csc, não tem nada a ver com isso, se passar segue na Copa do Brasil, se sair, vai para a Sul-Americana.
    Chance de colocar reservas e jogadores sem ritmo. Se der certo paciência, se der errado deu certo.
    Entenderam.Em tempo, concordo com o Graziane, ridículo esse regulamento

  • CALANGUIM DO NORDESTE disse:

    OLIVEIRA!!! Meu fí, vá juntar o seu dinheirinho para comprar meia dúzia de lenço para enxugar ás lágrimas após o mata-morre, nego véi, porque a chiba de vcs tá pronta, é só chegar a hora e aí… mais um ano de C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C CC C

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + 16 =