Futebol do Povo

No Fortaleza, empate contra o Águia serve de aviso. E a injusta crítica ao trabalho de Chamusca

890 19

marcelo_chamusca

O Fortaleza vencia o Águia por 2×0 e no final do jogo viu a equipe de Marabá empatar. Na classificação da primeira fase a perda de dois pontos certos não deve fazer muita diferença, afinal, a equipe está distante oito pontos do quinto colocado, o Confiança. Essa distância aumentou neste fim de semana, inclusive.

Já a forma da equipe atuar no segundo tempo merece ser considerada. O time não jogou. As palavras de Corrêa após a partida foram duras, críticas e corretas. O zagueiro Lima, no primeiro gol sofrido pelo Fortaleza, também foi outro que demonstrou uma irritação enorme com a postura de marcação na entrada da área. O elenco estava com o jogo ganho, relaxou e cedeu a igualdade, por mais que os bravos jogadores do Águia não tenham desistido. Não dá para imaginar tal postura na segunda fase da Série C. É esse o aviso.

Há um consenso entre os torcedores críticos ao trabalho do técnico Marcelo Chamusca que o Fortaleza, quando joga fora de casa ou tem a vantagem em confrontos decisivos, recua demasiadamente. É uma reclamação constante e que voltou com força após a partida no Pará. O segundo confronto contra o Sport na Copa do Nordeste deste ano, alguns jogos contra o Ceará em 2014 e 2015, a também segunda partida contra o Coritiba na Copa do Brasil nesta temporada e o primeiro confronto contra o Macaé no mata-mata da Série C no ano passado estão sempre nas anotações dos tricolores.

Entendo que Chamusca não é responsável direto em todos os casos, mas evidente que tem responsabilidade por ser ele o comandante. Ocorre que os atletas também tomam atitudes por conta própria e há o mérito do adversário. Contra o Sport, por exemplo, o treinador ficou o jogo todo irritadíssimo berrando e pedindo para a equipe não ficar acuada, como ficou, até tomar o gol. Contra o Coritiba a equipe até conseguiu agredir. No confronto contra o Macaé, no Rio de Janeiro, concordo que a postura do Fortaleza foi bastante conservadora e que o 0x0 ficou longe de ser um bom resultado – nunca é para o time atuando fora de casa em primeiro confronto de mata-mata. Já na final contra o Ceará, no segundo jogo, por exemplo, uma falha individual de Deola no chute de Ricardinho desmontou a equipe completamente.

O que analiso é que Marcelo Chamusca sabe muito de futebol, tem comando do grupo. É o melhor técnico do Fortaleza em muito tempo. Trabalha e trabalha demais, estuda o adversário e a sua equipe exaustivamente. Com todas as limitações financeiras do clube nos anos recentes montou elencos adequados, conseguiu revelar alguns atletas e tem números muito expressivos de vitórias, além de bom aproveitamento ofensivo. Tudo isso, entretanto, não o torna perfeito. Há erros, substituições que eventualmente não dão certo, mas acusá-lo de retranqueiro me soa como uma barbaridade.

Recomendado para você

19 Comentários

  • TBarcelos disse:

    O problema é quando ele gosta de um jogador…todo jogo tem q colocar o cara mesmo fora de posição.Ano passado era o Uiliam e esse ano é o Azulão..o cara ainda não mostrou nada de futebol mas todo jogo tem uma vaga pra ele entrar.

    Entendi, mas é só esse o grave problema?
    FG

  • OLiveira disse:

    Prá mim foi uma DERROTA,empatar com um timeco desses e principalmente da forma como foi,em quatro ou cinco minutos entregou o jogo.
    Se tivesse vencido,a 1ª colocação não estaria ameaçada.
    Se classificar, EU SEI QUE VAI, agora não pode dar esse tipo de vacilada achando que o jogo já terminou.
    QUE SIRVA DE EXEMPLO.
    OBS. Não tem nada a ver com o resultado,mas ô Estádio HORRÍVEL,se é que pode chamar aquilo de ESTÁDIO,mas isso são as consequências da 3ª divisão.
    Esse ano o FORTALEZA tem tudo para sair desse inferno.

  • Peixoto disse:

    O importante não é o terceiro time do estado, e sim a derrota do Ceara, já que os tricolores já se consideram na serie BBBBBBBB, e já colocaram o Ceara na CCCCC, parabens a todos os tricolores.

  • Peixoto disse:

    Fogo no dos outros é refresco, por enquanto quem estar no inferno é o tricolor….

  • Heré disse:

    Mais uma vez não vi ninguem da imprensa falar de um penalty claro não marcado para o Fortaleza quando o jogo estava 2 a 0.

  • Amaury disse:

    O Chamusca começou a inventar, estava demorando, qual memso o motivo de não dar nehnuma cance a Elias, experiente, bom toque e que faz gols quando em vez? Aí vai de Azulão, é demais. Cartãozinho amarelo prá criar marra.

  • Tiago disse:

    Não q isso isente o Chamusca dos erros q comete, mas só a torcida do Fortaleza mesmo pra ser tão injusta assim. O treinador tem números inquestionáveis…
    A verdade é q algumas vezes não depende só do treinador. O time tava ganhando de 2 x 0 fora de casa, líder da competição, todo mundo do FEC pregado em campo por causa do calor, é natural a acomodação dos jogadores. Infelizmente a acomodação trouxe a decepção, mas a hora de errar é agora.

  • João Ximenes disse:

    Acho INJUSTA não, as criticas sobre o trabalho do CHAMUSCA quando desempenha o seu trabalho dessa forma. E ele é o RESPONSÁVEL, a partir do momento que faz mexidas no time, na forma que foi feita nesse jogo.
    Esse jogo me fez lembrar aquele jogo do Macaé, que apesar de não ter sido uma falha do CHAMUSCA(falha do goleiro Ricardo), CHAMUSCA também, andou fazendo das suas naquelas substituições horrorosas.

    No intervalo do jogo, dentro da minha “LEIGUICE”, entrei no Blog do Leão e…

    “CHAMUSCA !
    Um jogo desse(0 X 2), na forma que tá desenhado, é a hora de testes.
    AUREMIR tá “cachingando”: tira ele, mete um terceiro zagueiro(Genilson) pra ver.
    Quer outra ? DUDU no CORREA. Correa precisa dá um tempo numa lua dessas.
    EVERTON no SOBRALENSE pra fechar as 3 substituições.
    Ficamos com: Erivelton, Genilson, Lima, Adalberto, Thallysson; Hess, Pio, Dudu; Everton, Sobrelense, Lúcio Maranhão.
    Mais uma OPORTUNIDADE pra mostrar ALTERNATIVAS DE JOGO.
    Vai virar o campeonato e vamos precisar LUDIBRIAR os adversários, principalmente quando chegarmos ao MATA-MATA.
    VAI POR MIM CHAMUSCA !!!!!”

    E QUANDO TERMINOU O JOGO…

    “Costumo dizer que CHAMUSCA: “é ruin de perder”.
    Mas da mesma forma que ele é ruin de perder… ELE É BOM DE ENTREGAR !
    ENTREGOU o jogo contra o Confiança e agora cedeu pro Águia(que time ruin em?)
    CHAMUSCA… desse jeito você lasca nós !
    Jogo fácil COMPLICADO por besteira cara.
    CORREA pra lateral quando tá tudo encaixado; DUDU “de novo” na volancia; e AZULÃO no LÚCIO…
    TÁ DE BRINCADEIRA !!!!!”
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    CHAMUSCA perdeu de novo !
    Até que ele meteu os caras de sempre, mas na ordem errada.
    Tirar AUREMIR que tava cachingando pra meter DUDU e levar CORREA pra lateral;
    EVERTON no MARANHÃO até que não implicou em nada, mas era pros dois continuarem no jogo, e ter saído SOBRALENSE que tava pedindo pra abrir um buraco no meio do campo pra ele cair dentro;
    Mas nada se compara a AZULÃO no LÚCIO.
    Essa, só tem uma coisa a dizer…
    … MEU DEUS !

    CHAMUSCA, assim tú lasca nós.

  • Adriano Santos disse:

    Perfeitas as suas colocações. Parece que o Fortaleza tem medo de golear os adversários fracos e de ampliar contra aqueles um pouco melhores. Porque não continuar no ritmo do primeiro tempo? Não havia necessidade de se cansar à toa com um “jogo ganho”? Se o time jogasse 2 vezes por semana como nas séries A e B, seria até “compreensível” essa postura diante de um time tão fraco, mas para um time que joga uma vez por semana isso é inadmissível.

    Vamos ver se enfim aprendem a lição antes que chegue o mata-mata.

  • joao paulo de oliveira disse:

    Chamusca tem méritos: quebrou a invencibilidade do CE. Ele mesmo não tinha ganhado nenhuma, desde o ano anterior;

    foi campeão… Mas se não subir…

    E errou muito nesse jogo: colocou o Dudu, quando é jogador pro Castelão, e não o colocou no jogo anterior;

    inventou o Correia de lateral. Pensei que era pra poupá-lo das subidas, apoio ao ataque. Mas foi a mina que o Asa encontrou. Um colega aí em cima lembrou do Genílson, melhor opção;

    insiste em colocar o Maranhão (que acha, com a proposta do Botafogo, que é o novo Pelé. Perdeu um gol ridículo. Imagino se é o Lúcio);

    está inventando de tirar um atacante de área, pra inventar um que não é. Isto, com o novo atacante, também de área, prestes a estrear.

    Que ele aprenda as lições (aprendeu a jogar contra o CE) e não faça as invenções na hora da subida.

  • Paulo disse:

    Chamusca merece críticas sim. Pq não ? Pq ele é atencioso com a imprensa? Em sua única conquista, conseguiu entregar com um jogador a mais e foi salvo por um milagre. Perde pontos para times fracos, não sabe armar times para mata mata, insiste com jogadores que não acrescentam em nada. Sua maior qualidade é dar oportunidades para jogadores jovens.. Enfim, acho que o Chamusca deve mais ao Fortaleza do que o Fortaleza a ele.

    Onde está escrito que ele não pode receber críticas?
    FG

  • Paulo disse:

    Time relaxou,fez o resultado e não quiz mais jogar,já está bem encaminhado,não achei preocupante o resultado,se tivesse afim de jogar tinha metido uns 5 gols,agora chamusca mecheu errado com certeza,azulão ja mostrou que não tem bola pra entrar no time,fora isso o técnico e bommmmmm sim,agora não pode relaxar desse jeito daqui pra frente,pq se relaxar assim no Mata Mata não tem perdão.

  • Matheus disse:

    FG,

    Acho que o problema do Chamusca são as improvisações onde não há o que improvisar, na minha opinião, no jogo de ontem, ele foi o responsável direto pelo empate, pois tirou os dois atacantes que, se não são essas maravilhas todas, pelo menos vazia a contenção dos marcadores do Águia lá trás.

    Aí inventou o Correa na direita e colocou o inútil do Dudu no meio e Azulão lá na “frente”, em suma, foi uma lambança sem precedentes.

    E, aliado ao que aconteceu na final do cearense (ganho na bacia das almas) mais o sofrimento do mata-mata, faz com que a torcida ainda fique com o pé atrás com ele, pois arrumar o time e fazer bons jogos com a equipe é uma coisa, mas o que importa é o resultado final, ou seja, passar do mata-mata.

  • Robson Aguiar disse:

    O momento de errar é agora e, principalmente, avaliar as falhas e tomar todas as precauções para que os erros não se repitam no mata-mata. O Chamusca tem todos os créditos e vai deixar o time no ponto pra conseguirmos o acesso.

    Além do retorno do Tinga ao time titular, que vai dar uma melhorada considerável naquele setor e dar ao Chamusca a opção de mais um bom volante, acho eu que no próximo jogo o Ricardo Jesus já deve iniciar jogando. Pelo menos é a minha expectativa e, acredito, da maioria da torcida.

    Estão merecendo banco o Daniel Sobralense e o Lúcio Maranhão. O primeiro pra ver se melhora o condicionamento físico e acorda pra vida. O segundo porque a má fase, mesmo em um jogo que faz um belo gol, parece não querer sair dele.

    Meu time pra sábado: Erivelton, Tinga, Lima, Adalberto e Thallyson; Hess, Corrêa, Pio e Everton; Maranhão e Ricardo Jesus.

  • LeaoRumoaSerieB disse:

    Foi o verdadeiro empate com sabor de DERROTA !!! TRISTE !!! Lembrou-me 2 jogos: Fortaleza x River na Copa do NE deste ano e Fortaleza x Sampaio no último jogo da Série C de 2013, quando, depois de estarmos vencendo por 2×0, deixamos o Sampaio gostar do jogo e eles fizeram 2 gols [2o. gol numa sorte danada deles, um chute q desviou na zaga do Leao e enganou o Flavio], e nós deixamos a 1a. posicao do grupo pra cair pra 5a. posicao, já q, naquele ano, a competição estava equilibradissima. Esse jogo contra o Aguia parecia mais o jogo contra o River, pois o time do PI tb estava dominado até fazer o 1o. gol, depois “enlouqueceu”, veio pra cima e conseguiu o empate. Esse jogo contra o River tb nao decidia nada, por isso me pareceu mais com esse jogo contra o Aguia ! A diferença é q no jogo contra o Aguia, o Leao criou varias chances de matar e nao fez, lá no PI só teve as 2 chances em q marcou e não fez mais nada de positivo no ataque. Ou seja, contra o Aguia o time jogou bem melhor, merecia ter vencido, se não fossem os gols perdidos pelos 2 do Maranhao, a gente teria ganho de 3 ou 4, e o Aguia, provavelmente, teria visto q nao dava mais pra empatar e ficado com medo de tomar uma goleada maior ainda. O time deu uma relaxada, marcou menos, no 2o. tempo, segundo o Chamusca, foi cansaço. Eu acho q era pra aguentar, já q o time só joga 1 vez por semana. O problema principal lá de Marabá é o campo ser muito ruim e pequeno, o jogo fica mais corrido assim e pior pra tocar bola com qualidade. O Alcides Santos é muito melhor do q aquilo, deveria ser proibido !!!

  • João Ximenes disse:

    CHAMUSCA:
    “Tivemos a possibilidade de fazer o terceiro para definitivamente matar o jogo, mas não tivemos essa capacidade. No 2º tempo, o time acabou sofrendo muito, principalmente devido ao calor, e sentiu muito a parte física. A gente recuou porque o Águia veio para cima e colocou quatro jogadores em cima da nossa linha defensiva, o que fez com que a gente tivesse que baixar as nossas linhas em um campo apertado, de dimensões reduzidas, em que os caras estão acostumados a jogar”.

    EU:
    Bela DESCULPA pra merda feita em CHAMUSCA ?!
    Tinha outra melhor que essa não, ou pelo menos mais convincente ?
    Não tiveram a capacidade porque além da gente tá somente com 1 único atacante perdedor de gols, você ainda tirou o cara. Aquela troca pelo o AZULÃO vai ser INESQUECÍVEL.
    Depois veio o calor e o senhor ainda inventa de meter CORREA de lateral.
    Ninguém baixa linha deixando vulnerável o sistema defensivo, como aquela da entrada do DUDU pra tentar fechar depois de empurrar o Correa pra lateral, quando todos sabíamos, Dudu não conseguiria. Segunda merda feita no jogo.
    “DÉSTE” UM SHOW DE PIXOTADA CHAMUSCA !
    E não adianta tentar me convencer dizendo: “não tínhamos opção pro ataque”, que tinha. Você é que não quis levar pro jogo. Agora é tarde e morreu Maria preá.
    Ao que me consta temos no Píci: De JESUS e JOÃO PEDRO a disposição.
    Agora, tem de explicar também, porque não levou pelo menos um deles, mas sem “arrudeio”. Sendo objetivo.
    Só um “Zé Doidin” não sabia que, quando eles tivessem na desvantagem, eles vinham pra cima com tudo(o que qualquer “Zé Doidin” também sabia ia acontecer pela condição deles e por estarem em casa ).
    VOCÊ ENTREGOU UM JOGO GANHO CHAMUSCA. E ISSO NEM TENTE DIZER O CONTRÁRIO.

    Façamos o seguinte: VAMOS FAZER DE CONTA QUE A GENTE JÁ ESQUECEU, e vamos ACERTAR mais que ERRAR daqui pra frente, pois o CAMPEONATO VIROU, e é IMPORTANTE a gente se manter alí no BOLO DOS 4 PRIMEIROS do grupo.
    Dá pra conseguir fazer isso meu caro CHAMUSCA ?

    ENTÃO… ALELUIA, e XÔ Czona(que ninguém merece) !!!!!

  • João Ximenes disse:

    2 do CHAMUSCA:
    1.
    CHAMUSCA:
    “Tivemos a possibilidade de fazer o terceiro para definitivamente matar o jogo, mas não tivemos essa capacidade. No 2º tempo, o time acabou sofrendo muito, principalmente devido ao calor, e sentiu muito a parte física. A gente recuou porque o Águia veio para cima e colocou quatro jogadores em cima da nossa linha defensiva, o que fez com que a gente tivesse que baixar as nossas linhas em um campo apertado, de dimensões reduzidas, em que os caras estão acostumados a jogar”.

    EU:
    Bela DESCULPA pra merda feita em CHAMUSCA ?!
    Tinha outra melhor que essa não, ou pelo menos mais convincente ?
    Não tiveram a capacidade porque além da gente tá somente com 1 único atacante perdedor de gols, você ainda tirou o cara. Aquela troca pelo o AZULÃO vai ser INESQUECÍVEL.
    Depois veio o calor e o senhor ainda inventa de meter CORREA de lateral.
    Ninguém baixa linha deixando vulnerável o sistema defensivo, como aquela da entrada do DUDU pra tentar fechar depois de empurrar o Correa pra lateral, quando todos sabíamos, Dudu não conseguiria. Segunda merda feita no jogo.
    “DÉSTE” UM SHOW DE PIXOTADA CHAMUSCA !
    E não adianta tentar me convencer dizendo: “não tínhamos opção pro ataque”, que tinha. Você é que não quis levar pro jogo. Agora é tarde e morreu Maria preá.
    Ao que me consta temos no Píci: De JESUS e JOÃO PEDRO a disposição.
    Agora, tem de explicar também, porque não levou pelo menos um deles, mas sem “arrudeio”. Sendo objetivo.
    Só um “Zé Doidin” não sabia que, quando eles tivessem na desvantagem, eles vinham pra cima com tudo(o que qualquer “Zé Doidin” também sabia ia acontecer pela condição deles e por estarem em casa ).
    VOCÊ ENTREGOU UM JOGO GANHO CHAMUSCA. E ISSO NEM TENTE DIZER O CONTRÁRIO.
    Façamos o seguinte: VAMOS FAZER DE CONTA QUE A GENTE JÁ ESQUECEU, e vamos ACERTAR mais que ERRAR daqui pra frente, pois o CAMPEONATO VIROU, e é IMPORTANTE a gente se manter alí no BOLO DOS 4 PRIMEIROS do grupo.
    Dá pra conseguir fazer isso meu caro CHAMUSCA ?

    ENTÃO… ALELUIA, e XÔ Czona(que ninguém merece) !!!!!

    2.
    CHAMUSCA “de novo”:
    “Vamos primeiro analisar a evolução do RICARDO(o De Jesus) durante a semana. Ainda não sei se vou usá-lo como titular ou se ele começa no banco”.

    EU “de novo”:
    TÁ DE BRINCADEIRA NÉ CHAMUSCA ?????

    Só pode é tá testando a PACIÊNCIA do TORCEDOR(Nós).

    “E a INJUSTA CRITICA ao trabalho do CHAMUSCA”.

    PRESTENÇÃO CHAMUSCA !!!!!

  • cleilson disse:

    Esse filme todo mundo conhece o final!!!
    Leão vai morrer na série CCCCCC
    #7C

  • Dan Maia disse:

    Não sei Pq o Chamusca não dá uma chance ao Elias?! Quando ele tem marcação com um jogador, isola mesmo. Elias é bem melhor jogador q esse Azulão. Tá na hora de substituir o Sobralense pelo Elias durante os jogos, pra ir ganhando ritmo de jogo.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =