Futebol do Povo

Ceará na Série B: resta algo mais do que a esperança?

1990 44

Troca de treinadores excessiva e com diferentes perfis; perda de atletas fundamentais e contratações sem critério para substituí-los, a não ser o quantitativo, logo após a disputa e o título da Copa do Nordeste; dispensas em série destes mesmos atletas recém chegados; novas contratações; péssima fase de jogadores que permaneceram e atuaram bem nos primeiros meses do ano; ausência de formação tática definida; completa falta de confiança e entrosamento; uma campanha de 11 derrotas em 18 jogos na Série B, com mais duas vitórias e cinco empates; nove pontos distante do primeiro time fora da zona do rebaixamento; pior ataque e terceira pior defesa; necessidade de vencer, pelo aproveitamento atual da competição, 11 dos 20 jogos que restam para não ser rebaixado.

O cenário acima descrito, se apresentado a qualquer um, aponta o caminho da Série C em 2016, mas o torcedor do Ceará mantém a esperança. O problema é depender apenas dela. Do ponto de vista prático nada neste momento indica uma melhora geral suficiente que faça a equipe mais do quintuplicar o atual aproveitamento de vitórias.

A derrota para o América-MG por 2×0, nesta terça-feira, foi mais um capítulo de um futebol desorganizado e sem reação. Os adversários apostam na má fase do Ceará e atuam no Castelão como se não fossem visitantes. Sabem que fazer um gol é garantia de bom resultado. As vaias sucessivas ganharam contornos de protesto mais grave, com tentativa absurda de invasão de vestiário, muros do clube pichados e tensão, manifestações que não vão adiantar rigorosamente nada, pelo contrário.

Não falta trabalho. Não falta empenho. A equipe é a que mais finaliza na Série B, a terceira que mais desarma. Mas falta futebol, talento e cabeça no lugar.  O time é o líder em cartões vermelhos, o segundo que mais recebe cartões amarelos. Há um descontrole evidente do elenco e voltar a se equilibrar é bem difícil no meio do caos, até porque parece inacreditável que estejamos falando de um clube que conquistou, com autoridade, reconhecimento nacional, boas contratações e merecimento, seu mais importante título da história em abril deste ano.

Recomendado para você

44 Comentários

  • Matheus disse:

    O ano do time do terreno emprestado está dividido em dois períodos: AC e DC.

    ANTES DO CASSIANO e DEPOIS DO CASSIANO.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alvaro Martins disse:

    Acho que até a esperança que seria a ultima a morrer, ja se foi também. agora só resta uma duvida. onde vai ser a missa de corpo presente?

  • Tiago disse:

    O time do siará é ruim, mas não tão ruim qto os resultados demonstram – principalmente com a chegada desses novos reforços (pareceu bom jogador o Amado). Contudo, o momento é o q conta no futebol e é provavelmente isso q vai afundar o time. Mais dois resultados ruins nos próximos jogos devem decretar a queda do técnico e o re(re,re)início de todo o trabalho.
    Boa sorte na série C, csc!

    Obs: perder um gol feito e levar outro logo em seguida; jogador expulso logo após entrar; técnico sair falando q o gol foi erro do Alan e q o Bernardo foi imprudente em plena transmissão; torcida tentando invadir vestiário e pichando muro da sede. Não sei a receita pro sucesso, mas tá longe de ser essa…

  • Victor da Ponte disse:

    Graziani, por favor, costumava acompanhar o programa Futebol do Povo geralmente no dia seguinte, quando era postado o vídeo no canal do youtube, mas faz tempo que os vídeos não são atualizados, restando assistir os programas com duas semanas de atraso. Tem como vc tomar alguma providência quanto a isso? Valeu.

    O pessoal da TI está tentando, Victor. Obrigado pelo interesse.
    FG

  • Expedito disse:

    É fato que na 1ª fase o CSC terminará no Z4, zona em que esteve desde a 6ª rodada, sendo que é o último colocado desde a 13ª rodada. Para escapar terá que fazer no mínimo 44 pontos, ou seja vencer 11 jogos, sendo que joga 10 em casa e 10 fora. Em casa enfrentará Paraná, Paysandu, Náutico, Bahia, Oeste, Luverdense, Boa Esporte, ABC, Bragantino e Macaé é possível vencer 6 ou 7 desses adversários e restaria vencer fora 3 ou 4 jogos que não será fácil, pois enfrentará os times que brigam pelo acesso, tais como América, Vitória, Botafogo, Sampaio Correia, Criciúma, Macaé e Santa Cruz além dos perigosos times do rebaixamento que serão CRB, Atlético GO e Mogi Mirim. No próximo jogo já começa a contagem quais os jogos que tem que vencer, caso contrário o passaporte para a C estará carimbado.

  • Amaury disse:

    Acontece com o alvinegro a mesma coisa que nos aconteceu, formamos um time ruim para o campeonato e caímos já que não há tempo para o time engrenar jogando e apelando para a sorte. Mas não esquentem rapaziada a terceirona de 2016 com vinte clubes em jogos de ida e volta de 2016 será uma maravilha, turbinada pelo Esporte Interativo vai pagar até cota de TV, só que vão ter de baixar a cirsta e em evz de um time de 1 milhão vão se contentar com um de 400 mil como nós pobres mortais. O problema: haja clássicos-rei e polícia para segurar a revolta das torcidas e vão ter de arrumar um fabricante mais em conta para as milhares de cadeiars que serão quebradas. Lanterna co,m certeza o alvinego não será na terceirona e como nós estará sempre lambendo a liderança, como consolo tá bom demais.

  • Emilio disse:

    Situação delicada do time do Kanal, pois tem que vencer 11 partidas sem ter time qualificado.

    Graziane, me responda, são 21 jogos restantes ou 20 ?

    Creio que são 20 jogos restantes.

  • VOZAO disse:

    FORA EVANDRO E BERNARDO SEUS IMCONPETENTES VAMOS xxxxx RECLAMARRRRRRR

  • sofredordovozao disse:

    É obvio q nao resta !!! #VozaonaSerieC !!! Eu já comprei meu pacote do EI Plus e vc ?

  • sofredordovozao disse:

    Já estou pensando em um novo slogan pra gente no proximo ano pra brincar com a torcida adversaria, o q vcs acham? “Nunca fui da quarta !” ou “Agora, tambem sou da terceirona” ?

  • sofredordovozao disse:

    Agora, falando do q realmente importa! Q Diretoria irresponsavel !!! Deixou a nossa vaga pra Sulamericana de lado ?! Como pode uma coisa dessas ?! Trocar uma competicao q a gente tinha chance de titulo para brincar por uma competicao q já foi pro saco [como a Serie B] ?! É muita incompetencia !!! Agora, só nos resta brigar pelo titulo da Copa do Brasil !!! Valeu Vozao vamos pras cabeças e titulo da Copa do Brasil !

  • sofredordovozao disse:

    Graziani, só uma correção no seu texto, restam apenas 20 jogos e nao mais 21 jogos e realmente precisam de 11 vitorias !!! Ou seja, beira o impossivel, um time com tal campanha, ganhar mais de 1 jogo, em media, em menos de 2 partidas !!! Só louco pra acreditar na recuperacao, eu sou sofredor, mas nem tanto, tem q partir pra outra !!!

    Isso!
    Obrigado
    FG

  • Leandro Gonçalves disse:

    A minha esperança? Duas: 1ª que o Ceará lute para não ser O PRIMEIRO REBAIXADO DESTE ANO,O QUE AO QUE TUDO INDICA VAI SER.2ª que ao menos monte uma defesa sólida;sei que bons atacantes já não virão.Portanto,que tragam ao menos bons zagueiros e que o Cabo monte uma retranca daquelas,onde se não fizer,pelo menos não leva…Minha única esperança reside nisso…
    No mais,não há mais nada à comentar…Doi…E como doi esse momento do clube… Trocaria fácil a Copa do Brasil,a Copa do Ne e até o Penta,caso tivesse ocorrido,em nome dessa dignidade perdida…

  • Robson disse:

    “É de rusma negada”.

    Kkkkkkkkk…

    Só lamento não ter assistido a estréia do craque Alex Amado, pelo que a imprensa alvinegra e torcida falaram essa semana, trata-se do novo Messi.

    Pelo menos o Bernardo continua o mesmo de sempre (eu avisei!!!)

    E agora que o Cabo mal entrou e já balança pros lados da vovozona corre a boca miúda que o próximo técnico alvinegro será ninguém menos do que Raimundo Soldado.

    Ô sofrência.

    E a terapia do riso segue.

    Kkkkkkkkk…

    Saudações Tricolores !!!

  • João Ximenes disse:

    Tenho nada a ver com isso, mas…

    “Né” EU que disse não !

    Blog Futebol do Povo em 2 julho 2015
    “Com Geninho, Ceará precisa triplicar aproveitamento atual para não cair”.

    João Ximenes – 3 de julho de 2015 às 09:31(VAI LÁ PRA VER LUNÁTICO).

    Pra não CAIR… O CALCULO MAIS OTIMISTA É ESSE MESMO ?
    Ih! rapaz !
    Tô fazendo nada mesmo. ENTÃO VAMOS PROS PROGNÓSTICOS ?!

    ATUALIZANDO a peleja:
    Botafogo(pêia); Criciuma(1 pontin); Boa(Pêia), Mogi(3 pontin), ABC(1 pontin), Bragantino(1 pontim), Vitória(peia), América-MG(1 pontin)

    Acertei no jogo do Criciuma e Vitória. Errei Botafogo, Boa, Mogi(“butei” pontuando), ABC, Bragantino(butei pontuando), América-MG(butei pontuando). Desse jeito vão acabar se lascando.

    AGORA VEM: Macaé(peia)

    Macaé lembra alguma coisa ?

    Vamos esperar pra ver ? os prognósticos já foram dados e não dá mais pra mudar.

    Claro que são PROGNÓSTICOS !

    Vai ser preciso: 13 vitórias nos 20 jogos que restam na Bzona(que é mais ou menos) pra não cair…

    Tá diminuindo o número de jogos no que aumenta a necessidade da margem de vitórias.

    É ASSOMBROSO E HORRIPILANTE !

    DADO INÍCIO A CONTAGEM REGRESSIVA E CONTANDO !

    Como EU disse, tenho nada a ver com isso. MAS TÔ DE OLHO.

  • Rogério disse:

    Pega fogo cabaré alvinegro ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Chico Caucaia disse:

    Ceara deve entregar o time ao DIMAS, mandar a metade embora e trabalhar com quem jogar……….. sem lá quem…… porque não escapa de ir para serie CCCCCC, pode começa a comprar passagens para Maraba …………..

  • Chico Caucaia disse:

    Coloca o sub 20 mais uns 8 do time principal e pronto, porque já caiu……

  • lucas disse:

    ainda falta muito jogo. só saberemos se vai cair ou não, faltando 10 rodadas. aí sim.

  • sofredordovozao disse:

    Campanha DOS SONHOS [de agora em diante]:
    VITORIAS
    PARANA, OESTE, LUVERDENSE, BOA, ABC, BRAGANTINO, MACAE [CÁ] = 7 VITORIAS !!

    EMPATES
    MACAE [LÁ], PAYSANDU, NAUTICO, BAHIA, MOGI = 5 EMPATES !!!

    Resultado da Campanha dos Sonhos => Terceirona !!!

    Ou seja, nao há como escapar !!! Pois até essa campanha seria incrivel pra um time nas condicoes atuais do nosso !!! Eu coloquei ai 7 vitorias e 3 empates aqui dentro [NENHUMA DEORROTA] !!! E mesmo assim, nao foi suficiente !!! Lá fora, a gente só vai pegar jogo duro, vai ser dificil conquistar até esses 2 empates !!! Nessa 2 fase, nao vai ter nenhuma ABC fora de casa pra gente ganhar nao !!!

  • Robson disse:

    O melhor é que essa semana vai acontecer o que acontece toda semana:

    A diretoria vai contratar algum encostado/desempregado do sul/sudeste;

    A torcida vai achar que tá trazendo um craque;

    os comentaristas ultrapassados vão continuar com o discurso que é só azar;

    O Uiliam Correia vai dar uma entrevista falando em reação e vergonha;

    O oba oba vai começar antes do jogo e o time leva outra sapatada na série B.

    É isso que acontece toda semana.

    Saudações Tricolores.

  • Leandro Gonçalves disse:

    E não é que você acertou Robson…Eu pedi uma.zaga no meu comentário anterior…Já veio um…Um outro encostado,quinto zagueiro do sub 20 do cruzeiro…
    Faça -me o favor,viu…Ceará é conhecido como vovô,mas esse ano vai ficar conhecido como o INSS do NE…Só traz aposentado,inválidos,encostados…
    Manda ao menos o Sandro embora,junto com a praga do Baraka!
    #Revolta!

  • Ricardo Sena disse:

    Estamos preparando um novo 7×1 para 2016.

    Fortaleza: 7 anos de Série C.

    Ceará: 1 ano de Série C.

  • Caio Lucas disse:

    Acho que o time já está se entregando… não tava tão mal, mas levou o gol e acusou o golpe! Se perder as duas próximas vão jogar a toalha de vez.

  • VOZAO disse:

    essa é a lista de dispensa bernardo sandro fernandinho cameta joao marcos tiago campanaro ewerton e baraka va ajeitar seu cabelo em outro lugarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

  • Denilton disse:

    Interessante esse otimismo dos habitantes da terceirona, como se já estivessem na série b e o Ceará já tivesse caído.
    Calma Patropi.
    A disputa ainda está em aberto. Esse cálculo de 11 vitórias se refere a 44 pontos como marco para o descenso. Mas dependendo só que virá talvez com 10 vitórias e um empate o time escape. Tudo depende do rendimento das equipes do G4.
    Não vamos desistir,
    Desesperar? Jamais
    Aprendemos muito nesses anos.
    AFINAL DE CONTAS NÃO TEM CABIMENTO
    ENTREGAR O JOGO NO PRIMEIRO TEMPO.

  • Denilton disse:

    Dependendo do que virá

    • Robson disse:

      Ahhh, assim sim.

      11 vitórias é difícil, mas 10 é quase certeza.

      Tá praticamente livre do rebaixamento.

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

      Saudações Tricolores.

      • Matheus disse:

        verdade Robson, 11 vitórias é muito, mas 10 vitórias é bem “pouquim”

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • sofredordovozao disse:

        Nao, ele falou 10 vitorias + 1 empate !!! Veja bem !!! Só q a realidade, é q só dá pra vencer, COM SORTE e melhorando muito, uns 7 jogos e conseguir mais uns 5 empates !!! Então, já era… É melhor pensar só no titulo da Copa do Brasil mesmo !!!

  • Alexandre disse:

    Tá difícil..tem que haver uma solução para esse marasmo! A defesa é o grande calcanhar de aquiles…falta sistema tático, falta qualidade…quem sabe colocar o time reserva com a cabeça mais tranqüila…algo tem que mudar!

  • Carlos H. disse:

    “C”ará, tem sua vida complicada já que, no segundo turno irá enfrentar fora de casa times que estão brigando para não cair ou para subir. Ex: Botafogo, Vitória, América, Santa Cruz, CRB, Mogi, Atlético / GO. Como diz O Gomes Farias: “É desencorajador”

  • CLAUDIO ALBUQUERQUE disse:

    Sou torcedor do Leão, e claro que o momento é de pura gozação com os torcedores do Ceará, mas tudo numa boa, a título de brincadeira, sem agressão moral. Quando à esperança, Graziani, ela não poderá ser medida pelos fatores objetivos e subjetivos atuais, sejam eles quais forem. Isso porque os torcedores do Kanal continuarão a acreditar na permanência de seu time na Série B, mesmo contra todas as probabilidades, até que seja anunciado que “matematicamente” está rebaixado. Ou seja, até a constatação dessa ciência exata (a matemática), os Kanalenses continuarão a acreditar no impossível. Mas isso dá pra entender. Difícil é acreditar nessa utopia pelas bandas de cá, onde estão os torcedores do invejável Tricolor de Aço do Pici. Enquanto isso, tome gozação à base de criatividade.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − quinze =