Futebol do Povo

Autoridade tática e alma: como o Ceará venceu o São Paulo no Morumbi

2054 42

Um esquema 5-4-1, com variações para o 6-4-0; muita concentração no jogo aéreo; disciplina tática; tranquilidade ao atuar sem responsabilidade e muita alma. Esses ingredientes, somados a uma atuação desorganizada e despida de qualquer talento do São Paulo, deram ao Ceará um resultado excelente na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A vitória por 2×1 permite ao alvinegro empatar ou até perder por 1×0 para se classificar no Castelão.

Marcelo Cabo certamente viu a derrota do São Paulo para o Goiás por 3×0, no Morumbi, sábado passado e adotou a mesma postura. Deu bastante certo e teria dado ainda mais se a equipe tivesse um bom lançador em campo para aproveitar os espaços dados pelo adversário. O técnico foi inteligente – e mesmo que tivesse perdido eu teria a mesma opinião – e apostou no elenco com jogadores que precisavam se recuperar da má fase. O time viu o adversário ter cerca de 75% de posse de bola e cruzar inacreditáveis 72 vezes para a área (um recorde mundial, talvez?), mostrando a total falta de capacidade de jogar com a bola no chão da equipe de Osório, que não soube sair em momento algum da armadilha alvinegra.

Curiosamente, jogadores do Ceará que vivem fase técnica muito ruim na Série B ou nem escalados estavam sendo,  tiveram grande atuação, casos de Charles, Wellington Carvalho e Gilvan na zaga. O goleiro Luis Carlos fez uma partida monstruosa, mas seria injusto não apontar que todos os atletas alvinegros que estiveram em campo atuaram extremamente bem diante da proposta de seu treinador.

O São Paulo finalizou 22 vezes ao gol do Ceará e só marcou uma vez, com Pato, quando o jogo já estava 2×0, no segundo tempo. O Ceará finalizou três vezes, marcou dois gols com Rafael Costa. No segundo gol do atacante, de pênalti, Fabinho sofreu falta indiscutível de Luiz Eduardo.  Por falar em Fabinho, é outro jogador que merece citação. Jogou nesta noite, marcando demais,  tudo o que não tinha feito até agora no alvinegro.

E outro detalhe relevante: time mais indisciplinado da Série B, o Ceará fez apenas nove faltas em toda a partida em que teve 25% de posse de bola. Sem nervosismo ou pressão, atuou de forma responsável, correta e eficiente, apesar dos 35 lançamentos errados, situação que seria minimizada se na partida tivesse um jogador mais talentoso para distribuir a bola.

No jogo de volta não imagino outra situação para o Ceará: mesmo esquema e mesma escalação.

Recomendado para você

42 Comentários

  • sofredordovozao disse:

    Quem entende de futebol é outra coisa, nao é mesmo? Eu disse q a gente podia ganhar desse time pereba do Ferroviario Paulista! E ainda tivemos a nossa amiga sorte do nosso lado, q cortou todas as bolas em direcao a nossa meta, com excecao daquela do Pato.

    Agora, como bom entendedor, continuo afirmando é brigar por titulo na Copa do Brasil e se planejar para buscar o titulo na Serie C, pois já caimos ! Valeu Vozao !

  • OLIVEIRA disse:

    Nas Redes Sociais ninguém fala que o São PAULO FOI DERROTADO PELO ceará,só fala que foi derrotado pelo LANTERNA da série B(viram como ficou FAMOSO KKKK)
    QUE MALDADE.KKKKK
    Aqui o São PAULO TIRA ESSA VANTAGEM,EU NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA,MESMO PORQUE O Foco do ceará todo mundo sabe que é a série C.

    • bruno Santos disse:

      Não o Ceara não tem foco na serie B, até porque ele não disputa a mesma. Agora quem devia ter foco na serie C e o outro time colorido….

    • Junior Alvinegro disse:

      E tome inveja no mei do mundo.
      Se fosse o teu time que tivesse ganho, todo mundo ia dizer que o SP perdeu pra um time de série C.
      Mas relaxa que não vão falar isso do teu time, pq ele já foi eliminado da copa do Brasil a muito tempo!

  • Rocha disse:

    E qual foi o placar de fec x gremio, pela copa do brasil ? Ah nao o gremio jogou foi contra o coxa. Sai da stela vai morrer na C

  • Daniel Viana disse:

    Perfeito comentário, Graziani,

    Rafael Costa mostrou o faro de artilheiro de outrora, esperamos que continue assim. Agora, uma pergunta básica Graziani: Imaginando o ceará ganhando domingo, ou seja, 3 vitórias seguidas, aumento de moral e de fator psicológico, seria o caso de lançar alguns titulares a mais, como fernandinho na esquerda, Sandro, julio cesar, ricardinho? Só esses quatro já trariam uma subsitancial diferença técnica. Av vezes penso que seria melhor, depois penso que logo depois vem atletico de Goiás fora de casa, um jogo importantíssimo.

  • Robson disse:

    Ah FG, isso aí é filme repetido.

    O lanternão é igual o Michael Jackson: promete um show, vende os ingressos e morre em casa.

    Basta lembrar o que aconteceu ano passado contra o Botafogo carioca.

    Saudações Tricolores.

    • Junior Alvinegro disse:

      Eu conheço um outro time que se encaixa melhor nesse perfil de Michael Jackson. Uma dica: em 3 anos seguidos eles foram eliminados por Oeste, Sampaio Correia e Macaé!
      Sabe qual é?
      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Leandro Gonçalves disse:

      Passando ou não,o lanternao é o poder…e o teu líder da série C? Quem é que sabe,quem é que viu? Copa do Brasil? O que é isso? Deola não deixou? Ahh lamento…Kkkkk kkkkk

  • alberto t disse:

    Não quero saber se foi no sufoco, com jogo feio, na sorte, quero saber não, o q importa é ganhar,e foi bom demais prá calar a boca de uns manés de lá q ontem mandaram ver prá todo Brasil dizendo q no mínimo seria 3 x 0 pro são paulo, quero vê-los hoje, seria bom essas zebras continuasse até o fim, coisa q já falei por aqui e pedi também q acontecesse nos jogos do vozão, vamos na zebra mesmo.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Pelas circunstâncias,pode ser que não nos classifiquemos.Mas nada paga o vexame imposto ao SPFC! Quem te entende,Ceará? Eu desisti de tentar…!

    • Amaury disse:

      Pois é Leandro, pela perebagem dos times que sobraram imagine ser campeão brasileiro na terceirona? vai ser a glória, claro, Salgueiro e Marabá vão entrar emn ebulução ano que vem. Haja coca prá tanto clássico-rei ano que vem.

  • salinger disse:

    Não sabia que agora ‘retranca’ se chamava ‘autoridade tática e alma’: tucanaram a pobre da retranca rsrsrs Quem assistiu ao jogo viu que o esquema do CSC foi o famoso 11-0-0

    • Damasceno disse:

      Teu time só joga na série c com times pebas, e quando joga fora é sempre na retranca, e o maior exemplo são os seis anos nadando, nadando e morrendo e morrendo na séria C. Fanático que não entende nada e é metido a inteligente.

  • Almeida disse:

    Que vergonha o São Paulo perder para o Lanterna e saco de pancadas da Série B.Esse time do São Paulo é um dos piores da história do clube paulista.O Ganso é uma piada!

  • João Ximenes disse:

    Tenho nada ver com isso, mas…

    Foi transmitido; EU tava acordado e pra mim:

    ALMA, e a INDECISÃO do treinador de… MEXO ou NÃO MEXO ? e nada mais !
    Já vi vários treinadores que passaram por aqui, que se tivessem nesse jogo, teriam tirado o único atacante e teriam metido mais um zagueiro.
    Esse(Cabo) – não sei se tava perturbado, ou se com medo daquela pressão doida -, preferiu ficar esperando o que poderia acontecer, e acabou ATIRANDO NO QUE VIU E ACERTANDO NO QUE NÃO VIU.
    Mas acima de tudo, FUTEBOL deu-nos mais uma LIÇÃO de que é INDECIFRÁVEL.

    1. Esse negócio de morrer de véspera;
    2. Essas conclusões antecipadas desses experts do futebol(local e de lá(SP). Teve um lá que disse: “se São Paulo não golear o último da Bzona – que é mais ou menos -, pode fechar as portas);
    3. O desacreditar de parte do torcedor(teve um aqui no trabalho que chegou a falar: “vai ser uma Alemanha e Brasil).

    Falar de tática ?
    NENHUMA DAS DUAS EQUIPE MOSTRARAM TÁTICA COISA NENHUMA.
    Ví um time querendo bater, enquanto o outro ficava “enculhido” com a mão na cabeça pra evitar uma pancada que o derrubasse(aquela posição de juntar os dois braços na cabeça e ficar com o joelho de lado, e dando uns pulins).

    O que dizer mais ?
    E EU sei lá !
    Só sei que foi assim.
    Ou TALVEZ… vão ter sorte assim lá nos…

    De qualquer maneira… PARABÉNS pela vitória.
    Que coisa !

    Como EU disse, tenho nada a ver com isso. MAS TÔ DE OLHO.

  • Petronio Sanfer disse:

    Coloca esse time que venceu o São Paulo para ver se salva o Vozão do rebaixamento.

  • Petronio Sanfer disse:

    Coloca esse time que venceu o São Paulo para jogar a Série B e ver se salva o Vozão do rebaixamento

    • sofredordovozao disse:

      Meu irmao alvinegro, o foco agora é total na Copa do Brasil !!! O nosso time melhor tem q jogar a Copa !!! Deixe a nossa versao pereba jogar a Serie B, q já foi pro saco !!! SA pra vc !

  • Alvaro Martins disse:

    Esse Marcelo cabo não sabe nada de futebol, esses dois jogos foram por vontade própria dos jogadores de vcs, pois o que se viu não foi um nó tatico no time do são paulo e sim um time num esquema 6-4-0 como disse FG ou 11-0-0 como disse um colega em um comentario, combinando com o otimo jogo de um goleiro renegado chamado luiz carlos, e dois gols de um atacante pesado por falhas das defesa tricolor, será que todos os times vão ter zagueiros pra errar para o ceara? ou será que só o luiz carlos vai salvar o ceara de levar gols?. Ainda continuo dizendo que isso é só pirulito na boca da torcida do Ceara, o pior estar por vir. Aposto que devem vencer o paraná que não é lá essas coisas e até o atletico go, mas depois disso vai ser um deus nos acuda. aguardem e esperem pois o ceara vai cair pra série c.

  • Tutuba disse:

    Sou mais meu ferrim,vamos contudo ferrim na fares Lopes.

  • Miguel Maciel Júnior disse:

    Parabéns pelo comentário Graziani. Na realidade, só tenho uma coisa a dizer: como é ruim esse time do São Paulo. Dá até para pensar que os jogadores estão querendo derrubar o treinador!!!

  • VOZAO disse:

    VALEU VOZAOOOOOO RUMO A SERIE AAAAAAAAAAAAAA

  • CALANGUIM DO NORDESTE disse:

    Ilustríssimos e Carísimos torcedores do Time que mais vezes se encontra na CZONA. Quero dizer para Vossas Excelências que inveja não mata mas incomoda. Não importa se o esquema foi 3-5-2 ; 5-4-1 ; 6-4-0 ou 1-10-0 ; o que importa é que o VOZÃO foi lá no Morumbi e deu mais uma traulitada na cabeça dos pobres tricolores (vermelho-preto e branco) de lá.

    Foi na retranca??? Foi na sorte??? Não importa. O que importa é que foi para os anais do futebol que mais uma vez um pobre time do nordeste desbancou mais uma vez um poderoso clube do sul. E vcs acham isso pouco??? Né não, macho véi, é uma conquista e tanto.

    Se vamos cair??? Também não importa. Só importa é que caso nós caiamos (Ô palavra feia) para a série C, vocês gentilmente venham nos receber na porta, visto que pelo tempo que a “gloriosa” onzena de vocês é habitante de tal zona é justo dizer que mais uma vez esse ano V.Exa. morrerão na praia e ano que vem será mais na terceirona.

    Abraços.

    FG veja que eu não ofendí ninguém. Pelo contrário até tratei com termos mais do que solenes. Vê lá, não me censure, nego véi,ops, desculpe meu branco.

  • CALANGUIM DO NORDESTE disse:

    Corigindo… Mais um na terceirona

  • Gomes disse:

    Vozão pensava que era tricolor do pici… foi lá e fez o que é normal, venceu… Depois descobriu que era tricolor do morumbi, e ai o estrago já estava feito.

  • Luiz Alves de Lima Junior disse:

    Torcedores de Ceará e Fortaleza não se deram conta do que ocorreu ontem. Ceará em último lugar na série B e ainda por cima com grande parte do elenco sem pode participar da copa do Brasil, mandou a campo uma equipe desfigurada, sem ritmo de jogo, desentrosada. Queriam o que? Que fosse pra cima do São Paulo, qeu por sinal contava com aquela partida para se redimir do desastre com o Goiás. Fez o que tinha que fazer, o fez bem, impondo ao São Paulo a humilhação de não conseguir vencer nosso time B, de guerreiros conscientes dos seus limites.

  • TONHÃO DA TEJUÇUOCA disse:

    Meu caro Graziani eu ja vi e constatei que um dos poucos e raros jornalistas de São Paulo que têm certa dose de coerência nas opiniões veio morar aqui no Ceará. Ele assina o Blog Futebol do Povo e se chama Fernando Graziani.
    Você me acredita meu nobre que teve “jornalista” que escolheu Alexandre Pato (???) como o melhor em campo? Teve um ridículo que disse num canal de TV que se vestiria de baiana se o “grande” São Paulo perdesse, outro que o clube deveria fechar se perdesse, etc, etc, etc.
    Esses pseudos jornalistas se esqueceram de alguns pequenos detalhes, vamos a eles:
    Do outro lado do campo tinha 11 homens e não moleques perebentos como quase todos achavam, principalmente os perebentos daqui.
    Futebol se ganha no campo e não nas redes sociais ou nos microfones como os muitos idiotas de plantão afirmaram;
    Tanto os sofredores recalcados de terceira daqui, como a bambizada de lá tinham certeza absoluta que perderíamos e de goleada. Quem morre de véspera é peru galera!
    Agora engulam, façam a digestão, cuidado para não morrer de congestão e de inveja!
    Nossa vitória foi indiscutível, cristalina e absolutamente legítima. O time alvinegro foi de uma raça impressionante, um foco e um comprometimento jamais visto. O time atuou com personalidade e foi cirúrgico. De que adianta cruzar 1500 bolas na área e não fazer nada como o timeco do Morumbi??? Matamos o adversário na hora certa tal qual um atirador de elite com um mortal tido na cabeça!
    Apenas para encerrar meu caro Graziani: Ganso, Pato e Luis Fabiano ganham juntos quase 3 milhões em salários e bonificações. Pra jogar a bolinha que estão jogando? Eles são craques? Quem disse??? Num futebol pobre como o nosso nenhum dos 3 são sequer jogador da seleção brasileira!
    O resto é inveja e desespero de quem habita há muitos anos as profundezas da maledeta serie C! Simples assim.
    SAUDAÇÕES ABSURDAMENTE ALVINEGRAS!!!

    Valeu Tonhão. Acho sim que falta senso crítico e que o SP é tido como uma equipe formada por um bom elenco quando, na verdade, não é. Não foi surpresa para mim a atuação muito ruim do SP. Já o Ceará se superou e aproveitou bem a oportunidade. Obrigado.
    FG

    • sofredordovozao disse:

      Isso foi piada, Tonhao? “Nossa vitória foi indiscutível, cristalina e absolutamente legítima.”

      Putz, já tinha lido várias loucuras aqui no blog mais nada desse nivel. Uma palavra define a nossa vitoria lá: SORTE ! Sem ela nao teriamos feito o 1o. gol numa falha horrivel da zaga do SP q deixou o nosso gordinho q nao tinha conseguido fazer 1 gol sequer em times da Serie B; o Luis Carlos, depois de meses, de ostracismo nao teria voltado a fazer grandes defesas; a trave nao impedido a bola de entrar; e os 72 cruzamentos de bola do SP nao teriam dado em nada !!! Sorte, PURA SORTE !!! Sem ela nao tem quem nos pare !!! Foi assim q fomos tetra campeoes recentemente, fomos Campeoes da Copa do NE !!! Sem ela [a sorte], a gente caiu pra Serie C de 2016 !!! Agora, só nos resta buscar o titulo da Copa do Brasil !!! Vai Vozao !!!

  • Ledio disse:

    Graziane, como sempre seus comentários bem consistentes. No entanto, gostaria de discordar da sua avaliação sobre a participação do Fabinho. Esteve muito esforçado e dedicado a marcação. É verdade que como marcador é muito fraco, mas demonstrou muita dedicação. O problema é que exceção feita ao lance do pênalti, perdeu todas as bolas tocadas pra ele. Em nenhum momento foi alternativa produtiva para o contrataque. Toda bola lançada pra ele não conseguia retê-la por mais de 10 segundos, perdendo a posse de bola sempre. É um péssimo jogador que só atrapalha. Exceção seja feita ao lance do pênalti. Deveria ter sido dispensado naquela leva. Com Fabinho em campo a gente sente saudade do Mizael. Aquele pênalti, se o zagueiro não faz a falta acredito que o Fabinho perderia o gol. Quantos gols esse jogador já fez no Ceará? Já vi ele evitar gols a favor como no jogo contra o Macaé, em que deu uma de zagueiro e tirou uma bola quase dentro do gol, salvando o Macaé de sofrer o terceiro. Se o Fabinho foi escalado para marcar o lado esquerdo do São Paulo, melhor seria escalar outro volante. Oh jogador ruim!

  • Chico Léo disse:

    Acho que ficou visível que o técnico Marcelo Cabo teve umas dicas com o Soldado Alvinegro Dimas Figueiras, e montou um esquema que reeditou a forma de jogar do Ceará, a qual já se demonstrou bem sucedida em outras jornadas na Copa do Brasil. Esse padrão de jogo parece utópico para ser reproduzido na série B, já que ou outros times também não terão vergonha de assumirem posturas defensivas quando necessário. Eles tiveram competência para jogarem com postura de time pequeno em prol de um grande resultado. Parabéns aos vitoriosos. Que o Clássico-Rei aconteça sim, mas na série B!

  • delmax disse:

    os coitados da serie colorida ops C ja estao cortando prego ta chegando o morre morre vai ser mais um ano na czona ja o vozao foi la e pimba foi la de novo e pimba os sofredores do nosso eterno representante da 3 divisao tao tudo morrendo de inveja.calma o vozao tem tradicao no mata mata ja voces nao podem nem ver essa palavra que amarelam.

  • João Ximenes disse:

    CALANGUIN(cuidado com as baladeiras) e TONHÃO,

    EU queria entender o porque que alguns de vocês(alvinegros), mesmo sendo matéria sobre o seu time, METEM sempre o LEÃO DE AÇO na história ?
    Começo a acreditar naquele dito popular: “TODO TORCEDOR TEM SEMPRE UM SEGUNDO TIME.”
    NÉ POSSÍVEL !

    LEÃO DE AÇO é parâmetro pra vocês ?
    LEÃO DE AÇO tem culpa de vocês estarem na situação que estão ?
    Porque que o nosso LEÃO DE AÇO mexe tanto com vocês ?

    Ó:
    “Se vamos cair??? Também não importa. Só importa é que caso nós caiamos (Ô palavra feia) para a série C, vocês gentilmente venham nos receber na porta.”

    “inveja e desespero de quem habita há muitos anos as profundezas da maledeta serie C! Simples assim.”

    Deixem o LEÃO DE AÇO sossegado caras !
    Estamos concentrados na saída desta maldita Czona(que torcedores como os dois merecem).
    Ó o morrer pela boca.

    Façam como o SOFREDOURO(aliás, bem consciente):
    “continuo afirmando é brigar por titulo na Copa do Brasil e se planejar para buscar o titulo na Serie C, pois já caimos ! Valeu Vozao !”

    SOFREDOURO vai sofrer bem menos que vocês dois.

    PRESTENÇÃO !!!!!

  • Manoel Paulo da Ponte Neto disse:

    Esse sofredordovozao pensa que engana alguém,com esse nome. Vocês vão ver como ele vai sumir ou parar com essas ironias e gracinhas quando o ceará emplacar algumas vitórias. Deve ser um torcerdorzinho do dono da série C . Fique sabendo que o alvinegro vai lutar muito para sair dessa situação.Nas dificuldades, o VOZÃO SEMPRE CRESCE!!!!!
    E outra coisa,não me escondo atrás desses apelidinhos ridículos!

  • CALANGUIM DO NORDESTE disse:

    Galera Alvinegra!

    Uma dica… esse cidadão que se auto-intitula “SofredordoVozão” não passa de um colorido. Vai ver que é o próprio João Ximenes.

    … não se esqueçam, o mata-morre vem aí. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Carlos Lima disse:

    não existe torcedor mais invejoso no nosso estado do que os torcedores do Liaum.
    eles tem mais raiva das vitórias do Ceará, do que das derrotas do time deles. o Liaum.
    eles torcem mais pelo não acesso do Ceará para a Série A..do que pelo acesso do time deles
    para a Série B. digo isso com conhecimento de causa.. acompanho o futebol do nosso estado
    desde muito tempo. e constatei várias vezes o que estou afirmando. ao ponto de um torcedor
    do Liaum não comemorar uma vitória do time dele..só porque o Ceará no mesmo dia venceu um grande clube do Futebol Brasileiro, o Flamengo.. isso se chama INVEJA..

  • João Ximenes disse:

    CALANGUIN(cuidado com as baladeiras),

    Tá de brincadeira né não ?!

    Nem que EU fosse “sofredouro” e torcesse por vocês, conseguiria ser tão “sofrente” assim.
    Mas acho que dentre os muitos, o nosso amigo aí – o sofredouro – é um dos poucos que demonstram coerência, quanto a situação do time na competição.
    Até já disse uma vez aqui: “se se confirmar o trajeto que seguem, ele(o sofredouro) é o que vai sentir menos”.

    Um abraço.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =