rafaelcosta

O Ceará voltou a somar três pontos na Série B. Nesta segunda-feira, o time venceu o Náutico por 1×0, gol marcado aos 34 minutos do segundo tempo por Rafael Costa, após passe perfeito de Vinicius – que passou de dispensado a prestigiado no elenco – em ótima jogada de Victor Luis pelo lado esquerdo.

O resultado deixou o time com 24 pontos e a equipe vai terminar a rodada no máximo com quatro pontos de distância para sair da zona de rebaixamento, situação positiva para quem chegou a estar com mais do que o dobro disso.

O primeiro tempo da partida foi de muitos gols perdidos. O Ceará finalizou 11 vezes contra sete do time pernambucano e os dois ataques desperdiçaram várias chances reais. No segundo tempo o Náutico deixou de buscar o ataque. O time, que tinha entrado com três zagueiros, mudou para o esquema 4-5-1 e não pressionou mais a defesa do Ceará. Já o alvinegro, bem orientado mais uma vez por Marcelo Cabo, seguiu pressionando em busca do resultado. Rafael Costa, Julio Cesar (depois Vinicius), Mazola (depois Bernardo) e Alex Amado, que ocupou a vaga de Wescley, foram intensos perseguindo o gol, tanto que o time teve 65% de posse de bola. O prêmio, merecido, foi a vitória.

No segundo turno o Ceará jogou cinco vezes e já soma 10 pontos. Em todo o primeiro turno  foram apenas 14.  É uma diferença enorme de campanha. Rafael Costa segue em grande fase. São sete gols nas sete partidas mais recentes do maranhense, cinco na Série B. O seu desempenho tem sido fundamental para a reação do clube.

O Sampaio Corrêa, fora de casa, é o próximo desafio do Ceará. Faltam 14 jogos, ou seja, 42 pontos. Conquistando entre 22 ou 23 as chances são muito boas de escapar.

Em tempo 1: Charles e Guilherme Andrade merecem ser titulares do Ceará. Na mesma proporção, Sandro e Baraka não estão apresentando nível para começarem as partidas. São substituições que precisam ocorrer para o time ter mais qualidade. Foi assim que Carlão entrou e tomou conta da posição de volante.

Em tempo 2: Mazola fez uma falta que merecia a expulsão no segundo tempo, em um lance que era chance clara de gol do Náutico.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles