Não foi por falta de tentativa, nem por falta de drama, empenho e coração. Duas bolas na trave, chutes de fora da área, tabelas, cruzamentos perigosos, rasteiros e pelo alto, e proposição de jogo ofensivo o tempo todo, mas o Fortaleza foi incapaz de marcar na boa defesa do Brasil de Pelotas e mais uma vez ficou pelo caminho na tentativa de subir para a Série B do Campeonato Brasileiro.

O goleiro Eduardo Martini, de laranja, foi o destaque da equipe Xavante. Uma partida épica do arqueiro que nasceu em Feliz, no Rio Grande do Sul. Fez diversas defesas importantes e garantiu o empate que fez a sua equipe conseguir um acesso histórico. O Brasil não atacou o Fortaleza em momento algum e também não usou o contra-ataque. Seu objetivo foi tão somente se defender, estratégia que acabou dando certo, apesar do time ter o melhor ataque da competição, com 31 gols.

O trabalho do técnico Rogério Zimermann, desde 2012 no Brasil, é muito bom, assim como o de Marcelo Chamusca. A análise precisa ser feita em relação ao ano todo, não apenas a um resultado em um mata-mata.

Como estou no Castelão, fiquem à vontade para os comentários. Mais posts em breve.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles