Futebol do Povo

Botafogo 0x1 Ceará: uma vitória chamada esperança

3717 105

Com Carlão na zaga ao lado de Sandro, João Marcos no meio-campo, Alex Amado e Wescley atuando pelos lados e Rafael Costa centralizado, o Ceará entrou em campo diante do Botafogo jogando melhor do que adversário. E foi assim, taticamente, durante a maior parte da partida.

Diferente do que vinha ocorrendo, o Ceará foi um time calmo. Reteve menos a bola do que o adversário (44%), mas quando a tinha, trocava passes com segurança e conseguia espaços importantes para finalizar, deixando o Botafogo desconfortável com frequência. Alex Amado e Rafael Costa foram fundamentais. No total, o Ceará finalizou 14 vezes, contra 12 do líder da Série B.

Do ponto de vista defensivo, o time também fez um jogo surpreendente. É raro nesta Série B que a equipe deixe o campo sem sofrer gol ou gols. A zaga é extremamente insegura, mas desta vez funcionou bem, ganhando as bolas pelo alto e na antecipação. João Marcos, neste ponto, foi firme, um líder. Mérito de Lisca também.

Sobre o lance do gol do Ceará, não foi pênalti. Alex Amado invadiu a área e se jogou. O árbitro marcou e Rafael Costa bateu muito bem. No primeiro tempo, entretanto, o mesmo Rafael foi claramente derrubado na área, mas o árbitro não viu e, assim, não marcou. Ficou um pelo outro, portanto.

Com 31 jogos, o Ceará está agora com 29 pontos, seis atrás do Macaé, primeiro time fora do Z4. Eles vão se encontrar na rodada final. A missão, ainda muito complicada, é tirar a diferença para chegar com chances no Castelão. A vitória de hoje dá esperança ao torcedor. E com razão. Sábado, contra o Boa, no PV, às 20h, a vitória é obrigatória.

Recomendado para você

105 Comentários

  • David disse:

    Prezado Graziane
    Agora o Ceará já passa a ter esperança? Engraçado que você não citou que o Macaé pega o rebaixado Mogi em casa e que o Ceará ainda tem adversários complicados fora como Vitória e América-MG. Você como jornalista tem que citar a realidade e não o que os alvinegros querem ler!

    Não diga? Que coisa. Mas eu nem citei que o Ceará enfrenta, pela ordem, Boa, Mogi e ABC, jogos, em tese, mais tranquilos do que contra o Botafogo. Também não citei as partidas fáceis, em tese, do Macaé. Agora eu não sei o que vai acontecer, mas é curioso demais, caramba…pelo jeito vc se acha dono do dom de dizer quem tem esperança ou não? Gente do céu, isso aqui está ficando cada vez mais perigoso. Sei não…minha paciência tá no limite.
    FG

    • Marcio disse:

      David vc mesmo imaginava que o Ceará venceria hj? Futibol e imprevisível enquanto há vida há esperança amigo.

    • Leandro Gonçalves disse:

      Graziani,eu sei que é difícil ficar calado diante de tamanha falta de noção e revolta de sei lá mais o quê…Mas às veses ignorar faz bem,não?…Você está pegando muita pilha…hahahahah

    • David disse:

      Caro Graziani…
      Um futebol pobre como foi esse apresentado no jogo de hoje pelo Ceará com um pênalti inexistente o Botafogo com cerca de 75% de posse de bola como se deve ter esperança? Não estou lhe criticando, apenas acho que como seu blog tem espaço para comentários de internautas não precisa demonstrar insatisfação respondendo da forma como respondeu meu post. Obg

      Aahahaha, foram 56% de posse para o Botafogo, não 75%. De onde vc tirou esse número? Um penalti inexistente, mas um existente nao dado e o Botafogo jogou mal, sim, mas o Ceará, hoje, foi melhor e mereceu. Simples. Não me incomodo com críticas inteligentes, mas suas observações não guardam relação com o que aconteceu, lamento.
      FG

    • Wilson Jr disse:

      Não adianta se estressar com esse tipo de torcedor descompromissado com a leitura, Graziani. O cara não soube nem ler o comentário, ou quis ser mal intencionado. Releve, meu caro!

    • Ademir Oliveira disse:

      Graziani, o que você achou da troca de goleiros?! O titulo ficou muito bonito: uma vitória chamada esperança

      Luis Carlos não vem bem. Achei a mudança correta até porque o substituto é bom e deve ser o goleiro titular do ano que vem.
      FG

    • arnaldo lopes disse:

      é interessante Graziane o quanto vc não aceita opiniões que divergem da sua vc fala tanto em respeitar a opinião do outro se vc ler suas colunas vc perceberá o tom tendencioso que escreve não vi nem uma ofensa pessoal a vc, mas claro que como vc detêm o poder da mídia sempre ficará com a ultima palavra se tá cansado de tudo isso é hora até de fazer uma reflexão porque será que todo mundo que faz uma critica estar errado? Um abraço

      Você não viu ofensas graves e crimes porque tais comentários não são liberados. Muitos comentários que não concordam comigo estão liberados, inclusive o seu. Eu não sou idiota de achar que todo mundo que tem pensamento diferente do meu está errado, mas não dá pra aceitar crítica pessoal ou sem nexo. Eu não sou assunto do blo. Aliás, é interessante o seu exemplo. Você não argumenta nada, fala que sou tendencioso, joga no ar e não explica nada sobre texto algum, não diz nada sobre o conteúdo de texto, mas resolve me atacar pessoalmente. É muito bizarro. Vc não mostra capacidade de argumentar e parte para o ataque. É triste uma pessoa gastar o seu tempo para fazer ataques pessoais. Mas se te faz bem ser assim, parabéns. E uma dica, se me permite: vírgula é algo importante. Retribuo o abraço.
      FG

      • Arnaldo Lopes disse:

        Caro Graziane não vejo ataque pessoal no meu comentário e não quero tornar este espaço algo que possa parecer uma novela, pra os leitores isso não é interessante, quanto aos argumentos que vc diz que não tenho e se tenho não cito, eu só posso dizer que da mesma forma que escrevo mal e sem virgula vc faz uma péssima interpretação nas leituras, mas como disse no começo não transformemos isso em algo que se arraste vou continuar sendo um dos seus fieis leitores e farei criticas quando achar necessário ou até que vc me exclua, sei lá, mas se sente falta de algo positivo posso lhe falar que vc e seus companheiros de programa tem algo bom e digna de elogio o nível de linguagem não é como se ver por aí apesar de um dos seus parceiros vez ou outra falar com desdem de alguns assuntos mas no geral gosto muito da linguagem que vcs tem no programa. Valeu.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Um bom jogo…Mas nada à declarar quanto ao seguimento do campeonato…
    Só uma coisa : como essa SÉRIE B passou rápido…Apesar do Calvário alvinegro,sensação de que tudo passou rápido demais…

  • Luiz Carlos Salmito disse:

    Graziani, só corrigindo, o Ceará agora está com 29 pontos!!!

    Sim, valeu, erro de digitação já arrumado. Obrigado
    FG

  • Marcos disse:

    Vocês acham que em circunstâncias normais, o Botafogo não venceria esse timeco do Ceará?
    Ora,ora,ora… O que restou da dinheirama mal empregada, servirá agora para angariar profissionais mal intencionados que esfregam as mãos por qualquer dez reais…
    Façam-me cócegas!
    E dessa forma, se salvará, sim!

    Pronto, era o que faltava. Um acusador, sem qualquer prova, de que o jogo foi comprado. É realmente inacreditável. Delírio persecutório em grau máximo.
    FG

    • Dão disse:

      Marcos tu sabes o que é PERSECUTÓRIO. Cuidado é um tipo de fobia, onde sua origem se encontra em algum tipo de trauma, como o mata mata, as vezes tal complexo de perseguição, requer tratamento psiquiátrico. Cuidado

    • Agamenon Fernandes disse:

      Liga não Graziani. Pobres como esses, não vale a pena nem gastar saliva e nem esforço para digitar no teclado… O Ceará mereceu vencer porque jogou bem melhor….Torço Ceará, mas confesso que não queria que o Fortaleza permanecesse na Série C. É ruim para nosso futebol. Mas entendo que é desses tipos de torcedores, que tornam nosso futebol cada vez mais fraco. Não precisamos desses tipos de “torcedores”. Cânceres transvertidos de torcedores, que esquecem do próprio time, e se lembram de agorar o time rival. Pobres coitados, isso sim!!!

    • Hiago Almeida disse:

      Como comprar um time que está brigando pelo título? Acha mesmo que o Botafogo iria se vender com risco de perder o título? hahahahhahaha, tenta outra tricolorido, volta pra tua série C, lá não é nosso lugar.

      • Robson disse:

        Verdade, na ausência de provas, o resto é teoria da conspiração.

        Um time que briga por um título é tão improvável que se venda quanto um time que luta por uma classificação ou para não ser rebaixado para a série C, é o mesmo tipo de acusação que alguns alvinegros insistem em fazer contra o CRB, embora as provas até hoje não tenham aparecido.

        Saudações Tricolores.

    • Fabiano Coelho disse:

      FG, realmente vc tem que ter muita paciência! Meu Deus!!!!

    • Bfontenele disse:

      Caros, Graziani e Marcos, agora a pouco o Jéferson admitiu que tocou com o joelho no jogador alvinegro.

      • Amaury - do pescoço prá baixo é canela disse:

        Não entendi tanta polêmica pelo pênalty, claríssimo, estranho foi um árbitro marcar contra um time grande, alipas deixou de marcar um, o time jogou bem e futebol tem disso, é aguardar, a briga agora se acirra e tudo pode acontecer.

  • delmax disse:

    graziane liga nao tem tricolor que nao caiu a ficha ainda e ccccccccccccc de novo quanto ao mais querido do estado tamo no jogo enquanto houver pontos a disputar olha as coisas melhorando ,vamos jogar mais em casa agora e encerrar contra esse algoz tricolor macae,e vamos escapar pois nao somos amareloes.

  • delmax disse:

    comecao a secacaco dos amareloes de terceira proximo jogo do fequim e contra o baturite pela fares lopes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Patrício disse:

    acho que ainda pode e deve melhorar. Tipo Cametá, no plano técnico, e Carlão, nos nervos, pra não dizer burrice (peitar o adversário fora de casa, na frente do árbitro, quase pondo tudo a perder).

    A vitória foi ótima, mas não pode encobrir isso!

    Bora Vozão. É possível sim! Sem se acomodar, lutando até o fim, com corpo, coração e a cabeça!

  • Amaury - do pescoço prá baixo é canela disse:

    Bela vitória que dá esperança sim, claro. Futebol é mesmo madeira de dar em doido, quanto a pênalty inexistente o alvinegro foi prejudicado várias vezes por más arbitragens, devolvem um pouco do que lhe tiraram. Pode virar uma bela briga das rodadas finais.

  • Vovozão10 disse:

    A diferença agora é de 3 pontos. Ai vc me pergunta. Mais o Macaé não tem 35 e o Ceará 29,? Sim, só que os dois se enfrentam na última rodada em confronto direto e mesmo chegando na última rodada com 3 pontos atrás, basta vencer para nos critérios de desempate escapar. A situação real então é a seguinte. Faltam 7 rodadas, o Ceará tem 6 rodadas para tirar 3 pontos do Macaé para na última vencer o mesmo e escapar Nos próximos jogos o Ceará joga contra adversários da zona de rebaixamento, Boa (casa), Mogi Mirim (fora) e ABC (casa), depois ainda tem a rodada 35, 36, 37 para que na 38 decida sua sorte contra o Macaé.

  • CARLOS LIMA disse:

    David, aposto como você está mais chateado com a vitória do Ceará , do que com
    a eliminação do seu time pelo Brasil de Pelotas. ao ponto de se revoltar com o Graziani
    pelo simples fato dele ter dito que ainda existe esperança para o Ceará escapar da Série C

    o mais absurdo foi você levantar a suspeita que o Botafogo iria vender o jogo para o Ceará
    onde que um time buscando assegurar a liderança da competição e o titulo , vai perder um jogo? deixe de INVEJA,,isso é FEIO.

    você fala do penalti a favor do Ceará que não houve, mas esquece que no primeiro tempo
    o Rafael Costa foi empurrado pelas costas com as duas mãos, por um defensor do Botafogo
    e esquece que o Ceará já foi prejudicado várias vezes nesse campeonato, gols anulados que foram legais, penaltis para o adversário que não existiram etc.. pode ter certeza que existiram muito mais erros que prejudicaram o Ceará, do que erros que o tenha beneficiado.

    o Ceará vai enfrentar o Macaé na Arena Castelão na 38a rodada, portanto ele chegando nessa ultima rodada com 3 pontos a menos que o Macaé, e com o mesmo número de vitórias, ele vencendo o jogo, empataria no número de pontos, mas passaria do Macaé no número de vitórias, que é o primeiro critério para desempate.

    portanto ainda existem esperanças sim. se vencemos o Lider da competição na casa deles
    porque não poderemos vencer o America Mg e o Vitoria também ?? e talvez não seja necessário ele vencer os dois. ainda tem o Mogi Mirim em São Paulo, sendo que o Mogi quando for jogar contra o Ceará poderá já estar rebaixado matematicamente.

    e ainda vamos jogar em casa contra o Boa Esporte, ABC, Bragantino .

    • David disse:

      Prezado Carlos e Graziani…

      Um time que teve 5 treinadores no ano!
      Ostenta a pior defesa da série B!
      Um dos piores mandantes da série B!
      Existe esperança?
      Essa vitória contra o Botafogo no Rio está iludindo muitos alvinegros, pois o time é ruim e será rebaixado, infelizmente o futebol cearense morreu!

    • Deola jr disse:

      Carlos lima, Eh muita sofrecencia e chororo dessa carnica. O presidente mesmo admitiu que 10 minutos antes do jogo terminar, ele e a filha dele ja tavam chorando desesperadamente…. Eh muito desgosto com esse timeco!!! Botafogo 0 x 1 Ceara – a stella pira!!!kkkkkkk

  • Rodrigo Alvinegro disse:

    Graziani, na sua opnião, quem tem uma tabela mais fácil até a derradeira rodada? Ceará ou Macaé? Outra pergunta, que dinheiro oriundo da diretoria alvinegra pode ser melhor retorno? Aumento do bicho aos jogadores em caso de permanência na Serie B ou Mala Branca como incentivo aos times que irão pegar o Macaé? (pergunto porque daqui a algumas rodadas, vai haber time sem pretensão no campeonato).

    Acho que as tabelas são rigorosamente iguais em dificuldade. Valeu.
    FG

  • Grazianne, parabens pelos seus comentarios e mais ainda por ter a paciencia de responder alguns leitores com alguns pontos de vista que vou ti dixer viu…rsrsrs… Talvez fosse uma boa ideia os leitores colocar suas idades por exemplo, pois nada contra crianças opinarem,acho ate legal inclusive. Vi aqui voce rebatendo um diaologo que parece ta discutindo com uma criança de 10 anos. Mas Parabens, voce é um excelente comentarista.

    Roberto Almeida

  • OMAN disse:

    Quem foi o gênio que transferiu o jogo do CSC pro PV , onde o CSC costuma perder pontos ridículos? Esta diretoria está batendo todos os recordes de burrice este ano. Nossa Senhora!!!

    Não foi a diretoria. Um evento no Castelão está programado. O Festival da Esperança, dias 23 e 24.
    FG

  • Francisco Daantas disse:

    Eu ainda acredito, o Ceará não é time de 3a.

  • Francisco Daantas disse:

    Eu ainda acredito, o Ceará não Time de 3a.

  • Bruno Freitas disse:

    Fique feliz logo qnd saiu a escalação, usou um 4-4-2 clássico, com o que de melhor tinha a disposição….Dessa vez vi um time diferente em campo, sem invenções, voltado para a nossa realidade, mais objetivo, jogando com seriedade. Vale salientar os visíveis ganhos nos setores:

    Uma zaga mais estável, ganhando todas pelo alto.

    Cametá mais confiante, participando mais.

    Os volantes mais seguros, sem se arriscar mt.

    Ricardinho, ajudando a defesa, jogando bastante com o Cametá.

    Wescley sendo uma válvula de escape, marcando, dando opção para passe, aparecendo mais.

    Amado, voltando para marcar na esquerda.

    * Parece que o doido deu uma sacudida no elenco! Vamos esperar os próximos capítulos, para ver se a engrenagem se acertou de vez.

  • Francisco Xavier disse:

    Caramba! você levou à sério minha resposta a seu comentário do filme matar wars a ponto de me bloquear no twitter? Acompanho seus comentários desde seu início na rádio o povo CBN e fã do antigo programa É GOL! da TV o povo. Lamento, por que as respostas foram totalmente sem ofensas.

    Foi? Está desbloqueado, Francisco. Não sei o que ocorreu, talvez tenha sido block por tabela no meio da confusão. Abraço, valeu.
    FG

  • Roysson disse:

    Algumas pessoas cogitaram essa vitória, antes mesmo do jogo contra o Criciúma, como parte da arrancada para permanência na série B. Ok, aconteceu.

    O que lasca é que o Ceará não inspira confiança. São atuações medianas esporádicas, mas o suficiente pra levar o torcedor a acreditar na pagina virada, daí vem a frustração. Mas futebol é isso mesmo. Todos tem o direito de acreditar e o de não acreditar também, ainda mais respaldados pela atuação nesse ano, sem serem taxados de alienados e traidores.

    No mais, independente de qualquer coisa, jogou mais pimenta no tempero da cozinha e eu até torço que as últimas rodadas Ceará e Macaé cheguem brigando, apenas pela emoção de torcer.

  • Ricardo disse:

    Graziane, excelente a sua leitura do jogo. Foi isso mesmo. O Ceará tem um time muito limitado e corre sério risco de cair, mas a tática e motivação foram decisivos na partida de ontem.
    Talvez o Botafogo tenha entrado entrado em campo relaxado, tenha menosprezado um pouco o adversário, mas o fato é que o comportamento em campo do time alvinegro foi um dos melhores, senão o melhor, dessa trágica série B.
    A situação é muito difícil, muito torcedor já jogou a toalha, mas a coisa já se ilumina um pouco. Em 6 partidas, precisa tirar 3 pts de diferença do Macaé para chegar ao Castelão na última rodada precisando de uma vitória simples. Fora que o Oeste ainda não está salvo e tem uma sequência bem difícil. É algo difícil demais nas atuais circunstâncias, mas perfeitamente plausível.
    Dos próximos 4 jogos do Ceará, 3 serão em casa. Serão eles que definirão o rebaixamento.

  • Damasceno disse:

    “UMA VITÓRIA CHAMADA ESPERANÇA”. Como o dia nosso se torna mais belo, quando uma simples frase, nos leva à reflexão, não somente no contexto futebolístico,mas na vida como um todo. Obrigado FG, por ter me feito se lembrar aos 60 anos, que não podemos viver sem ESPERANÇA.

  • Alencar Mota disse:

    Não resta dúvida que essa vitória do Vozão reascende uma luz enorme de esperança de não cair e se manter na Série B. No entanto, é preciso manter o foco, considerar cada jogo como uma decisão de morte e buscar a vitória a qualquer custo e esforço. Eu acredito!!!!!

  • Damasceno disse:

    Obrigado FG, pela frase: “A VITÓRIA DA ESPERANÇA”. Nos meus 60 anos, você me fez refletir, sobre a importância da ESPERANÇA em todos os momentos de nossas vidas, como uma dádiva, propulsora da crença de um mundo melhor.

  • RANGEL BRASIL disse:

    Fernando Graziani, queria que você observasse a trajetória do Oeste, em relação a queda. Se possível, aguardo.

    O Oeste tem 38 pontos, acho difícil o time cair.
    FG

  • Barbosa disse:

    O Chamusca fez uma carta de despedida como se tivesse deixado o Fortaleza na Série B.
    Ele não pede nenhuma desculpa pra gente de ter passado tão bem em hotéis 5 estrelas e não ter feito absolutamente nenhuma mudança de jogo. Covarde, insensato e teimoso, não ouviaoopinião da torcida. O Campeonato foi simplesmente Obra de Deus, E ele se enche dizendo que ganhou o Cearense de 2015; mentira, foi um milagre nos últimos minutos, aliado à garra do Wanderson, do Tinga e do Cassiano.
    É, seu Chamusca, fez a cagada e vai embora. Aproveita e leva contigo aquela praga que tanto você adora, Lúcio Maranhão, também o Azulão, o Maranhão, o Radar e outras porcarias mais que você indicou. Sua humildade é falsa. É ruindade mesmo.

  • saulo morais disse:

    Vai dar certo, EU SOU CEARÁ.

  • LUIZ GOMES!! disse:

    Enquanto houver qualquer chance eu estarei acreditando. Eu sei que é difícil mas as coisa pro Vozão nunca foram fáceis. Agora temos que entender que esse espaço é democrático portanto O CHORO É LIVRE.

  • Robson disse:

    Calma alvinegrada, primeiro vocês chegam no G4, depois pensam no título.

    Hehehehehe…

    Zoação a parte, isso aí de igual sessão da tarde: filme repetido.

    Quantas vezes não vimos nesse campeonato o time que usa tudo dos outros vencendo uma partida inesperada, os alvinegros retomando o velho oba oba pra depois o time encaixar uma sequência de derrotas e empates e tudo voltar ao normal na série B ?

    Saudações Tricolores

  • Jorge Marques disse:

    Merito do time pela cera…o penalti foi desmerito da arbitragem..Ilusão pensar que com esse resultado o time já está salvo…jogos com disputa direta teoricamente serão mais difíceis independente da posição…acho que não escapa…vai jogar a ultima partida precisando ganhar e vai ser empate…vão cair por 1 ponto…kkkkkkk isso se o Grazziane deixar…kkkk pega corda não amigão!!!

  • Se existe um redator, colunista, apresentador de futebol em Fortaleza um homem sério, correto, imparcial, esse cidadão chama-se Graziane. Mas veja só, essa seleção brasileira chamada Fortaleza,, sete anos na série C, o Ceará timeco. tudo bem que este ano diante de tantas intempéries, com mudança de todo time, mudança de uns 5 treinadores, estamos nessa situação. Agora esses torcedores do Leão amarelo, fiquem sabendo que, para o bem do nosso futebol, precisamos é do Tiime deles na primeira e Vozão também. Deixem de frescura, vocês estão ai enfiando aquilo em um cordão ate o final de janeiro do próximo ano. Nós alvinegros estamos aqui contabilizando tudo no mundo para não cairmos e fazer companhia a vocês. Então, fiquem a sofrer as mágoas as decepções do seu amarelo, e deixem de lado as críticas ao colunista que não tem nada a ver com o sofrimento de vocês.

  • Ferreira Jr disse:

    Claro que há esperança. Contava apenas com um empate neste jogo e ainda assim acreditava que o Ceará tiraria a diferença nos próximos. Com a vitória então, só sendo um TORCEDOR DE TERCEIRA para achar que não dá. Só faltam 3 pontinhos (se considerarmos a vitória “obrigatória” contra o Macaé no último jogo.

    • Amaury - do pescoço prá baixo é canela disse:

      Ferreira cuidado o remédio começa a fazer efeito mas a diarréia pode voltar mais forte, se liga cara, de repente ói vocês lá.

  • wagner almeida disse:

    Prezado Graziani, é a primeira vez que escrevo em seu blog. Parabéns pelo seu trabalho e respeito seu ponto de vista; ontem realmente houve um ressurgimento da esperança por uma sequência vencedora de jogos, o que deixa os reais torcedores motivados para os próximos jogos e o time com as energias retomadas. Futebol tem dessas, no jogo menos improvável o Ceará mostrou do que é capaz. Vejo da seguinte forma, jogar jogo à jogo, torcer para acabar este ano , se livrar da série C , e …ponto final; percebo uma falta de percepção dos torcedores do Ceará e Fortaleza de um modo geral que o rebaixamento não é bom para nenhum deles, como assim não foi a permanência do Fortaleza e a queda do Icasa, mas voltando ao futebol, espero que o Lisca reergua esse time e crie um líder em campo, o que faltou nesta série B inteira, João Marcos me parece o nome certo ! Abraços

    Valeu, Wagner. Muito obrigado.
    FG

  • Joana disse:

    O título foi demais! “Vitória da esperança”, realmente nunca devemos desistir de acreditar. O Ceará se continuar com essa postura e determinação pode terminar esse campeonato de forma digna, se ficar na Série B ótimo, caso contrário lutaremos para voltar o mais rápido possível para o patamar que o futebol cearense merece. Eu acredito em milagres e se há uma torcida que tem fé e merece, essa torcida é a do Ceará, menos soberba e menos encrenqueira que aquela acolá….

  • Cláudio Santos disse:

    Valeu Vozão!

  • jose figueiredo disse:

    Não precisa haver lamentações, o Ceará só depende dele para não cair, vamos esquecer as rivalidades para o bem do futebol cearense. abcs

  • Juscelino Pinho disse:

    Eu acredito. Estou convicto de que o Vozão permanecerá na série B.
    Quanto ao Fortaleza, eu torço para que ele alcance a série B. Mas, somente quando o Ceará estiver na A.

    • Amaury se bater assopre disse:

      É provável Juscelino o Macaé não deixa por menos, quer por que quer a última vaga, tá louco de saudade da maravilhosa terceirona que será modificada e melhorada ano que vem e terá muita grana em jogo, ufa. Se der prá pagar as cadeiras quebradas do Castelão pelos marginais impunes já estará de bom tamanho né?

  • Mikael S. Silva disse:

    Na Copa do Brasil de 2014 o Ceará foi prejudicado pela arbitragem diante do Botafogo na Arena Castelão custando a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil após este jogo o time perdeu sucessivos jogos e consequentemente, a liderança da série B, quem sabe o time após esta vitória consiga uma sequência de bons resultados e permaneça na Série B.

  • F G, Admiro demais o seu trabalho, vc é sem dúvidas um dos melhores profissionais do estado em questão de esportes. Mas não posso deixar de dar minha opinião, afinal vivemos em um pais livre, livre até de mais. Rsrsrsrs.
    F G, falando sem clubismo… Quem entendi um poquinho de futebol sabe que foi armação, o Ceará nçao vence times fracos dentro de casa, o que leva vc a pensar q ele pode ganhar do Botafogo lá? Sem contar q o Botafogo se limitou a jogar e isso ficou bem claro, só toquinho de lado e erros de passe propositais p todo mundo vê, já assisti vários jogos do Botafogo nessa serie b e nem de longe foi o Botafogo ontem. No mínimo muito esquisito. Mas tudo bem, o certo é que o Ceará na minha opinião tem um time muito ruim e não vai escapar, visto que o Macaé que também é ruim, mas recebe em casa Mogi e Boa e fora pega Paraná e Atletico GO que não brigam mais por nada quando forem enfretarem o Macaé. Fora isso, o Ceará na bola não ganhará do Vitória, America e Bragantino, só se for combinado ou estranho como foi ontem, onde o time da casa se limitou a jogar. Abraço

  • Marcos Salmito disse:

    Bom dia , Fernando, parabenizo pelo seu comentário coerente e feliz, eu acredito ainda , não será fácil , mas se a postura do time se manter como ontem temos chance sim, quanto aos que criticam sua opinião, aceite com naturalidade , pois muitos são torcedores do Fortaleza, o Fortaleza não subiu por incompetência dele mesmo, e isso não é bom para o nosso futebol, mas voltando ao Ceará, é ter pensamento positivo e vai dar certo, parabéns pelo profissional que você é, um abraço.

  • Eu acredito. O Vozão permanecerá na Série B.
    Quanto ao Fortaleza, torço para que ele alcance a Série B. Mas, somente quando o Ceará chega à Série A.

  • paulo sergio cavalcante asfor disse:

    sou torcedor do ceara e concordo com seu comentario de vitoria da esperanca claro q quem ta morrendo sempre tem esperança de viver o q aconteceu com o ceara foi a visita da saude antes de morrer.Nos ultimos dez anos nunca o ceara formou um time tão mediocre fraco incompetente .E digo mais dos doze pts disputados em casa nao~ganha sete.VEREMOS.Nao sou profeta apenas analizo os fatos q vejo e os numeros não mentem.Sinto apenas um presidente ter feito uma grande administração saneando as contas,subida a serie A ,tetra campeão,campeão do nordeste e terminar de uma maneira tão triste.

  • FRANCISCO DE ASSIS BATISTA SANTOS disse:

    EXISTEM TIMES DE FUTEBOL EM DUAS CAPITAIS DO NORDESTE: RECIFE E SALVADOR. O RESTO É BALELA. COMO PODE UMA CAPITAL COM QUASE TRÊS MILHÕES DE HABITANTES, ESTÁDIOS LOTADOS E OS DOIS PRINCIPAIS TIMES NA SÉRIE C(CEARÁ E FORTALEZA)?
    QUAL SERIA A RECEITA PARA TAL FEITO?

    • Jair disse:

      FRANCISCO DE ASSIS BATISTA SANTOS Não esqueça que Bahia e Vitória já foram de Quarta divisão e que Santa Cruz também já foi de quarta divisão. Isto não é parâmetro de comparação, pois aqui nem um dos 2 grandes foi de quarta divisão.
      O que falta ao futebol Cearense é transparência na prestação de contas dos dirigentes, que já está acontecendo no Fortaleza. Falta os Alvinegros também usarem a Democracia e beneficiar o sócio torcedor com direito ao voto. Também não temos apoio financeiro de empresas de grande porte o que torna as finanças dos clubes mais complicada.

      • FRANCISCO DE ASSIS BATISTA SANTOS disse:

        Caro Jair,
        Concordo plenamente que falta transparência. Agora sete anos na série C é brincadeira.
        Fico revoltado quando vejo um torcedor cearense afirmar que existe em nosso estado “TIME GRANDE” de relevância NACIONAL.
        Para mim o futebol cearense é o que é por culpa de nossos péssimos dirigentes e tem relevância apenas para nós cearenses.

  • Denilton disse:

    Eu realmente agradeço mesmo é a Deus pela vitória. A esperança renasceu e isso é divino.

    O Lisca só pode ter tido uma iluminação extraordinária para armar o time com o que tem de melhor no meio de campo, fortalecendo a defesa e a saída de bola. Com Baraka e Carlão de volantes, Fabinho e Júlio César no ataque, o time nem defende, nem ataca, é descompactado e sem qualidade no passe.

    Tudo bem que João Marcos estava machucado, mas o Alexa Amado estava aí no banco.

    Jogar com três atacantes, como o Bayer e o Barcelona, dá certo se você tiver atacantes que tenham qualidade e fôlego para voltar marcando. O treinador, quando não monta o elenco, precisa armar o time de acordo com as peças que tem, com os melhores jogadores de que dispõe. O Lisca fez isso. Graças a Deus!

  • Alguém tem noticias do Alvaro Sampaio aqui pelo blog ou do sofredorvozão?por favor se alguém tiver, avise as autoridades,queremos seus comentários por aqui,só os comentários do Robson não tem graça mais.

  • MILTON disse:

    Jornalista do Jornal o POVO, André Victor, mesmo com uma boa vitoria sobre o Bota Fogo,
    a mesma não representa Esperança pois o Ceará CONTINUAR A 07 PONTOS ATRÁS DO
    MACAÉ, nem somar esse cabra sabe , pois a distancia passou a ser 06 Pontos, bom se
    vitoria não trás esperança , imaginem derrotas na visão do caro Jornalista, parabéns ao
    Graziane, na busca da isenção de seus comentarios, coisa que infelizmente tanto falta na
    imprensar LOCAL. AVANTE VOZÃO , os tricolores PIRAM.

  • EDSON LIMA disse:

    Caro GRAZIANI,
    Acho seus comentários muito lúcidos. Como você mesmo já disse aqui diversas vezes, concordar ou não faz parte da divergência natural, mas infelizmente a pouca educação de alguns – alguns deles nem escrever sabem-, faz com que o espaço fique hostil e desinteressante. Particularmente, não aprecio isso. Inclusive, determinados comentários configuram CRIME contra a honra e ILÍCITOS CIVIS, puníveis na forma da lei.
    Acho que está na hora de selecionar os comentários no blog, fazer um efetivo moderador do que deve ou não ser publicado.
    Após aquele seu post sobre o twitter de Fortaleza e Ceará, inclusive tratando da violência que está demais e absurda, vi o quanto alguns não merecem publicar nada aqui.
    Isso não é censura. Censurar é impedir a exposição de ideias; não é disso que falo. Refiro-me a barrar comentários desrespeitosos ou ininteligíveis, que atentem contra a lei, pois não há direito a infringir a lei. Direito de expressão não é direito de agredir a honra. Liberdade não o direito de fazer o que se quer; liberdade é o direito de escolha entre o certo e o errado!
    E digo mais: não duvide se um dia você ou o Jornal O Povo forem processados por alguém daqui, que primeiro provoca e depois se diz “ofendido” ou “vítima” de uma humilhação pública. Pode até não ganhar nada na Justiça, mas o aborrecimento é enorme, não vale a pena.
    Então, de minha parte, daqui de Brasília/DF continuarei a ler o blog e a assistir seu programa Futebol do POVO sempre que meu horário de trabalho permitir, mas gostaria de SUGERIR que houvesse realmente uma moderação aos comentários.
    É só uma sugestão.
    Valeu!

    Edson, você não tem noção da quantidade de comentários que a equipe que modera o blog deleta. São xingamentos, crimes cometidos previstos no Código Penal, ofensas, manifestações de racismo e ódio diariamente. É a certeza de que a humanidade não deu certo e que estamos completamente ferrados. Um baixo nível grotesco, de uma gente desqualificada que usa o futebol como pano de fundo para destilar frustrações a atacar pessoas que estão trabalhando de forma séria. Agradeço a sua mensagem.
    FG

  • Rogério disse:

    A melhora da morte. Nada mais!
    Saudações Tricolores !

  • VOZAO disse:

    bota fogo neles vozaoooooooooooooooooooooo kkkkkkkkk

  • Enilson Galdino Queiroz Filho disse:

    Excelente crítica sobre o jogo, Graziani. Extremamente imparcial. Realmente essa vitória veio trazer de volta a esperança que tinha escapado entre os corações de muitos alvinegros. Acho que a entrada de João Marcos, mesmo não sendo nem sombra do grande marcador que era há tempos atrás, dá mais sobriedade e melhora o passe na saída de bola, isso sem falar na liderança e identificação com o Clube. Acho sim que , apesar de ainda ser muito difícil, é perfeitamente possível que o Ceará saia dessa situação no final do campeonato.
    Parabéns pelo Blog.

  • Rai Rodrigues disse:

    Liga não, Fernando. Interatividade é osso. Mas é necessário nos dias atuais. Cada cabeça, uma sentença. Cada encéfalo, uma patologia. Vá em frente. Ser ético é uma arte. Abraços.

  • delmax disse:

    aos amareloes so resta junta as cadeiras quebradas junta os cacos do timeco de terceira e jogar a fares lopes .

  • CARLOS LIMA disse:

    aos torcedores que ficam fazendo insinuações sem cabimento de que o Botafogo facilitou
    para o Ceará, ou até mesmo o absurdo que estão insinuando que o Ceará comprou o jogo.

    1) o Botafogo jogou despreocupado acreditando que venceria o Ceará na hora que desejasse
    pelo fato do Ceará se encontrar na 17a colocação e de vim de resultados negativos.
    por esse motivo não se preocuparam muito com a marcação e deram certa liberdade para o Rafael Costa e para o Alex, atacantes do Ceará.

    2) o Ceará jogou como se fosse o “jogo da vida” para encostar no Macaé, por isso os jogadores se desdobraram dentro de campo, marcando os jogadores do Botafogo sem dar espaço .

    3) tenho Certeza embora não tenha sido divulgado, que o presidente Robson de Castro ofereceu ao elenco do Ceará uma premiação grande, para eles manterem o time na Série B
    e todos sabemos que além de outros fatores que contribuem para motivar um elenco, o fator dinheiro no bolso num final de ano ,é um fator muito importante.

    4) o que aconteceu foi o confronto entre um time Botafogo que praticamente já está assegurado na Série A, e por isso jogou de forma tranquila, achando que venceria o adversário facilmente, e do outro lado o Ceará que motivados pela necessidade de vencer ou morrer, motivados provavelmente por uma premiação oferecida pelo seu presidente, literalmente “comeram a grama” e lutaram por cada metro quadrado do campo.

    5) resumindo, não houve facilitação do Botafogo.

    • Robson disse:

      Certo, agora tem algum video do youtube daqueles que você admite como prova irrefutável para provar isso ?

      😉

      Saudações Tricolores.

      • Carlos Lima disse:

        Robson. a prova que eu tenho é o vídeo do jogo. Pode procurar que você não vai encontrar jogador do Ceará pedindo aos jogadores do Botafogo que deixassem o Ceará fazer um gol. Como vimos no vídeo de Fec x CRB. o auxiliar técnico do Ceará não atravessou o campo e foi falar com o goleiro do Botafogo o auxiliar técnico do seu time fez isso no jogo contra o CRB. viu a diferença?

    • Amaury questionar é preciso disse:

      Em futebol nada é definitivo, sempre há surpresas e quando todos pensavam que a vaca já estava no brejo deu nisso, na verdade o clube foi novamente prejudicado por um pênalty não marcado e o que o soprador de apito teve coragem de marcar houve sim, o lance foi difícil mas não há mais dúvida. O jogo da vida da alvinegrada serão todos até o fim, será emocionante, aguenta negada.

  • joão oliveira disse:

    sempre comentamos após o resultado, teoricamente é bem mais fácil que “prever” o que vai acontecer. O ceará fez um jogo tático perfeito. tem suas limitações e o fato de jogar fora de casa contra o lider,por mais paradoxial que seja, contribuiu. se esse jogo é aqui após tomar de 3 do criciuma, escalando BARACA,WESCLEY,CAMETÁ… a torcida provavelmente enervaria o time tirando a tranquilidade necessaria para a atuação tática e conseguir a vitória da forma que foi.se no futebol houvesse merecimento, o ceará era o merecedor da vitória, no jogo de ontem. concorda FG??

  • joão oliveira disse:

    O QUE RESTA AO CSC , É TENTAR SOMAR 9 PONTOS (BOA ESPORTE, ABC E MOGI MIRIM), NESSE CASO SERIAM 4 VITÓRIAS E O TIME RENASCERIA NA COMPETIÇÃO,POIS, JÁ SOMARIA 38 PONTOS. MAS, CADA JOGO DE UMA VEZ , PASSO-A-PASSO , SEM SE IMPORTAR COM O MACAÉ DAÍ, NO ULTIMO JOGO MESMO QUE ELE ESTEJA A 3 PONTOS DO 16º COLOCADO, DECIDE EM CASA E UMA VITÓRIA, PROVAVELMENTE DARIA AO CSC A SUA PERMANENCIA NA SERIE B .

  • Pedro Hernesto disse:

    Grazziane a um tempo atrás eu critiquei um comentário seu, certo, não lembro muito bem qual era o assunto, hoje após ter visto varias postagens desse blog vejo que você é um bom profissional, tipo “ou é cru ou é cozido”. porque estou comentando isso? logo lá em cima vejo vários postagens de um cara muito (inteligente) querendo derrubar seu comentário e digo foi um ótimo comentário cara parabéns e desculpas. Valeu, e avante vozãoooooooooo

  • Carlos Diesson Ferreira da Costa disse:

    Graziani continue fazendo seu trabalho não se importe com certos comentários inválidos.
    Você acredita que as categorias de base do ceará não estão indo bem ? Pois insistimos em jogadores como Carlão e Baraka? Se não temos volantes melhores que estes na base então está mal mesmo ou essa não é a hora de lançar jogadores, pois pode “queimar” eles ?

  • Marcos disse:

    Infelizmente, o Ceará merece cair. Não era para estar nessa situação, pela qualidade do elenco em relação aos demais, mas perdeu muitos pontos de forma ridícula. Acho que ainda há esperanças, pois não parece tão difícil como vou mostrar em seguida. Faltando 7 jogos, o Ceará precisa tirar 6 pontos de diferença. Na prática, o Ceará precisa tirar apenas 3 pontos em 6 jogos. Pois o sétimo e último jogo é contra o Macaé e basta uma vitória para empatar em número de pontos e ultrapassar pelo critério de vitórias. Parece até fácil, eu não acredito mais. O time vem patinando demais. (Em relação a arbitragem do jogo com o Botafogo, se fizermos um saldo, acho que o ceará foi mais prejudicado, como no jogo contra o Santa Cruz, do que ajudado pela péssima arbitragem brasileira ao longo do campeonato).

  • sofredordovozao disse:

    Ganhou do Botafogo ?!?!?! O Botafogo deve ter jogado mal pra c******, eu nem vi o jogo, depois do 3×0 contra o Criciuma… Se o Macae deixar, quem sabe a gente nao quase escapa da da Czona.

  • FLÁVIO de SP disse:

    Ano que vem a ce-zona vai ser muito concorrida. Com a entrada do Remo, do abc e, não sei se o velho time do canal cai mesmo para a série c, porque é muito cagado (muita macumba no canal). Serão necessários bons jogadores para o Leão do Pici, aliados aos pratas de casa e de um técnico que seja homem de coragem e competente.

    • Amaury mudar é preciso disse:

      E será bastante modificada Flávio já que finalmente a CBF vai se render à grana da TV que comprou este ano por merreca e ganhou rios de dinheiro com tanto sucesso. Os clubes terão cota e o mata-mata será apenas com os quatro já classificados para a ascensão e é muito justo. E em primeira mão o novo técnico tricolor será um batráquio. Resta saber se terão com ele a mesma paciência que tiveram com o fraco Chamusca.

  • delmax disse:

    proximo jogo do fequim e contra o pacatuba pela fares lopes pois mais uma vez se borraram nas calcas no morre morre e vao jogar pela 14 vez na terceirona .

  • Barbosa disse:

    Olha o castigo, negrada do canal. Ainda estão reclamando da arbitragem contra o Botafogo? Mesmo com aquele pênalti inexistente que o apitador deu a favor do cana? Muito mal agradecidos. O Fortaleza que pagou duas arbitragens caríssimas no mata mata e o juiz só beneficiava os times adversários, deixando eles meterem a sola em nossos papudinhos jogadores.

  • Barbosa disse:

    Estou quase sem esperanças no LEÃO do ano que vem. Pois haverá mais times brigadores que neste ano. A imprensa do Sul já dá o time do canal como provável rebaixado e disseram que os times do grupo B da série c fazem cálculos para pegarem o Fortaleza no mata mata. VERGONHA, né?

  • Marcos disse:

    Estimado Fernando, apesar de ter sido ofendido em sua resposta,segundo você,com um comentário sem provas, devo expor aqui o que acho somente sobre o profissional que és, pois de sua pessoa, pelo menos no que posso detectar em seus textos, não me cabe julgá-lo e nem tão pouco ofendê-lo… O acompanho desde o Trem Bala no rádio, quando lá você fazia comentários, e desde aí, acompanho seu trabalho por considerá-lo UM dos profissionais do esporte mais bem preparados, atualizados e imparciais, só precisa controlar um pouco seus rompantes de intolerância e impaciência com aqueles que no calor da hora escrevem, o que vem na cabeça e não são profissionais para, por vezes, medir suas colocações, apenas TORCEDORES APAIXONADOS…

    Não ofendi em momento algum. Quem disse claramente que o Botafogo se vendeu foi você, Marcos.
    FG

  • Célio disse:

    Esperança é, de fato. Já a entrevista de Jorge Mota, pós naufrágio, devia chamar-se “Máscara de Fuga”: segundo ele a culpa é só, só, só do Chamusca. Mota será talvez no Fortaleza apenas o zelador.

  • Caro F.G:

    Nosso mundo está repleto de pessoas que agem de forma “pobre” de comentários e sugestões. Entram nesses questionamentos sem fundamentos ou provas.
    Acompanho há tempos sua caminhada, sem desmerecimento a nenhuma emissora que passou, já o vejo em patamares bem mais elevado. Sua inteligência e naturalidade que comenta futebol, já encanta muitos há tempos atrás.
    As vezes o que você fala diretamente e imparcialmente acaba por magoar pessoas no tocante pessoal. Parabéns e continue sendo esse exemplo de profissional.
    Quanto ao Ceará, como torcedor sempre mantive “Esperanças” de conseguir seu objetivo.
    Como profissional da área de exatas, acredito ainda matematicamente;
    Como Educador acredito que todo trabalho gera fruto quando aplicado com motivação e objetividade.
    Ainda temos Macaé e Oeste para brigarmos cada posição. Nossa tabela parece ser mais fácil, Eu Acredito sim até o final.

    Valeu, Francisco. Muito obrigado.
    FG

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 10 =