Futebol do Povo

Fortaleza: nova frustração na Série C não pode transformar o certo em errado

867 33

O futebol tem suas nuances e uma delas é que nem sempre o bom planejamento fora de campo transforma o clube em campeão. Não é uma simples equação 1 + 1 = 2 porque estamos falando de um esporte espetacular justamente por isso. Um gol contra, um gol perdido, uma furada, um frango do goleiro, uma decisão errada do técnico, uma defesa espetacular, um tombo, uma escorregada, um morrinho artilheiro decisivo, uma bola que passeia por cima da linha do gol, um erro de arbitragem ou outras tantas possibilidades dentro de campo mudam destinos em segundos.

O Fortaleza, nesta Série C, fez o que tinha que fazer do ponto de vista de condição de trabalho para os seus atletas. Salários pagos corretamente; prêmios pela conquista do estadual acertados antes dos jogos contra o Brasil; boas condições de concentração e logísticas de viagens, além de estrutura médica, física e fisiológica competentes.

Ainda assim, a equipe foi eliminada pelo Brasil-RS sem ter feito nenhum gol em quase 200 minutos nas quartas de final. Foi muito mal na partida em Pelotas, com exceção dos 10 aos 30 minutos do primeiro tempo, e no confronto no Castelão criou 10 chances reais para marcar, mas esbarrou na incompetência, em atuações individuais ruins e na falta de criatividade para colocar a bola para dentro, sem esquecer da atuação com muito mérito do adversário.

A frustração tricolor, entretanto, não pode transformar o certo em errado. Muito menos exemplos de equipes desorganizadas que têm algum sucesso devem ser paradigmas. O Fortaleza não perdeu em campo porque agiu corretamente com seus jogadores. O caminho de crescimento contínuo é justamente o de tentar ser o mais profissional possível. Nem sempre dá certo.

Recomendado para você

33 Comentários

  • Damasceno disse:

    Concordo é o imponderável, juntamente com a incompetência.

  • lopes disse:

    Maravilha! então continua assim

    Sua sugestão é atrasar salários, mandar o time viajar de ônibus por 4 mil km, ficar em hotel com ratos, comer sanduíche, não ter médico? Legal. Vai dar super certo, lopes.
    FG

  • Robson disse:

    O problema do torcidor médio FG é que pensa que as vitórias indicam que tudo está certo e as derrotas indicam que tudo está errado.

    Nesse último caso, a estratégia é de terra arrasada onde tudo deve ser implodido e todos demitidos. A realidade é um tanto diferente disso.

    O Fortaleza tem hoje responsabilidade administrativa e espero que continue assim mesmo diante dessa frustração. Não faz muito tempo o clube padecia com administradores incompetentes e dados a rompantes que parte da torcida tanto pregava.

    A eliminação recente não pode quebrar o processo de reconstrução que o Fortaleza EC vem passando nos últimos meses, existem ajustes a implementar, mas isso é pontual, nada de transformações traumáticas e irresponsáveis que alguns Tricolores estupidamente pregam.

    Penso que o ideal seria manter 80% do elenco atual e suprir as carências que todos nós conhecemos para 2016.

    Saudações Tricolores.

    • LeaoRumoaSerieB disse:

      Concordo Robson,

      Mas voce viu o que o nosso presidente falou? Quer mandar todo mundo embora e montar um novo time do zero ?! Quem vai se dar bem assim é o time das Vovozetes que vai contratar quase todo o atual elenco do Leao e ficar com um time todo entrosado.

      • Robson disse:

        Ví, acho que o lado torcedor de Jorge Mota está mais latente esses dias, o que é natural por conta do resultado do último jogo.

        Mas penso que após alguns dias ele e muitos outros tricolores repensarão certas certos posicionamentos em prol do projeto para tentar a subida em 2016.

        Quanto ao ríval, essa tendência a reciclar tudo que não serviu mais pro outro é uma tradição das mais estúpidas do nosso futebol, a diferença é que últimamente eles tem exagerado, basta ver Cléo, Cametá, Assisinho e outros que não serviram pro Fortaleza EC, mas desembacaram como craques em CAP.

        Saudações Tricolores.

  • Peixoto disse:

    Grande Graziani, concordo plenamente.

    Gostaria de saber a opinião do amigo : Qual melhor opção de comando técnico para o Fortaleza em 2016?

  • M.Damasceno disse:

    O comentário está correto.
    Vamos deixar de chorar pitangas por que não resolve nada.
    Os adeptos tem que continuar a apoiar o sócio torcedor , incondicionalmente.
    A direção precisa mais do nunca de apoio.
    Manter uma base ,forte com os melhores do elenco. Prioridade para o Nordestão,minimizando o prejuizo financeiro.
    E naturalmente melhorar o elenco para a serie c que vai ser muito mais competitiva com a entrada do Remo e do csc.
    Fortaleza Sempre.

  • Rogério disse:

    Prezado Graziani , o problema maior do FEC foi a falta de um camisa nove e de uma maior ousadia e melhor leitura do seu treinador. Lúcio Maranhão esteve longe de ser o mesmo que passara pelo Asa de Arapiraca e lamentavelmente Chamusca não lê bem os jogos decisivos deixando sempre uma má impressão de que é de fato, treinador de time pequeno. Some-se a isso a incompetência do FEC sucumbir sempre nos primeiros jogos do mata mata. O time ão consegue ganhar o que dificulta por demais o trabalho para o jogo da volta , onde sabemos é desgastante demais o fator psicológico enfrentado pelos atletas, pois os mesmos não possuem resiliência para mudar o quadro. No mais, apesar do desfecho retórico do mata mata, o saldo do ano foi bom. Seria interessante manter metade desse elenco para o ano 2016 pois competições importantes se aproximam e começar do zero seria temeroso. Acho que possuímos alguns bons jogadores que somados a outros que viriam daria muito bem para começarmos o ano sem muitos aperreios. Outra coisa, um técnico mais ousado e de melhor leitura precisamos pra ontem. Chamusca já deu. Tá provado que não conseguiu tirar das adversidades uma melhor leitura do jogo e muito menos mexer no time.
    Essa é a minha opinião.
    Saudações Tricolores !

  • Jair disse:

    Este foi o primeiro ano desta diretoria. Temos que apoiar o Jorge Mota, já ganhamos um campeonato e por detalhes não conseguimos subir de Série. Quanto ao treinador o que posso dizer é que infelizmente não dá. O Time precisa de 2 bons laterais, 1 centroavante. O Meio de campo e o miolo da zaga deve permanecer juntamente com o bom goleiro Berna. Sou sócio torcedor e continuarei sendo, isto por que esta Diretória tem respaldo. Que o ano de 2016 seja bem melhor que o de 2015.
    Saudações Tricolores

  • Galego disse:

    Bons comentários. Lembrem-se que em 2011 o Sr. Osmar Baquit foi á caça as bruxas, demitiu quase todo o elenco, formou um time de “série B” e quase o Fortaleza foi pra D. Mas, tem que ficar com os melhores, e mandar o que não deu certo pra tentar a sua carreira em outro lugar.

  • Emilio disse:

    Que o Chamusca vá embora junto com Radar (Seu queridinho).

    Isso já seria um grande reforço para 2016.

  • CARLOS LIMA disse:

    vou dizer uma coisa que vai parecer completamente sem nexo , mas que tem algo a ver com o que aconteceu com o Ceará e o Liaum. na minha opinião o titulo Estadual ganho pelo Liaum
    de certa forma prejudicou o time em alguns aspectos com relação a Série C.
    1) o Chamusca permaneceu e assim ele manteve no time titular, jogadores que não estiveram bem no Estadual , Copa do Nordeste e Copa do Brasil.. por exemplo os jogadores: Radar e Lúcio Maranhão, Auremir, etc..

    2) como demoraram para contratar na esperança que o Lucio Maranhão melhorasse o seu rendimento. não encontraram jogadores disponiveis jogando aqui no Brasil e trouxeram jogadores que estavam parados no exterior ( Jesus, Adriano ) e outros desconhecidos como o Azulão que veio do interior de Minas Gerais.

    3) nenhum dos três atacantes aprovaram (Lucio Maranhão, Jesus, Adriano) então os jogadores de trás os zagueiros, Laterais, Volantes e meias, eram quem faziam os gols.

    4) só que nem todo jogo eles fariam os gols que os atacantes não estavam fazendo. como aconteceu no Mata-Mata. e por falta desses gols, por falta de atacantes de qualidade que não foram contratados, pela EUFORIA causada pela conquista do titulo..o time foi eliminado.

    • Amaury - do pescoço prá baixo é canela disse:

      Gente, belisquem-me o Carlos Lima às portas da terceirona finalmente fala coisa com coisa …nada contra, claro. E que não chore a queda fará bem ao clube, Bahia e Vitória estiveram da D e voltarão este ano à A, 2016 será um ano bom para Ceará e Fortaleza quem sobreviver ao Levyr verá já que ao Jorge e Robinson será moleza. Feliz 2017 a rodos nós.

    • LeaoRumoaSerieB disse:

      Fake! Todos sabemos q o Carlos Lima nao fala coisas com sentido! Esse nao pode ser ele ! Deve ser algum conhecido dele, querendo limpar a barra dele.

    • Robson disse:

      Desnecessário é começar seu post afirmando que vai escrever algo completamente sem nexo, isso já é paisagem comum.

      Saudações Tricolores.

  • CARLOS LIMA disse:

    o Ceará por ter ganho a Copa do Nordeste, por ter se dedicado 100% nessa conquista
    esqueceu de se preparar para a Série B. além de não ter feito contratações para qualificar o elenco de não ter dispensdos jogadores que não tinham mostrado futebol no Estadual e Copa do Nordeste. perdeu os principais jogadores (Magno Alves, Assisinho, Marinho, William Correia, etc)
    e na hora de repor essas peças, contratou de forma errada, trazendo jogadores muito inferiores aos que tinham perdido no trouxeram alguns jogadores que estavam parados desde o ano passado, outros que não estavam bem psicologicamente (Bernardo)
    que piorou ainda mais com a troca de treinadores constante;

    • Amaury - do pescoço prá baixo é canela disse:

      Negrada o homem tomou rumo mesmo, só um reparo o clube foi obrigado por empresários e boleiros sem compromisso e beija-escudos de araque a se desfazer de seus atletas mais destacados e não se pode ganhar nada na segundona formando um time com a carroça andando. Ou liberavam ou os caras boicotavam e iam fazer o que se os clubes são totalmente desprotegidos das sacanagens que lhes fazem? Um time ruim não teria ganho de forma tão brilhante a Copa do Nordeste, simples assim.

  • Amaury - do pescoço prá baixo é canela disse:

    Muito bem, a matéria traz o óbvio ululante, é totalmente coerente, mas esquecem do que venho dizendo há meses, um time para a segunda divisão é uma coisa, pode ser mais técnico, mais leve, elenco maior já que são 38 jogos muito embora fique claro que nos jogos fora de casa a postura nunca é a mesma de casa. Para a indefectível terceirona é muito diferente, o elenco tem de ser menor e privilegiar a força pois são apenas 18 jogos e o fatal mata-mata que imbecis engole-cordas discutem e se rasgam querendo que seja viva-viva, hilário, ridículo. No nosso caso a defensiva e meia cancha foram muito bem, mas não tivemos atacantes e um volante sacado incompreensivelmente nas quartas de final decisivas é o artilheiro, algo visivelmente errado. Dos quatro ascendentes todos são times fortes e todos times técnicos, e melhores, perderam a vaga. Os escabndalosos que exigem sangue são os mesmos que estimulam as torcidas à violência,. dói mas a verdade ér esta e nem percebem o sério desserviço e injustiça, agora pedem vassourada total, absurdo se fizerem isto é suicídio e muito dinheiro com rescisões jogados no lixo, é selecionar e deixar uma base, e existe plenas condições para isto nos dois, contratar um técnico vencedor mas simples e montar um elenco com no máximo 25 atletas bem equilibrados, um zagueiro madeira de dar em doido e outro mais técnico, volantes pegadores e meias provedores para alguém matar na frente, simples assim, como foi o Brasil e o Vila Nova, o Tupi menos e até perdeu para escolher o adversário e o Londrina é forte e tem boa técnica e viu urso de gola para detonar o bom Confiança. Simples assim gente, sem nove horas, salamaleques ou mais mais. Futebol não mudou tanto assim nesta taba de loucos e selenitas ou lunáticos.

  • CARLOS LIMA disse:

    confirmando a iminente queda do Ceará para a Série C de 2016, teremos uma competição que poderíamos chamar de Copa do Nordeste 2 . vejam como : Ceará, Fortaleza, Cuiabá, , Salgueiro, America de Natal, Abc, Confiança, River, Botafogo da Paraìba. Asa de Arapiraca . será uma das mais disputadas dos ultimos anos. muitos dessas equipes irão se enfrentar na Copa do Nordeste que vai ser disputada antes da Série C.

    • Amaury - do pescoço prá baixo é canela disse:

      Em vez do Cuiabá CL será o Remo que finalmente saiu da quarta divisão, ufa, a forte regionalização vai motivar sim e este é um dos motivos que prevejo um ano bom para nós.

  • Gomes disse:

    Sei não só sei que foi assim!

  • Jr Aguiar disse:

    Valeu Graziane,

    Concordo com vc, e reconheço o trabalho da diretoria, e apesar ficar na subir para a 2º divisão, nos torcedores do Fortaleza vamos continuar o apoiando em 2016.

  • FABIANO disse:

    O CARLOS LIMÃO AZEDO TÁ FICANDO MAIS HUMILDE E MENOS ARROGANTE……GOSTEI! MAS, PREZADO E IMINENTE SÉRIE C, NO GRUPO A DA SÉRIE C AINDA TEM O CLUBE DO REMO, O LEÃO DO NORTE, NOSSO IRMÃO. SAUDAÇÕES TRICOLORES. TIME SEM ATACANTES NÃO FAZ GOLS DECISIVOS, TENS RAZÃO.

    • Amaury disse:

      Pode até ir Fabiano se o Macaé deixar, não abrem nem pro trem e querem a quarta vaga, vôte. Aí o véio pode escapar de novo, sorte é isto, quem diria que a disputa pela rabeira ia pegar fogo?

  • delmax disse:

    esse papo de serie c os tricolorido entendem afinal e o eterno representante na serie c sao 14 vezes na czona esse timinho do pici nao sai de la por que borram as calcas junto com esses torcedores arrogantes na hora do morre morre.

  • Denilton disse:

    Ceará e Fortaleza estão co caminho certo: saneamento de dívidas, gestão profissional, planejamento, responsabilidade com os jogadores. Ocorre que o futebol é o único esporte em que o mais fraco consegue vencer o mais forte, o imponderável é muito presente.

    O que falta ainda é a estabilidade de técnico e de elenco. Os clubes precisam escolher melhor seus jogadores e sua comissão técnica, dar as condições necessárias e ter paciência, dar tempo suficiente para só então cobrar resultados e pensar em eventuais trocas. Essa história de mudar treinador a cada três derrotas e passar o ano todo contratando e diapensando atletas não leva a bom lugar.

    Mas isso é um problema do futebol brasileiro.

  • Amaury disse:

    Para reflexão: Ceará e Fortaleza pagaram somente este ano exatos 2 milhões de reais numas tais OUTRAS DESPESAS em seus jogos que PASMEM deve ser para segurança, só no jogo contra o Brasil foram pagos 231 mil e ninguém impede a ação dos vândalos, isto fede a léguas e fica a indagação por que ninguém vê isto. Tá tudo registrado nos borderôs. Tem mais só de confecção, controle e venda de ingressos o clube pagou no último jogo 129 mil, uma festa, mas prá quem mesmo? tem filé debaixo deste angu? nem o diabo duvida. Por estas e outras é justo os clubes que já pagam os danos ainda sejam punidos com o rigor imposto pelos hipócritas sob pressão enquanto os vândalos estão todos, eu disse TODOS impunes? Mistérios, mistérios, mistérios.

  • joão oliveira disse:

    É evidente que o problema do fortaleza é psicologico, estado de nervos.o time faz tudo certinho até chegar a hora de decidir. era visivel no torcedor, nos jogadores,na diretoria, na comissão técnica a expressão: será que vai acontecer de novo?
    Tenho a opnião que o fortaleza jogar a primeira partida do mata-mata em casa, seria uma forma de mudar o roteiro. jogar um jogo sem ter que fazer o placar “X”. e depois, sair e decidir fora de casa, com a “cobrança” nos ombros do adversário.
    Quero deixar bem claro que em circunstancias normais, acho que decidir em casa, tras mais vantagens, mas, no caso do fortaleza, devido a sequencia ruin , acredito que a inversão do mando de campo, fosse uma boa opção!
    obs: sou torcedor do CEARÁ.

  • João Ximenes disse:

    IA VOLTAR SÓ EM 2016.
    Mas em RESPEITO a esse grande POST, a DELICADEZA do CARLOS LIMA em suas últimas participações, e como já vejo MOVIMENTAÇÃO pelas bandas do Pici(o que tá CERTÍSSIMO), resolvi antecipar a volta.
    NO ENTANTO, já DELETEI todos os acontecimentos do nosso LEÃO DE AÇO de 2010 pra cá, e só falo de FUTURO(temporada 2016) que já se iniciou. COMBINADO CARLOS LIMA ?
    Pra mim… JOGO DE ONTÉM ficam para estatísticas que não entram em campo.

    ENTÃO VAMOS PENSAR O FUTURO(próxima temporada) do FORTALEZA ESPORTE CLUBE é claro…

    1. TREINADOR:
    FLÁVIO ARAÚJO, SÉRGIO SOARES e MARCELO VEIGA são os primeiros nomes que circulam.
    Acho que pra evitar aquela MASMORRA de sempre onde TREINADOR de casa não obra milagres, e até mesmo ao final da temporada 2016(sem querer ser adivinho) dado a fase e o psicológico, EU trabalharia com os nomes de SÉRGIO SOARES e MARCELO VEIGA.
    Treinador é um DETALHE que deve ser PROVIDENCIADO primeiro que qualquer outra DECISÃO ADMINISTRATIVA, pois é com o treinador que se começa formar uma equipe de futebol. Melhor e correto, é o próprio escolher e formar os seu escrete.

    FLÁVIO já passou por aqui duas vezes e a gente sabe como acabou. Hoje(últimos anos) ele conseguiu resultados expressivos, mas TREINADOR como jogador funciona assim: DÁ CERTO ACOLÁ mas NÃO DÁ CERTO AQUI.
    Se for ele o ESCOLHIDO, estarei aqui a torcer que dê certo. Mas sempre com a certeza que ELE(Flávio) vai ser sempre a desculpa da vez(já não tinha dado certo 2 vezes porque trouxeram ?), mais fácil de se DISCUTIR e dar DESCULPAS esfarrapadas.
    Temos duas vertentes:
    1. DEU CERTO… não falei. Fui Eu que trouxe(gritam logo) ?!;
    2. NÃO DEU… quem foi o infeliz que trouxe(sumiu) ?!
    E isso vale pra qualquer treinador que venha trabalhar não só aqui, mas em qualquer time do mundo.

    2. Czona(esquece o bordão):
    “PRESIDENTE DO FORTALEZA DIZ QUE LUTARÁ PELO FIM DO MATA-MATA”.

    Presidente do FORTALEZA deve e precisa se PREOCUPAR, é na formação de uma equipe forte, SEM ATROPELOS E TANTOS ERROS em CONTRATAÇÕES, pois tá provado que o problema não é REGULAMENTO, e sim a Czona, pois os times são formados, ganham tudo na fase de classificação… MAS NÃO SABEM GANHAR 2 JOGOS DECISIVOS.
    ARRANJEM OUTRA DESCULPA !

    3. JOGADORES que encerram seus contratos mas podem RENOVAR:
    BERNA, TINGA, LIMA, GENILSON, ADALBERTO, AUREMIR, HESS, PIO.

    5 foram titulares(Berna, Tinga, Lima, Adalberto, Auremir) mais o PIO que era titular e artilheiro da temporada e 2 reservas(Genilson e Hess) com poucas oportunidades.
    CARA, 5 nomes já é meio time.
    Nosso SISTEMA DEFENSIVO foi o ponto forte da equipe, mais porque, MEIO CAMPO e ATAQUE não funcionaram.
    Tais renovações devem ser feitas após o ACERTO do TREINADOR, pois é ele que deve DIZER quem quer e quem não quer. Até porque ele(treinador) deve INDICAR jogadores e isso pode INCHAR o ELENCO como aconteceram nesses anos anteriores(esquece o passado).

    DARIA uma guinada de 90º no que diz respeito a CONTRATAÇÕES, mais pela NECESSIDADE de CONQUISTAS que mesmo por GRATIDÃO a esse ou aquele jogador.
    Os nomes citados ai devem ter contrato até o final de 2015.
    Então é IMPORTANTE que a diretoria já traga o novo COMANDANTE que é pro mesmo DEFINIR quem pode ajudar na temporada 2016.
    Dos citados ai, desistia do TINGA(pela ruindade) e LIMA pela IRREGULARIDADE de seu posicionamento nos jogos(só funcionou com o Adalberto).
    Os outros, com menos OPORTUNIDADES no ano, pensaria em ficar com o HESS(por ser o único volante volante de 2015) e PIO(pelos seus chutes certeiros de longa distancia e bolas paradas).

    Quem ERROU;
    O PROBLEMA foi isso…
    Não vai levar a gente a lugar nenhum.

    O que vai levar a gente pra frente AGORA: é a temporada 2016.

    QUALQUER DISCUSSÃO QUE NÃO SEJA 2016…

    … Vai levar o nosso FORTALEZA ESPORTE CLUBE a ficar estacionado onde está.

    E ISSO NENHUM TRICOLOR, TRICOLOR QUER !!!!!

    2016 AQUI E AGORA.

  • Chico Caucaia disse:

    Fortaleza pagou R$ 251.971,69 de causas trabalhista da renda do jogo do seculo Fortaleza X Brasil….. tai os valores no qual sempre digo, e o fortaleza sempre esconde, a pouco tempo, todo falaram que tinha acabado as causas trabalhistas………. e o socio torcedor……… tem sempre uma informação a ser revelada sobre a verdade…… são 97 anos deste mesmo tipo de esconder a informação correta, para ser o maioral…….. mas a verdade sempre aparece…..ah brasil

  • Rogerio Santos disse:

    Acredito que deve ser mantida uma base. Seria muito bom se pudesse renovar com a maior parte do elenco é dispensar Hudson, Radar, LM, Jesus, Azulão, João Pedro, Deola. De quebra poderia rescindir com Corrêa – muita transpiração e pouca inspiração. Dudu poderia ter espaço, é mais jogador, precisa jogar. Contrataria somente o centroavante e já teria elenco pra iniciar o Cearense.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 5 =