Futebol do Povo

Os jogos de Oeste, Macaé, Ceará e ABC e a luta contra o rebaixamento

3164 30

As últimas sete rodadas da Série B vão marcar uma briga enorme contra o rebaixamento. Criciúma e Paraná somam 39 pontos, ainda correm riscos matemáticos, mas pela tabela e desempenho, estão mais tranquilos. O Mogi Mirim tem 22 pontos e o Boa Esporte soma 24. São pontuações baixas demais, respectivamente 13 e 11 pontos atrás do Macaé, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Assim, os riscos são gigantes de queda.

Em tese, portanto, temos quatro clubes brigando contra o rebaixamento e duas vagas de permanência: Oeste (38 pontos), Macaé (35), Ceará (29) e ABC (27). O Oeste tem uma tabela bem complicada. O nível de dificuldade que Ceará e Macaé vão encontrar é equivalente e o ABC  tem um caminho de confrontos paradoxais.

Abaixo relaciono os caminhos de todos, o que abre mais facilidade para as projeções e contas até a rodada final. É um exercício de futurologia e que não guarda nenhuma relação com a realidade, mas é impossível não fazê-lo. Fiquem à vontade para palpitar nos comentários. Em negrito, os confrontos diretos entre esses quatro clubes.

OESTE
América-MG x Oeste-SP
Oeste-SP x Luverdense-MT
Sampaio Corrêa-MA x Oeste-SP
Santa Cruz-PE x Oeste-SP
Oeste-SP x Criciúma-SC
Atlético-GO x Oeste-SP
Oeste-SP x Paysandu-PA

MACAÉ
Macaé-RJ x Mogi Mirim-SP
Paraná-PR x Macaé-RJ
Macaé-RJ x Vitória-BA
Macaé-RJ x Náutico-PE
Atlético-GO x Macaé-RJ
Macaé-RJ x Boa Esporte-MG
Ceará-CE x Macaé-RJ

CEARÁ
Ceará-CE x Boa Esporte-MG
Mogi Mirim-SP x Ceará-CE
Ceará-CE x ABC-RN
Ceará-CE x Bragantino-SP
Vitória-BA x Ceará-CE
América-MG x Ceará-CE
Ceará-CE x Macaé-RJ

ABC
Paraná-PR x ABC-RN
ABC-RN x Sampaio Corrêa-MA
Ceará-CE x ABC-RN
Bahia-BA x ABC-RN
ABC-RN x Mogi Mirim-SP
ABC-RN x Botafogo-RJ
Boa Esporte-MG x ABC-RN

Recomendado para você

30 Comentários

  • CARLOS LIMA disse:

    se somarmos a pontuação de todos adversários do Ceará veremos que será menor do que a soma da pontuação dos adversários de Macaé , Abc e Oeste. outro ponto importante é que Ceará enfrenta o Macaé e Abc em casa. tudo leva a crer que a briga deve ficar entre Ceará e Macaé ou talvez Abc.
    porém não podemos esquecer que o Oeste tem adversários bem complicados e não se pode descartar que ele fique com a ultima vaga.
    o Ceará tem que vencer o Boa Esporte, porque o Macaé vai jogar em casa contra o Mogi Mirim
    e provavelmente vencerá esse jogo.

    • Alves disse:

      Torcedor que vai fazer o Enem:
      “Se a redação for sobre o Fortaleza não coloque título regional porque não tem.” – É zero na nota se colocar.
      Boa sorte
      Outra dica para o Enem

  • João Paulo disse:

    A progressão não é mais aritmética, agora é passional.

  • Felipe Alencar disse:

    Bom, já que tá todo mundo na onda de fazer previsões, vou fazer as minhas baseadas em anos de estudo na Faculdade Federal do Achismo Baseado em Nada. Vou fazer rodada a rodada:

    Ceará x Boa Esporte (Vitória) / Macaé x Mogi Mirim (Vitória)
    Ceará x Mogi Mirim (Vitória) / Macaé x Paraná (Empate)
    Ceará X ABC (Vitória) / Macaé x Vitória (Derrota)
    Ceará x Bragantino (Empate) / Macaé x Náutico (Empate)
    Ceará x Vitória (Derrota) / Macaé x Atlético-GO (Derrota)
    Ceará x América-MG (Empate) / Macaé x Boa Esporte (Vitória)
    Ceará x Macaé (Vitória do Ceará)

    Assim, Ceará faria 14 pontos e iria para 43. O Macaé faria 8 pontos e iria para 43 também. E o Ceará permaneceria na Série B por ter uma vitória a mais. De resto, ressalto novamente que só são previsões, baseadas totalmente no nada. Mas, espero que aconteça assim e, por que não, melhor.

    Saudações Alvinegras

    • sofredordovozao disse:

      Isso se chama: auto ilusao ao extremo ! Vc provou q a coisa está mais preta do q se imagina, pq está contando com vitoria sobre o Mogi Mirim fora, o q nao deverá acontecer, e com empate contra o America fora, o q tb nao deve acontecer [pode até ser q aconteça, mas pra cada acontecimendo positivo, acontecerá um negativo em casa] e se o jogo contra o Macae for decisivo, ai a Czona é certeza, a gente só continua, se nao depender mais desse ultimo jogo, pq ele vai ser empate ou derrota.

      Dai de suas contas, só conto com vitoria conta ABC e Boa, pois sao 2 times altamente perebas, se a gente perder 2 ou 3 pontos nos confrontos contra esses 2, é fechar a tampa do caixa e perder qq esperança.

  • g.henrique25 disse:

    Oeste 38, Macaé 35, Ceará 29 e ABC 27.

    32a. rodada: Oeste perde, Macaé ganha (digamos), Ceará vence e ABC perde.

    Oeste 38, Macaé 38, Ceará 32 e ABC 27.

    33a. rodada: Oeste empata, Macaé perde, Ceará vence e ABC empata.

    Oeste 39, Macaé 38, Ceará 35 e ABC 28.

    34a. rodada: Oeste perde, Macaé perde, Ceará vence o ABC.

    Oeste 39, Ceará 38, Macaé 38 e ABC 28.

    35a. rodada: Oeste perde, Macaé perde, Ceará vence e o ABC perde.

    Ceará 41, Oeste 39, Macaé 38 e ABC é rebaixado (infelizmente).

    36a. rodada: Oeste vence, Macaé perde e Ceará perde.

    Oeste 42, Ceará 41 e Macaé 38.

    37a. rodada: Oeste perde, Ceará perde e Macaé ganha (digamos).

    Oeste 42, Ceará 41 e Macaé 41. Se o Oeste tiver melhor saldo que o Macaé, ele se livra.

    38a. rodada: Oeste precisa de um empate; Ceará precisa de um empate; o Macaé, ganhar.

  • Rodrigo Ildefonso disse:

    Caem Ceará e ABC.

  • Barbosa disse:

    A situação do time do cairá, em 2011, estava como, faltando sete jogos? Acho que neste ano tá mais difícil pro time do canal escapar do rebaixamento, ou não, Graziani?

    • Felipe Alencar disse:

      O Ceará Sporting Club eu não lembro como estava na 31ª rodada da Série A de 2011. Lembro que ele terminou o campeonato com 39 pontos.

      Já o patrimônio nacional da terceira divisão, vulgo Fortaleza, na 31ª rodada da Série B de 2009 havia perdido para o Atlético-GO por 1 a 0 e estava na 18ª colocação, com 32 pontos.

      A sorte do Ceará, verdade seja dita, é que esse ano o nível de quem briga na parte inferior da tabela está lá embaixo. Senão, o Vozão já estaria rebaixado.

  • Barbosa disse:

    Minha torcida pro time do canal ser rebaixado é simplesmente como uma espécie de vingança pela festa que os fedorentos fazem com os insucessos do Fortaleza, que é um time bem mais estruturado e mais apaixonante.

    • Pedro Hernesto disse:

      Bem mas estruturado?

    • Felipe Alencar disse:

      Se é um time bem mais estruturado por que não consegue sair da Série C? Já são 7 anos consecutivos. Se é um time mais bem estruturado, por que atrasa salários?

      A torcida do Ceará não tem culpa dos insucessos do Fortaleza, quem manda o time de vocês ser incompetente?

    • CARLOS LIMA disse:

      Barbosa, fedorento é o torcedor do teu time que é morador eterno da Terceira Divisão
      a estrutura do teu time é ter um CT emprestado que pertence ao Ribamar Bezerra e
      um campo de treinamento (Alcides Santos ) que vocês dizem que é um estádio. mas
      que tem uma grama de capim de burro e um piso duro , onde todo ano
      jogadores sofrem contusões e ficam no DM durante semanas sem fim.

  • Jair disse:

    A situação não está fácil, pois além de Macaé, o ABC tá subindo de produção e a reta final vai ser um DEUS nos acuda. Acredito que não tem mais chances, o Vovô tem que se conformar.
    Não vai conseguir vencer as partidas que precisa pois não depende só dele. Vai tá cheio do SE. SE o Ceará vencer as partidas e SE o Macaé também vencer as partidas, o negócio tá brabo para o lado do Vovô. Eu não acredito.

    • PH disse:

      SE tu não tivesse falado isso, lá no final do campeonato tu poderia encher o peito e dizer, bem que eu disse que o CEARÁ não cairia. Mas SE já foi dito então… SE eu fosse mal educado este verso teria uma combinação que nosso amigo Graziani não iria gostar, vozão até o ultimo suspiro

  • CARLOS LIMA disse:

    o que resta para os “secadores” (torcedores) do Liaum daqui em diante ? apenas fazer o que
    eles vem fazendo desde (2010) quando foram eliminados em Setembro ( aguia 1x1Liaum ) e ficaram “secando” para o Ceará que estava na Série A fosse rebaixado para a Sèrie B.
    assim fizeram em 2011 quando escaparam da Série D, naquele “jogo ” contra o CRB. apartir de 2012 após serem eliminados pelo Oeste, 2013, eliminados pelo Sampaio Correia, e em 2014 eliminados pelo Macaé.. sempre após serem eliminados em Setembro ou em Outubro, ficaram apenas na torcida para o Ceará não conseguir o acesso para a SÉRIE A (2013 e 2014) e agora em 2015 estão na torcida para o Ceará cair para a SÉRIE C..

    eu não queria um sofrimento igual a esse para mim, ou seja o meu time o Ceará ficando todo ano de Férias em Setembro ou Outubro, sendo eliminado das competições, e então eu ficando o restante do ano
    apenas a “secando” o Liaum para ele não conseguir o acesso ou para ele cair de divisão.

  • Caros alvinegros,

    Mesmo que façamos o dever de casa, acho que as chances do Vozão Campeão do Nordeste permanecer na série B passam diretamente pela atuação da nossa diretoria em acertar “malas brancas” com adversários de Macaé e Oeste, principalmente Atlético-GO, que não terá mais nenhuma aspiração e jogará contra os dois.

    SA

  • CARLOS LIMA disse:

    futebol é um esporte diferente de outros esportes. as previsões nem sempre dão certo, muitas vezes times que estão nas ultimas posições na tabela de classificação, se superam e vencem equipes que estão nos primeiros lugares. recentemente o Palmeiras que estava entre os quatro primeiros colocados da Série A, levou uma goleada de 5×0 da Chapecoense, que se encontrava na zona de rebaixamento. o exemplo do Ceará que venceu o líder Botafogo (1×0) no Rio é outro exemplo que prova isso.

    portanto tudo pode acontecer nessa reta final da Série B, como por exemplo o Ceará não vencer o vice lanterna Boa Esporte, talvez empatar, e conseguir o resultado menos esperado
    vencendo o Vitoria ou o America mg fora de casa.

    acredito que essa vitoria do Ceará sobre o Botafogo foi de grande importância no aspecto psicologico para os jogadores, dando-lhes mais confiança para enfrentar essa batalha dos jogos restantes.

  • RANGEL BRASIL disse:

    GRAZIANI, VOCÊ EROU. Só tem UMA vaga. Porque a outra é do CEARÁ. VIU.

  • César de São Paulo disse:

    O saldo de gols do Ceará é muito negativo, pois mesmo o Ceará vencendo o Macaé, e empatando no número de vitoria digamos com o Macaé e o Oeste, o Ceará poderá ser rebaixado pelo o saldo de gols negativos. Agora recentemente, o Brasil de Pelotas se classificou em cima do Juventude e do Guarani, pelo o saldo de gols.

  • de disse:

    os secadores do time borra calaca no morre morre sao pateticos proximo jogo do fequim e contra o pacatuba dois a zero pro time da serra.

  • VOZAO disse:

    vozao ganha ou empata amanhaaa

  • Marcelo Barroso disse:

    Ei, Fortaleza papokouuuuuuuuu!!!!!
    Se a gente cair, vamos ensinar como subir em 1 ano.

  • Arnaldo Lopes disse:

    E quando vc acha que já viu e leu de tudo…. Gente isso é puramente falta do que fazer. Em 2000, o The New York Times foi duramente criticado por trazer na sua capa a manchete: ” Parece que Bush ganhou”. As criticas foram para o uso do termo “parece” Como pode depois de tanto estudo, formação e aprendizado acumulado lançar um texto de previsão sobre “jogo” a própria palavra carrega o imprevisível como inerente, aí vc ler os termos ” em tese, dificuldades equivalentes, confrontos paradoxais. Enfim parabéns àqueles que se dispuseram a fazer o exercício proposto pelo nosso herói mas, quero falar só uma coisa, depois de cada prognostico se notarem vão perceber que vai ser comum a frase nem que seja falada apenas mentalmente: não dá pra saber, é jogo.

  • Dam disse:

    Na verdade só Deus sabe.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =