Uma vitória fundamental para tentar se livrar da Série C do Campeonato Brasileiro. O triunfo do Ceará sobre o Boa Esporte, neste sábado, deixou o alvinegro com 32 pontos, agora distante seis do primeiro time fora da zona de rebaixamento na Série B, o Oeste. Mais do que a vitória, a segunda consecutiva, a disposição do time, que fez a estreia do terceiro uniforme, roxo, cativa a esperança do torcedor para as seis rodadas que restam na competição.
Apesar dos 30 minutos iniciais da partida não terem produzido nenhuma chance real, o Ceará tinha mais posse de bola e dominava o Boa Esporte na organização tática e nas ações ofensivas, especialmente pela atuação de Alex Amado, que se movimentava por todo o ataque. E foi do meio-campista gaúcho o primeiro gol da noite, também o primeiro dele pelo clube no seu 12º jogo. Ele fez tabela espetacular com Rafael Costa e depois de receber assistência de calcanhar do atacante, concluiu de pé direito na saída do goleiro Douglas.
A vantagem não diminuiu o ímpeto do Ceará. Como o Boa não atacava, até o volante Baraka resolveu se arriscar e, da ponta direita, encontrou Ricardinho entrando em velocidade na área para fazer o segundo gol do confronto, o 14º dele na temporada, artilheiro absoluto da equipe. Ainda que estivesse com o controle do jogo, o Ceará viu o Boa marcar nos acréscimos da primeira etapa em falta batida por Clebson. A bola desviou na barreira e enganou o goleiro Éverson.
No segundo tempo, em cinco minutos o Ceará criou duas chances reais para marcar, mas Alex Amado e Charles desperdiçaram. Taticamente o alvinegro mantinha Alex Amado, Ricardinho e Wescley trabalhando no meio-campo, numa linha anterior ao atacante Rafael Costa. A equipe tinha a bola, mas faltavam as finalizações corretas. Ao mesmo tempo, para não criar espaços desnecessários ao adversário, a orientação do técnico Lisca era para que os laterais Victor Luis e Cametá não fossem juntos ao ataque. A estratégia deu certo defensivamente, até porque Baraka e João Marcos também estiveram seguros na marcação.
O Ceará teve possibilidade de alcançar uma vitória mais confortável, mas Rafael Costa e Siloé, que ocupou a vaga de Alex Amado, perderam oportunidades muito boas, especialmente Siloé. Já o Boa, vice-lanterna e virtualmente rebaixado, não criou nenhuma chance real para empatar.

Tagged in:

, ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles