Marcelo Chamusca falou nesta quarta-feira com exclusividade ao Resenha Esporte Clube, do Esporte Interativo, programa exibido direto do Recife. O técnico assumiu sua parcela de culpa na eliminação do Fortaleza para o Brasil de Pelotas, nas quartas de final da Série C, mas também responsabilizou os jogadores e a diretoria. Ele tem razão. Não é justo atacar um lado apenas da história. A incapacidade de passar por mais um mata-mata foi geral.
Da entrevista, discordei de Chamusca quando ele citou que o Fortaleza jogou melhor do que o Brasil nos dois jogos, o que não ocorreu. No primeiro, o time gaúcho foi melhor, com boa vantagem, inclusive. Apontar o regulamento como causa do insucesso também não é coerente. Apesar de ser esdrúxulo e injusto, não era algo desconhecido e o Fortaleza tinha que se preparar para tal.
No mais, Chamusca poderia ter montado um time mais ousado no jogo contra o Brasil no Castelão, mas ele é muito bom técnico, tem ótimos números pelo Fortaleza, trabalha bastante, estuda, é responsável e sério. Estava cercado de bons profissionais. Seu analista de desempenho, por exemplo, Leonardo Porto – o entrevistamos no Futebol do POVO – acaba de ser contratado pelo Santos a pedido de Dorival Junior.
Entretanto, era hora dessa relação com o Fortaleza ser interrompida. Melhor para o clube, que precisa se renovar e tentar outras alternativas para subir. Não há uma forma pronta e acabada. Sou a favor de trabalhos longos, mas não havia chance alguma de sustentar um bom clima com as eliminações para Macaé e Brasil-RS. Machucou demais a torcida.
Para o técnico também era o momento certo da desvinculação. Ele necessita trilhar outros caminhos, conhecer novos clubes, experimentar, vencer, perder, provar para si mesmo que pode ter sucesso depois dos 20 meses dedicados ao tricolor. Ele é jovem para a função e se nada sair do trilho em alguns anos estará treinando times da Série B e também da Série A com sucesso.
O problema não é dispensar o Chamusca, o problema é dispensar o Chamusca pra trazer o Flávio Araújo.
Aí é de lascar !!!
Saudações Tricolores.
Verdade Amigo! Dispensar o Chamusca até entendo, agora trazer Flávio Araújo???
Já vimos que não dá certo! Sua última passagem foi horrível no tricolor.
Outro detalhe, ele só se dá bem em time pequeno ,sem pressão.
Temos que trazer um técnico experiente e de gabarito ,além de jogadores acostumados com decisão…
Exatamente! Tais quais Sampaio e America RN, num é isso? Times pequenos, exatamente…
Grande somos nós…
Macho vei, em 2011 o Sapinho num deu certo, pq a diretoria fez o pior time da história do Fortaleza, mas mesmo assim ele ainda decidiu o 1o. turno com o ceara, e levamos um gol no fim do jogo do Osvaldo, mas mesmo com aquele time horrível, o Sapinho ainda conseguiu encarar o ceara de igual pra igual na decisão…
Quando ele saiu, e trouxeram o Ferdinando,o que foi que aconteceu?Tu deve lembrar né? Ele foi pro “pequeno” America de Natal, e subiu o time pequeno pra B, no mesmo ano de 2011….e nosso time quase caia era pra 4a. macho…Meu amigo, se a diretoria der pelo menos um time de razoável pra bom pro FA, ele consegue desenrolar….O cara tem 5 acessos em brasileiros, nunca perdeu um mata-mata (que eu lembre, Graziani pode ate ajudar), mas mesmo assim o homem ainda nao presta?
Macho, se FA fosse nosso treinador contra esses dois times ruins do Macaé e Brasil, tínhamos grande possibilidade de passarmos, e era com duas vitórias, pq os times dele jogam pra frente, são ousados…pode até perder, mas como covarde ele não perde….
Em minha modesta opinião, ele seria o ideal, pois ja temos uma base para 2016, diferente de 2011, qdo tivemos que começar tudo do zero, e futebol não se faz assim do dia pra noite…..mas o Fortaleza hoje ta tão escorraçado, que nem o Ocilio Costa quer mais voltar….avalie o Sapinho, que é vencedor…Se eu fosse da diretoria, parava era de divulgar nomes, pq ninguém quer vir mesmo…fica é mais feio…
Portanto, não é o Fortaleza que não quer ele, é o contrário, ele que num quer a gente….
O responsavel pelo elenco ruim, quem foi ??? so diretoria ??? Com certeza o treinador tem sua parcela de culpa nisso ! Ele pode ser até um bom treinador para unir elenco e saber o melhor time para jogar, mas ele não é um bom montador de elenco !
Há limitações financeiras importantes. Se os torcedores não tiverem isso em mente, vão sempre achar que os contratados têm que ser Messi e Cristiano Ronaldo. Não considerei o elenco montado ruim. Claro que jogadores ruins faziam parte dele, mas outros bons valores também. A média era boa para a Série C. E Chamusca tem responsabilidade, ele não se furtou em assumir mas, sozinho, certamente não é.
FG
Se o problema fosse financeiro teríamos vencido facilmente o Brasil que tinha uma folha metade da nossa, não é por aí.
Lucas , se o FA não é um bom montador de elenco , como ele conseguiu todos esses acessos até hoje? Nosso elenco no papel era um dos melhores da serie C e deu no que deu…
Flávio Araújo tem cinco acessos no currículo. Dois deles da Série C para a B. Melhor opção no mercado.
Pois traga o Mourinho com esse dinheiro que vcs ganharam! Torcedor do Fortaleza tem que primeiro ir ao estádio apoiar seu time.tai o preço de lotar o castelão só na hora do mata mata,jogadores amarelado pelos lados e mais uma vez com desculpas furadas depois do ocorrido.
Não vejo por aí.
Chamusca tem um discurso bonito, um jeito de paizão com os jogadores do time, mas é um treinador muito teimoso e levou o Fortaleza a ficar mais 2 anos na série C, isso com direito a derrotas pra times terríveis e patéticos, tais como Macaé e Brasil de Pelotas.
Ano passado, nos jogos decisivos, ficou claro que ele não estudou o Macaé. O time Carioca era muito ruim tecnicamente, mas era extremamente eficiente em seus contra ataques, tanto que fez o gol dessa maneira. Daí, ele resolve tirar o melhor volante e marcador do time e, não satisfeito coma besteira, ainda coloca um atacante pra jogar no meio campo. Ah, um detalhe: Esse atacante nunca havia jogado junto com a equipe, ou seja, não tinha entrosamento algum.
Esse ano ficou claro que ele novamente não estudou o adversário. O Brasil-RS era um time cujo seu ponto forte era a jogada aérea pelo lado direito, logo o lateral Esquerdo é o responsável pela marcação deste setor. O cara vem com a desculpa de colocar o Radar pelo fato do Thalysson ( que é tão ruim quanto ) estar contundido, estar pendurado com dois cartões amarelos e não poder jogar, mas estranhamente deixa o Sobralense ( também com dois cartões amarelos ) quebrando a bola o jogo inteiro.
Sem contar que insistiu até onde não deu com o goleiro Deola, nos desclassificando das Copas do Nordeste e do Brasil por erros bisonhos, sem mencionar que quase perdeu o título estadual pelo mesmo motivo, só vencemos pela ” justiça ” do futebol.
Chamusca é um treinador previsível, um treinador que não sabe dar variações táticas à sua equipe, um treinador que joga o Mata-Mata da mesma maneira que joga a fase classificatória, um treinador que se perde completamente quando a competição se afunila e chega em sua reta final.
Nunca gostei do trabalho dele. Se treinasse tão bem quanto fala, estaria treinando Barcelona e Real Madrid, não o Fortaleza.
Adeus, Chamusca. Nunca mais passe nem perto do Pici, a torcida Tricolor agradece.
Saudações Vermelhas, Azuis e Brancas !!!
Pois é, Sérgio. O Chamusca teve seus erros, esse ano mais do que o ano passado na Série C, mas não é nada justo colocar a culpa apenas nele. Jogadores se omitiram, tiveram falhas individuais graves, defensivas e ofensivas e estiveram distantes de jogar no mata-mata no nível da primeira fase. É fácil culpar um cara apenas num coletivo de mais de 40 pessoas envolvidas. Fácil e cômodo. Valeu.
FG
Mal do futebol brasileiro é culpar o técnico !! O cara fez um bom trabalho, em um campeonato de pontos corridos, provavelmente o Fortaleza teria 2 acessos (esse ano e o ano passado).
Não existe treinador perfeito, existem os ultrapassados (Como Lira, Ferdinando e.t.c.) A unica coisa que queria para o novo treinador do Fortaleza, fosse um perfil jovem! com cursos !
Concordo com você Sergio. A Diretoria deu todas as condições e o teimoso Chamusca, mais uma vez, levou um nó tático do treinador adversário. De treinador bonzinho o inferno esta cheio.
O Flávio Araújo renovou com o Ríver por dois anos ganhando um salário reajustado e por esse motivo esnobou o Stella.
O FA não esnobou o Fortaleza, a maioria da diretoria não o quer e por isso ele preferiu ficar onde está ganhando e sendo valorizado, o problema é que aqui só presta os de fora.
Fica Chamusca!!
Eles continuam os mesmos…na série C e pensam que são de A.
Demitir o Chamusca eu concordo, agora trazer o Flávio Araújo é pesertir no erro. Trata-se de um treinador de times pequenos , sem pressão de torcida.
O nome certo seria Sérgio Soares!! Ele sim é um treinador experiente .Infelizmente acho que não temos uma diretoria que entenda isso.
FG, primeiramente parabéns pelos posts e por ler todos os comentários, propiciando o diálogo entre vc e os leitores. Minha pergunta é em relação ao trecho no qual classifica o campeonato como “esdrúxulo e injusto”. Acompanhei o campeonato, e anasilando friamente, não vejo como classifica-lo como tal… Digo isso porque vi um Brasil de Pelotas bem mais aguerrido, mais interessado, mais lúcido, enfim, bem mais time e por isso mereceu, de forma justa, a vaga na série B do próximo ano. Fala-se por ai em modificação no formato da competição, mas nessa conjuntura atual, levando em conta o calendário e as distâncias percorridas durante todo um campeonato de pontos corridos com todos os times, o custo seria bem maior por um retorno igual ou menor. gostaria que vc falasse sobre o termo citado e sobre a questão da modificação do formato, levando em conta os fatores que expus. OBG
Oi Denin. Valeu. Considero injusto porque campeonato brasileiro precisa premiar os times com mais pontos e regularidade. Os únicos campeonatos no Brasil de pontos corridos são as Séries A e B do Brasileirão. As séries C e D precisam tb ganhar esse cenário. A CBF tem dinheiro suficiente para organizar isso, mas os clubes não têm força alguma e, na verdade, são cúmplices dessa péssima administração, assim como as Federações, que fazem tudo para não ver o futebol evoluir.
No mais, há pelo menos mais 50 fórmulas que seriam mais justas para as Séries C e D ainda que as datas fossem mantidas. É preciso que os times de melhor campanha tenham vantagem de resultados iguais pelas campanhas, na pior das hipóteses. Ou que os primeiros colocados se classifiquem direto. É também um absurdo que um campeonato tenha na fase quartas de final o seu melhor momento.
FG
Todos erraram, jogadores, técnico, presidente…
A única certeza é a da torcida que não abandona e nunca é ouvida!
Sr. Chamusca tem uma parcela de culpa enorme, e mais ainda o presidente, por aceitar que no final das contas, deixasse que esse tecnicozinho se borrasse todo…
torcedores de 3ª px ano vamos ver vocês e na SÉRIE DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD…..
Verdade trazer o Flavio Araujo é o certo pois ele está acostumado a time pequeno igual ao Fortaleza pois um time que está há 7 anos na serie C é time pequeno sim, e outra o torcedor fala em Sergio Soares acorda torcedor pois o Sergio Soares não vai treinar time da Serie C nunca, pois hoje ele já tem proposta de de cinco time da serie B e um time da Serie A o Curitiba, o torcedor do fortaleza esqueça e se conforme com Flavio ou quem sabe Maurilio,
Lei todos os comentários e só tenho a dizer uma coisa, Flávio Araújo não é treinador de time pequeno, o problema é a diretoria do Fortaleza que é de mentalidade pequena. FA pegou o Fortaleza já todo quebrado e não foi atendido em seus apelos para compor o elenco, quando saiu, o novo técnico foi atendido em todas as suas solicitações e mesmo assim não conseguiu tirar o Fortaleza de onde está. A política de “santo de casa não faz milagre” não permite que se desenvolva um bom trabalho, a torcida também tem uma enorme parcela de culpa, pois aguenta um Nedo Xavier, um Chamusca, um Fernando perdendo várias partidas, time sem padrão e ficam calados. Flávio Araujo perde duas partidas iniciais, empate outra, monta o time e os impacientes já pedem que ele saia e a diretoria atende. Não se trabalha assim, que Flávio Araújo não aceite o convite, não vale a pena.
Imaginem vocês como estariam esses torcedores do canal, caso ele tivesse no G4…
Pois a arrogância é descabida para um time que ainda corre sérios riscos de ir para a série que eles tanto debocham… Já pensou se essa coisa cai, onde irão enfiar seus discursos prepotentes e soberbos?
Quem viver, verá…
Obsessão megalomaníaca em alto grau,em alvinegros, identificada! Um post sobre o rei da TERCEIRA DIVISÃO no Brasil e seu texto raivoso e babento é direcionado único e exclusivamente ao CEARÁ… Esse ainda está em estado de choque por mais um mata mata…
E não se preocupe: com a quase iminente queda do CEARÁ para a casa do Leão,não faltarão discursos para rebatermos os HEPTA TERCEIROES!! Hahahaha
Disse que não falaria mais no passado(essa é a última vez), pois já deletei os últimos 10 anos da história do FORTALEZA ESPORTE CLUBE da mente, mas o assunto merece uma participação(espero não voltar +, pra falar do passado).
DIGO LOGO: Não tô DEFENDENDO seu ninguém.
Quero que alguém me traga números de treinadores no futebol do mundo(hoje ! esqueçam o Fergusson) melhores que o CHAMUSCA nesses dois anos de FORTALEZA ESPORTE CLUBE, e/ou até no próprio FORTALEZA nesses últimos anos .
CHAMUSCA teve 5 erros CRUCIAIS nesses dois anos, e foram ERROS fatais(2 jogos do Macaé; 1 jogo Coritiba(que o Deola perdeu o penalte); 2 jogos Brasil de Pelotas).
CHAMUSCA, EU mesmo sempre cobrei aqui dele, a falta de CAPACIDADE(o termo é esse mesmo) de modificar, não somente o TIME(que eram poucas as opões), mas a FORMA DE JOGAR(isso ele provou que não foi ou é capaz).
Deveria ter tentado mesmo com o que tinha a disposição.
CHAMUSCA, penso, não teve VOZ ALTIVA junto a diretoria quanto a CONTRATAÇÃO de jogadores melhores técnicamente(os que indicou e conseguiu trazer fracassaram: De Jesus e Adriano).
Quantas vezes ouvi o próprio presidente dizer: “nossos reforços estão aqui”.
Ele se referia aos jogadores que estavam no Departamento Médico quando se recuperassem.
CHAMUSCA teve um TIME NA MÃO, mas um TIME sem a qualidade devida(quantidade teve de sobra: Lúcio Maranhão por exemplo).
CHAMUSCA perdeu, salvo engano, 10 jogos em 60 ou 70(duvido na atualidade, com um plantel do nível que tinha, algum treinador ter esses números);
CHAMUSCA era COBRADO pelos “experts” da imprensa pra entrar com um time OFENSIVO, mas em nenhum momento esses mesmos “experts” mostraram na prática: COMO SERIA ESSE TAL “possível” TIME OFENSIVO.
EU não via como.
Agora que a merda tá feita, vamos especular:
Berna, Deola, Erivelton pro Gol;
Tinga e Hudson pra lateral direita;
Thalysson(que pra mim é meia) Radar e Bruno(juvenil) pra outra lateral;
Adalberto, Lima, Genilson, Max(se revezavam no DM) pra Zaga;
Correa, Auremir, Pio, Hess, Dudu, e mais o volante vindo do Maranguape pra volante;
Everton, Sobralense, Azulão, Elias(que acabou como possível salvador da pátria se jogasse) pro meio campo;
Lúcio Maranhão, Maranhão, De Jesus e Adriano(que fracassaram), Uillian(que se machucou), Romarinho(que apareceu mas sem condição física e técnica) e mais o grandão lá, que tava treinando e pediu uma chance, mas que me fugiu o nome agora(João Pedro acho).
FALTOU QUEM… ?
A deixa pra lá !
Bom ! vamos terminar logo com isso:
1. De Jesus e Adriano, atacantes que chegaram pra desbancar o Lúcio fracassaram; UILLIAN se machucou e ROMARINHO quando apareceu, entrou e mostrou que não tinha condição física e técnica;
2. Cobravam a entrada do PIO que se entrasse e não desse certo chamariam ele(Chamusca) de retranqueiro(Pio é volante);
3. Desde o começo da temporada(com o NEDO ainda), o time não tinha: MEIO CAMPO e nem ATACANTES(acabou da mesma forma pois quem chegou melou);
4. Meter Lima ou Adalberto dentro da área pra esperar os cruzamentos do Tinga, Radar, e Thallysson era sem futuro e até um risco muito grande;
5. Tirar Tinga e levar Auremir pra lateral e meter Pio de volante com a bola que o Pio vinha jogando só se Chamusca fosse doido(me lembro que torcida e até os experts da imprensa criticaram o Pio que realmente andou mal) e Chamusca jogou ele pro banco;
6. Meter Radar e levar Thallyson pra meia teria que tirar Everton(meia boca), Sobralense(sem boca alguma), Maranhão(que era quem vinha fazendo os gols) ou Lúcio que cobria o Sobralense quando o time tava sem a bola;
7. Elias no meio, teria de, de novo, tirar Sobralense ou Everton, pois se tirasse Lúcio e/ou o Maranhão, iriam dizer: “Chamusca tirou os únicos homens de frente”.
A pergunta é: COMO PODERIA ESSE TIME DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE JOGAR OFENSIVAMENTE ?
OPÇÕES:
a) Com a entrada do PIO(com seus chutes de longe e bolas paradas) ? em quem ?
b) Com Elias na meia ? em quem ? num zagueiro, volante ou lateral ? ou ainda… no Lucio ou no Maranhão ?
c) Com os 3 homens que tínhamos pra jogar na frente(Lúcio, De Jesus e Adriano) ? e qual os 2 jogadores que sairiam ? um zagueiro, num volante, num dos meias(bocas) ?
E ai ?
Queria ter o poder de saber – e isso JAMAIS SABEREMOS -, era, se tivéssemos passado dessa fase MATA-MATA, estaríamos aqui DISCUTINDO e/ou CRITICANDO, “A” ou “B” ?!
DUVI-D-O-DO !
Mas, FUTEBOL é assim mesmo.
E é por isso que GOSTAMOS tanto dele.
TRICOLORES… esqueçamos mais essa temporada e VAMOS EM FRENTE !
Ficar REMOENDO isso não vai servir e nem adiantar de nada.
2016 taí !
Vamos ESPERAR que desta vez(mais uma vez) VÁ.
TORCER, TORCER… PARTICIPAR DIRETAMENTE(sócio torcedor) é o que DEVEMOS FAZER se realmente quisermos ajudar.
Qualquer outro tipo de LENGA-LENGA é pura perda de tempo.
esses torcedores do time do patrimonio da serie c sao mesmo prepotentes ,o time a 7 anos no buraco da terceirona esnoba america de rn e sampio correa chamando de times pequeno e nao enxergam a pequinez do seu time sao arrogantes prepotentes e se acham que todos tem culpa menos eles por isso estao nesse buraco da terceirona a serie d e so uma questao de tempo aguardem..
Graziani,
Como sócio torcedor do FEC e um torcedor assíduo e presente principalmente desde 2012 vi esse ano que o FEC ainda cometeu o mesmo erro do ano passado. Infelizmente, todos tem sua culpa no cartório, e nós sabemos que errar é humano mas permanecer no erro duas vezes seguidas e muito incômodo, principalmente para os 10 a 12 mil que estiveram presentes em todos os jogos da série C deste ano. Claro que sabemos que o orçamento do time é algo preocupante, mas veja que ano passado o a diretoria do FEC trouxe há algumas rodadas antes do fim do segundo algumas contratações (Ricardo Lopes, Erick Flores , Zulu, Wellington Bruno) que nada acrescentaram ao time na reta final. Esse ano a mesma coisa com Adriano Martins, Ricardo Jesus, João Pedro, Tiago Azulão). Ano passado o Chamusca cometeu o erro de não treinar com outra formação para ser usada caso o FEC precisasse do resultado. O único jogo em que ele jogou com 3 atacantes foi contra o Macaé no Castelão, e o resultado infelizmente foi aquilo, um time sem padrão de ataque, só com a vontade. Esse ano lamentavelmente ele voltou a cometer o mesmo. Não treinou o time com uma formação diferente, isso para ter sido feito no próprio decorrer da competição, afinal de contas o tricolor garantiu presença no G4 com 4 ou 5 rodadas antes do fim. Ele também teve medo de usar o Thalysson no primeiro jogo pelo segundo amarelo e aqui ele infelizmente não fez a diferença que se esperava. Enfim, lamento muito por todos e tmb pelo Chamusca, como você frisou um excelente profissional. Agora o time começa um 2016 com muito sócios e a esperança se renova até com mais força que o ano passado. Esperamos que o Jorge Motta, assim como o fez em 2000, quando o FEC estava há 7 anos sem vencer este campeonato, consiga depois de 7 anos fazer o FEC voltar a B.
Parabéns pelo trabalho,
Abraço!
Muito obrigado, Israel
FG
como disse um lucido e realista torcedor acima o flavio nao foi esnobado ele e que nao quis vir pois tem uma magoa com o timinho de terceira e questao pessoal mesmo..
Delmar esta fixaçlão pelo batraquinho é complicado, sei não cara, vira o disco dá dando demais na vista.
FG, na vida em geral quando os insucessos aparecem, tentamos colocar a responsabilidade em alguém, nunca em nós mesmos por não ter feito, talvez por falta de ousadia ou mesmo de acreditarmos em nosso potencial, o dever direito. Mas permita-me, no caso do FEC, credito a responsabilidade em percentual maior ao Treinador, que justamente na partida que estava o destino do Tricolor, faltou-lhe justamente isso que citei acima, ousadia e confiança na sua competência. Colocar em campo a mesma equipe que foi derrotada em Pelotas, foi no mínimo covardia, sem falar que as substituições que já teriam que acontecer no primeiro tempo, pela bolinha murcha do Everton e do Sobralense, que infelizmente quando mais precisamos deles, amarelaram. Pra completar os 100% responsabilizo o noso querido e arrojado presidente, que deveria ter tentado num bate papo sério com o Chamusca, o modo de agir da equipe. Enfim, não culpo em nada os jogadores, o técnico é justamente para isso, na hora certa implementar as mudanças que achar corretas mesmo que para isso tenha que substituir os considerados intocáveis! Mas eu já virei mais essa página, e continuarei apoiando o meu Tricolor do PICI, não interessa em qual situação ele se encontre. Aliás, aproveito para conclamar a Maior Torcida do Estado a não abandonar o time, continuar forte no Sócio Torcedor, se é que queremos um time mais qualificado em 2016, e um novo treinador que venha ser o motivo para esquecermos de vez essa tristeza imensa!!!
Eu compreendo seu ponto.
FG
quanto ao sergio soares hahaha o cara tem proposta de time de serie A e B vai treinar time pequeno de serie C e realmente o problema de alguns e mental mesmo 7 anos na C faz isso.
Finalmente apareceu algo mais ridículo que aquele que respira vermelho, azul e branco 26 horas por dia, sem dúvida nada é tão ruim que não possa piorar. Quanto besteirol.
Sei que a culpa não é só do Chamusca. Mas, o que machuca mais é saber que ele com sua fleuma, não se arrepende e nem pede desculpas à enorme torcida do Leão. Ele não sabe que deu mais um atraso de um ano na nossa história. O Chamusca disse que novamente ouve algum erro de escalação. E POR QUE ELE NÃO OUVIU A TORCIDA? POR QUE ELE COLOCOU O RADAR NO PRIMEIRO JOGO? E ESSE MESMO RADAR FOI O CULPADO DO FORTALEZA TER LEVADO AQUELE MALDITO GOL. CULPA DO CHAMUSCA. E CULPA DO JORGE MOTA POR INSISTIR NESSE TÉCNICO FROUXO. Como disseram; que não bastou ter ganho o campeonato em cima do descolorido e recalcado time da carroça, como eles mesmo se apelidam
C de Carniça;
C de Canal;
C de Carroça;
C de C;
C de ciará.
C de CALA A BOCA CARNIÇAS DO CANAL!
KKKKKKKKKKKKKKK
Quem está há 7 anos consecutivos na série C, totalizando 14?
O Stella encontra-se no lugar dele mesmo pois há quinze anos representa a série C sem nunca ter saído por méritos. Deve esta é esperando uma virada de mesa como é costume. Agora o time CAMPEÃO DO NORDESTE não tem nada a ver com isso. Outra: a estória dos cinco mil e tantos convites na final contra o Brasil ainda não foi explicada. Será que eram os sócios-torcedores? Explica torcedores do Stella. Com a palavra vocês.
Minha opinião : Flávio Araújo,com todo respeito,é pequeno demais para o segundo clube do estado(mas de grande e exigente torcida,reconheço)e de maior participação em SÉRIE C do Brasil…Maaas…Quem sabe hein? Se o Pepe Guardiola chamusca não vingou na principal meta,talvez ele consiga…A vida é cheia de surpresas…E o FEC só vai subir,quando ninguém imaginar que será possível,digo isso para os meus amigos tricolores há tempos,acreditem…
Flávio Leão, você leva muito “azar” para o time Fortaleza. Se você parar de torcer com tanta paixão, com certeza ele voltará a vencer e na próxima, o time deixará a serie “C”. Faça esta experiência. Desejo melhoras para o Leão!!!
Galera eu acho que esses sete anos do Fortaleza na Série C Tem feito muito mal a sua torcida os torcedores estão querendo que o presidente traga Sérgio Soares meu Deus é muita ilusão pra cabeça desses pobres iludidas é comendo sardinha e arrotando caviar mas não desce nunca nos falta Essa torcida colorida por isso eu sempre digo vocês vão morrer na série C
a verdade é que a conquista do titulo esconderam as fragilidades do time, acreditaram
que com Lúcio Maranhão, Sobralense, Correia etc.. conseguiriam o acesso para a Série B.
não tenho a menor dúvida que o Chamusca assim como o Lucio Maranhão e vários
jogadores teriam sido dispensados, caso o Cassiano não tivesse feito aquele gol no bambo.
o Ceará tinha um melhor time do que o Fortaleza, e não conquistou o Penta campeonato, pelo
fato de ter duas finais em sequência ( Copa do Nordeste e Estadual ) e o elenco ter priorizado
a final da Copa do Nordeste, e literalmente ter “tirado a perna” e se poupado no primeiro jogo em que perdeu por 2×1. e assim perdido a vantagem do empate que lhe pertencia.
o adversário enquanto isso apenas descansava e treinava durante 14 dias, para 2 jogos. e nesse período o Ceará jogava duas partidas contra o vitoria e duas partidas contra o Bahia
onde o desgaste fisico não pode ser ignorado.. não tenho a menor duvida que o Ceará jogando apenas o Estadual, teria sido Penta campeão estadual em 2015.
continuando, após conquistarem esse titulo “enganoso”..mantiveram o Chamusca e cia.
que quando enfrentaram adversários (Asa de Arapiraca, Confiança , Vila Nova ) na Série C
que exigiram mais , que dificultaram mais, foi então que a realidade mostrou o que não queriam ver
que quando chegassem no mata-mata. seriam eliminados certamente.
Aonde ler-se nos falta a frase correta é do salto
vejam que no mata-mata da sua chave, contra Asa , Confiança e Vila Nova.. ele seria eliminado
pelo Asa e Confiança (0x1, 1×1, 0x1, 1×1 ) e quem viu os 2 jogos contra o Vila Nova, aqui na Arena Castelão o Vila Nova teve inúmeras chances de vencer e de empatar o jogo. e no jogo no
Serra Dourada, o goleiro ERIVELTON.. foi o melhor jogador em campo..evitando uma derrota.
isso foi uma “amostra” que indicava que quando enfrentassem adversários iguais ou melhores
do que (Asa, Confiança e Vila Nova ) no mata-mata, que seriam eliminados certamente.
não tenham dúvida que se tivessem enfrentado a Portuguesa, Tupy ou Londrina..que seriam eliminados da mesma forma.
Interessante é ver os comentários dos torcedores do time de porangabussu, sobre o FEC estar na série C, como se isso para a maior torcida do estado valesse de alguma coisa. Jamais essa condição influenciará na grandeza desse time. Estamos na série C, mas o campeão do nordeste é nosso vice, e o sonhado penta foi pro beleleu. Estão na série B a 6 anos e já já estarão aterrisando na série C. Então qual a moral desses comentários, ou será que está tudo as mil maravilhas por lá. sei. Estão tão bem que dependem de outros resultados para não cairem. A cada jogo dos concorrentes a tremedeira invade cada torcedor sem pena nem dó. Calma senhores, a hora de vocês está chegando, ai eu quero ver se terão coragem de postar comentários sem propósito, sem nexo, sem nada.
O cara quer comparar permanencia em SÉRIE b com incontaveis participacoes em SÉRIE C…Não,pára,essa foi de doer…De rir…Ja não basta ser pequeno e do NE,tem que ser patrimonio da SÉRIE C …A.torcida leonina ta aprendndo no sofrimento a amar o clube…É algo louvavel…Mas seja sensato,não tape o sol com a peneira…Nosso maior carma,ser patrimonio da SÉRIE B,nem de longe,mancha tanto a nossa historia quanto o historico de voces nessa maldita SÉRIE C…É roteiro de time pequeno,sim,senhor…Pode ganhar 10 ruralzinho cearense seguidos,mas quando for jogar alguma competicao de nivel nacional so vai ser lembrado pela SÉRIE C…Aceita que doi menos…hahaha
Confirmado. A CBF acaba de divulgar que terá alteração no regulamento da Série C de 2016.
A partir de ano vindouro o campeonato deixará de responder pela alcunha de “Série C”, passando a se chamar “Fortaleza e convidados”.
PESSOAL DO CANAL, PONHAM EM SUAS CABEÇAS TEIMOSAS QUE VOCES SAO APENAS VICE-CAMPEÕES ESTADUAIS DE 2015. O REI LEÃO DETONOU VOCÊS. É NA SÉRIE C DETONAREMOS DE NOVO. KKKKKKKKKK
É melhor ser campeão da Copa do Nordeste ou do Campeonato Cearense?
É melhor ser campeão quatro vezes seguidas ou ser campeão uma vez a cada 5 anos?
Saudações alvinegras
Só tenho uma pergunta a fazer quem daqui que já escreveu esbravejou, criticou, escolheu melhor técnico, etc, etc…é SOCIO TORCEDOR porque é muito fácil criticar mas ajudar que é bom nada. Hoje nós temos apenas 10 mil sócios com esta torcida imensa o Brasil naquela pequena cidade tbm tem os mesmos 10 mil. Quer bom time, quer Sérgio Soares ou outro técnico de ponta, Então ajuda meu irmão seja Sócio e pare de só ir em jogo decisivo.
O treinador para subir o Fortaleza chama-se Mario Sergio.
Cade os 9 mil socios, como estar ……. muita conversa mole, e o sapinho (Como Vava Maravilha gosta de chamar no qual o Flavio Araujo não gosta, mas ele insiste em chamar o cara de sapinho), já fechou com o River a renovação para 2016, ele falou que não tem como treinar um time do Furtaleza, porque pode perder o emprego na segunda derrota…..
E o dinheiro da renda milhonaria do jogo do seculo, já acabou não deu nem para pagar o mes de novembro e dezembro e mais o 13º salario, cade o dinheiro dos 9 mil socios, que deve ser em torno de 800 mil reais mes, já receberam atraves de antecipação ……. se é que existe esta estoria de 9 mil socio torcedor
Paulo Rocha, permita parabenizá-lo pelo seus comentário nota dez, vez que lúcido e externando a pura realidade. Se você continuar a permitir-me, acrescento que o Flávio Araújo com o América-RN meteu 3 X 1 e de virada no Fortaleza no PV(eu estava no Presidente Vargas) e em Goianinha-RN (Praia da Pipa) o Flávio Sapinho enfiou 4 X 0 no Tricolor do Pici. O Flávio Araújo e m 2014 e estando apenas há 2 pontos do G-4 saiu do Sampaio Corrêa porque o presidente quis reduzir o salário dele e o elenco estava com os salários atrasados. Por conta disso, o Flávio Araújo em setembro de 2014 estava em Fortaleza e foi até entrevistado no Trem Bala da TV. Bastava terem dispensado esse sofrível Chamusca e contratado o Flávio Araújo e o Macaé(O Flávio Sapinho subiu o Sampaio Corrêa contra o mesmo Macaé em 2013 e o venceu metendo-lhe 5 gols no time carioca em São Luis e empatou o 2º jogo no Rio de Janeiro. Tragam um treinador de p1a linha tipo Hélio dos Anjos e nosso Fortaleza irá para o oitavo ano e deixem o Flávio Araújo no Ríver-PI e ele o subirá para a série B em 2016, assim como ele fez com o Sampaio Corrêa quando o levou da D para a C e da C para B e eliminando o grande Fortaleza em pleno Castelão com o tal de famoso treinador Luis Carlos Martins, pseudo rei do acesso. Se os dirigentes do Fortaleza tem a mesma mentalidade curta dos torcedores que acham que o Flávio Araújo não tem cacife para ser o comandante técnico do Fortaleza, então ainda teremos o querido Fortaleza mais alguns na série C.
E, já olhando o 2016…
Sem nome do novo TREINADOR…
Sem nome de novos JOGADORES…
PERSPECTIVAS de um time SIMILAR ao último(14 com contrato + 8 pretensões de renovação).
TOTAL 22.
Isso, né PESSIMISMO não ! É RECEIO de ficar com o TIME que não vingou.
FORTALEZA ESPORTE CLUBE tem, e PRECISA trabalhar com novos nomes.
IMAGINAR uma BASE é o IDEAL.
Mas, UMA BASE ! não um TIME INTEIRO(tá caminhando pra isso por enquanto).
BASE(esqueleto de time):
GOL(Berna), ZAGUEIRO(Max), VOLANTE(Hess). Daí pra frente, precisamos do NOVO TREINADOR pra definir, dos que ainda teem contrato(zagueiros, volantes), quem poderá contribuir, já que tem tempo não temos: LATERAIS(que cheguem a fundo e consigam terminar uma jogada), MEIAS(que arme o jogo e jogue atrás da linha da bola), e ATACANTES(que botem a bola pra dentro). Essas POSIÇÕES, o novo TREINADOR já deve trazer a tira colo.
Fico a pensar no INCHAÇO no PLANTEL, e quais desses jogadores a NOVA COMISSÃO TÉCNICA poderá utilizar, VISTO que quando da sua chegada(comissão técnica), COM CERTEZA, vai ter NOVAS INDICAÇÕES de jogadores.
Nova COMISSÃO TÉCNICA já deve TRAZER EM SUA PRANCHETA, nomes de: LATERAIS, MEIAS e ATACANTES.
Isso se já tiverem(diretoria) feito CONTATO com algum TREINADOR, e já tiverem também, passado-lhe um BALANÇO(relatório) do que ACONTECEU nesta TEMPORADA(que já foi), que é pra o mesmo(treinador) AVALIAR e já chegar sabendo o que vai encontrar aqui.
PRECISAMOS de um novo TREINADOR, e de um NOVO TIME(60% a 70%), e de uma diretoria COMPROMISSADA em tirar o FORTALEZA ESPORTE CLUBE desse atoleiro em definitivo, dando ao novo treinador, pelo menos, MEIAS E ATACANTES.
NOVO TREINADOR com MESMO TIME, que é o que tá parecendo(14 com contrato e + 8 com intenção de renovação)… vai acabar ficando igual ao time 2015.
Ai sim vamos precisar de um MILAGREIRO… também.
Prezado Graziani , e desportistas tricolores bom dia!
Mais uma vez vou repetir,chega de chorar pitangas.
O que os adeptos tem que fazer mais do que nunca é apoiar a direção neste momento.
Ano novo , reformular o elenco.
Começaremos em condições infinitamente melhores que em 2015.
Se à seis anos na série c,sobrepujamos o timinho zebrado dos políticos , com toda dinheirama amealhada, este 2016 ,vai ser mais facil.
Portanto me valho de jm dito antigo,os cachorros ladram e a caravana passa .
Chega deste blá, blá, blá.
Deixem isto pros kanalences,as estes não resta outra coisa,principalmente quando se tira mais uma vez , o titulozinho que eles só conseguiram na caneta.
O clube , precisa do nosso apoio incondicional.
2016,comcerteza estaremos muito mais estruturados e lhes asseguro muitos dias de glórias ainda estão por vir.
Fortaleza Sempre.
Engraçado M.Damasceno, você fala que mesmo há seis anos na terceira divisão o Fortaleza sobrepujou o Ceará Sporting Club, mas não fala que por quatro anos seguidos o seu time ficou sem ganhar um único título sequer.
Nem fala também que a conquista do campeonato cearense foi conseguida no bambo, na pura sorte, pois vocês haviam levado uma virada de um time com um jogador a menos. Não fala, também, que esse mesmo time que foi sobrepujado vinha de uma final dificílima contra o Bahia e de um semi-final igualmente difícil contra o Vitória, sendo campeão de uma competição bem mais importante que o C. Cearense. Sendo que as stellas estavam descansando e se preparando para a final na capital.
Você também não fala que durante esses seis anos na terceira divisão vocês quase iam visitar a Série D escapando num último jogo e ainda de maneira questionável. O problema de vocês é achar que o Fortaleza é grande. Um time que vai para o seu sétimo ano consecutivo na terceira divisão nem olhando de perto é grande.
Saudações Alvinegras
Damasceno. esse teu TIMECO já virou patrimônio da Série C. hoje o desejo dos times da Série C que estão na outra chave , é pegar o Liaum no mata-mata. porque sabem que vão conseguir o ACESSO para a Série B ( Oeste, Macaé, Brasil de Pelotas )
o seu time Damasceno é a PIADA de todos os torcedores de times que disputam a Série C.
basta você entrar em qualquer blog esportivo ..que o assunto for mata-mata;
o seu time é uma vergonha..
esses torcedores da STELLA com certeza não possuem òleo de Peroba em casa, porque
vão ter ‘CARA de PAU” assim lá na Patagônia. eles querem dizer que se
o Ceará jogar pela primeira vez na Série C em 2016, ficará igual a eles, que irão em 2016
jogar pela DÉCIMA QUARTA vez (1987,1990,1995,1996,1997,1998,1999,2010,2011,2012,2013,2014,2015,2016).
quando eu aprendi matemática no ensino básico, o professor me ensinou que 14>1.
mas para os torcedores da STELLA é diferente, na matemática deles. 14= 1.
Finalmente um post pros coloridos distilarem todo seu mi mi mi e chororo, recalque e frustacoes….ao inves de ficar “pertubando” os posts com assunto do vozao kkkkkkkkk ….stella tu vai morrer na CCCCCCCCCCC. Cade o post do jogo contra o pacatuba??
Lembram do treinador do oeste da epoca?, conhecido também como rei do acesso e que o FEC o contratou como solução para o time… Foi zero a esquerda, Agora citam FA como solução pq tem ingredientes bons com outros times! Diretoria tem q reconhecer q a torcida é quem paga; contratou bem, time em alta, estadio cheio; dinheiro em cx. Lembrado a torcida do time canal , que vive de um campo emprestado, q a serie C também é BRASILEIRO DA CBF juntamente com A E B mudam só as letras. Desespero deles hj é grande pra não cair, pois nunca foram de 3 e o temor é grande perante a nação tricolor.. O mogi mandou embora 7 jogadores + o treinador. Pra ajudar os coitados da degola..KKKKKKKKKK
semana passada eu ouvi dois torcedores da Stella conversando sobre a Série C 2016
um deles disse que não sabia se torcia para que o Ceará continuasse na Série B, ou
se ficava “secando” para ele cair para a Série C.
ele disse o seguinte: por um lado seria uma alegria sem fim , ver o Ceará cair
para a Série C e fazer companhia ao time dele a Stella. por outro lado seria muito mais dificil
enfrentar na mesma chave um time vitorioso como o Ceará, que juntamente com Remo, America de Natal, Abc,, Asa de Arapiraca etc.. não deixaria a Stella tão tranquila como ficou nos ultimos anos, se classificando por antecipação para o mata-mata;
a reformulaçao tem que atingir ate a diretoria, como que ninguem tira o time dessa merda?
João Ximenes só existe um Marcelo Chamusca. Você que é treinador, João devia ter percebido que Chamusca não é dificilmente terá cacife para treinar com sucesso o Fortaleza. Eu apoio o que é correto. Por isso, os jargões “presidente pé quente”, “eu apoio”, “eu acredito”, etc, é a conformação de quem não tem “tutano”.
Olha, faz muito bem se desfazer de jogadores muito emotivos, mas que na verdade não fazem nada pra se esforçar e ganhar jogos ou pelo menos fazer um golzinho. E não ficar se agarrando, se beijando e chorando, como o Daniel Sobralense, o Éverton, o Maranhão E o HORROROSO Lúcio Maranhão. Agora é tarde novamente. Engraçado, todo ano eu digo isso. Manda o Chamusca afundar a carroça do canal.
Prezado F.Graziani,observo como os kanalences se incomodam com uma postagem que trata de um assunto que diz respeito a um clube que nao o deles.
Ora vejam ,o Fortaleza em uma década recente ganhou 8 de 10 , campeonatos disputados.
Disputou a primeira divisão, quando o kanal , vivia sabe-lá como.
Enfim esta conversa é até enfadonha.
Penso que o Fortaleza deveria disputar pra valer o estadual apenas quando o kanal estivesse tentando o pentacampeonato que só tem na caneta.
Por que este torneizinho local cheio de vicios , só serve pros políticos se locupletarem da igenuidade e ignorância dos kanalistas.
É chato ter que aturar um clube que mesmo a seis anos na serie c,em 6 meses consegue ter mais sócios, apenas tirando um tituluzinho chinfrin do kanal.
O resto é o blá, blá, blâ dos kanalistas que sabem que ainda com seis anos na c , somos maiores que eles.
Fortaleza Sempre.
Vou enumerar os itens em que a carniça do Pici é maior que o Ceará:
1. Número de participações na Série C
2. Número de dívidas trabalhistas
3. Número de cadeiras quebradas no Castelão pela torcida
O mal de vocês é esse: Estão há 07 anos na merda e se acham grandes, se acham os melhores. Sim, reconheço que na década passada o time de vocês foi melhor. Ceará passou por gestões horríveis. Mas mesmo assim não caímos para a terceira divisão. Quando o Evandro Leitão chegou e trouxe mais profissionalismo ao clube, crescemos e fomos tetra-campeões estaduais, disputamos por dois anos a Série A, nos classificamos duas vezes para um torneio internacional, fizemos boas campanhas na Copa do Brasil, chegando a semi-final e jogando de igual para igual com os grandes e, por último, fomos campeões da Copa do Nordeste de maneira invicta.
Me diga, o que a Stella fez de 2009 a 2015? Três títulos cearenses, rebaixada para a Série C, quase rebaixada para a Série D e SÓ! Campanhas pífias na Copa do Brasil. Já deixou até de se classificar para a Copa do Nordeste uma vez. Enfim, reconheçam, atualmente estão na merda e não sabem como sair dela.
Se apeguem ao número de sócios mesmo, pois atualmente é a única coisa que vocês estão à frente do Ceará e ainda por que o time vinha numa boa fase. Será que esse número vai continuar.
Ah Brasil… de Pelotas!
Treinador fraco e covarde. Perdeu todos os mata-mata que disputou, com exceção de Icasa (semis do Cearense) e River (CB) — que se perdesse já era esculhambação demais. Batemos o kanal num aborto da natureza.
Parece tb não aprender com os erros: no jogo de volta contra o Sport o time revelou a mesma apatia que contra o Macaé no jogo de ida. Em Pelotas não foi muito diferente.
Também não aprendeu a “parar de inventar” com suas escalações absurdas: num ano sacou Guto inexplicavelmente; neste, lançou Radar, na estratégia mais medíocre do ano.
Um treinador desse perfil jamais deveria ter treinado um Fortaleza, o qual tem mata-mata em todos os 4 torneios que disputa ao longo do ano.
Chamusca foi campeão cearense no mata-mata. Chamusca subiu com o Salgueiro no mata-mata. Chamusca foi campeão com o Vitória da Conquista no mata-mata, isso tudo como técnico e não auxiliar. Não faz muito sentido essa análise exclusiva de que ele não serve para esse tipo de disputa. Os erros ocorrem independente do regulamento. Abraço.
FG
Vozete do canal, deixe de inventar estória. Porque na Série C vai ser mais chiba do LEÃO na vovó do canal. O LEÃO não vai jogar com o sub 17, não.
SE o Ceará cair, já começaremos com 6 pontos de vantagem e a carniça do Pici nem pro Mata-Leão vai se classificar.
9 mil sócios, kkkkkkkk ah brasil
…de Pelotas!
Já marcaram o julgamento do jogo do século, 950 cadeira quebradas , vai ser campeões de quebra de cadeiras, o presidente também gosta de quebra as coisas kkkkkkkkkk e os 9 mil sócios, ah Brasil
Se o Grazianni estivesse errado, ainda assim teria que agradecê-lo por estimular esse debate que apesar de alguns senões , considero maduro.
Todo resultado não favorável, a meu ver, não tem só um culpado. resulta de um conjunto de fatores. Há alguns corolários que me são caros na explicação de times vencedores, afora as questões ligadas ao azar próprias de um jogo:
1) não deve ser a conta do chá, tem que ter sobras!
2) a competência dos jogadores , assim como a boa administração extra campo, é muito mais determinante nos resultados do que as qualidades do treinador ou comissão técnica;
3) É preciso que o vestiário seja harmônico;
Então, não será um treinador que vai determinar a nossa ascensão à Serie B, mas um projeto de CLUBE a médio e longo prazo;
Vou continuar tricolor até lá
Se o Grazziani não tivesse razão no que diz, ainda assim eu o agradeceria pelo estímulo ao debate.
Caros desportistas, assim como em outros empreendimentos do gênero, não é só uma causa que determina o fracasso de uma iniciativa, mas um conjunto de fatores , embora cada um com pesos diferenciados. Assim, com base nessa teoria, eu digo que no futebol há corolários que precisam ser observados, no meu entender, afora as questões relacionadas ao azar próprias de um jogo:
1) Ter somente a conta do chá não é suficiente . É preciso ter sobras;
2) A competência dos jogadores e a boa desenvoltura financeiro-administrativa é mais determinante que a eficiência da Comissão Técnica;
3) Um time vencedor tem que ter um vestiário harmônico;
Por isso não me vejo como um treinador seja a principal preocupação. Na verdade para subir, com riscos administráveis, é preciso ter um projeto bem elaborado de médio prazo
Fui….