Depois do trabalho de Leonardo Porto (hoje no Santos com Dorival Junior), chamado pelo então técnico Marcelo Chamusca neste ano para ser o primeiro analista de desempenho do Fortaleza, o clube decidiu implementar um departamento perene, com funcionários contratados e tendo como responsável Henrique Bittencourt.

A ideia partiu do diretor de futebol, Marcelo Paz e agradou ao técnico atual, Flávio Araújo que, entretanto, vai ter pela primeira vez convívio com esse tipo de profissional, o que vai gerar adaptação na dinâmica do trabalho, evidente.

As principais missões do novo departamento, que também conta com cinegrafista: analisar o potencial do elenco do Fortaleza, observando como tirar o melhor aproveitamento de cada atleta; saber tudo do adversário, especialmente na semana que antecede o jogo; colaborar com alternativas táticas, isso tudo com muitas gravações de partidas e treinos, além de dezenas de estatísticas.

Henrique tem amplo conhecimento de futebol (e quando escrevo amplo quero dizer gigantesco), o que foi comprovado desde março deste ano por quem o acompanhou na bancada do programa Futebol do POVO, exibido na TV O POVO e no Esporte Interativo.

henrique

Da esquerda para a direita: Henrique Bittencourt, Caio Rocha (presidente do STJD) e o jornalista Bruno Balacó

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles