Futebol do Povo

O Ceará ideal de Lisca ainda não existe e há desafios relevantes pela frente

1019 20

É nítido que os três primeiros jogos do Campeonato Cearense serviram para muito pouco do ponto de vista da equipe ideal que o alvinegro terá nos momentos relevantes da temporada. Ter vencido os três jogos e nada pouco importa. Até aqui o primeiro tempo do amistoso contra o Flamengo foi mais importante neste quesito.

As principais contratações ainda estão em fase de preparação e os esquemas táticos usados não guardam relação com o que o Ceará tem de melhor para montar.

Lisca tem alguns desafios importantes que logo deverão ser encarados. Começando no ataque, é possível montar um time que tenha Rafael Costa e Bill atuando juntos? Ou é melhor apostar no esquema espelho do ano passado, com dois jogadores de lado de campo (Alex Amado e Serginho, por exemplo) e apenas um centroavante? Assisinho, Siloé e Caio César terão chance?

No meio-campo criativo, Guilherme Biteco, Zezinho e Emanuel Biancucchi brigam, em tese, por uma vaga apenas. E na frente da zaga? A manutenção de dois volantes com pouca qualidade na saída de bola – João Marcos e Baraka – será fundamental? Richardson chegou bem como aquele terceiro homem fazendo dupla função.

Defensivamente Sandro ainda enfrenta problemas, mas é titular de Lisca. O instável Cametá terá concorrência para valer de Robertinho? O menino Sanchez será o dono da lateral esquerda ou Fernandinho usa a experiência para dominar a posição? No gol, Éverson é uma das poucas certezas.

Por enquanto, o que resta ao torcedor é olhar o elenco e projetar a melhor escalação pensando com a sua cabeça e tentando ler os recados de Lisca. Assunto não vai faltar.

Recomendado para você

20 Comentários

  • Márcio disse:

    Graziani, posso até “queimar a língua”, mas, pelo que foi visto, o Richardson não pode ser reserva nesse time. Os garotos demonstraram bastante personalidade, mas não podem ser “queimados”, têm que ser aproveitados aos poucos. A criatividade do meio campo não existiu nos três jogos que venceu. Acho que esse vai ser o grande desafio do “Doido”. Tomara que nesse ano, o sofrimento não seja comparável ou pior do que em 2015.

    Também acho. Vou chutar o time ideal, em tese, óbvio e de acordo com o que eu penso como melhor diante do elenco: Éverson, Robertinho, Sandro, Charles e Sanchez; João Marcos, Richardson, Emmanuel, Serginho, Alex Amado e Rafael Costa.
    FG

    • CR LANE disse:

      O Magnata fechou mesmo ou vem só pra série B?

      Vc soube detalhes da negociação?

    • Fabiano Coelho disse:

      Gostei dessa escalação dada por vc, só apostaria em duas mudanças, o Baraka no lugar do grande JM(de quem sou fã), e Bill no de Rafael Costa. Acho Bill mais combativo. Não acredito que fuja muito disso. Seria uma grande surpresa vê lisca escalar Bill e Rafael juntos.

    • Bfontenele disse:

      Muito boa a montagem do time, Graziani, contudo fica uma pergunta no ar, será que o João Marcos, pela idade e pela função de 1º volante, aguentará o tranco de um Nordestão e principalmente de uma série B, ou essa montagem é só para o Manjadinho?

  • Vovozão10 disse:

    Venho por meio deste relatar que esses 3 jogos iniciais do Ceará Sporting Club podem ser literalmente jogados no lixo. Não servirão para absolutamente nada, a não ser uma avaliação de forma individual do atleta e seu condicionamento físico. Em termo de conjunto da equipe que é o que importa em uma equipe profissional de futebol, visto que no Barcelona saia o titular e entra o reserva e O TIME VENCE, sai o reserva e entra o garoto da base e O TIME VENCE, sai o garoto da base e entra o titular absoluto e O TIME CONTINUA VENCENDO. Isto posto, esse início de temporada foi PRATICAMENTE jogado fora, pois o COLETIVO sobressai sobre o individual, o conjunto com o esquema tático certo, a compactação dos atletas em campo, juntamente com o equilíbrio entre defesa, meio e ataque é que faz um time vencedor e campeão, não existindo o que falei anteriormente é impossível a conquista de algo no planeta bola. Portanto, só quando o alvinegro de Porangabuçú colocar em campo os atletas que ainda não estrearam devido ao processo burocrático existente no futebol é que vamos ter uma idéia da cara e de como será essa equipe do Lisca. Jogando como estava com 4 volantes de contensão no meio, coisa inédita na literatura do futebol (achei algo similar com a seleção da Escócia dos anos 80, más mesmo assim não era igual) torna-se impossível o ganho de conjunto e formatação tática da equipe. É esperar as rodadas posteriores para que o time comece realmente ganhar corpo e cara. lembrando que estamos ainda na estaca zero no quesito conjunto, que é onde o jogador já sabe de có e salteado onde o seu companheiro estará, até mesmo com os olhos vendados. É o que a imprensa esportiva costuma chamar de JOGAR POR MÚSICA. Sem mais a acrescentar, fico por aqui. AVANCEMOS!!!

  • VOVOZETE disse:

    O papo é carniça. Então é só pra canalense mesmo.
    Saudações Tricolores.

  • Damasceno disse:

    Prezado FG, de fato estes três jogos do csc não serviram de nada, inclusive pelo esquema de jogo com uma montanha de volantes.
    Penso que ele estava receoso de encontrar alguma surpresa. O medo de perder no início do certame levou a desperdiçar inclusive os moleques da copinha.
    O fato é que ele vai ter muita dificuldade em montar este time.
    Quando tiver o elenco todo a disposição e entrosado se não houver lesões vai estar no final da classificação do nordestão.
    Aí a vaca já pode ter ido pro brejo.
    Muitas dificuldades para o doido,e se perder algum clássico, a corda já vai pro pescoço.
    Como dizem os italianos, “Andiamo”!

  • Gutemberg disse:

    Esse campeonato que parece até liga de subúrbio não serve como avaliação. Quando o Ceará estiver jogando no nordestão, copa do Brasil e série B, ai podemos ver se o elenco presta.

  • Chico Caucaia disse:

    Lisca, abre do olho, ou forma logo este time, ou logo vai ser demitido na primeira derrota… aguardem carta….

  • Leandro Gonçalves disse:

    Do time que você escalou,tiraria apenas o JM e colocaria o Baraka,não por qualidade técnica mas por eficiência nos desarmes e também porque Baraka ja mostrou ser melhor no passe…
    Agora escalações à parte,não me recordo,pelo menos recentemente, de uma demora tao grande para regularizacao de jogadores ,como tambem o processo de condicionamento fisico,como esse ano …Ja estamos em fevereiro e não temos nem um esboco de time…Não deixa de ser preocupante,principalmente pra disputa do campeonato de maior relevo como a copa do NE!

  • Nil Viana disse:

    Eu escalaria os seguintes jogadores: Éverson, Robertinho, Sandro, Charles, Sanches, JM, Richardson, Biteco, Serginho, Bil e Alex Amado. Os demais teriam que brigar pela titularidade, é sempre bom essa briga positiva, quem ganha é o Ceará. E claro, quem se destacar que fique com a titularidade, isso vale pra todos. Jogador não tem que jogar pelo nome e sim pela qualidade e competência.

  • a. dos santos. disse:

    Um dos recados do professor:” o Siloe’ e’ muito visado”…

  • Jose Paes Filho disse:

    Caro FG,

    Excelente analise, parabéns. Que a torcida não terá muita paciência para a formatação ideal engrenar, é fato. Só espero que a diretoria não cai no mesmo erro do ano passado, ao demitir o Dado precocemente – ainda na fase de formatação de equipe. A historia tem que ensinar… o Dado foi para o paysandu e quase subiu para a serie A com um time inferior ao do Ceara, pelo menos no papel.

    gd abc

  • Abilio Ximenes disse:

    Acho que dá para jogar o Bill e O Rafael juntos, o Rafael fazendo mais os lados como fazia na Ponte Preta, mas dependendo dos jogos: em casa(na B e Nordestão). Fora de casa, acho que deveria jogar com jogadores mais velozes. No Cearense pode jogar de qualquer jeito pq não tem adversário.

  • DANIEL VIANA disse:

    Graziani,

    Bora apostar ( claro de de brincadeira) que o Lisca vai de BILL e RC? hehhe, serio, acho isso bem provável, em algumas entrevistas ele deu pistas sobre isso, pode até não dar certo e ser modificado, mas acho que inicia sim com os dois. o que vc acha dessa escalação a seguir: Acho qeu ele vai começar assim, e depois pode ser que mude: Everson, cametá, charles, sandro e fernandinho, baraka, JM, Emmanuel B. serginho, Bill e RC. Se o Bianchuti vai continuar no time, vai depender da aplicação dele sem a bola, isso eu to doido pra ver, o biteco, pra mim, disputa posição com o bianchuti e com o zezinho e não com o serginho, este por sua vez tem roni, assis, amado e siloe na briga. Faz tempo que o ceara não tem tantas opções, mas uma coisa é certa, o ceará tem dois times, e ele usará isso, uma no cearense e um no nordestão, e todo mundo junto na série B. Copa do brasil vai o que tiver menos problemas físicos.

    Daniel, acho que ele vai tentar usar os dois o máximo possível até dar certo. Abraço
    FG

  • FLÁVIO LACERDA disse:

    A GALERA DO REI LEÃO, A MAIOR, MAIS ANIMADA E MAIS BONITA DO ESTADO ESTÁ SÓ ESPERANDO O JOGO DA GENTE COM O CANAL. VAMOS VENCER NOVAMENTE NOSSOS FREGUESES. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • carlos disse:

    Eu vou dizer uma coisa, botar esses arbitros tal de Wagner Feitosa pra apitar jogos de ceará e fortaleza com esses abadaás, é um carnaval só, se fosse eu o presidente do Guarani, tinha pego video do jogo tinha levado esse irresponsavel direto pra policia tinha feito um BO e tinha levadireto para o tribunal ver, porque é brincadeira a penalidade que ele deixou de apitar é um apitador de jogo de butão.

  • Matheus disse:

    Vamos ver se haverá punição com a quebradeira de cadeiras e do placar eletrônico ocasionada ontem pela torcida visitante no Junco.

  • Bosco disse:

    Graziani;

    Parece que aquela superioridade aparente que o ‘for D’ tinha em relação ao mais querido pelo maior tempo de preparação, eles desde novembro que treinam, como você mesmo disse que seria logo alcançada pelo vozão parece que agora foi para o beleléu né?

    Já estou aqui vislubrando a vitória que teremos sobre o ‘for D’ para desespero dos nossos hermanos cearenses que vivem no blog do vozão botando pilha na cabeça dos alvinegros de verdade.

    Eles se assustam, amarelam com o Itapipoca que nem sabia se participaria do campeonato.
    Dá pena eles! Se não fosse as arbitragens nem se classificariam.

    E a defesa deles parece uma peneira.
    O ataque que não faz mau nem o Itapipoca!
    Tão de mau a pior.

    Vão pegar o River que não venceu ninguém e já perdeu uma no estadual piauiense.
    Moleza mesmo.

    Saudações MAIS QUERIDAS.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 4 =