Futebol do Povo

Ceará e Fortaleza: o ano começa agora com a Copa do Nordeste

1260 32

Pela realidade das possibilidades de títulos de Fortaleza e Ceará, é impossível descartar a importância do Campeonato Cearense. Por mais que a competição esteja sendo disputada com um nível técnico pavoroso, a tabela seja toda bagunçada, os estádios estejam com público mínimo, o título é valorizado por todos que fazem o futebol cearense.

Mas hoje e por causa da evolução da competição, premiações, organização, média de público e alcance nacional, o título da Copa do Nordeste é bem mais relevante do que o estadual.

Não por acaso, Lisca e Flávio Araújo vão poupar jogadores no meio de semana contra Guarani e Icasa, respectivamente, e preparam suas equipes com o melhor disponível para a estreia no torneio regional no fim de semana que se aproxima. Ambos estão conectados com a realidade e, respaldados pelas diretorias, estão conduzindo os trabalhos de forma serena, de um jeito que estão livres de quaisquer polêmicas.

O 2016 da dupla, por enquanto, é uma pré-temporada com jogos oficiais, mas em breve não será assim. O ano está perto de começar.

 

32 Comentários

  • João Ximenes disse:

    É…
    Mas pra mim, Flávio(sapin) ARAÚJO tá ANDANDO EM CÍRCULOS.

    1. Você teve 6 jogos pra montar uma equipe dentro do campeonato Cearense já pensando nas 3 principais competições que temos pela frente(Nordestão, Copa do Brasil, Czona).

    2. Só agora, depois de alguns jogadores forçarem CARTÕES, é que FsA resolve mexer no time.

    3. Só que agora, o que ele pode observar é uma equipe esfacelada(que conseguiu empatar um amistoso com Itapajé), pra tirar conclusões sobre qual JOGADORES podem ou não podem ajudar a equipe que ele tem em mente – mesmo com IMPROVISAÇÕES tendo jogadores para evitar isso -, fica meio difícil acertar o PONTO DO SAL.

    Esse trabalho faz-se dentro dos JOGOS VALENDO, usando cada PEÇA A DISPOSIÇÃO 1ma a 1ma, até a formação de EQUILÍBRIO(que a equipe ainda não tem). Não deu no coro… FORA.
    Ex: tem laterais laterais… então USA LATERAIS.

    O time que vai pra esse jogo contra Icasa(que é outra baba), pelo menos ele poderia usar: FELIPE e JEAN MOTA nas suas posições de origem, já que resolveu meter os laterais laterais pra jogar, ai sim, poderia-se tirar algum proveito, já que iríamos ver se os dois jogadores em questão, teriam condição de jogar nas suas, uma vez que como laterais, a gente já sabe que eles podem ajudar.
    Sabe quando esses dois jogadores(Felipe e Jean) vão jogar, quando aparecerem os laterais laterais ?
    NUNCA. Porque estiveram IMPROVISADOS; temos várias OPÇÕES pras duas posições(volância/meio campo); e achar uma brecha pra um, ou até mesmo prosdois, vai ser mais uma RODADA EM CÍRCULOS, e o PIOR, dentro das competições que mais almejamos.

    “Fortaleza: o ano começa agora com a Copa do Nordeste”, e temos um TIME que mais OSCILA pra baixo que mantém um padrão(não vi ainda), e isso não é nada bom.

    FORTALEZA, pelo andar da carruagem, vai precisar ir ao mercado, pois, quem ainda não vimos jogar vão se apresentar amanhã, já tendo jogo no sábado pelo Nordestão.
    Descobrir agora, depois de 6 jogos, que o que tínhamos de OPÇÕES, “podem”, EU disse PODEM não ajudar, PODE ser um DEUS NOS ACUDA pro restante das competições.

    FsA(Flávio Sapin Araújo) CHEIRA A ACESSO SIM !

    Mas, só CHEIRAR e não ter UM TIME competitivo pode não ser suficiente.

    Do jeito que o time tá agora, na minha opinião, e pelo que já vi nesses últimos 6 anos…

    TÁ LONGE DE ME ENGANAR.

    • Leandro Gonçalves disse:

      Esse Ximenes é exigente,viu…Time só fez 1 jogo abaixo do que vinha jogando,contra o Itapipoca…Mas concordo ,Ximenes…! Tem que exigir mesmo,se vocês não agirem de tal forma,vocês vão ser o clube brasileiro com maior participação na terceirona,7c,8C acho que vocês não aguentam mais …Enfim…Pega mal…Saudações…heheh

  • CARLOS LIMA disse:

    na minha opinião o campeonato Cearense serve como um teste de qualidade, se os considerados times grandes no caso o Ceará e a Stella futebol Clube..apresentarem dificuldades para vencerem times quase AMADORES como Maranguape, Itapipoca, Uniclinic , Tiradentes etc,.. então podem ter
    certeza que esse time na disputa da Copa do Nordeste, Copa do Brasil como também na Série B ou na Série C. não vão obter sucesso.

  • Damasceno disse:

    FG, o comentário do J. Ximenes está ao meu modo de ver corretíssimo.
    Infelizmente o Sr. Flavio, não sei por que cargas d’agua optou por começar improvisando e agora pelos vistos vai , continuar fazendo disto uma regra.
    Fica difícil ser otimista com um inicio de temporada tão vacilante.
    Só nos resta esperar, para ver!

  • Oliveira disse:

    É por isso, que futebol, política e religião é difícil de discutir. Um jogador jogou bem ali, acolá já não presta. Contra, porque o cara jogou bem acolá, mas quando chega ali seu futebol some. ou está mal tecnicamente ou não se adaptou e o resultado é o quê? Banco. Então o que faz o treinador? Não tem que se virar? Se vira com quê? Com o que tem e com quem se adaptar, não é?

  • Nil viana disse:

    Eu como torcedor do Ceará, estou achando um bom começo de temporada, mesmo faltando estrear suas principais peças como Bil e Rafael.

    Muitos podem falar que os placares as foram mínimos, mas isso nós não vemos só no cearenses, vemos isso no Carioca, Paulista, Mineiro… times “grandes” com dificuldades de vencer os considerados menores. Completamente normal.

  • Oliveira disse:

    No comentário anterior, quis escrever contrata, mas escrevi contra.

  • Robson Aguiar disse:

    Prefiro manter o otimismo considerando que esse início de estadual para o Fortaleza já está sendo beeeem melhor que o do ano passado, ocasião em que conquistamos o titulo.

    O futebol ainda tem muito a melhorar, sou tb crítico das improvisações SEM RAZÃO, mas o jovem Jean Mota, por ex., está muito bem na lateral esquerda e, na minha opinião, enquanto estiver bem e não tiver um melhor pra ganhar a posição, fica ele. Jogador não tem um carimbo que o determine jogar numa única posição durante toda a sua carreira.

    Já o Felipe vejo em um nível um pouco inferior ao Jean Mota, mas só faz sentido substituí-lo sem os contratados para a posição estiverem em melhor condição física e técnica.

    Acho que esse início de Copa do Nordeste vai trazer uma motivação diferente para o elenco e para o técnico, pq agora não tem jeito, tem que encontrar a formação ideal o quanto antes, pois a primeira fase é curta.

  • Matheus disse:

    Vamos ver se haverá punição com a quebradeira de cadeiras e do placar eletrônico ocasionada ontem pela torcida visitante no Junco.

  • Robson Aguiar disse:

    Só pra deixar mais claro o motivo do meu otimismo, coloco abaixo o resultado dos cinco primeiros jogos do estadual do ano passado e deste ano. Comparem e tirem suas conclusões:

    2015
    Quixadá 0 x 0 Fortaleza
    Fortaleza 3 x 2 São Benedito
    Icasa 2 x 0 Fortaleza
    Fortaleza 1 x 1 Horizonte
    Fortaleza 0 x 0 Quixadá
    Total de pontos: 6 pontos

    2016
    Fortaleza 3 x 0 Itapipoca
    Icasa 0 x 3 Fortaleza
    Uniclinic 2 x 3 Fortaleza
    Fortaleza 3 x 1 Maranguape
    Itapipoca 1 x 1 Fortaleza
    Total de pontos: 13 pontos

  • Roysson disse:

    No caso do Ceará, difícil manter o título com um time desfigurado em relação ao do ano passado. Geralmente uma base é mantida para se ratificar um título. Para conseguir este último, foi assim que o Ceará procedeu.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Olha,eu não sou pessimista…Mas as chances do Ceará ser Bi campeão esse ano é mesma que o Fortaleza tem de um dia sair da TERCEIRA divisão,ou seja,nulas…
    Acabei de queimar minha visão e gastar minha preciosa e cara energia assistindo a Ceará 0 x 2 Guarani- JU! Um jogo tosco,bisonho,marcado por falta de qualidade técnica daqueles que são tidos como reservas…Eu eximo totalmente a molecada do sub-20! Mas o restante realmente foi digno de pena e de risos… Quem acompanha futebol distingue facilmente falta de condicionamento e falta de técnica! E o que vimos hoje foi extrema falta de qualidade do seu Salazar ( ou calazar que sabe se Deus veio do Coritiba respaldado por quem …),Richardson que veio a título de ouro do super confiança de Sergipe…Poderia passar a noite aqui relatando as falhas técnicas…
    Resumo da ópera : não temos elenco,não temos banco…
    Eu sei que o time vai melhorar. Deve melhorar. É obrigação. A questão é : vai dar tempo?

  • ItaloPiccinini disse:

    Depois dos resultados de Fortaleza 2 x 0 Icasa e Siará 1 x 2 Guarani, ambos jogando com os times reservas, pudemos constatar que os reservas do Leão são bem melhores que os do time do Ovo!!! E olhem que 2 x 1 foi muito pouco…
    Poeta Carlos Lima, não compare o meu LEÃO com o teu time pois a distância está é grande!!!
    Sábado tem mais espetáculo !!!

  • Leandro Gonçalves disse:

    Sobre a copa do NE em si,com a ausência do Vitória da Bahia ( infelizmente), não vejo tantos times em condições de título…O Campinense-PB já mostrou (mesmo num ano que não se tinha tanto apreço pela competiação)que nem sempre os grandes da região serão campeões…
    A priori,Bahia e Sport são os máximos candidatos ao título. Mas o todo poderoso Sport,só hoje venceu no camp pernambucano. E o Bahia não vem deslanchando também…Correm por fora Náutico e Santa Cruz…Em seguida vem FEC , CEARÁ e Sampaio Corrêa…
    De qualquer forma,como é bom ter uma opção ao campeonato cearense…A copa do NE veio pra ficar.Amém!

  • Necko disse:

    Um comentário justo do Sr Leandro Gonçalves, se fosse no facebook, te dava Like.

  • João Ximenes disse:

    LEANDRO,
    NÃO sou exigente. Só não GOSTO do que tô vendo, e sou muito CABREIRO quanto a esses últimos anos.
    Quanto ao: “Time só fez 1 jogo abaixo do que vinha jogando, contra o Itapipoca”, né por causa desses jogo não. É o todo que não servem de parâmetro pra nada.
    “Mas concordo ,Ximenes…!” pelo menos isso.

    CARLOS LIMA,
    “certeza que esse time na disputa da Copa do Nordeste, Copa do Brasil como também na Série B ou na Série C. não vão obter sucesso.”
    CERTEZA, certeza não dá pra cravar. Mas que dá pra DESCONFIAR… Há isso dá !

    DAMASCENO,
    “o comentário do J. Ximenes está ao meu modo de ver corretíssimo. Fica difícil ser otimista com um inicio de temporada tão vacilante. Só nos resta esperar, para ver!”
    Valeu Damasceno. Vejo que estamos vendo o mesmo jogo.

    OLIVEIRA,
    Oliveira já é um velho conhecido de discordância.
    Mas, gostei do: “É por isso, que futebol, política e religião é difícil de discutir. Então o que faz o treinador? Não tem que se virar? Se vira com quê? Com o que tem e com quem se adaptar, não é?”
    É meu caro OLIVEIRA. Mas deve-se CONSIDERAR que no nosso caso(Leão de Aço), quem INDICOU os jogadores que estão aqui, foi o nosso amigo FsA(FLÁVIO(Sapin) ARAÚJO.
    Então, se ele indicou, porque que os caras(laterais por exemplo) não entraram no “suposto” time TITULAR que ele vem usando ?

    ROBSON AGUIAR,
    “sou tb crítico das improvisações SEM RAZÃO, mas o jovem Jean Mota, por ex., está muito bem na lateral esquerda e, na minha opinião, enquanto estiver bem e não tiver um melhor pra ganhar a posição, fica ele. Jogador não tem um carimbo que o determine jogar numa única posição durante toda a sua carreira.”
    CONCORDO !
    Mas pra saber se os os outros jogadores dão no coro, os mesmos tem de entrar pra jogar no “suposto” time titular. ENTROU, não deu no coro… DEIXA COMO ESTÁ.
    Né mais ÓBVIO ?
    É só isso que DISCUTO.
    Também mantenho o OTIMISMO. Mas o otimismo não entra em campo assim como TRADIÇÃO, NOME etc.
    PRECISAMOS SER MAIS OBJETIVOS.

    Abraço(s).

  • carlos disse:

    Na minha opinião nem ceará nem fortaleza estão preparados para as competições nacionais porque o que se contratou, por exemplo no ceará, foi com exceção do Bil, foi os que ficaram em DÉCIMO QUINTO LUGAR na serie B, E O FORTALEZA ficou pelo meio do caminho na serie C e se forem tirar duvidas pelas contratações do ceará podem dispensar logo de cara a dupla de zaga que jogou ontem os laterais, o meio e o ataque.

  • Salles Neto disse:

    Impressionante a evolução da Copa do Nordeste. Se no passado chegou a ser até jogada com elencos sub-20 por certos clubes, hoje é prioridade máxima, a ponto de chegarmos ao oposto: coloca-se elencos B ou C no Estadual, de modo a entrar com força máxima no Nordestão.
    Isso é fantástico e nós nordestinos temos que valorizar. Creio que a competição já esteja suficientemente madura para algumas modificações, como expansão de seu calendário (1ª fase com 2 grupos de 10, com 9 datas – só ida -, em vez de apenas 6). Teríamos assim mais clássicos na Copa do Nordeste, aumentando sua exposição na mídia e valor comercial.
    Outras boa ideia seria inserir fases preliminares (ex: 3º do CE x 2º do PI), de modo a viabilizar a presença de equipes de maior torcida em vez de times de empresário/de prefeitura. A ausência de um Icasa, mas presença de um Serrano ou de um Coruripe, por exemplo, desprestigiam a competição.
    Alternativamente, poderia-se separar certas vagas para classificação via ranking da CBF. A ausência de um Náutico e Vitória prejudica a todos. Essas medidas, se tomadas com antecedência, seriam jurídica e moralmente válidas.
    Por fim, a Liga do Nordeste deveria articular uma recopa de verdade para o seu vencedor. Esse formato da Taça Asa Branca é pavoroso, o que ganhou o Flamengo para poder disputar com o campeão do nosso torneio? Talvez uma final única Campeão da CNE x Campeão Rio-Sul-Minas, ou CNE x Copa Verde – recriando a tradicional Taça Norte-Nordeste – fossem boas ideias.
    Pensando mais longe, quem sabe uma vaga ao campeão na Champions League das Américas, que pretende incluir 14 brasileiros, caso ela saia mesmo do papel.

  • Damasceno disse:

    Prezado F.G , existe uma mãe diná, entre os internautas?
    Sim , por que profetizar que o FEC, nunca vai ascender a série b, é muita ousadia.

    Assim como o primeiro penta legítimo eram favas contadas em 2015.
    Faça me o favor, há gente que calado é um poeta , como diria o Romario.
    O jogo é jogado,o resto e cada ano tem sua história. O siará, há tempos que era pra estar na série c.
    Os indivíduos fazem o diabo pra não cair por que sabem que no dia que cairem fecham as portas. Ter esta força para resistir todo este tempo em uma serie deficitária como a c,é só pra quem tem muita raça e fibra .
    Coisa que o kanal , não sabe o que é.

    • Leandro Gonçalves disse:

      Agora foi você quem bancou a mãe Diná! Com base em que você afirma que se um dia a gente for pra casa de vocês,nós não sairíamos ? Minha suposta adivinhação provém pelo simples fato de até hoje vocês nunca terem saído de tal divisão dentro de campo,em mata- mata,ou num sistema de pontuação digno,mas sim por intermédio de subterfúgios criados pela CBF! Sim,no ano 2000 vocês saltaram da C pra B em meio a uma desordem do futebol brasileiro que foi a copa João havelange no referido ano…

    • damasceno disse:

      Caro Damasceno, o glorioso Ceará até hoje não foi rebaixado para série C, porque é um time grande que tem brio nos mais difíceis momentos, série Ccccccc, é para time pergueno. saudações alvinegras.

  • Rogério disse:

    Vamos deixar de mimimi, galera. Quando a bola rolar sucessivamente nas três competições, saberemos em que pé anda o trabalho da comissão técnica. Muito cedo ainda pra tecer comentários críticos ferrenhos. O tempo serve para isso. Minha opinião virá com o desenrolar das competições,somente o cearense não serve para parâmetro. Prefiro aguardar mais.
    Saudações tricolores !

  • João Ximenes disse:

    Aproveitando o POST que Trata de Copa do Nordeste, vou aproveitar – já que não sei se vai ter um POST sobre a estreia – e opinar sobre.

    FALANDO SEMPRE DE FORTALEZA é claro.

    A “priore”, esse é o time que vai pro jogo na estreia do NORDESTÃO 2016:

    Berna; Felipe, Edimar, Max Oliveira e Jean Mota; Corrêa, Dudu Cearense, Everton e Elias; Anselmo e Daniel Sobralense.

    TÁ COERENTE ?
    TÁ ! afinal é o time que mais jogou, e mudar agora não seria nada recomendável.
    Além das IMPROVISAÇÕES, deixo aqui dois pontos baseando-se nos 6 jogos com o “suposto” time titular e o time do último jogo que, disseram era pra OBSERVAÇÕES.

    1. Espero que quando de uma mudança de lateral(coisa corriqueira até então) FsA, não coloque o PIO por lá, até porque, Pio nesse último jogo, entrou de volante. Caso repita a troca(volante lateral por volante lateral), DEFINITIVAMENTE, deve-se DISPENSAR os laterais contratados e ir atrás de outros. Se o jogo realmente, ou “supostamente” foi usado para observações, então não tem porque PIO entrar num decorrer de jogo na lateral.
    Se não, PORQUE QUE ELE NÃO JOGOU NA LATERAL SE O VOLANTE LATERAL(Felipe) NÃO ESTAVA ?!

    2. ELIAS, é quase uma unanimidade… NEGATIVA até o momento(entendo assim pelo que leio). O “home” se esconde do jogo; tapa a passagem do lateral improvisado e empurra Sobralense pra dentro da área quando sai pro lado; não cria e não tem movimentação.
    É vero, que conseguiu uns “peidins véi(chutes)” que não surtiram efeito algum(aliás “peidin por peidin”, os do PIO em). Já foram pelo menos uns 5 “peidins” que não quebravam um “chegadin”.

    FsA deveria(já que não mexe nas laterais), meter JULIANO no Elias por exemplo, e empurrar DUDU mais pra frente, uma vez que DUDU é outro que vai mais não volta(coitado do EVERTON. Sei se vai aguentar esse repuxe não ?!).
    Pelo menos assim ganharíamos mais qualidade na saída de bola, além de, definitivamente, deixar DUDU mais perto do gol pros rebotes, que é o que ele quer e sonha.
    Lembrando que temos: CLEBINHO e JUNINHO como GRANDES opções pra tal mudança também(saída de Elias).

    VAI COMEÇAR !!!!!

  • Everton disse:

    O time vem oscilando muito, o que é normal para o início de temporada. Todo ano é assim, porém discordo em colocar o Edmar na zaga, Lima é muito melhor. Tudo bem que o Lima não vem desde o início da preparação. Também não concordo com as improvisações. Para que contratar laterais, se estes são reservas? Que planejamento é esse? Sei que o Moacir estava contudindo…vamos esperar. E por fim, já ficou claro desde o ano passado que o Correa e o Dudu não podem ser os volantes do FEC, apesar que o Everton volta até mais que o Dudu neste ano. O sistema defensivo é um problema.

  • Bosco disse:

    Um QUIS para o Graziani.

    Graziani você sabe me dizer qual o dia mes e ano da apreentação em Carlos de Alencar Pinto do atacante Erandir Pereira Montenegro e do meia atacante e Joãozinho, ambos vindos do Fortaleza onde eram ídolos e principais jogadores.

    Essa transferência causou polêmica e o apedrejamento do carro do então presidente do Fortaleza pelos torcedores tricolores no PV.

    O Jornal OPOVO fez uma baita materia de uma página com um enorme poster (foto) do Erandir junto com a torcida alvinegra em CAP. Eu era garoto e sai nessa foto.

    Saudações MAIS QUERIDAS.

  • Robson disse:

    Alguns anos atrás o Nordestão era considerado um “estorvo” para os clubes da Região, hoje é a esperança de ver algo parecido com bom futebol antes do fim dos horríveis estaduais.

    Mas falando do querido Fortaleza EC, time mais vezes campeão estadual dentro de campo, há ainda muitos ajustes a fazer no time, embora seja imperativo reconhecer o bom trabalho do Flávio Araújo, até aqui.

    Um desses ajustes está na lateral esquerda. Jean Mota é bom no ataque, mas deixa a de sejar na defesa, suas subidas abrem uma possibilidade de contra ataque para os adversários, juntemos a isso a queda física acentuada do Corrêa no segundo tempo dos jogos e temos um problema.

    Edimar, não considero um problema, mas é fato que o Lima será titular desse time com o tempo. Na lateral direita, temos o experiente Moacir pra entrar.

    Se o time manteve e até melhorou sua linha de meio pra frente, é fato que o sistema defensivo não está no mesmo grau de confiabilidade.

    Mas isso, Flávio Araújo deve saber como resolver.

    O Nordestão não será tão condescendente com erros e vacilos.

  • Robson disse:

    A propósito, as brilhantes teses alvinegras continuam ploriferando por aqui. Diriam os maldosos que se deve a euforia pela recente descoberta que agora a bandeja de ovos poderá ser pedida pelo celular.

    “Chiquérrimo”

    Saudações Tricolores.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =