Futebol do Povo

Ceará: virada com autoridade e um Rafael Costa jogando demais

1689 16

Ao tomar o gol do Sampaio Corrêa logo no início da partida, o Ceará teve a chance de mostrar uma qualidade importante do grupo: capacidade de manter a tranquilidade sob pressão. Era um jogo fundamental para o futuro da equipe na Copa do  Nordeste. Uma derrota complicaria demais, mas a equipe teve frieza para buscar o empate e manteve o padrão tático até o fim, mesmo depois da virada.

A superioridade sobre o adversário foi evidente durante o jogo todo.  O 3×1 foi construido com autoridade de quem sabia ser melhor. Serginho se movimentou muito, tem qualidade no passe, parece ter deixado Alex Amado para trás na concorrência, já que só há vaga para um diante da formação com Bill e Rafael Costa juntos. E ambos estão jogando bem, especialmente Rafael Costa. Atuação desta quarta, no PV, foi monstruosa. Fez gol, deu assistência, driblou, se movimentou abrindo espaços. São quatro gols em menos de três partidas completas. Está melhor do que o ano passado, ainda que tenha ficado quase três meses sem atuar em partidas oficiais.

Lisca, pelo jeito,  não deve abrir mão de João  Marcos e Baraka. É um dupla que marca bem, faz boa cobertura dos avanços pelos lados, mas não tem saída de bola de qualidade. Até é possível compreender diante da escalação de Bill e Rafael Costa juntos porque a equipe perde recomposição. É aí que Cametá e  Fernandinho precisam participar efetivamente da transição da defesa para o ataque. Não fazem isso ainda com correação. Existe a necessidade deles serem alas nesse esquema para que a bola gire com mais qualidade, não apenas laterais.

Recomendado para você

16 Comentários

  • Hudson Cordeiro disse:

    Tive vem mostrando boa evolução e é nítido. Se jogasse com Emmanuel e Serginho, ganharia muito poder ofensivo mas a contenção ia perder muito e nossa zaga não passa confiança.
    Acredito que Cametá vai ser de extrema importância nessa ano com suas subidas rápidas e Fernandinho recuando pra cobrir.

  • Márcio disse:

    Verdade, Graziani. O problema vai aparecer quando marcarem os dois laterais na saída de bola. O treinador, em algum momento, vai ter que abrir mão de dois volantes de contenção. Pelo menos, é o que acho (se bem que sou leigo).

  • Márcio disse:

    Verdade, Graziani. O problema vai aparecer quando marcarem os dois laterais na saída de bola. O treinador, em algum momento, vai ter que abrir mão de dois volantes de contenção. Pelo menos, é o que acho (se bem que sou leigo).

  • Leandro Gonçalves disse:

    Realmente,um jogo onde as falhas foram mínimas …Espero apenas que o sistema defensivo se ajuste cada vez mais pois a dificuldade na saída de bola ainda me preocupa,juntamente com alguns vacilos da dupla de zaga…Time que ganha no meio-campo,ganha jogo…!!
    Mas não há dúvidas de que estamos no caminho certo no sentido de ter uma equipe competitiva,combativa e em condições de duelar de igual para igual com as equipes de maior relevo do NE! Não pode deixar esfriar. Se esfriar, Botafogo que dá certo…hahah =D

  • Sérgio Filho disse:

    Sou Fortaleza e digo sem medo de errar: Só uma zebra daquelas para o Ceará não ser campeão estadual este ano, pois é o melhor time de forma disparada.

    Acho o time excelente do meio para frente, vários jogadores de qualidade, exceto o pipoqueiro Assisinho.

    Creio que ajustando sua zaga e colocando um volante que saiba sair jogando, poderia brigar pelo bi do Nordeste e o acesso à série A

  • Carlos Lima disse:

    o Ceará pra disputa da Série B tem que fazer algumas contratações para reforçar o elenco.
    zagueiros pelo menos uns 2 de maior estatura e qualidade. dispensaria o Salazar.

    e mais 2 laterais. pois os titulares não tem substitutos do mesmo nível. e um meia armador
    que fosse do estilo do Ricardinho.

    atacantes estamos bem servidos. fazendo essas contratações acredito que teremos time para brigar pelo acesso pra Série A.

  • Vovozão10 disse:

    ANÁLISE INDIVIDUAL DOS JOGADORES DO CEARÁ:

    Éverson – Nota 7 -Quando exigido esteve bem e mostrou segurança. Leu a coluna e fez o que eu mandei no post anterior. Vcs notaram em uma saída de bola dele no primeiro tempo onde depois o bandeirinha marcou impedimento, em que ele sai, fecha o ângulo, se joga aos pés do adversário e não toca no jogador, não busca o contato??? Isso, simples assim, aprendeu fácil com a possibilidade de ir para o banco. Daí a importância das críticas construtivas aqui no blog.

    Cametá – Nota 9 – Um mostro sagrado na lateral, estilo Dani Alves do Barça, pulmão de aço, habilidade magistral, que baita lateral. Apoiou, marcou, cruzou, se divertiu em campo. Hoje o melhor lateral da Copa do Nordeste. Onde estão os que criticavam o Cametá aqui no blog? Sumiram? Apareçam ou eu vou ter que dá o nome, pois tenho salvo e vou divulgar. Crítica tem que ser como eu fiz com o Éverson, quando joga bem parabeniza-se e quando não dá um puxão de orelhas. Agora o cara jogava bem ou mal e tinha uns aqui que sempre critivacam independentemente do cara ter feito um grande jogo.

    Charles – Nota 6 – Regulara, não foi muito exigido, mais gol de bola parada na parte central da grande área será sempre culpa dos zagueiros, a bola nunca pode passar ali.

    Carlão – Nota 6 – Regulara, não comprometeu e não foi muito exigido pelo ataque do Sampaio.

    Fernandinho – Nota 8 – Pulmão de aço puro, bem fisicamente, altamente técnico, passeou pela avenida iluminada do Sampaio. Um Vovô garoto.

    João Marcos – Nota 6 – Ajudou na conteção e não errou tantos passes.

    Baraka – Nota 6 – Marcou e combateu bem os meias adversários, não saiu tanto como em outra ocasiões.

    Jonhathan – Nota 6 – Discreto, não apareceu muito mais cumpriu sua função tática.

    Serginho – Nota 7 – Não criou tanto, mais procurou tabelas e jogadas individuais, não omitiu-se no jogo, vem crescendo a cada partida.

    Bill – Nota 9 – Grande atacante, tem cheiro de gol, não abateu-se quando perdeu o penalti o que mostra confiança e personalidade do atleta, fez 2 gols, e fez pressão na defesa adverária.

    Rafael Costa – Nota 9 – Baita atacante, movimentou-se ainda mais, fez gol, deu uma assistência, cabeçou duas boas bolas que passaram perto da trave adversária e segurou os zagueiros maranhenses.

    Siloé – Sem nota. Não sabeo que está fazendo ali em campo, qual função exerce, o que tem que fazer.

    Conceição – Nota 7 – Novamente entrou bem, bom gás e bom passe.

    Buiú – Nota 6 – atuou pouco mais com seriedade e comprometimento.

    Sem mais no momento fico por aqui. AVANCEMOS!!!

    • ma disse:

      Nunca critiquei nesse blog aqui não, mas em outros sim. Ele é um lateral fraco, mas tem subido de produção, talvez diga que ela hoje seja um lateral “bonzinho”. O garoto da base, o ìtalo é produz mais que ele, mas o treinador é parido por ele.

  • Roysson disse:

    Superioridade a parte nos dois jogos, as falhas de marcação são indicadores que preocupam.

  • Carmênio Jr. disse:

    Fernando, fugindo um pouco da copa do nordeste, fui ler o regulamento do campeonato cearense de 2016 e fiquei surpreso por não existir premiação em dinheiro para o campeão e vice; achei um absurdo e ainda por cima, os clubes são responsáveis por hospedagem, transportes e todas demais despesas, a FCF só ganha, não gasta nada e se formos olhar as súmulas dos jogos de Ceará e Fortaleza, em todos os jogos as equipes tiveram prejuízos.
    Queria entender sobre o ganho dos clubes, como os mesmos aceitam esta situação de total subserviência a FCF. Futebol é um negócio e sem dinheiro, quebra.
    Poderia você falar algo a respeito?

    Abç
    Carmênio Jr.

  • FELIPE disse:

    O lisca, fez um otimo trabalho para tirar o meu ceará do rebaixamento, porém ele está escalando o time errado , quem foi ao estádio ontem percebeu isto, como também , demorou a modificar a equipe e quando mudou , mudou tudo errado também, o Ceará ta desorganizado, ontem ganhou por méritos dos jogadores que por jogadas individuais decidiram a partida….time só faz ligação direta…sem esquema….o jonathas quebrou a bola o jogo todo, passou batido porque o time ganhou , mas não jogou bem…o lisca ta dando sorte….tenho receio de quando for uma melhor equipe….ta com um elenco bom mas sendo mal escalado….Carlão nunca jogaria no meu time , jogador totalmente limitado, o thiago carvalho na ausência do sandro é a melhor opção…..a diretoria tambem tem que abrir o olho , só tem o fernandinho na esquerda, o sanches ainda não mostrou o porque de ter subido da base….tem que trazer mais um zagueiro…..A escalação é simples LISCAAAA: Everson, cameta, sandro(tiago carvalho), Charles, Fernandinho, João Marcos , Ricardo Conceição, serginho, amado, bill e Rafa costa….. se quiser mudar o esquema: Everson, cameta, sandro( tiago carvalho), Charles, fernandinho, Joao Marcos, Ricardo conceição, Bianncut, serginho ,Bill e Rafa Costa………Será que è tão Dificillll…Vamos abrir o olho nós da torcida do Vozão……Ta ganhando mas não convence….

  • FELIPE disse:

    Graziani, Te respeito, porém não concordo com você, com relação a não ter vaga para o Amado neste esquema …pode jogar c ele e o serginho saca o jonathas que tava notorio fazrndo uma função de um meia aberto quase um atacante…o amado faz muito melhor….com relação ao cameta…ele ja é totalmente efetivo…..participa da maioria das jogadas…..sempre chega muito bem…..sinceramente não sei o que querem que o cameta faça mais para deixar de ser criticado, o cara joga muita bola….não tem nenhum lateral direito melhor do que ele no norte-nordeste… Outra coisa, O lisca ta escalando o time errado, será que ninguem ver isto…esle ta dando sorte, porque tem jogadores qualificados e estão decidindo…..é simples, Everson, cameta, sandro(porem contundido thiago carvalho, charles, fernandinho, joao marcos, Ricardo conceiçao(Baraka), serginho , amado(Bianccut) , bill e rafa costa. Dois esquema…..Será que só eu to vendo esta falha? não é possivel, porque ontem eu estava no estadio e foi uma insatisfação de muitos que estavam por perto pela escalação e pela demora das substituições e estas ainnda erraadas…..To começando a achar lisca simplesmente louco apenas.

    Felipe, acredite, quando alguém discorda de mim é que eu sinto realmente que me respeita, ainda mais com educação. Só que nesse caso eu escrevi pensando pelo que o Lisca demonstrou até agora, porque eu tb acho que dá pra jogar Serginho e Alex juntos. Abraço
    FG

  • alberto t disse:

    Sérgio Filho, você tá correto sim, mando ver diariamente lá no blog do vozão, por aqui demoro mais, apesar de gostar demais do blog do Grazianni, só q ele agora deu uma pausa, ñ sei pq, tem seus motivos sim; mas meu caro Sérgio, como você falou, se o vozão ajustar sua zaga, pq é pior q a de vocês, esta é a verdade e o Lisca deixar sua paixão por dois volantes brucutus (JM e Baraca) q ñ acertam um passe de meio metro, apesar de termos volantes de peso e medida, tipo: Richardson, Conceição e Jhonata com um ou dois meias vamos q seja Serginho e Biancutt, seríamos um forte candidato aos 02 canecos, o do manjadinho e o nordestão, mas caso contrário, com esse negócio de ligação direta todo os 90 minutos, sei não em? CAMETÁ, ñ sei de onde veio, o melhor LD do Brasil, falei do Brasil, ñ é só do nordeste não, tá acima daquela ruindade de Daniel Alves, só pq joga no barça, aqui no vozão era banco do Cametá.

  • sofredordovozao disse:

    É a selecao do Norte-Nordeste triturando todos os adversarios !!! Aqui nao tem vez nao !!! Aqui é Vozao !!! Dá-lhe, Vozao !!! Vamos para o Bi do Nordeste e retomar nosso titulo do Manjadinho !!! E, claro, subir para Serie A q é a principal meta do ano !!! Nao quero mais sofrer q nem o ano passado, onde precisamos gastar uma dinheirama para nos mantermos na Serie B !!! Valeu Fogao e valeu nosso amigo do apito !!! E valeu, Sao Everson !!!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =