Futebol do Povo

Fortaleza na Série C: nos oito jogos, saldo de finalizações é bastante negativo

1086 37

Apesar da vice-liderança do grupo A da Série C com 14 pontos, o Fortaleza tem apresentado futebol ruim nas partidas recentes. Um time que era organizado e sabia exatamente como atuar diante dos diversos adversários – e mudava de esquema durante os jogos de forma inteligente – passou a ser irregular e mostrar uma desorganização surpreendente.

Evidente que a perda de Jean Mota foi importante. Dudu Cearense também saiu, mas a ausência de ambos por si só não justifica a queda. Também fazer parte da realidade as contusões e dificuldades físicas de titulares como Daniel Sobralense, Juliano e Everton, assim como o mau momento de alguns substitutos. O resultado dessa equação fez a torcida exigir reforços, necessidade admitida pela diretoria, que até abriu consulta pública para saber quais posições os torcedores entendem como mais carentes.

A postura tática do Fortaleza também chama a atenção, independente da escalação, e colabora para a perspectiva de que o time vem atuando mal. Por ser uma equipe que gosta de dar a bola ao adversário e aproveitar os contra-ataques, o Fortaleza tem sofrido bastante, inclusive nas partidas em que sai como vencedor ou eventualmente empata fora de casa.

Levantamento relevante do jornalista Renato Borges, coordenador do programa Futebol do POVO, da TV O POVO e do Esporte Interativo, mostra que, no total, o tricolor finalizou 66 vezes nas oitos vezes que entrou em campo na Série C, mas permitiu 103 finalizações aos adversários, saldo negativo de 37. Em apenas dois encontros na competição o time de Marquinhos Santos saiu do gramado agredindo mais. Nos outros, sufoco, como no empate diante do Salgueiro ou na derrota para o Remo (ver quadro abaixo).

Evidente que finalizar mais não é certeza de vitória, mas mostra um estilo de jogo arriscado, que acabou por transformar, até agora, o goleiro Ricardo Berna no destaque da equipe, bem como o sistema defensivo.

Um outro dado importante e dessa vez positivo dos números: com 11 gols marcados em 66 finalizações, o time precisa de 6 chutes para fazer um gol. Há bom aproveitamento, portanto. E com apenas seis gols sofridos, são necessárias 17 finalizações para que a zaga seja vencida.

Fortaleza 1 x 1 River
Pró 14
Tomadas 9

Confiança 0 x 2 Fortaleza
Pró: 7
Tomadas: 14

América-RN 0x3 Fortaleza
Pró: 7
Tomadas: 16

Fortaleza 2 x 0 Cuiabá
Pró: 11
Tomadas: 13

Fortaleza 0 x 1 ABC
Pró: 7
Tomadas: 10

Salgueiro 1 x 1 Fortaleza
Pró: 5
Tomadas: 16

Fortaleza 2 x 1 ASA
Pró: 8
Tomadas: 7

Remo 2 x 0 Fortaleza
Pró: 7
Tomadas: 18

Recomendado para você

37 Comentários

  • Sérgio Filho disse:

    O Fortaleza precisa decidir o que ele quer da vida dele. O time joga uma partida boa e quatro ruins. Desse jeito não vai chegar em lugar algum.

    Depois dos últimos anos, eu quero é que ele se classifique, pouco me importa a posição. O negócio não é chegar ao Mata Mata, isso é fácil, o negócio é estar em uma fase de crescimento quando o mata mata chegar, ou até mesmo uma ou duas rodadas antes.

    Se o Fortaleza se classificar jogando essa futebol meia boca… Bom, sem comentários!

  • Carlos Lima disse:

    esse sistema (1-10 ) do Marquinhos estava dando certo em alguns jogos por alguns motivos
    entre eles o fator dos adversários não aproveitarem as diversas chances de gol que criavam
    (Ceará e Flamengo ) e o Liaum tinha 3 chances durante os 90 minutos do jogo e fazia 2 gols.

    outro fator foram as defesas milagrosas que o Berna fez nesses jogos que conseguiram vencer
    e em outros jogos que conseguiram empatar ( Ceará e Salgueiro ) o time ficava 90 minutos levando pressão do adversário, e então em duas ou três escapadas faziam os gols que lhes davam a vitória ou o empate.

    só que nada dura para sempre, e quando duas peças do time foram para o Santos e Botafogo
    o Everton ficou fora etc.. o esquema covarde (1-10 ) começou a afundar, isso foi verificado
    nos jogos contra o ABC e REMO..

  • Carlos Lima disse:

    seja o sistema (1-10 ) do Marquinhos, o Berna e 10 jogadores a frente da grande área
    deixa o adversário tomar conta do jogo, e o time do Marquinhos fica na espera de uma
    ou talvez duas bolas durante os 90 minutos do jogo, para tentar fazer os gols para seu time

    por isso que os números colocados na matéria acima, são bastante claros, onde um time
    (o Liaum ) ABDICA de jogar, e fica assistindo o adversário escolher por onde vai atacar e por onde vai penetrar na defesa do Liaum.

    só que o time NÃO tem um elenco de qualidade, e quando precisaram usar os reservas ( Railan, Bruninho, Heliinho, etc…) nunca se viu tantos pernas de pau junto num mesmo time
    e agora o Jorge Mota (sem um centavo nos cofres) mais LISO do que barriga de peixe molhada, vai anunciar contratações, na esperança de salvar o barco que está afundando
    encontrar bons jogadores nessa hora e que estejam em atividade, vai ser uma tarefa não muito fácil..

  • Robson disse:

    Caro Graziani, a ciência estatística pode ser usada para corroborar praticamente qualquer tese, mesmo as mais dispares. Por isso, devem ser vistas com as devidas ressalvas, como bem faz o texto.

    Para além dos números, fica claro que o time está passando por uma oscilação esperada, mas muito maior do que se pensou.

    As contusões e suspensões são uma constante, podem acontecer inclusive no mata-mata, o clube deve ter elenco para superar essas dificuldades.

    O que não pode é o Marquinhos Santos ceder à tentação de inovações esdrúxulas e absolutamente sem sentido. Errou feio contra o Remo, escalou mal, substituiu mal e foi incapaz de mudar a realidade do jogo.

    Longe da crise e desespero que alguns querem transformar em realidade no Pici, mas é certo que o time precisa voltar ao seu desempenho normal.

    Saudações Tricolores.

  • Robson disse:

    Apenas uma observação pessoal: acho que a parte da torcida tricolor que defende a brilhante ideia de Felipe como volante e Railan na lateral já pode parar com essa insânia.

    Quem defende esse tipo de escalação presta um desserviço ao bicampeão cearense.

    Saudações Tricolores.

  • Barbosa disse:

    Essa falta de ataque nos remete às saídas do Daniel Sobralense e do Jean Mota, pois o treinador não escala o Clebinho, mas escala o medíocre Maranhão por causa da velha influência do empre$ário. Eu já estive lá dentro e sei como isso rola em todo e qualquer time brasileiro, principalmente no Nordeste. O LEÃO que ganhou o campeonato cearense e atualmente é o pai da vovozinha do canal, mas o dito canal contrata e mexe no plantel, já o LEÃO de Aço se conforma com seu elenco limitado e quando contrata é refugo.

  • Flávio disse:

    A verdade é que a tendência do tricolor de Aço é de melhorar porque o Marquinhos já testou o time até de cabeça para baixo. E como ele é inteligente e trabalhador já viu como e com quem o time de sair jogando. Vamos esperar o próximo jogo galera!
    Afinal nosso Fortaleza é Força, União e Alegria. Ao contrário de um timezinho acolá que é arrogância, desunião e tristeza.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES.

  • Flávio disse:

    A verdade é que a tendência do tricolor de Aço é de melhorar porque o Marquinhos já testou o time até de cabeça para baixo. E como ele é inteligente e trabalhador já viu como e com quem o time de sair jogando. Vamos esperar o próximo jogo galera!
    Afinal nosso Fortaleza é Força, União e Alegria. Ao contrário de um timezinho acolá que é arrogância, desunião e tristeza.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES.

  • João Ximenes disse:

    PRA MIM, o que tá acontecendo é que MARQUINHOS SANTOS se perdeu quando na formatação do time jogo a jogo e isso é culpa ÚNICA dele próprio quando, VICIOU-SE numa única formação e forma de jogar, esquecendo de, de acordo com os resultados favoráveis dentro dos jogos(que foram muitos), ir metendo jogador a jogador em suas devidas posições pra ver o potencial de cada um deles.
    É certo que quanto mais se repete um time, a tendência natural é melhorar o seu desempenho dentro dos jogos. Só que MARQUINHOS esqueceu que junto com os jogos existem as PERDAS DE JOGADORES por SAÍDA, SUSPENSÃO e CONTUSÕES(calo do LEÃO DE AÇO este ano), e ter visto ANTECIPADAMENTE as opções de banco dentro dos jogos seria o mais razoável a ter sido feito(agora é tarde e é correr pro mercado).
    Até agora, LEÃO DE AÇO ainda joga com IMPROVISAÇÕES(zagueiro destro jogando pelo lado esquerdo que com o número de jogos já até me acostumei), e de uma hora pra outra em EXCESSO(4, 5 volantes; 3 zagueiros com 2 volantes “praque”?).

    CONCORDO COM VOCÊ NÃO meu caro, ROBSON.
    DESSERVIÇO quem presta ao time é quem não opina dentro da coerência que exige o esporte.
    Caso específico da lateral direita se deu EXATAMENTE pela INSISTÊNCIA do MARQUINHOS na improvisação.
    Lateral RAILAN quem o indicou foi o próprio MARQUINHOS, e FELIPE sabemos, é VOLANTE de origem.
    Agora é opinião pessoal minha: SE TENHO UM LATERAL, PRA QUE ENTRAR COM UM OUTRO JOGADOR NA POSIÇÃO, principalmente se ambos os jogadores foram contratado por seus desempenhos nos times que vieram jogando em suas posições ?
    Ai esbarra naquela de que na época, não tinha um LATERAL lateral direito a disposição e se fez necessário o deslocamento de outro jogador pra lá.
    Mas a tempos já o temos, e, MARQUINHOS continuou na sua insistência da IMPROVISAÇÃO e ainda ELOGIOU o jogador dizendo ser ele “nível de Europa”.
    Mas isso é o detalhe mínimo pra situação expressa atual do LEÃO DE AÇO(lateral -s)

    MARQUINHOS tem de parar de tá mexendo demais na equipe e montar uma FIXA em definitivo, pois AINDA DÁ TEMPO: Berna, Railan(Felipe), Lima, Edimar, Simões; Correa, Pio, Juliano, Éverton, Clebinho; Anselmo.

    Se essa FORMAÇÃO ai não dé no coro… ESTAMOS PEPADOS !

    • Robson disse:

      João, Felipe pode ser volante de origem, mas ganhou destaque no Leão quando passou a ocupar a lateral direita.

      Todas as grandes atuações do mesmo foram na lateral e não na volância.

      Não é por que um jogador começou em uma posição que deve permanecer nela pro resto da vida, são infindáveis os casos de mudança de posição que consagraram jogadores, pra citar só um lateral direito: Cafu.

      A ideia de deslocar nosso único lateral razoável para o meio significa perder um lateral razoável e ganhar um volante mediano, como tem às pencas no Pici.

      Duplo prejuízo.

      Saudações Tricolores.

  • Rogério Santos disse:

    Berna, Felipe, Lima, Edmar, Simões, Juliano, Pio (Corrêa), Rosinei, Everton, Anselmo e Núbio Flávio (ou Maranhão, Juninho, Leozinho, Clebinho, Ronaldo – muita quantidade e pouca qualidade nesse setor).
    LD – Felipe tem mais qualidade que Railan e não foi bem de volante
    LE – Simões é o mais regular, bom jogador pra série C, não compromete. Bruninho precisa provar ser melhor que Bruno Melo, até agora está muito mal.
    Ataque – time precisa de um atacante de velocidade de melhor qualidade.
    O que aconteceu com Núbio Flávio, que fez um bom campeonato cearense, tem faro de gol e não vem sendo relacionado? Está machucado? Não está “comprometido”?

  • Raimundo Soarez disse:

    Tem várias opiniões a serem avaliadas. Essa do Robson de que o Felipe é melhor na lateral é fato certo. Assim como o lateral esquerdo ser mesmo o William Simões. O companheiro ideal pro Anselmo lá na frente é o Daniel Sobralense com o Éverton encostando e servindo ao ataque, vide campeonato cearense de 2015, na falta do Sobralense, o Clebinho. O Juliano deve ter a companhia do Corrêa e do mascarado Pio (é o jeito). Na zaga Lima com o Edimar (é o jeito). No gol, claro, o Ricardo Berna, o poste Erivelton fica no banco.
    O MARQUINHOS SANTOS É ESPERTO E VAI ACERTAR (É O JEITO)!

  • Kleber disse:

    Parabéns ao amigo e ex companheiro de trabalho Graziani pela observação dos números e ao jornalista Renato Borges pela pesquisa.
    O Fortaleza tem uma boa equipe e o Técnico Marquinho Santos está fazendo um belo trabalho pelo conjunto da obra, porém, alguns jogadores precisam ser trabalhados individualmente para que não percamos tantas bolas com passes errados e que levam riscos enormes ao gol do Berna, o lateral W. Simões gosta de lançamentos longos, ate parece que quer se livrar da bola, geralmente cometendo muitos passes errados, a bola passa muito pelo Pio e após o drible ele geralmente passa errado, teria que ser trabalhado isso. São apenas alguns exemplos, mas existem outros.
    * Muitas vezes é melhor valorizar e trabalhar o erro, consertando o ponto fraco de alguns jogadores, uma analise com números de erros de passes por jogo, seria importante para mostrar a cada um. Boa sorte, continuo acreditando e apoiando o Fortaleza (diretoria, jogadores…) até o fim.

  • OLIVEIRA disse:

    O FORTALEZA NÃO ESTÁ EMPOLGANDO.JOGA UMA PARTIDA BOA,UMA MAIS OU MENOS E OUTRA PÉSSIMA.DESSA VEZ TALVEZ NÃO SEJA O 1º DO GRUPO.PODE ATÉ DECIDIR O MATA MATA FORA DE CASA(CREIO QUE VAI PARA O MATA MATA)
    ISSO É BOM SINAL QUE ESSE ANO ELE SOBE.

  • Amaury/41 disse:

    Esse meu leão não tem jeito. Já estou bem avançado na idade. Não é possível que… cala-te boca!

  • João Ximenes disse:

    ROBSON,
    É que sou contra IMPROVISAÇÕES dentro do jogo. No nosso caso especifico, é muito mais DESPERDÍCIO visto que temos uma semana inteira pra trabalhar o time e achar as peças, se não pra serem titulares, pra compor um bom banco de reservas(salvo quando tem Copa do Brasil).
    Tudo bem que os melhores jogos do FELIPE foi pela lateral. Mas a suas 2 últimas partidas por lá foram um desastre, e ele(Felipe) já estava recebendo críticas que em nada iria ajuda-lo.
    MARQUINHOS sentiu isso; meteu um LATERAL lateral(Railan), deu moral pra ele não tirando-o do time, mas infelismente ele não conseguiu mostrar serviço como volante, enquanto que RAILAN precisa de uma sequência de jogos, pois UM TEMPO E MEIO de jogo é muito pouco pra se fazer uma avaliação de qualquer jogador independente da posição, principalmente num time que sofre com perdas de jogadores quase toda rodada(além das saídas).

    Veja o ANSELMO por exemplo. O cara passa o tempo todo ISOLADO lá na frente sem que a bola chegue nele em condição de definição, ainda assim é o ARTILHEIRO do time, mas já tem gente dizendo que o cara desaprendeu a fazer gols, chamando-o de RUIN.
    ANSELMO é mais uma vítima da situação atual do LEÃO DE AÇO e cabe ao MARQUINHOS achar logo uma SOLUÇÃO sob pena de “butar” todo o trabalho a baixo.

    DEBATER o nosso LEÃO DE AÇO meu caro ROBSON, é legal, mesmo que a gente tenha pensamentos diferentes quanto a utilização e formação do time.
    EU pelo menos acho legal e até me DESESTRESSO com esses debates.

    Um abraço.

    • Robson disse:

      João, Felipe hoje é mais lateral que volante. De tanto ocupar, e bem, a lateral já se adaptou por alí.

      Portanto, a improvisação não é colocá-lo na lateral, é colocá-lo de volante.

      É um conclusão óbvia que sua mudança ao meio de campo, além de não resolver o problema do meio de campo criou outro problema: o da lateral direita.

      As vezes a genialidade consiste em fazer o simples.

      Saudações Tricolores.

  • Robson disse:

    Às vezes…

  • Valterlan disse:

    Precisamos ter mais e melhores opções, para as laterais e ataque, a Diretoria tem que se conscientizar disso.

  • WASHINGTON AMARAL disse:

    ACHO QUE O PROBLEMA DO FORTALEZA, É QUE O TIME DESMONTOU O SETOR MAIS CONSISTENTE QUE TINHA, QUE ERA O MEIO DE CAMPO. DOIS JOGADORES FORAM EMBORA, JEAN MOTA E DUDU, E OUTROS DOIS MACHUCARAM, CASO DE EVERTON E JULIANO, TUDO AO MESMO TEMPO.
    CREIO QUE TUDO RESTABELECIDO O TIME MELHORE E MUITO.
    MAS REALMENTE O MARQUINHO SANTOS TEM QUE PENSAR EM OUTRO ESQUEMA EM DETERMINADOS JOGOS.
    FELIPE OU JOGA NA LATERAL OU É BANCO. E O ZAGUEIRO ELIVELTON É MUITO RUIM

  • gago disse:

    Galera maior do estado, que infelizmente se encontra na série c, o negócio é o seguinte: JOGAR COMO JOGOU CONTRA O FLAMENGO. COM SANGUE NOS OLHOS E CORAÇÃO NA CHUTEIRA.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • gago disse:

    Galera maior do estado, que infelizmente se encontra na série c, o negócio é o seguinte: JOGAR COMO JOGOU CONTRA O FLAMENGO. COM SANGUE NOS OLHOS E CORAÇÃO NA CHUTEIRA.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Magal disse:

    Flamengo? Um time que perde toda vez que joga contra o Kanal? Não poderiamos deixar de ganhar pelo menos uma vezinha também.
    Eu já estou estou me preparando para o maldito mata mata, este que todo ano me mata de raiva. Uns diazepam e imosec já estão comprados.

  • Magal disse:

    Esse meu Leão de Aço está parecendo mais com um Leão Ferro Velho enferrujado.

  • João Ximenes disse:

    Tudo bem ROBSON,
    “Mas a suas 2 últimas partidas por lá(lateral) foram um desastre, e ele(Felipe) já estava recebendo críticas que em nada iria ajuda-lo. MARQUINHOS sentiu isso; meteu um LATERAL lateral(Railan), deu moral pra ele não tirando-o do time, mas infelismente ele não conseguiu mostrar serviço.”

    Se você acha que ele deve voltar pra lá, tudo bem.
    REPITO: prefiro dar uma sequência a um jogador da posição que meter um outro, mesmo sendo esse o que melhor se adaptou por lá.
    Voltar pra lá, e voltar a ser criticado como já haviam começado a fazer(imprensa e torcedor), pode acabar influenciando negativamente no seu desempenho, até porque, de momento, está sendo criticado como volante, e vai voltar na pressão por melhor rendimento.

    Esperar que, “se” MARQUINHOS optar pela sua volta pra lateral, que ele(Felipe) volte a jogar bem como no começo da temporada.

    Quem ganhará com isso é o nosso LEÃO DE AÇO !

    Valeu.

  • Ernesto Matos disse:

    A equipe caiu muito de produção com as alterações obrigatórias que o treinador teve que fazer, provando que não temos substitutos a altura, mas ainda há tempo de corrigir até com novas contratações. Considero o treinador capaz de rearrumar o time.
    Entendo também que a alvinegrada deveria se preocupar com o time deles, que acabou de levar uma goleada de um time da série C,(Botafogo/PB), tá bem que isto não é novidade o próprio LEÃO já mostrou isto, pois desde o ano passado os Canalenses não vencem o LEÃO. É por isto que concluo que eles comem panelada e arrotam caviar.

  • Amaury, o Belo disse:

    De onde diabos o Marquinhos arrumou este negócio de dois coringas? no Barcelona? no Real Madri? hômi de Zeus tome tenência bote esta negada no 4-3-3 com dois abertos, dois se enfiando e Anselmo lançado na área que a coisa anda melhor, deixa de invenção cara ou lá vamos nós pro brejo de novo. Bruno Melo com chuteiras trocadas é melhor que os bondes que vieram prá lateral esquerda, finque Felipe de vez na direita e pronto. Cadê a tal comissão técnica do clube? é prá inglês ver? cuidado com o Belo que ontem baixou o fogo da mundiça e vem fumando numa quenga prá cima de nós, se liga Jorge Mota, se liga cara.

  • Abílio disse:

    Parece q a cantilhena vai se repetir: mais um ano na terceirona. Como um time q é facilmente dominado por Remo e ABC vai passar pelo mata-mata, onde vai enfrentar adversários muito mais difícil. Os tricoloridos, antecipadamente, já estão tremendos. Querem subir à segundona? Formem uma equipe de qualidade.

  • FLÁVIO JGT disse:

    BOM RETORNO GRAZIANI!
    AGORA O LEÃO VAI ENGRENAR NOVAMENTE.

  • João Ximenes disse:

    “O Remo foi melhor do que nós e mereceu o resultado”.
    MARQUINHOS SANTOS

    DISCORDO !
    Remo foi melhor que a gente coisa nenhuma.
    Nós é que entramos com um “TIME”, que se fosse jogando contra maioria dos times do nosso subúrbio, teriam feito um estrago maior que esse time do Remo.
    Aquela formação não existe no futebol: 3 zagueiros com 2 laterais e 3 volantes.
    Só ai são 8, + o goleiro = 9, restando 2 jogadores(1 isolado -Anselmo, e o outro correndo preocupado mais em marcar- Éverton).

    Próximo jogo não poderemos contar com o PIO(suspenso).
    Espero MARQUINHOS SANTOS não invente de mexer muito no time como fez do jogo anterior(América) pra este(Remo), principalmente no que diz respeito ao TÁTICO(9 + 2).

    Não sei se ÉVERTON vai poder ir pro jogo. MAS vai logo o recado:

    Ô MARQUINHOS… pega a base do time que terminou o jogo, corrigi as quantidades de jogadores por posições; distribui melhor; ajusta, metendo CORREA no PIO e vamo pro pau: Berna, Railan, Lima, Edimar, Simões(Bruno); Felipe, Correa, Juliano, Éverton(Maranhão), Clebinho(Sobralense); Anselmo.

    É o que tú tem de melhor de momento, e não PRECISA MAIS QUE ISSO NÃO MEU FÍÍÍÍ !

    Esse Botafogo-PB venceu ontem Eles LÁ e devem chegar aqui se achando.
    Czona 3 X 0 Bzona… EITA !

    BARBAS DE MOLHO.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =