São sete vitórias seguidas e 22 pontos somados em 27 disputados na atual edição da Série B. Nenhuma outra equipe tem esse desempenho de 81.5% de aproveitamento como mandante. A vitória sobre o Criciúma, neste sábado, confirmou que atuar no Castelão tem sido a maior força do alvinegro na temporada da competição nacional. É assim que o time mantém posição no G4 e agora está com 30 pontos ganhos, em terceiro.

Das vitórias da equipe em casa, quatro foram por 1×0 e duas por 2×1, ou seja, diferenças mínimas no placar. Mas não importa não fazer tantos gols (são 13 nos nove jogos que atuou diante da torcida) porque é em casa que o time consegue se estabilizar defensivamente, muito em função dos adversários cautelosos e também do melhor jogador do time, o goleiro Éverson, estar cada vez melhor. Claro que o controle da bola e o fato de sempre jogar com iniciativa de protagonista ajudam demais, sempre.

Na campanha geral, o Ceará tem 62.5% de aproveitamento porque dos 48 pontos que disputou ganhou 30, com nove vitórias, três empates e quatro derrotas. No total, o time marcou 24 gols e tomou 17, nada que chame muito a atenção, mas que mostra como o equilíbrio é a marca dessa equipe de Sérgio Soares na Série B.

Futebol bonito? Isso não existe nem na Série A, com orçamentos muito maiores, mas elencos frágeis e supervalorizados tecnicamente. Eficiência é o que conta.

Tagged in:

,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles