Logo de cara, a comprovação de que o equilíbrio do grupo A não permite vacilos em sequência. Líder com 19 pontos, o Fortaleza pode perder o primeiro lugar caso o ABC vença o Salgueiro nesta segunda (o time de Natal chegaria aos 20 pontos), mas a distância para o quinto colocado será de apenas três pontos após 11 rodadas. É pouco porque deixa evidente que a vaga no mata-mata não está garantida (e aí tanto faz em qual colocação) e que será preciso concentração. Restam sete partidas. Uma bobeada custará caríssimo.

Sobre a partida, o Fortaleza teve iniciativa como mandante, mas a marcação meio-campo/defesa deixou muito a desejar. Os dois gols do Confiança saíram com seus autores livres e é um ponto que tem que ser bastante treinado por Marquinhos Santos ainda que tenham entrado em campo Pio, Corrêa e Juliano. O ataque tricolor preocupa bem menos. A equipe tem bom aproveitamento geral, possui o artilheiro do Brasil (Anselmo, 21 gols) e está entre os clubes do país com mais tentos anotados em jogos oficiais em 2016.

Outra lição relevante é que o empenho presente no caráter da equipe permite reações como a deste domingo. Foram dois pontos perdidos, mas a mensagem do espírito coletivo ficou forte. Ricardo Berna também merece destaque. Faz um bom tempo que o goleiro não falha. Mais do que isso, impediu o terceiro gol do Confiança depois que a partida já estava empatada por 2×2.

E sobre Daniel Sobralense, definitivamente só há uma solução possível: que ele volte a jogar depois que estiver apenas 100% bem. Qualquer decisão diferente não compensa do ponto de vista do caminho para voltar a disputar a Série B.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles