Futebol do Povo

Fortaleza 2×2 Confiança: as relevantes lições do empate no Castelão

1326 29

Logo de cara, a comprovação de que o equilíbrio do grupo A não permite vacilos em sequência. Líder com 19 pontos, o Fortaleza pode perder o primeiro lugar caso o ABC vença o Salgueiro nesta segunda (o time de Natal chegaria aos 20 pontos), mas a distância para o quinto colocado será de apenas três pontos após 11 rodadas. É pouco porque deixa evidente que a vaga no mata-mata não está garantida (e aí tanto faz em qual colocação) e que será preciso concentração. Restam sete partidas. Uma bobeada custará caríssimo.

Sobre a partida, o Fortaleza teve iniciativa como mandante, mas a marcação meio-campo/defesa deixou muito a desejar. Os dois gols do Confiança saíram com seus autores livres e é um ponto que tem que ser bastante treinado por Marquinhos Santos ainda que tenham entrado em campo Pio, Corrêa e Juliano. O ataque tricolor preocupa bem menos. A equipe tem bom aproveitamento geral, possui o artilheiro do Brasil (Anselmo, 21 gols) e está entre os clubes do país com mais tentos anotados em jogos oficiais em 2016.

Outra lição relevante é que o empenho presente no caráter da equipe permite reações como a deste domingo. Foram dois pontos perdidos, mas a mensagem do espírito coletivo ficou forte. Ricardo Berna também merece destaque. Faz um bom tempo que o goleiro não falha. Mais do que isso, impediu o terceiro gol do Confiança depois que a partida já estava empatada por 2×2.

E sobre Daniel Sobralense, definitivamente só há uma solução possível: que ele volte a jogar depois que estiver apenas 100% bem. Qualquer decisão diferente não compensa do ponto de vista do caminho para voltar a disputar a Série B.

Recomendado para você

29 Comentários

  • CARLOS LIMA disse:

    a lição que fica é que esse time não consegue jogar contra adversários que jogam fechados
    quando ficam na obrigação de atacar e deixar a defesa desprotegida, ou perdem ou empatam
    e quando ganham é no desespero. (River, Abc, Macaé, Brasil de Pelotas. etc ..)

    situações como aquela contra o America Mineiro, acontecem a cada 10 jogos, o normal
    é o time passar sufoco quando enfrenta adversários que se fecham atrás e saem apenas
    nos contra ataques.

    já pensaram se esse jogo de hoje fosse pelo MATA-MATA e contra o Tombense ou contra o Boa Esporte jogo da volta do Mata- Mata ??? sendo que o primeiro jogo tivesse terminado pelo placar de (0x0 ou 1×1 ). cadeiras iriam voar na Arena Castelão.

  • CARLOS LIMA disse:

    se fizerem uma pesquisa com 100 torcedores do Liaum, e perguntarem se eles acreditam sem medo de que esse time chegando no MATA-MATA, vai conseguir o acesso. eu aposto que 50 vão responder que NÃO confiam , 30 vão responder que duvidam, e apenas 20 vão responder que
    acreditam no acesso .

    mas se a pesquisa for feita aqui no Blog do Graziani, 100 torcedores vão responder que acreditam no acesso: eles nunca vão demonstrar para os torcedores do Ceará que participam desse Blog, que eles estão apavorados com a possibilidade de um novo fracasso no MATA-MATA

    isso é o que acontece quando você decide ser torcedor de um time que “NASCEU” para jogar e se “ETERNIZAR” como Patrimônio Histórico da Série C.

  • CARLOS LIMA disse:

    por pouco não perderam para um time (Confiança ) que segurou a lanterna por várias rodadas
    e que ficou quase todo o primeiro turno na zona de rebaixamento para a Série D.

    jogaram duas vezes contra o River do Piauí (1×1, 1×1 ) time que desde o inicio da competição permanece na zona de rebaixamento para a Série D.

    conclusão: está mais fácil o torcedor do Liaum confiar que o Eduardo Cunha é inocente, do
    que confiar que o Liaum chegando no MATA-MATA.. não será eliminado novamente.

    • VALTERLAN disse:

      Carlos Lima , agora lhe pergunto de quanto seu timaço ganhou do Tupi que é um dos lanternas da serie B, por favor me responda……………………….

  • Emanuel disse:

    Prevejo cadeiras lançadas ao ar.
    Coitado do nosso Castraleão.
    Saudações alvinegras.
    Ceará, campeão invicto do Copa do Nordeste.

  • João Ximenes disse:

    GOSTEI… DESGOSTANDO !

    DESGOSTEI porque o time entrou com a sua melhor formação e não conseguiu evoluir bem dentro da partida.
    DESGOSTEI porque, aconteceu o que a maioria estava só esperando acontecer: A SAÍDA DO SOBRALENSE por conta de sua contusão. Espero isso não se transforme numa perda.
    DESGOSTEI porque, salvo engano, esse treinador do Confiança é o mesmo que nos enterrou nesta maldita Czona, e ontem tava fazendo questão da gente fique atolado por lá.
    DESGOSTEI porque esperava uma maior desenvoltura da equipe contra um time que tá brigando na parte debaixo da tabela.

    GOSTEI porque a equipe, mesmo em desvantagem no placar conseguiu uma REAÇÃO sensacional, e isso, pesando a condição da tabela é CONFORTANTE.
    GOSTEI porque vi em campo dois jogadores que PODEM NOS AJUDAR MUITO no restante da competição.
    GOSTEI porque mesmo em desvantagem e com entrada de jogadores novos, a equipe manteve a sua forma de jogar, e aos poucos foi acelerando o jogo, com paciência e CONSCIENTE que poderia reverter a situação.

    América e Confiança, foram dois jogos pra se tirar lições.

    América é um time que vem vivendo o seu drama dentro da Azona, onde com o PSICOLÓGICO abalado, tornou-se presa fácil, porque LEÃO DE AÇO também soube tirar proveito da situação.

    Confiança, tal qual o América, entrou no jogo com a intenção de tentar reverter uma situação onde não acontecendo, sua situação caminharia pra mesma situação do América.

    LEÃO DE AÇO não foi brilhante. Mas mostrou que quando necessário, pode transformar-se e correr atrás.
    LEÃO DE AÇO encontrou uma equipe que sentiu um BERNA inseguro, e passou a executar chutes e mais chutes de longa distância, até conseguir o seu tento(conseguiu).
    LEÃO DE AÇO vezes afrouxou a marcação, e quando o fez levou dois gols.
    LEÃO DE AÇO, sem querer, ATIROU NO QUE VIU E ACERTOU NO QUE NÃO VIU, pois acabou DESCOBRINDO que a REAÇÃO se faz necessária em alguns momentos e não deve tardar pra se ter ATITUDE.

    PRA MIM, foi o JOGO DAS LIÇÕES, e esse jogo deve servir de parâmetro pra outros que vem na sequência, tanto no que se refere a CONFIANÇA(sem trocadilhos) e APRENDIZADO, porque os outros adversários viram o jogo e com certeza, vão tentar morder o LEÃO em nossos domínios.

    ACREDITO que depois desse jogo, MARQUINHOS vai estudar melhor as condições TÁTICAS dentro dos jogos e vai soltar mais a equipe do meio pra frente(pelo menos nesses dois jogos ele demonstrou isso).

    LEÃO DE AÇO ainda é o a ser perseguido, e daqui pra frente, faltando 7 rodadas pra definição, precisamos ficar mais LIGADOS e CONCENTRADOS dentro das partidas porque os adversários estão precisando pontuar e uma precisão(necessidade) a gente sabe que, FAZ-SE o “diabo a quatro” pra se conseguir.

    LIGADO LEÃO DE AÇO !!!!!

    • Amaury/41 disse:

      “Reação sensacional” jogando contra o poderoso confiança. É por isso que, dos menos de cem anos de história, quatorze foram na SérieC. Por conta dessa pequinez. E vem mais por aí.

  • Ernesto Matos disse:

    Carlos Lima, esteja em que série estiver, sempre seremos pai de vocês, se lembre que ha dois anos o Vôvô não vence o Leão. Se preocupe com o seu time que também ha anos disputa a Subida para a série A e não consegue subir e ainda este ano, foi expulso da copa do Brasil pelo Botafogo da Paraíba, que também é da Série C. Que legal né.

    • Amaury/41 disse:

      É muita vontade. Sabia que pro resto do Brasil o Fortaleza praticamente não existe? Ele só é grande na cabecinha de vocês. Quando vocês ganharem ao menos UMA Copa do Nordeste a gente pode conversar.

      • VALTERLAN disse:

        Amaury quer dizer que os campeonatos norte-nordeste que o Leão ganhou nos entre os anos 60 e 70 não vale, mas o mesmo campeonato ganho por vocês vale, e o penta fantasma de 1915 a 1919 vale, o Fortaleza já tem dois vices campeonatos brasileiro da serie A e dois da serie B, se você achar que é mentira, é só consultar o site da CBF, que vai mostrar sumula completa, não aquele penta fantasma que não tem sumula, nem vice, nem nada, eu acho que para comentar alguma coisa, ou melhor afirmar alguma coisa, é melhor estudar um pouco e se informar, pelo que vejo você deve ser daqueles que adora ouvir afirmações de cronistas torcedores que só dizem para massa de manobra o que eles querem ouvir

        • Amaury/41 disse:

          É sempre o mesmo bla bla bla: “o Liaum ganhou não sei o quê, não sei em que ano, mas foi entre 60 e 70”
          Valterlan, me poupe.

        • CARLOS LIMA disse:

          Valterlan, aquele foi um TORNEIO que envolveram times do NORDESTE e alguns times do SUL, onde muitos desistiram..e o teu time chegou na FINAL após jogar
          apenas contra times NORDESTINOS.. chegou na FINAL jogando apenas contra
          times do NORDESTE.. isso nunca foi SÉRIE A.. pesquise e comprove..

          • VALTERLAN disse:

            Então quer dizer que não vale nada mesmo a CBF reconhecendo Palmeiras, Fluminense, Santos e Bahia como campeões dessas taças Brasil, todos com sumulas, artilheiros e outras coisas mais, e o penta fantasma do Ceará da década de 10 vale, porque foi o Kanal.

  • LeaonaSerieB disse:

    A principal lição que fica é a comprovação cada vez mais forte que essa Czona é mais forte de todos os tempos e, certamente, mais forte do que a Bzona desse ano, a mais fraca de todos os tempos. O time do Confiança serviu de base para o time das vovozetes do Kanal e são jogadores que estão entre os melhores do elenco deles.

    Fora tudo isso, fizeram 2 gols com uma sorte incrível, o 1o. jogador deles acertou um chute de longe bem no cantinho e o outro jogador já tinha perdido a chance clara de gol e conseguiu dar uma bola com curva o suficente para tirar do Lima e do Berna. Para mim, foi parte de culpa do Lima que deveria ter saido para marcar ele e ficou esperando o outro jogador do Confiança passar a bola antes e já um jogador do Leão marcando o jogador que cruzou a bola. Quando receber o passe já estava livre, se enrolou todo com a bola, mesmo assim conseguiu esse chute de muita categoria, o que evidência a sorte, pois um jogador que faz isso com normalidade não estaria em um Confiança da vida.

    De qualquer forma, o time mostrou ração e conseguiu empatar com duas jogadas trabalhadas e teve chance de virar, quando o tal do Joao Paulo quis fazer um gol bonito, ao invés de chutar no gol, quando o goleiro veio todo atabalhoado para cima dele. Porem, sofreu uma chance de perder a partida numa falha da zaga.

  • Amaury/41 disse:

    Torcedor é um bicho engraçado. E é bom que seja assim, pois é assim que se preserva o folclore sadio do futebol. Vejamos o caso dos torcedores do Fortaleza:
    O time tem 98 anos e já acumula 14 anos na SérieC, ou seja, 14,28% da história (gloriosa, segundo seus torcedores) do Fortaleza foi enterrado na SérieC. E não deve parar por aí. Nesses 98 anos um clube não tem sequer UM, ao menos UM, título que não seja estadual. Mesmo assim, os torcedores acham que são um time grande. Querem emparelhar com o rival que está prestes a retornar pra SérieA, é Campeão do Nordeste invcto e nunca jogou a SérieC. Ficam nessa coisa de “há tantos jogam que não ganham”, o presidente soltando piadinhas no face, fazendo camisas pra usar em jogos oficiais com provocação, etc. Enquanto isso, nesse meio tempo, o rival conquistou o Nordeste, comprou um dos maiores e melhores CT´s do país, é notícia constante na mídia nacional e ano que vem estará na SérieA. E o Fortaleza? Na SérieC, é claro. Mas não tem problema. Os torcedores do Fortaleza se acostumaram com essa pequinez. Pra eles está tudo bem se forem tricampeões estaduais anos que vem. E o Ceará? Alçando vôos mais altos, sem dar importância ao seu pequenino rival.
    Eu sei que paixão não tem tamanho, mas não é possível que, em seu âmago, usando a racionalidadde, os torcedores do Fortaleza não enxerguem o IMENSO ABISMO que os separam do seu maior rival.

    • Sérgio Filho disse:

      Claro! Um abismo enorme! Quem vê assim pensa que o Syará é tetra campeão brasileiro, tri campeão da libertadores e tetra campeão da copa do Brasil, mas na verdade é um time que tem seu maior feito um penta mentiroso e uma Copa do Nordeste ganha no bambo.

      Ah! Que moral vocês têm para falar de títulos antes de 100 anos? O primeiro título de vocês fora do estado foi quando vocês tinham 101 anos. O bom senso mandou lembranças!

      Quando eu acordo de mau humor, venho ler os comentários dos torcedores do Syará, que em um instante eu fico rindo e feliz da vida!

    • VALTERLAN disse:

      Depois espero que o Leandro não venha me falar que já tem torcedor do kanal comemorando o acesso antecipado, vide Amaury e Carlos Lima, o torcedor kanalense quando esta na peia é bem humilde, quando esta bem na tabela mostra sua verdadeira face, então Amaury só tenho uma coisa a lhe falar Parabéns pelo acesso a serie A 2017;

      • Amaury/41 disse:

        Obrigado, Valterlan. Enfim um torcedor de terceira com senso de primeira.

      • Leandro Gonçalves disse:

        Obvio que temos motivos pra acreditar,Valterlan! Mas só vou comemorar quando não houver mais dúvida matematicamente! Até la,so me resta torcer e apoiar…
        Vem um segundo turno difícil por ai…Com 18 dias sem jogos,muitas equipes vão procurar se ajustar,contratar…Ainda existe a expectativa negativa quanto a perda de atletas por parte do elenco alvinegro. O Everson está sendo sondado pelo Palmeiras,o Felipe sempre é fonte de especulacao…
        Resumindo : podemos comemorar o bom momento,mas com pés no chão e sobretudo vigilantes, cobrando no momento oportuno,pois muita coisa ainda vai acontecer …

  • dois jogadores considerado por muitos como imprestaveis, mas que trabalham bem pelo o conjunto um deles é o juninho, que aumentam muitos as chances de gol, o outro por incrivel que pareça o everthon só joga bem quando ele está em campo é o wiliam simões, eles fazem uma tabelinha muito interessante, então antes de criticar vejam as qualidades invisiveis.

  • Leandro Gonçalves disse:

    A lição que fica é que na série C,os pequenos jogam como pequenos! Vai ser um salve-se quem puder para enfim sair desse submundo…Devido as campanhas anteriores,a leoa7C é vista como o adversário a ser batido e isso muda a forma como os adversários entram em campo para encara-la…Entram com vontade.E quando um adversário iguala na raça,um time mascarado como o 7C,sofre!

  • Túlio Franco disse:

    Honestamente falando, acho que o Tricolor de Aço pegou o mal do canal de menosprezar e tripudiar dos adversários. Só que no caso do Leão, ele desdenha só os mais fracos. Aí se dá mal.
    Foi assim em anos anteriores, contra Oeste, Sampaio Correia, Macaé e Brasil do Sul.
    Como está sendo feito esse trabalho psicológico dentro do Fortaleza, que, como todo time grande, tem um psicólogo permanente?
    Precisamos corrigir esse lápso de personalidade do Fortaleza Esporte Clube.

  • Barbosa disse:

    Nunca vi um negócio desse. Um time que se gaba por estar 24 anos na Série B e que seu rival e principal time do estado se encontra na Série C por 7 anos seguidos. É a escuridão falando do amanhecer. Esse tempo todo daria pra ter uns vice- campeonatos Nacionais da Série A e B. Não precisariam ser quatro, como nós temos, mas pelo menos um.
    Perdão pela sinceridade.
    Saudações Tricolores!

  • Robson disse:

    Minha impressão continua a mesma que já expressei aqui: esse time só se motiva com jogos de grande repercussão.

    Ontem ficou claro que esta fase classificatória para o mata-mata da série C não consegue despertar nos jogadores o mesmo empenho que eliminar um time de série A da Copa do Brasil. Só quando já perdia por 2 a 0 o time se sentiu desafiado a buscar o empate e, se tivesse mais tempo, possivelmente viraria o placar da partida.

    A pouca margem de pontos ante o 5º colocado estadual não deve ser superdimensionada, afinal nos anos anteriores o Fortaleza EC praticamente não teve adversários nesta fase e foi desclassificado na fase seguinte.

    Pode ser que essa margem apertada deixe esse grupo em alerta.

    Seja como for, já vimos o Fortaleza EC jogar mal em casa nesta temporada e logo em seguida buscar vitórias fora de casa, não é um resultado que deva ser tão valorizado, a não ser lógico pela torcida do kanal que anda carecendo de motivos para fazer festa. Afinal “prestes a retornar a série A” ainda não foi oficialmente homologado como título.

    Saudações Tricolores.

  • VALTERLAN disse:

    Na minha opinião o Pio não era para ter entrada jogando de imediato, o mais certo serie o Juninho e o Anselmo no ataque, seria bem mais produtivo, mas o Fortaleza demonstra e faz tempo serias dificuldades com times que jogam retrancados, é um problema que o Marquinhos Santos vai ter que corrigir e encontrar alternativas, e gostei do Rodrigo Andrade, mostrei ter um bom passe e visão de jogo, tava meio desentrosado mas mostrou ser um bom jogador, já o João Paulo tem que ser melhor avaliado, poderia ter se consagrado no primeiro jogo caso tivesse feito o gol da virada quando não tinha mais goleiro na trave, no mais é festa de kanalense que já estão festejando o acesso mesmo faltando 20 rodadas para terminar a serie B 2016, mas nós tricolores já estamos acostumados com a festa antecipada deles, todo ano é a mesma coisa, e confesso pelo nível atual da serie B, eu acho que eles tem grandes chances de subir

  • Helio Franco disse:

    Super normal. Jogo desgastante e decisivo e vitorioso na quinta. Cansaço. Daniel Sobralense fora das condições ideais de jogo (tem que passar uns 10 dias só descansando e tratando da facite para só voltar quando estiver inteiro). Éverton também me parece que ainda não está 100%, senão do tornozelo, de ritmo de jogo. Sem Juninho, jogando em casa, tendo que propor o jogo, o ataque do time perde sim, dinâmica. Pessoal costuma não percebe a importância de Juninho para a criação de situações de gol. E pegamos um adversário descansado, em ascensão, motivado com os últimos resultados e bem orientado pelo seu técnico. Tudo dentro da normalidade. O destaque mesmo é para o poder de reação da equipe, dadas as circunstâncias. Avante leão! Os cães ladram e a caravana vai passando.

  • MATA MATA MATADOR ALVINEGRO disse:

    Só cadeiras voando??? Eu tenho pena é daquelas pobres palmeiras imperiais que estão sendo plantadas na área da rotatória do Castra Liaun. Uah! Uah! Uah! Uah! Uah! Ano passado a torcida eterna série C tocou fogo na área.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =