Futebol do Povo

Ceará: parada na Série B aumenta para 18 dias e, bem aproveitada, será ótima

1919 33

everson

Seriam 14 dias de intervalo do jogo contra o Vasco para a partida contra o Paysandu, mas o time de Belém solicitou mudança na tabela e foi atendido pela CBF. Assim, o Ceará ficará até 20 de agosto sem atuar, quando finalmente entrará em campo fora de casa, na Curuzu, pela 20a. rodada da Série B. Uma parada rara de 18 dias.

A interrupção tem sido muito criticada e virou motivo de preocupação para torcedores. Não vejo assim. Primeiro porque esses quatro ou cinco dias de folga geral para o elenco servem para a resolução de aspectos pessoais e de busca de tranquilidade.

É também chance da comissão técnica deixar o elenco treinado taticamente, com alternativas plurais, para um campeonato de 19 jogos – o returno todo da Série B – em que o objetivo é fazer pelo menos 30 pontos, ou seja, campanha inferior ao que realizou na primeira metade da competição.

Outro aspecto fundamental é preparar o elenco para uma maratona de partidas. Observando a tabela pós parada é fácil verificar que será insana, com oito jogos em cerca de um mês, sem tempo de treinamento adequado. É esse período que considero fundamental para saber se a equipe estará na trilha do acesso, como agora.

Sérgio Soares e companhia têm, portanto, uma grande oportunidade de trabalho sem pressão e sem jogos. É o melhor dos mundos para quem vive reclamando do excesso de jogos. Um período que, bem aproveitado, será aliado na ótima campanha de 35 pontos no turno  e que jamais poderá ser usado como desculpa em caso de insucesso.

Recomendado para você

33 Comentários

  • Alvaro Martins disse:

    É verdade que a taça do Penta do Ceará foi trocada por um espelho entre indios e Pedro Alvares Cabral no descobrimento?

  • Robson disse:

    Mais uma das características sui generis do futebol brasileiro: períodos com uma sequência desumana de jogos seguida de períodos sem nenhuma partida a disputar.

    Seja como for, o que foi remédio ano passado pode ser veneno este ano, já que outros times também serão “agraciados” com esse intervalo sem jogos. Teoricamente, os times que estão nas últimas posições da tabela são os que mais se beneficiam da parada, já que podem refazer todo um planejamento que vem dando errado. Foi inclusive o que aconteceu com o time que usa o terreno alheio no ano passado.

    Apenas discordo da última frase do texto, na primeira partida que o time perder no returno, essa parada será apontada como o motivo (já que a desculpa de que o time está se poupando para outro torneio não pode mais ser usada em 2016).

    Desta forma, o discurso simplista e obtuso do kanelal já estará pronto: se subir, vai subir “apesar” da parada (o velho “contra tudo e contra todos”, que eles adoram), se não subir, terá sido por causa da parada.

    Seja como for, será apenas repetição de discursos passados, desculpas prontas que o torcedor médio adora.

    Saudações Tricolores.

  • EDSON COSTA disse:

    Acho que o prejuízo não é a parada em si, mas o que vem depois.
    Impor 8 jogos em 1 mês em fim de temporada, é cruel para o atleta.
    O Fortaleza vem sentindo o desgaste de maratona de jogos (é uma das equipes que mais atuou em 2016 no Brasil), o que tem influenciado não apenas na escalação (contusões, suspensão etc.), mas principalmente no rendimento da equipe, ainda que com a formação considerada titular.
    Nesta hora é que se precisa de reservas à altura, senão pode comprometer o planejamento.
    Mas como diz o João Ximenes, tenho nada com isso, mas tô de olho.
    ST

  • valterlan disse:

    Se levar em conta os dados históricos quando existe uma parada no campeonato e o time do Kanal está bem na tabela, o retrospecto não é bom, em 2010 era vice líder da serie A e teve parada para Copa do Mundo na Africa do Sul, quando teve a volta o time não foi mais o mesmo, em 2014 a mesma coisa era líder com folga da serie B e veio a parada para a Copa do Mundo no Brasil, quando voltou o campeonato o time não conseguiu sequer o acesso, e para não ser injusto o time vinha mal na serie B em 2015 na lanterna, veio a parada para a Copa America no Chile, quando veio a volta o time conseguiu se livrar do rebaixamento, sabe lá Deus como.

    • Sávio Feitoza Vozão disse:

      Continua com as projeções que tá dando certo !!!

      KKKKKKKKKKKK
      KKKKK
      KKKKK
      KKKKK
      KKKKKKKKKKKK

    • Leandro Gonçalves disse:

      Que análise pobre e repetitiva…Desse jeito não terás muito respaldo por criticar o Carlos Lima pelo fato do mesmo sempre apresentar argumentos repetitivos…

      Valterlan,a vaga de “o bobão da incoerência ” ja tem dono aqui no blog,é do Robson.E nem o político mais cínico de Brasília conseguiria tomar a vaga dele nesse aspecto…Aqui no blog,lógico…!

      • Robson disse:

        Hahahaha, você criticando alguém por supostamente escrever besteira chega a ser engraçado pelo absurdo.

        É tão patético quanto um nazista reclamando do julgamento em Nuremberg.

        Prova que autocrítica é mais uma coisa que lhe falta.

        Saudações Tricolores.

      • valterlan disse:

        Leandro não estou falando nada do que não aconteceu com seu time nos últimos anos, ou o que citei no meu comentário não aconteceu, apenas mostrei retrospectos do Ceará quando de paradas no brasileiro, nada depreciativo.

  • Emanuel disse:

    O Ceará viveu recentemente dois extremos: em 2014 fez uma campanha quase perfeita no 1º turno e conseguiu a “proeza” de não subir para a Série A; em 2015 fez um 1ª turno pífio e conseguiu a façanha de se manter na Série B.
    Nesse ano vamos chegar no meio termo e subir com tranquilidade, se Deus quiser… basta, como Graziani disse, aproveitar a oportunidade, preparar o elenco e manter o foco.
    Qualidade nós temos. Como tudo na vida, as vitórias (e as derrotas) estão dentro de nós.
    No mais… como é bom ser Vozão!!!!
    Ceará, Campeão Invicto da Copa do Nordeste.

  • Hermes Antonio disse:

    Parada de 14 dias me faz lembrar que o Fortaleza está no seu 14º ano na SérieC. Isso é deveras horrível pra um time cujo torcedores pensam que ele é grande. E daqui pro centenário estarão no 16º ano de SérieC.
    Pergunto: onde está a grandiosidade da coisa? Não entendo mais nada.

  • Vovozão10 disse:

    Com a possível chegada do Osvaldo do Fluminense ao Vozão, essa parada cai como uma luva para o Ceará recuperar os jogadores do DM, bem como os que estão com grau elevado de cansaço muscular o que pode ocasionar contusões, bem como regularizar e preparar os novos contratados Grazianni. Sem mais no momento, fico por aqui. AVANCEMOS!!!

  • Leandro Gonçalves disse:

    Ao iniciar a SÉRIE B a missão era única e exclusivamente não ir pra SÉRIE C! Eis que termina o primeiro turno e estamos na vice-liderança,um verdadeiro soco no estômago dos antis…

    Então,tendo em vista as circunstâncias,o acesso virou obrigação! Não sou à favor da parada , até porque jogadores como Sandro,Zé Mario ,Antonio Carlos,Zezinho,Biteco e toda a corja sangue-suga do DM nem com 1 ano inteiro de spa nos alpes suíços conseguiriam voltar revigorados e em plena forma,aquela pança do Rafa Costa não baixa nem com 365 dias seguidos de crossfit…Neste sentido,essa interrupção não trara ganhos gerais ( a excessao seria o Bil)…

    Mas o fato é que é concreto ,então como clube profissional é hora de tirar proveito do momento ;é hora do departamento de futebol ir ao mercado sem amadorismo,trazer mais 3 peças pontuais e de qualidade para qualificar o grupo,sou à favor do clube promover pelo menos um amistoso com a torcida presente…

    Se após esse intervalo prolongado,o acesso não vier,não creio que será por essa interrupção. Vai ser por incompetência,simples assim…

    Mais do que recuperar os atletas fisicamente,manter o foco da equipe rumo ao acesso é o que deve mais ser trabalhado e mantido. É ter a constante lembrança de que o primeiro semestre foi um fracasso! É ter em mente que o time não ganhou uma partida do maior rival,um clube que está na mesma posição do Icasa no ranking nacional! É ter em mente que o clube não chegou nem a semi-final do estadual…

    Somente o acesso pode apagar esses vexames homéricos do Ceará este ano. O torcedor tem plena convicção disso…E esperamos que esse seja o pensamento do grupo,o acesso,não menos do que isso…

  • CARLOS LIMA disse:

    penso exatamente como o Graziani , até já fiz um comentário a esse respeito aqui no Blog.
    o departamento médico terá tempo para recuperar (Bill , Pascoa e outros ) os preparadores
    fisicos terão tempo para recuperar e preparar os jogadores fisicamente, para a sequência de
    jogos que será intensa como mostrou o Graziani .

    os jogadores contratados (CIEL e Maicon ) terão mais tempo para entrarem em forma, e chegando novos jogadores , eles também terão tempo para se condicionarem fisicamente.

    o time está bem acertado taticamente, apenas precisa de reforçar algumas posições, mais um Zagueiro, mais um centroavante, e um meia armador, aquele que para a bola no meio campo ( estilo Ricardinho ). e que coloca os atacantes na frente das traves.

    a possibilidade grande de acontecer o ACESSO do CEARÁ, está deixando alguns “sofredores”
    do Liaum ( Robson, o Invejoso ) sem sono e desesperados.. coitados..

  • CARLOS LIMA disse:

    vou novamente mostrar a diferença de 2014, para 2016, no que se refere a campanha do Ceará
    na Série B.

    1) em 2014 o Ceará foi o time que mais jogou durante o ano, chegou na FINAL do Estadual,
    chegou na FINAL da Copa do Nordeste, depois chegou nas Oitavas da Copa do Brasil
    e jogou 38 jogos pela Série B.

    2) em 2016 o Ceará não chegou na FINAL do Estadual, nem na FINAL da Copa do Nordeste, e nem nas Oitavas da Copa do Brasil, e fará 38 jogos pela Série B.

    CONCLUSÃO: ficou evidente que o desgaste fisico em 2014, devido a maratona de jogos, foi um dos fatores ( acredito que o principal ) para a queda de rendimento do time no segundo turno da Série B.

    outro fator, foi não terem no período da parada, reforçado o elenco , contrataçoes para as posições carentes.,

    o treinador em 2014 era o Sergio Soares, e ele aprendeu com os erros cometidos naquele ano. ao mandar um time misto para o Jogo em João Pessoa, e um time todo reserva no jogo da volta no PV.

    ficou claro que o Sergio Soares, “PRIORIZOU ” a Série B, em detrimento da Copa do Brasil.
    pois em 2014 o Ceará NÃO fez isso, e as consequências foram a queda de rendimento do time na segunda volta da Série B.

    • MILTON disse:

      Caros Carlos lima você tem que voltar a comentar é no Blog do vozão, pois de fato você
      entende de futebol, ficar fazendo comentários para torcedores que torcem por um time que tem 14 anos de terceirona e não foram rebaixados para a D ZONA , por conta do jogo vergonhoso contra o CRB que abriu as pernas , típico desse terceirão que nesse ano abriram as pernas no cearense para deixarem o vozão de fora , e olhe que o vozão poderia muito bem pelo deixado fora da copa do nordeste, e o jorge marmota ainda fez foi gracinha pelo o ceará não ter prejudicado o terceirão, isso é comportamento de um dirigente de futebol , por conta desse tipo de comportamento que vivem de baixo de pau na C zona, não vale a pena discutir com quem vive de deboche.saudações alvinegras.

      • CARLOS LIMA disse:

        Milton, obrigado pelas palavras.. realmente você tem razão quando citou o caso do Jorge Marmota, o Ceará empatando com aquele time (Vitoria da Conquista ) eliminaria
        o Liaum da Copa do Brasil . e como forma de agradecimento pelo Ceará ter feito isso
        o Jorge Marmota “ordenou” que o treinador Marquinhos Santos, colocasse apenas
        os reservas para jogar contra o Guarani de Juazeiro, e com uma ordem clara de não vencer o jogo. o jogador que por acaso não cumprisse a ordem dada, teria o seu contrato cancelado.

        com relação ao jogo da “vergonha” em 2011 contra o CRB todos sabemos o que ocorreu dentro e fora do campo.

  • Joelmir/Kamui-ce disse:

    É isso, manter a equipe focada é o maior desafio.

    Aproveitar o mercado com olhos de águia, trazer jogadores de qualidade, essencialmente zagueiro e lateral. espero que ainda reste grana pra isso.

    Acredito que as equipes irão aproveitar bem essa parada e melhorar o nível da competição(que nem é sombra do ano passado), o Ceará não pode de maneira alguma ficar só esperando o tempo passar, o pensamento tem que ser melhorar independente do bom momento.

    Enquanto não tem jogo do CSC tão cedo, podemos ir relembrando conquistas. gravei e disponibilizei em alta qualidade(imagem, som e futebol) os dois jogos finais da Copa do Nordeste, festa(dos 64.000 alvinegros no Castelão) antes e depois da conquista! torcedores do Fortaleza também podem assistir… acho que não vai doer tanto quanto o morre morre na serie C. heheh

    • Joelmir/ Kamui-ce disse:

      O Link para o youtube foi removido do comentário, acho que não permitem.

      Basta procurar no Google exatamente: FINAL Copa do Nordeste 2015 – Ceará 2 x 1 Bahia – Completo + Festa em Full HD (1080p60)

      São 2hs e 20m de um castelão lotado e muita festa.

  • Henrique Honesto disse:

    Tem time desprezível pensando que é um Real Madrid. Só porque passa um canal no meio.
    Saudações Tricolores.

  • MATA MATA MATADOR ALVINEGRO disse:

    ROBSON, meu filho, pare de ficar trolando com o VOZÃO e prepare seu coraçãozinho para o dia 18/09/2016 quando já poderão estar fora das finais da Czona ou para outubro quando virá o terrível MATA-MORRE.

    Se eu torcesse por um time que já disputou a Czona por 14 anos e de lá nunca (NUNCA) saiu pelos próprios méritos eu nem teria coragem de mexer com os outros.

    Por isso enfie sua viola num saco e vá cantar noutra freguesia, seu derrotado.

    • Carlos Lima disse:

      pois é Matador Alvinegro. eu nunca esqueço aqui no Blog de citar os 14 anos de participações na Série C do Timeco do LIaUm.

      porque tem muitos torcedores do Liaum que pensam .que o time deles só está a Sete anos na Série C. esquecem dos anos anteriores.(1987.1990.1995.1996.1997.1998.1999) na verdade São 14 anos de Vergonha para o futebol Cearense mas pense que eles ainda se acham com moral pra falarem do Ceará.

    • Robson disse:

      Por que eu me preocuparia com o longínquo mata-mata da série C se há tantos alvinegros aqui muito mais preocupados e acompanhando com vívido interesse a competição.

      Aliás, nenhum torcedor se preocupa mais com o mata mata da série C do que o torcedor alvinegro. O que é absolutamente esperado, afinal, é a única oportunidade de desovar o estoque de fogos de artificio que eles acumulam durante o ano para comemorar o campeonato estadual, a Copa do Brasil, o bi do Nordestão, o acesso.

      Porém, é bom ter uma certa cautela, afinal os videntes alvinegros não acertaram nenhuma previsão em 2016 até agora.

      Saudações Tricolores.

      • CARLOS LIMA disse:

        Robson e os FOGOS que vocês compraram em 2015 esperando que o Ceará fosse jogar na CASA de vocês ( Série C) no jogo contra o MACAÉ ???

        os FOGOS que os torcedores do CEARÁ compraram foram usados no MATA-MATA
        entre Liaum x Brasil de Pelotas, e no jogo CEARÁ 1X0 MACAÉ. e o que foi feito dos FOGOS que os torcedores do teu TIMECO compraram para CEARÁ X MACAÉ ???

      • CARLOS LIMA disse:

        Robson, da mesma forma que você e 99% dos torcedores do seu TIMECO, se preocupam com o ACESSO do CEARÁ ..OU estou mentindo ??? ou tem outro ROBSON aqui no Blog se passando por você?? você é um torcedor DERROTADO
        isso é a verdade.. o seu time é uma VERGONHA.. jogar por 14 anos na SÉRIE C.
        nem o IBIS ficaria 14 anos na SÉRIE C, sem NUNCA conseguir o ACESSO p/ SÉRIE B

  • VOVOZETE disse:

    E a carroça quengada vai passar 18 dias sem fazer nada. Só comendo ovos.
    Ainda mais se refrescando com aquele cheirinho do canal.
    kkkkkkkkkk

  • Gabriel disse:

    Robson, he he he ainda estou me abrindo dessa verdade que você contou aí sobre os fogos da carniça do canal.
    Verdade he he he
    Saudações Tricolores, sabe como é, né.

    • CARLOS LIMA disse:

      Gabriel, quero ver você sorrindo quando chegar em Setembro ou Outubro de 2016.
      torcedores iguais a você ,também estavam sorrindo em 2010,2011,2012,2013,2014, 2015.. mas então o ÁGUIA de MARABÁ (2010) ACABOU com a ALEGRIA.. então em
      2012 o OESTE acabou com a ALEGRIA.. em (2013) o Sampaio acabou com a ALEGRIA
      em (2014) o MACAÉ acabou com a ALEGRIA. em (2015) o BRASIL de PELOTAS, acabou
      com a ALEGRIA de vocês.. quem será que vai acabar com o sorriso do Gabriel em 2016 ??

  • Matheus disse:

    é nessa parada que o kanalzinho de açúcar se desmancha..eheheheh

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =