Futebol do Povo

Principal jogador de linha do Ceará, Felipe é chave para time manter boa campanha

755 23
felipe_ceara

Foto: Tatiana Fortes / O POVO

Depois de uma chegada discreta, Felipe começou a se destacar no Ceará com o início da Série B. Hoje, é o maior driblador da equipe (20) e também de toda a competição.

Felipe também é o jogador com mais assistências para finalizações do Alvinegro (45) e o segundo de toda a Série B, atrás apenas de Elvis, do Criciúma.

Há mais: o meio-campista é o atleta comandando por Sérgio Soares com o melhor desempenho em cruzamentos certos (22) e, ao lado de Rafael Costa, é o vice-artilheiro da equipe na Segundona, com quatro gols.

Como protagonista, Felipe carrega responsabilidade relevante. É assim no futebol e na vida. Raramente o Ceará vence jogos quando ele tem atuações ruins. Na derrota para o Paysandu por 2 a 0, bem marcado e pouco inspirado, foi o que ocorreu.

Óbvio que o insucesso na primeira partida do returno tem muito mais relação com o sistema defensivo falho – e a diretoria não parece disposta a contratar zagueiros que cheguem para ser titulares – mas o Alvinegro precisa bastante do bom desempenho do piracicabano de 26 anos para manter a boa campanha até aqui.

Na sexta-feira, diante do CRB, no Castelão, um encontro fundamental do segundo melhor mandante da Série B com o segundo melhor visitante e concorrente direto no G4. É a chance de deixar de lado os três jogos sem vitória e recuperar a gordura perdida em relação ao quinto colocado.

Recomendado para você

23 Comentários

  • Leandro Gonçalves disse:

    Alguém teria que se destacar nesse elenco…E realmente o Felipe foi um dos responsáveis pela nossa atual vice-liderança na competição. Embora em algumas partidas ele literalmente tenha sumido em campo ( méritos também da marcação dos adversários) ,não restam dúvidas de que o acesso alvinegro,para se tornar concreto,será influenciado pelo desempenho do atleta em questão…

    Agora,Graziani,você acha que o elenco atual do Ceará é o suficiente para o acesso? Pelo andar da carruagem,a diretoria não da sinais de que contratações pontuais serão realizadas…É obvio que necessitamos de mais uns 3 atletas pra qualificar o grupo e serem utilizados quando um atleta for suspenso ou estiver no DM! Salvo engano,em todas as situacoes onde o Ceará saiu pra jogar desfalcado das peças ditas “titulares” ,o resultado não foi à contento…
    Precisa dizer mais alguma coisa?!

    Leandro,
    Entendo que o elenco foi bem montado do meio-campo pra frente, mas não é o que ocorre na linha defensiva. Falando especificamente dos zagueiros, nenhum é tecnicamente confiável.
    FG

    • Leandro Gonçalves disse:

      Ou seja,ainda tem que trazer algumas peças…Mas o Robson de Castro é algo fora de serie. Ele espera o circo pegar fogo para enfim tomar uma decisão sensata e coerente!

      Mas aguardemos o jogo sexta-feira. Independente do placar,creio que será possivel ,ja neste jogo ,fazer um balanço da real situação do time em termos de conjunto…

  • Francisco Teixeira de Alencar disse:

    É bom tomar as devidas precauções ate porque o mercado esta um tanto esgotado de bons jogadores. Pra vir só somar como dizem deixa como esta um meia de qualidade aquele que distribua as bolas no meio um jogador que chegue e seja titular.pra mem é o que falta no time. Um jogador de nivel ótimo se nao for não traga.bonzinho ai no clube tá cheio.

  • VOZAO disse:

    muito melhor que o neymala craque de bolaaaaaaaaaaaa

  • Valterlan tricolor de aço disse:

    Felipe joga muito. Tenho que admitir. Se encaixaria bem em muitos times de Série A. Acertou nessa o vovozinho.

  • CARLOS LIMA disse:

    eu venho pedindo contratação de zagueiros desde que começou a Série B, é na minha opinião
    o setor mais frágil do time, . a nossa defesa tem
    levado muitos gols, temos o segundo ou terceiro melhor ataque da competição mas por outro
    lado temos uma das piores defesas em comparação com os adversários mais próximos na tabela
    de classificação.

  • otoniel disse:

    Temos otimos zagueiros,como Valdo,Antonio Carlos,Charles e Everton Pascoa,o que ocorreu no jogo passado foi erro de posicionamento,alem do mais não podemos afirmar que os jogadores acima citados por causa de um jogo não são uteis ao nosso clube.E preciso ter mais bom senso quando se analisa futebol,principalmente quando ocorre uma derrota.

    Minha análise dos zagueiros não guarda relação alguma com o jogo passado. Já falo isso desde o começo da temporada. Basta ver o desempenho defensivo do time. Aqui não trabalho com oportunismo, nem casuísmo ou sou analista de resultado.
    FG

    • CARLOS LIMA disse:

      Otoniel, a minha opinião é semelhante a do Graziani, não baseada apenas nas duas falhas do jogo passado ,mas desde o inicio da competição. observe os números, veja quantos
      gols a defesa do Ceará levou, e compare com a do Vasco, Atletico, Brasil de Pelotas..

      apenas o CRB dos que estão no G4 levou mais gols do que a defesa do Ceará. e claro que
      nem todos os gols foram de falhas dos zagueiros, os laterais e os volantes também tem a
      sua parcela de culpa; mas muitos dos gols foram de bolas cruzadas na área, e a nossa zaga não sobe ” uma gilete” do chão.

    • Daniel Viana disse:

      Concordo com vc Graziani, mas não por serem os zagueiros ruins. Mas simplesmente porque, a exceção do valdo, todos se machucam muito. É incrível… Não dá pra ter qualidade jogando duas, tres partidas e ficando outras tres parado. Veja que Ewerton Pascoa entrou bem com Valdo ( pra mim foi a melhor dupla até agora) e na hora que começa a encaixar, machuca de novo. Ai é osso meu patrão.

  • João Ximenes disse:

    Isso, já faz algum tempo que venho falando aqui:

    João Ximenes – 23 de junho de 2016 às 09:30

    “ACHO que falta encontrar A PEÇA que faça com que FELIPE jogue mais perto da área, pois a sua habilidade por lá(próximo da área) pode ser muito mais útil do que a tentativa de fazer com que ele MARQUE no jogo, mas FIQUE SUMIDO na parte ofensiva. Problema foi que, com a entrada de mais um homem no meio, FELIPE ficou mais recuado, ficando muito distante da área pra usar o seu melhor(a explosão e habilidade individual), além de ter ficado mais bloqueado a penetração pelo meio da defesa adversária devido ao homem que entrou e mais os dois atacantes(Bill e Rafael – o do binóculo).”

    Na hora que Sérgio Soares limpar o centro do campo e deixar mais espaços pelas laterais pra esse FELIPE usar o que de melhor tem(explosão, drible, visão de jogo), pode ter certeza que a coisa vai andar mais nos eixos.

    Perceberam que FELIPE só aparece quando jogam com 1 volante mais fixo; + 1 meia e 1 atacante ?
    Sérgio Soares vai ter de optar por jogar somente com 1 atacante(Bill) e 1 volante que fique mais(João Marcos), pois os outros todos se mandam.

    Sugestão do meio pra frente: João Marcos, Richardson, Wescley, FELIPE, Bill.

    Taí o caminho das águas !!!!!!!

    • Leandro Gonçalves disse:

      Mas o Richardson tá praticamente fazendo essa função que você fala que o João Marcos faria bem…Ele fica mais preso,com isso o Diego Felipe adiantou mais nos últimos jogos…

      Mas concordo com você,quanto mais perto da área o Felipe estiver,melhor serão nossas chances de sucesso na partida.

      • João Ximenes disse:

        LEANDRO,

        RICHARDSON, fica uma “veizinha”, se empolga, e quando menos se espera tá lá ele dentro da área, fazendo com que FELIPE, WESCLEY ou quem estiver mais perto, volte pra tentar retomar a bola.
        JOÃO MARCOS não. João Marcos vai até o grande circulo e de lá só passa se realmente ele achar que pode fazer algo mais. Como ele tem consciência que o algo mais não é a dele, ele finca o pé e é difícil o adversário passar pro ataque.
        Na minha opinião, toda equipe que se preza, precisa ter um PEGADOR e um QUE PENSA.
        Traçando um paralelo: Eles LÁ(os daqui) tem JOÃO MARCOS como esse homem, enquanto que o LEÃO DE AÇO tem o GUTO, mas são poucos utilizados.
        Seleção do TITE. Volta PAULINHO e finalmente convocaram GANSO.
        E voltando ao FELIPE… Felipe tá pra Eles LÁ(os daqui), como o SOBRALENSE tá pro LEÃO DE AÇO. São jogadores com capacidade invejável, mas precisam ter a segurança garantida pra quando tentarem jogadas individuais e espaço dentro do jogo pra renderem o seu bom futebol.

        Valeu !

  • Miguel Felipe disse:

    O Ceará erra bastante no setor defensivo. Uma prova disso é que Everson é destaque em todos os jogos e a defesa é a nona mais vazada. Mas não creio que seja porque os zagueiros são sofríveis. Acredito que a falta de sequência de jogos da mesma dupla por conta de contusões venha dificultando. De todos vejo que Charles – mesmo não sendo o mais técnico – tem vaga garantida. Esse seria um. Zaga para mim tem que um ser técnico e ou outro pau-puro, e este é Charles. Pela experiência, Antonio Carlos pode conquistar a titularidade se tiver atuações seguidas e razoáveis.

  • Mauro Souza disse:

    O fato é que precisamos de um zagueiro e um lateral que chegue e vista a camisa de titular.

  • SILVIO NETO disse:

    O que precisamos e já faz algum tempo é de um autêntico meia de ligação, o ricardinho quebrou
    o galho por muito tempo, mesmo não sendo um meia esqueda, promessas de meia tem muitas e a muito tempo mais na verdade só contratam volantes. o ricardinho tá por ai (quebrado) mesmo assim vale o investimento, melhor que pagar biteco no dm. vejo tempo dificil, todos se reforçam
    menos o ceara.

    Silvio Neto – Aquiraz-Ce

    • Leandro Gonçalves disse:

      É extremamente arriscado! É querer apostar alto demais em nome de sentimentalismos…

      Como um idolo recente do Ceará,não gostaria de ver a história do jogador sendo manchada! Ele não merece e muito menos o clube e a torcida.
      Segundo escutei de alguns cronistas,o tipo de contusão do Ricardinho é grave,onde ou ele volta jogando bem ou estara praticamente inapto por um bom tempo para o futebol. Torço fortemente pela recuperacao do atleta! Mas não ha razão de ser,uma possível contratacao! Raras são as situacoes em que um clube como o alvinegro deve se deixar levar para situacoes de “aposta e ver no que dá “…

      É preciso profissionalismo !

      O fato dele ser em tese melhor do que aqueles que estão apenas no come -dorme no clube,não o credencia,pela sua condição técnica atual,a ser contratado.O momento é outro…O Ceará,embora pareça,não é o inss,ainda…Rsr!

      • Bfontenele disse:

        Sinceramente, Leandro, o CSC faz tempo que dá uma de INSS, veja só a quantidade de jogadores no DM esse ano, alguns saem de lá dão uma voltinha e depois retornam serelepes, com o salário regiamente pago todo mês.

  • Marquinhos Santos disse:

    Craque a nível de champions league, o Tite deveria chamar para seleção brasileira.

  • FLÁVIO JGT disse:

    O Éverton faz muita falta no Rei Leão. Ele joga na Copa do Brasil muito bem, mas se contunde para a Série C. Tá fraco fisicamente.
    O JORGE MARMOTA deu entrevista na TV O POVO tranquilo, como se tivesse ganho a miserável Série C. Contratar jogador reserva do Santinha não adianta, se até do Flamengo a gente ganha.
    Acho que vão deixar para despedir o Marquinhos Santos quando não tiver mais jeito. O negócio dele é fazer nome na Copa do Brasil e que se ferre a Série B.
    Enquanto isso a porcaria imunda do canal com sua torcida nojenta tá quase subindo pra A.
    E NÓS NA MERDA DE NOVO!
    A MAIOR GALERA DO ESTADO NÃO MERECE ISSO.

  • Kamui-ce disse:

    Os adversários estão ligados no Felipe, agora é natural marcação especial em cima dele, o Sérgio Soares tem que ajudar a resolver esse problema e o Felipe tem que ser inteligente pra sair dessa marcação.

    Sobre a defesa, acho que o Charles e o Sandro foram muito superestimados pela torcida e diretoria. sempre se mostraram atabalhoados em campo, deixam a desejar no posicionamento e ainda erram passes que as vezes são fatais, lenta recomposição quando inexplicavelmente fazem o combate longe da área. não deveriam estar no elenco para essa temporada, consequentemente estão ocupando espaço e salários de possíveis melhores atletas da posição.

    • João Ximenes disse:

      KAMUI-CE,
      Sabes que tenho nada a ver com isso, mas… vou meter o bedelho nessa sua GRANDE OBSERVAÇÃO feita, que bate exatamente com o que penso sobre o assunto Eles LÁ(os daqui).
      Foi uma grande observação, e espero que os torcedores a partir dessa observação sua, comecem a participar aqui no BLOG falando mais diretamente SOBRE FUTEBOL EM CAMPO, ao invés de ficarem “PICUINZANDO” uns com os outros.
      EU já vou opinar aqui e agora:

      1.
      Na minha visão, FELIPE não vem sofrendo marcação especial. O que acontece é que, quando jogam com mais de 1 atacante, ou entra WILLIAN HENRIQUE que joga mais adiantado e se movimenta demais, igual ao WESCLEY, os espaços desaparecem, FELIPE some do jogo pois o mesmo precisa desses espaços pra trabalhar.
      2.
      Matas-te a charada do time, no tocante a zaga(o que “disestes”): “deixam a desejar no posicionamento e ainda erram passes que as vezes são fatais, lenta recomposição quando inexplicavelmente fazem o combate longe da área.”
      Você fala do Charles e Sandro, mais isso vale pra qualquer um dos outros zagueiros, ou dupla de zagueiros, que já jogaram também, e tiveram de fazer essa marcação longe da área.
      É ai onde entra JOÃO MARCOS.
      Se ele tá em campo, nunca falta um volante a frente da zaga, e por consequência, não tem a necessidade da marcação sair tanto.
      Vou mais além…
      Eles LÁ(os daqui) precisa contratar pra essa reta final e decisiva, um LATERAL ESQUERDO, porque o EDUARDO não consegue render quando joga por lá(esquerda). EDUARDO é pra jogar pela direita onde aparece mais pro jogo.
      Sempre disse prum amigo torcedor Deles LÁ(os daqui) que, na hora que contratarem um lateral esquerdo, tanto Cametá quando Thallyson vão parar no banco de reservas.

      Ó…
      Everson, Eduardo, Charles, Valdo, (Lateral esquerdo contratado); João Marcos, Richardison, Diego Felipe; Wescley(Willian Henrique), FELIPE, Bill.

      Richardison e Diego Felipe são jogadores com características de passe e saída pro jogo e fica INEVITÁVEL o aproveitamento de JOÃO MARCOS pra zaga não ficar exposta. Acho ainda que Richardson corre muito de graça devido as suas subidas, maioria das vezes desnecessárias. Máximo que consegue é fechar mais ainda os espaços de quem joga a frente. Segura-lo mais “butando” na cabeça dele que é pra ele dá suporte aos homens de meio e frente.
      É só chegarem no goleiro EVERSON que já salvou e garantiu vários pontos, e pedir a sua opinião.
      Se aparecer MAIS DE UM jogador a frente do FELIPE, o mesmo já estará bloqueado.
      Sérgio Soares precisa aproveitar melhor esse jogador(FELIPE).

      Vamos DEBATER na boa ?!

      Tenho nada a ver com isso. MAS TÔ DE OLHO(aqui).

  • Gabriel disse:

    Falando sério. Para o bicampeão estadual, o Fortaleza Esporte Clube, é preciso: Contratar jogadores que possam jogar agora, essa é a meta; Dispensar quase um time de enrolões e falso jogadores; Cobrar do Jorge Mota tudo que ele disse que ia fazer; Cobrar do treinador a promessa do acesso; Punir o irresponsável Pio; Continuar com o sócio torcedor em alta; Trabalhar e Rezar. Rezar e treinar bastante.
    PRÁ CIMA, LEÃO!

  • luis soares disse:

    Concordou que o Felipe e muito importante para o Ceará nas acredito que o Joao marcos também é muito importante gosta de ver as estatísticas de quantos gols o Ceará levou com ele como titular e quantos levou sem ele. Acredito que mais de 70% dos gols sofridos pelo Ceará ele não estava em campo

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 7 =