Futebol do Povo

Série C: Fortaleza voltou a vencer e viu rodada ajudar bastante

4258 32

Independente do resultado da partida entre ABC e Remo, nesta segunda-feira, a 15a. rodada da Série C já foi ótima para o Fortaleza. No sábado, o tricolor bateu o Salgueiro por 3 a 1, subiu para 25 pontos e saiu da quinta colocação para, no mínimo, a vice-liderança do grupo A. Isso porque Botafogo-PB e ASA foram derrotados por América-RN e Cuiabá, retrato do perde e ganha imenso que é esse grupo A.

Caso não haja um vencedor no confronto entre ABC e Remo ou o time de Natal vença por 1 a 0 ou 2 a 1, por exemplo, o Fortaleza finaliza a rodada na liderança. A situação está longe de ser tranquila até porque a tabela da equipe nos três jogos restantes não é fácil: ASA fora, Remo em casa e Botafogo-PB também fora, todos brigando por vaga no mata-mata. Ao mesmo tempo que a sequência é encardida, é hora do time de Marquinhos Santos provar efetivamente sua força sob pressão e em jogos que, se não são eliminatórios, guardam a mesma importância. Outro ponto relevante e que não pode jamais ser esquecido: o que importa é a diferença para o quinto colocado que, de qualquer maneira, será diminuta.

Seja como for, depois de duas partidas abaixo da crítica, o Fortaleza voltou a mostrar um futebol ao menos razoável diante do Salgueiro e bom aproveitamento ofensivo. Anselmo esteve decisivo com um passe espetacular para o gol de Rodrigo Andrade (ainda devendo, mas tem potencial para pagar a dívida), além do tento que marcou em grande tabela com Edimar. Daniel Sobralense deixou de novo a sua marca, mostrando que se lhe falta intensidade, a pontaria vai bem. O sistema defensivo mostrou insegurança, falhas de posicionamento básicas e não há dúvida que é o principal problema da equipe nesta reta final em busca da Série B.

Recomendado para você

32 Comentários

  • Sérgio Filho disse:

    Foi bom, Graziani.

    Próxima rodada é ASA x Fortaleza, onde caso o Fortaleza vença, abrirá 5 pontos em relação ao quinto colocado, justamente o ASA. Depois disso, terá outro confronto direito, contra o Remo, no Castelão. Caso vença esse jogo também, já estará garantido no Mata-mata.

  • Robson disse:

    Mais do que recuperar uma posição no G4, esta vitória vem para baixar um pouco a temperatura no Pici.

    Porém, mais uma vez o time quase complica, por pura displicência em matar o jogo, uma partida essencial para suas pretensões. Foi somente quando percebeu que o Salgueiro não estava morto que o time tricolor resolveu voltar pro jogo e abrir vantagem.

    Uma vitória que pouco adiantará se o time não for capaz de fazer uma atuação minimamente aceitável em um dos seus jogos fora de casa, e como o recente histórico deste time jogando fora de casa não é nada animador…

    Se quiser se classificar para a próxima fase, o bicampeão cearense precisará trazer pontos de Arapiraca ou da Paraíba, seria ingenuidade demais pensar que o time vai conseguir avançar jogando bem apenas em casa.

    Futebol para vencer os 3 jogos restantes o time já provou que tem, veremos se a preguiça e a displicência irão permitir.

    Saudações Tricolores.

  • EDSON COSTA disse:

    Mais importante do que ficar no G-4 é permanecer lá até a última rodada.
    Então, nada ganho, tudo ainda muito nebuloso.
    FG disse uma grande verdade: tá na hora de mostrar a força e se credenciar ao acesso. Tá faltando aquela “encorpada” final.
    River praticamente rebaixado.
    O Cuiabá de eventual rebaixado poderá entrar na briga se vencer o América/RN em Natal na próxima rodada. Olho nele!
    No mais, temos 3 “decisões” até as outras 2 “decisões” (mata-mata).
    Tem que estar com o eletrocardiograma em dia.
    Alô Marquinhos! Posicione essa defesa, pelo amor de Deus!!!
    Pra frente, LEÃO!!!

  • Damasceno disse:

    Prezado FG e Internautas Tricolores,boa noite!
    Agora ,como diz popularmente chegou a hora da verdade.
    Há que se mostrar ao que veio,três jogos para se impor se classificar e adquirir a moral para a parte mais importante o mata mata.
    Não nos resta muito a fazer,esperar e acreditar.
    Vamos ao Sul,no meio de semana,como franco atiradores.
    A responsabilidade é dos gaúchos,eles com seus cem mil sócios e seu plantel caríssimo é quem tem que provar algo .
    Vamos lá ver o que trazemos dos pampas,um empate já será como uma vitoria.

    ST

  • CARLOS LIMA disse:

    falando do meu Ceará o time de maior torcida do nosso estado desde (1914 ) e o maior do nosso Estado (21 no Ranking da CBF ) voltou a mostrar no jogo contra o CRB a sua maior
    deficiência, já foi apontada por mim nesse mesmo Blog que é o setor defensivo (zaga ).

    tomamos novamente outro gol de cabeça ,no jogo passado foram ( 2 gols do Paysandu ) e ,ontem contra o CRB, numa bola em que os
    nossos 2 zagueiros ( Valdo e Charles) estavam próximos do atacante ZÉ Carlos, deixaram que o atacante subisse livre de marcação e fizesse o gol.

    não é por um acaso que o Ceará se iguala a alguns times que se encontram na zona de Rebaixamento, quanto ao número de gols tomados . é um time que tem um dos melhores ataques da Série B em números de gols marcados, e ao mesmo tempo que está entre os seis times que mais tomaram gols na competição.

    precisamos melhorar muito no setor defensivo se pensamos na conquista do acesso em 2016
    contratando 2 novos zagueiros urgentemente, até porque o Sandro e Antonio Carlos farão cirurgias no joelho e somente voltarão a jogar em 2017.

    • Robson disse:

      Veja pelo lado bom, você nem vai precisar inventar novas desculpas, pode continuar usando a única estratégia argumentativa que conhece: copiar e colar as mesmas desculpas que usou em 2014.

      😉

      Saudações Tricolores.

      • Felipe Alencar disse:

        Já você, precisará inventar umas novas, já que esse ano talvez o seu timeco nem no Mata-Liaum chegue…

        Saudações Alvinegras

        • Robson disse:

          Se a entidade que você estiver consultando for a mesma que lhe disse que seu time sobe esse ano…tsc, tsc,tsc …

          Mas não mude agora, afinal esse ano os aspirantes a videntes alvinegros erraram todas as previsões que fizeram sobre o leão de aço.

          Saudações Tricolores.

    • FRANZE disse:

      tu tá é sonhando, a torcida de maior torcida é a do Fortaleza. Tú tá ficando é doido.

  • Mesmo vencendo o Salgueiro é preocupante a queda de rendimento do Fortaleza na reta final para o “mata-mata”. A vida do Fortaleza em 2016 tem o antes e o depois do jogo contra o Flamengo na Copa do Brasil. Desde lá é ladeira abaixo. Urge o time mostrar mais futebol e principalmente colher bons resultados pra se classificar.

  • CARLOS LIMA disse:

    as derrotas do Botafogo PB e do ASA de Arapiraca, foram boas por um lado, pois não se distanciaram do time do Liaum, na pontuação, mas foi ruim por outro lado,porque eles jogarão contra o
    Liaum em ( Arapiraca e João Pessoa ) precisando vencer desesperadamente para ficarem no G4
    e o jogo contra o Remo aqui. poderá ser assim também. caso o Remo venha a perder o seu
    jogo para o ABC..

    e o retrospecto do Liaum jogando fora de casa na Série C, não é dos melhores, perdeu para o Remo, Abc, Cuiabá, e empatou com Salgueiro e River. venceu o America e o Confiança.
    e vencer o Asa em Arapiraca é uma tarefa bastante difícil. assim como também vencer o Botafogo PB em João Pessoa, eles precisando da vitória para chegarem no mata-mata.

    o jogo contra o INTER pela Copa do Brasil na Quarta Feira, antecedendo ao jogo contra o ASA de Arapiraca no Domingo, poderá desgastar o time , e assim prejudicar o desempenho dos jogadores no jogo contra o ASA em Arapiraca.

  • Alexandre Soares disse:

    E aí, Graziani? Não vai mais ter matéria sobre o Ceará, não? O Fortaleza é o único clube do Estado que está em atividade? Só ele que joga? Depois acha ruim quando é chamado de torcedor do FEC.

    Eu não acho ruim, eu acho engraçado esse delírio. Da mesma forma quando me chamam de torcedor do Ceará. Dá um pouco de pena desse pessoal, inclusive, porque é todo dia sendo “acusado” das duas coisas. E, na verdade, é um grande elogio. Muito obrigado, Alexandre.
    FG

  • Mauro disse:

    Abre o olho, Leão.Sobe, porque o VOZÃO não cai mais.

  • Gabriel disse:

    Se continuar com essa garra e essa determinação e o Marquinhos Santos não inventar nem pôr em campo o Elivelton, o Eriverton, o Pio, o Maranhão, o Clebinho, o Bruninho e outros pernas de pau, o Leão vai subir para a Série B e continuar na Copa do Brasil.
    DESSE JEITO VAI DAR CERTO LEÃO!

  • Helio Franco disse:

    Postagem sem retoques, Graziani!

  • João Ximenes disse:

    “SE” formos comparar esse jogo com os últimos dois jogos, e acrescentar ainda o placar(3 X 1), sem dúvida vamos ter a impressão de que tá tudo bem.
    MAS, TÁ NÃO !

    LEÃO DE AÇO ainda OSCILA muito dentro do jogo.
    O time dá a impressão que tá no comando da partida, quando de repente leva um gol de treino(os caras tabelaram em cima da meia lua da nossa área e entraram na nossa zaga como quiseram).
    ISSO NÃO É NORMAL !

    E os Gols:
    1. ANSELMO lá onde é pra tá o RODRIGO, consegue levantar uma bola na traseira do zagueiro… para o RODRIGO que estava onde era pra tá o Anselmo, bate na diagonal como um centro avante(Anselmo). ALIAS, Rodrigo ontem entrou com vontade de garantir uma vaga no time titular;

    2. ANSELMO(de novo), levanta uma bola de “charle” pro EDIMAR que tava na cabeça da área adversária e, de cabeça faz a tabela com o próprio Anselmo que se antecipa ao JUNINHO, que quase atrapalha tudo(se toca na bola tava impedido);
    JUNINHO entrou com tanta vontade que quase atrapalha o lance.

    3. JUNINHO tabela na intermediária deles, me parece com FELIPE, que dá um tapa pro fundo, Juninho dá um toque, levanta a cabeça, joga pra área a meia altura e a bola acaba passando por todo mundo e encontra o SOBRALENSE do outro lado que desloca o adversário e fuzila.
    SOBRALENSE é assim. “Talí” como uma galinha morta, só comendo pelas beiradas. Me parece já é o segundo artilheiro no ano da equipe(como faz gol esse Sobralense. Se não fosse tão preguiçoso maioria do tempo dentro do jogo).

    E as MEXIDAS:
    1. RAILAN pela esquerda… no SIMÕES, foi demais. E não é que o cara mandou bem. Coisa do futebol.
    2. JUNINHO… entrou, ciscou, “pertubou”, correu, lançou, e por esse jogo, por mim, deve voltar a titularidade porque com ele e ÉVERTON, que também voltou, fazem parte da formação que mais venceu este ano.
    3. ROSINEI entrou, parecia que não tava ali… MAS TAVA LÁ trancando.

    JOGO ?
    DEU PRO GASTO. Afinal de contas VOLTAMOS A VENCER.

    SIM, MAS E O JOGO ?
    “De novo” ?
    Foi bom porque VIMOS(vi) um time que quando quer dá uma resposta, corre e consegue;
    VIMOS(vi) um jogo que pareceu, MARQUINHOS tomou as rédeas, chamou e ACREDITOU nos caras(Felipe em especial), meteu no jogo e vimos a resposta jogando bola. Alguém ai lembra uma rata do Felipe ? e olha que ele vinha “ratiando” faz um tempo. Ontem FOI MUITO BEM. Que continue assim;
    VIMOS(vi) a maior de todas as IMPROVISAÇÃO até aqui quando da entrada do RAILAN, que é do lado direito na esquerda, e que até aqui máximo que tinha conseguido era a desconfiança do torcedor, mas Marquinhos meteu ele como que quisesse nos dizer(torcedor): “TAÍ QUEM VOCÊS DESCONFIAVAM”.
    VIMOS(vi) um jogo, que “SE” não é aquele vacilo no gol deles onde entraram como quiseram na nossa defesa, DIRIA que… merece um 7(a média natural).
    E se tivéssemos feito os gols conforme as oportunidades criadas(pelo menos mais umas três claras), essa nota seria bem mais alta com certeza.

    Voltamos a LIDERANÇA num momento de DEFINIÇÃO, e agora vamos pegar nos três jogos restantes, justamente as outras três equipes que estão junto com a gente no G-4.
    O QUE FAZER ?
    Jogar bola pra começar já tá de bom tamanho. E se conseguir jogar bola com a DETERMINAÇÃO(atitude) demonstrada nesse jogo(que podem reverter uma situação), CERTAMENTE vamos nos garantir no MATA MORRE.

    Antes temos o INTER pela Copa do Brasil no meio de semana(na Globo viu negada), e uma boa exibição lá, vai nos dá a chance de pular de fase, e o MAIS IMPORTANTE, VAI trazer pra equipe maior CONFIANÇA pro restante da Czona, pois afinal de contas vamos enfrentar mais uma equipe de Azona.
    Vencer times de Azona já virou nosso carimbo na temporada(vide América e Flamengo), e a cada atropelo nessas equipes de “elite”, É MAIS CONFIANÇA PRA QUALQUER ATLETA.

    BORDÃO a partir de agora é…

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO LÁ NA Bzona… “EM 2017” !!!!!

  • Rogério disse:

    Robson, comentário perfeito o seu. Sem mais !
    Saudações Tricolores !

  • Gabriel disse:

    Se continuar com essa garra e essa determinação e o Marquinhos Santos não inventar, nem pôr em campo o Elivelton, o Eriverton, o Pio, o Maranhão, o Clebinho, o Bruninho e outros pernas de pau, o Leão vai subir para a Série B e continuar na Copa do Brasil.
    DESSE JEITO VAI DAR CERTO LEÃO!

  • Matheus disse:

    E hj Robson não tivemos um post ainda do grande empate do time do terreno emprestado…

    • Robson disse:

      Mais estranho que isso: cadê o kanelal que outro dia andava por aqui fazendo festa pela saida do Leão do G4 e garantia que o próprio time estava “praticamente na série A” ?

      Saudações Tricolores.

      • CARLOS LIMA disse:

        Robson, o seu time que tem um CT emprestado pelo Ribamar Bezerra, ainda tem 3 jogos decisivos para saber se vai chegar no MATA-MATA.. o CEARÁ tem 17 jogos para saber se vai conseguir o acesso.

        o teu time que tem um CT em Maracanáu ( emprestado pelo Ribamar Bezerra ) jogando essa “bolinha” que vem jogando na SÉRIE C.. vai deixar muitos torcedores com problemas de saúde..

        em 2014 e 2015 o sofrimento era somente no MATA-MATA, mas em 2016 o sofrimento será antes, assim como aconteceu em 2013 (ficou FORA ) do mata-mata
        assim como em 2011 (ficou FORA ) do mata-mata, assim como em 2010 (ficou FORA ) do mata-mata..

      • CARLOS LIMA disse:

        ser torcedor do Liaum (time do CT emprestado ) é ser MASOQUISTA.. é gostar de sofrer.
        em (2010) empataram com o ÁGUIA de MARABÁ ( 1×1) e ficaram de FORA do mata-mata;
        em (2011) não fosse o Carlinhos Bala implorando por ” mais um gol ” estariam na SÉRIE D
        em (2013) empataram com o SAMPAIO (2×2) e ficaram de FORA do mata-mata.
        em (2014) empataram com o MACAÉ ( 1×1) e foram eliminados no mata-mata.
        em (2015 ) empataram com o BRASIL (0x0) e foram eliminados no mata-mata.
        em (2012) perderam para o OESTE ( 1×3) e foram eliminados no mata-mata.

        ainda bem que eu não tive o AZAR de ser torcedor desse time..

    • CARLOS LIMA disse:

      Matheus, realmente as matérias ultimamente tem sido apenas do time do CT emprestado (CT do Ribamar Bezerra ) o que estará acontecendo ??

  • REI LEÃO disse:

    Dessa vez deu tudo certo pro REI LEÃO.
    Cada jogador se empenhou , o treinador caprichosamente treinou, oi juiz não atrapalhou, o Presidente se tocou, a imprensa amenizou, a torcida não vaiou e Deus abençoou.
    Resultado: REI LEÃO GANHOU!
    SAUDAÇÕES AO REI LEÃO!

  • Túlio Franco disse:

    Ontem, reparei naquele cara no restaurante tratando mal o garçom, discutindo com as pessoas , e, prá fechar e escancarar sua arrogância e falta de educação humilhou o coitado do flanelinha.
    Não vou dizer o nome desse diretor do time do canal, mas bem que merecia.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    • CARLOS LIMA disse:

      Tulio, o Jorge Mota e dirigentes do teu time são altamente educados e cordiais não é mesmo ? assim como vocês costumam dizer que os torcedores do Liaum são da “ELITE”
      que os torcedores do Liaum são mais ” cultos”..já os torcedores do Ceará são ‘FAVELADOS” e sem estudo.. são por esses pensamentos (da grande maioria ) dos torcedores do Liaum, que o time de vocês NÃO sai da SÉRIE C.. e que ainda vai continuar por muito tempo..

      • Sérgio Filho disse:

        Agora eu te pergunto: o que o peixe assado tem a ver com o biscoito de morango? É cada uma que eu vejo por aqui! Parece mais um show de horror!

    • Paulo Rocha disse:

      É o que, homi? Rss…

  • Helio Franco disse:

    Mandou bem, João Ximenes!

  • Valterlan tricolor de aço disse:

    Boa vitoria do Leão, mas nada de relaxar, pois ainda temos dois jogos fora, e precisamos pontuar fora de casa, o time tem condições de trazer pontos, mas tem que acertar o setor defensivo, acredito na classificação e no acesso.
    Quanto ao time do Carlos lima, esse inicio de returno vem mostrando o que aconteceu nos ultimos anos em que o campeonato é paralisado e o kanal tá na frente, quando retoma o campeonato o time não rende mais o que rendia antes, e cuidado com o Atletico-Go, podem sair do G-4 nessa rodada.
    E vejam só Ciel das Arabias, o artilheiro do Carlos Lima, não jogou 10 minutos já contundido, e quem entrou no lugar o super craque Robinho.

  • Carlos M. disse:

    Perfeito Graziani, principalmente na sua análise do rendimento dos setores de ataque e defesa. Este último se houve mal, cometendo falhas inaceitáveis e deixando o Berna exposto algumas vezes. Aqui não há o que se fazer, presumindo que não haverão contratações para a zaga e às laterais, senão acreditar que o MS conseguirá tornar nossa defesa sólida novamente nas próximas rodadas com o que tem à disposição.
    Quanto ao sistema ofensivo, acredito que neste ponto tenhamos alcançado uma situação satisfatória. Temos como opções Anselmo, Juninho, Rafhael Lucas, Daniel S., Everton, Rodrigo Andrade e Leandrinho. Daí cabe ao treinador escolher o que tem de melhor no momento e esperar que os jogadores rendam o que podem render.

    Essa rodada foi ótima para o Leão e dá a oportunidade de “matar” um adversário, no caso o ASA, em seus domínios na próxima rodada. É a hora de crescer de rendimento e alcançar a classificação!

    ST!

  • Ernesto Matos disse:

    Realmente temos um bom ataque, mas a defesa falha demais, e é o que vem comprometendo todo o conjunto da obra.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 4 =